Chegados ao final de mais um ano letivo, marcado pelo regresso à Escola, tal como a conhecemos, não só como espaço de ensino e de aprendizagem, mas também enquanto local privilegiado de interação e de cooperação, a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) endereça a todos os votos de merecido descanso.
Destaque
Desafios SeguraNet 2021/2022 - Classificação Final das Escolas
A Direção-Geral da Educação dinamiza, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o concurso "Desafios SeguraNet” com a colaboração do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém. Esta iniciativa que promove a Educação para a Cidadania Digital, contou, nesta edição, com a participação de 317 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 78424 alunos, 1162 professores e 459 encarregados de educação.
A classificação das escolas vencedoras deste concurso já se encontra disponível.
Categoria 1.º Ciclo do Ensino Básico
Nesta edição, foram 71 as equipas vencedoras que responderam aos três desafios propostos e 74 as que responderam a 1 ou 2 desafios:
Nesta edição, foram 172 as escolas que obtiveram mais de 3000 pontos, o que, de acordo com o regulamento, lhes permite serem consideradas escolas vencedoras SeguraNet:
Para mais informações ou para alteração às listas publicadas, contacte-nos através do endereço de e-mail: cctic@ese.ipsantarem.pt
Os certificados, os troféus e os prémios relativos a esta edição serão enviados no início do próximo ano letivo.
Felicitamos as comunidades educativas envolvidas nesta iniciativa e esperamos poder contar com a participação de todos, na décima sexta edição, no ano letivo 2022/23.
Vai Acontecer
Ano Europeu da Juventude 2022 - Campanha
Em 2022, assinala-se o Ano Europeu da Juventude (AEJ). Durante este ano, pretende-se, entre outros, colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor e o papel que os jovens podem desempenhar na construção da visão, dos valores e dos princípios europeus. Salienta-se, ainda, que 2022 é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia.
Em Portugal o Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude, constituído por diversas entidades e coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tem por missão promover as comemorações, no nosso país.
Assim, este Comité convida todas as escolas, associações de pais, associações de estudantes e outras entidades a associarem-se ao AEJ. Para tal, sugere-se:
o registo no portal AEJ (Registo), para divulgação dos eventos realizados, no âmbito do Ano Europeu da Juventude 2022;
a divulgação do logótipo do AEJ (Recursos) nos respetivos canais de comunicação;
a partilha de mensagens sobre o AEJ nas atividades que organizam, incluindo as hastags #AEJ2022 e #EYY2022 #EuropeanYearofYouth #AnoEuropeudaJuventude;
a disponibilização do spot institucional do AEJ, disponível em Vídeo, durante as atividades dinamizadas.
O ano letivo que agora termina trouxe uma novidade em relação ao envolvimento de alunas e alunos nos projetos eTwinning: uma proposta pioneira da Organização Nacional de Apoio convidou as escolas portuguesas com Selo eTwinning a constituírem as suas Academias Júnior eTwinning (AJE). Cerca de oitenta escolas participaram nos diferentes desafios que foram colocados ao longo do ano: criação de um Logo, elaboração de um cartaz, gravação de um tutorial de uma app, design de um cartaz dinâmico e resumo do ano num vídeo. As diferentes atividades, alinhadas com as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, foram objeto de votação por pares e por um júri, tendo sido premiados os trabalhos desenvolvidos nos seguintes Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas:
Logotipo: Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia e Agrupamento de Escolas Raul Proença, Caldas da Rainha
Poster: Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Guimarães; Agrupamento de Escolas Bom Sucesso, Alverca; Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, Viana do Castelo e Agrupamento de Escolas Carcavelos, Carcavelos
Tutorial: Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, Vila Real; Agrupamento de Escolas Ovar Sul, Ovar; Escola Profissional Beira-Aguieira, Penacova; Agrupamento de Escolas Póvoa do Lanhoso e Ensinus ETP/INETE, Lisboa
Cartaz Dinâmico: Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, Lisboa; Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada e Agrupamento de Escolas de Rates, Póvoa do Varzim
A equipa eTwinning congratula todos os intervenientes pela excelência do trabalho desenvolvido.
