A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, promoveu a campanha de sensibilização “Estudo Em Casa: Dicas para te manteres seguro”.
Recorrendo a um conjunto de animações, que promovem a Cidadania Digital, esta campanha decorreu durante os intervalos do #EstudoEmCasa, emitido na RTP Memória.
Atendendo às necessidades, decorrentes da implementação do ensino a distância, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promoveu a realização de seis webinars com diversos convidados, especialistas em temáticas relacionadas com a utilização ética e segura no ensino a distância.
Os webinars, durante os quais os participantes tiveram oportunidade de colocar as suas questões, decorreram, semanalmente, entre 5 de maio e 9 de junho de 2020.
European Schoolnet Academy - Divulgação de cursos de formação online
A European Schoolnet Academy disponibiliza 5 cursos de formação online (3 dos quais na área das CTEM).
Estes cursos, com início nos próximos meses de setembro e outubro, têm como destinatários professores e outros profissionais de educação que procurem implementar práticas pedagógicas inovadoras e, simultaneamente, investir no seu desenvolvimento profissional.
Dia 25 de junho, realizou-se o Hacking Future Skills: Computer Science Education. Este evento online, foi organizado pela European Schoolnet and the STEM Alliance em colaboração com a Microsoft, pretendeu explorar a situação atual da Computação na Educação, na Europa, bem como as várias abordagens, atualizações e iniciativas, de modo a dotar as gerações futuras das competências necessárias.
Representantes da Comissão Europeia e dos ministérios da educação da Croácia, Estónia e Noruega partilharam a sua experiência, no que se refere às mudanças rápidas que se verificam na educação e o contributo da computação no desenvolvimento do currículo.
Durante a segunda parte, professores e educadores partilharam as suas experiências e o trabalho desenvolvido, de forma a suscitar a curiosidade das crianças em relação às ciências da computação.
Esta sessão contou, ainda, com a participação dos especialistas do Minecraft for Education e Micro:bit Foundation que apresentaram uma panorâmica daquilo que tem sido recentemente desenvolvido.
Cidadão Ciberinformado
Cidadão Ciberinformado é o título do curso de curta duração, gratuito, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) em parceria com a Agência Lusa.
O curso teve início no dia 23 de junho e com uma carga horária total de cerca de 3 horas. Este curso pretende, entre outros, ajudar os participantes a perceber o que são as fake news, como surgiram e como se propagam. Pretende, ainda, partilhar conhecimentos que ajudem os cidadãos a verificar se a informação que consultam na Internet é verdadeira.
Podem inscrever-se todos os cidadãos que consultam informação publicada online e que estão interessados em aprofundar os seus conhecimentos acerca das fake news, bem como acerca de outros conceitos relacionados com esta temática.
No final dos módulos do curso, os participantes têm acesso ao respetivo Certificado de conclusão.
Comunicação em Situação de Crise em Cibersegurança - Webinar
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) promoveu, no dia 16 de junho, um Cibertema, em formato Webinar, dedicado ao tema Comunicação em Situação de Crise em Cibersegurança.
Tendo em conta o avanço tecnológico, é cada vez mais premente prever uma crise dentro de uma empresa, organização ou entidade.
Quando falamos em cibersegurança, a crise pode traduzir-se em impactos imediatos, tais como a perda de dados, interrupção de serviços ao nível operacional, a própria reação em tempo útil ao ataque, entre outros fatores de relevo. Por isso, é fundamental que estas estejam preparadas para reagir, de forma atempada, em situações potencialmente danosas para a sua imagem e reputação.
O segundo Novigado webinar realizou-se no dia 18 de junho 2020, e teve como tema a conceção de espaços de aprendizagem no pós-COVID.
Na maior parte dos países europeus, a pandemia provocada pela COVID obrigou ao encerramento das escolas, surgindo, agora, algumas questões acerca de como se pode retomar o próximo ano letivo, de forma segura para todos. Esta situação leva-nos a repensar acerca de como se pode tirar partido da tecnologia, bem como do design do espaço da sala de aula.
Teresa Vendeirinho, da Steelcase Portugal, oradora deste webinar, abordou o seu trabalho acerca dos espaços de aprendizagem, no pós-COVID, e mais concretamente acerca da sua publicação Designing Post-COVID Learning Spaces.
Este webinar fez parte da série promovida pelo projeto Novigado, apoiado pelo programa Erasmus +, e destinou-se a todos os que pretenderiam integrar uma rede de profissionais, interessados na troca de experiências e no desenvolvimento profissional, no que se refere ao ensino em ambientes inovadores de aprendizagem.
Dica TIC
SandSpace-Única finalista portuguesa do Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações
A SandSpace, aplicação que permite indicar e conhecer os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, venceu o Prémio do Público no Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações.
Criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, a SandSpace surgiu no âmbito do programa Apps for Good em Portugal e no contexto atual da pandemia do Covid-19. Esta aplicação permite aos utilizadores de 685 praias, em território nacional, selecionar e conhecer os níveis de ocupação do areal, atualizados permanentemente.
Disponível para download na Google Play Store, o mapa da SandSpace abrange toda a costa continental, bem como a dos arquipélagos dos Açores e Madeira e são os utilizadores de cada espaço balnear a fornecer à app os dados sobre a ocupação humana, para que o software os converta num indicador gráfico em que o verde significa pouca densidade, o amarelo indica um número já considerável de banhistas e o vermelho traduz uma lotação limite.
A SandSpace, que conta já com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente,é a única aplicação portuguesa presente na competição do Apps for Good UK. Lançado pelo CDI Portugal, este programa educativo tecnológico pretende motivar jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia, desafiando-os a desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.
Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.
Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.