Escape Room Educativo: desenvolvimento das competências digitais
Escape Room Educativo: desenvolvimento das competências digitais é um e-Book onde se apresenta, de forma simples e intuitiva, a informação resultante dos Webinars Viriato, desenvolvidos no âmbito do projeto eTwinning nacional.
Organizado em três capítulos, este e-Book começa por contextualizar a metodologia dos Escape Room Educativos e o seu potencial pedagógico para a aquisição, compreensão e transferência de conhecimento.
No segundo capítulo, encontram-se os passos a seguir para a construção de um Escape Room Educativo digital, as propostas de ferramentas que poderão ser utilizadas para os alojar e exemplos de Escape Rooms Educativos digitais que, partindo de conteúdos curriculares de várias disciplinas, poderão servir de inspiração quer para professores quer para alunos.
Por fim, no intuito de rentabilizar ao máximo esta metodologia, são partilhadas ferramentas digitais, também apresentadas no âmbito dos webinars Viriato, desenvolvidos mensalmente ao longo do ano letivo 2021-2022.
Na linha do primeiro e-Book, O eTwinning e a web 2.0: desenvolvimento das competências Digitais, destaca-se o tutorial simples e visualmente apelativo. Neste, assumem particular relevância as dicas que deverão ser consideradas na construção de um Escape Room Educativo digital, assim como os vários exemplos apresentados.
O e-Book Escape Room Educativo: desenvolvimento das competências digitais é uma publicação da Direção-Geral da Educação, elaborada pela Organização Nacional de Apoio do eTwinning / Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE, e coordenada por Ana Pina, Daniela Guimarães e Mário Guedes.
PROFESSOR INOVADOR e ALUNO APRENDER+
A VI Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE e a 4ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ decorreram, em Santarém, nos dias 14 e 15 de julho de 2022.
Esta iniciativa, que reuniu conceituados oradores num espaço de partilha e de reflexão sobre as Escolas e a sua transformação, contou com, aproximadamente, 250 participantes, incluindo alunos, professores e encarregados de educação.
Na 4ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, foram distinguidas as escolas que se destacaram pelo seu extraordinário desempenho e dedicação no processo de ensino-aprendizagem, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+; os professores, pelo seu contributo na produção de recursos inovadores para a plataforma MILAGE APRENDER+, assim como pelo seu empenho no processo de ensino-aprendizagem, bem como os alunos, pelo seu envolvimento excecional para aprender e pelo seu contributo na autoria de produção de recursos inovadores para a plataforma MILAGE APRENDER+.
Esta iniciativa contou com o apoio do Município de Santarém, do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, do Instituto Politécnico de Santarém, da Direcção-Geral da Educação, da Associação de Professores de Matemática, da Associação de Professores de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa (API), do InCode Portugal 2030, da Sociedade Portuguesa de Matemática, do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), da Associação Portuguesa de Professores de Espanhol Língua Estrangeira (APPELE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027). Mais uma vez, esta edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ vem destacar o investimento significativo nas abordagens pedagógicas inovadoras que permitem motivar os estudantes a aprender mais e a desenvolver competências que respondem aos desafios do século XXI.
Módulos de Formação de Docentes desenvolvidos no âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas
No sentido de disponibilizar novos recursos de referência para a preparação e dinamização das oficinas de formação desenvolvidas no âmbito do Programa de Digitalização para as Escolas, a Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza Módulos de Formação de Docentes, desenvolvidos por diversos autores e pelos Centros de Competência TIC.
Para o seu desenvolvimento foram tidos em conta os vários níveis de proficiência digital dos docentes, bem como as áreas temáticas das oficinas de formação:
Com as diversas propostas de atividades e os recursos educativos sugeridos, pretende-se contribuir para a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e também para o desenvolvimento das várias dimensões dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), de modo a que todos se sintam aptos a utilizar as tecnologias digitais nos diversos contextos educativos.
Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
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