Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Webinars DGE - Segurança no Ensino a Distância

Atendendo ao atual contexto de ensino e aprendizagem, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promove seis webinars com diversos convidados, especialistas em temáticas que se prendem com a utilização ética e segura do ensino a distância.
Os webinars, com a duração de 30 minutos, decorrem à 3.ª- feira a partir das 17h, de forma síncrona, via plataforma zoom.

Não é necessária inscrição. Para participar, basta aceder às salas zoom através dos links indicados. A lotação das salas é de 500 participantes. Se não conseguir aceder, por a sala estar cheia, pode acompanhar as sessões em direto, online, através do Canal SeguraNet do Youtube, nos links indicados. As gravações das sessões ficarão disponíveis nos mesmos links.

Através do seguinte formulário https://bit.ly/2KQuG4x pode registar, antecipadamente, as questões que gostaria que fossem respondidas por cada um dos convidados, durante os webinars.

Para mais informações consulte a página no SeguraNet.

MOOC: Desenvolvimento de projetos a distância - um caminho para a inovação educacional

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning, sedeado na Direção-Geral da Educação, vai lançar um MOOC - Desenvolvimento de projetos a distância - um caminho para a inovação educacional - destinado a todos os docentes que já possuem alguma experiência em projeto a distância, mas que pretendam consolidar ou aprofundar os seus conhecimentos.

Este curso está dividido em 4 módulos e tem como principal objetivo orientar os docentes na criação e no desenvolvimento de projetos colaborativos eTwinning, com qualidade e em segurança, possibilitando-lhes ainda a exploração das funcionalidades quer do eTwinning Live, quer do TwinSpace.

Nos projetos eTwinning, muitos são os recursos de qualidade, produzidos por docentes e alunos, que podem vir a ser reutilizados. Neste sentido, os participantes terão a possibilidade de aprender como licenciar esses recursos e como consciencializar os alunos para os direitos de autor.

Finalmente, poderão ainda explorar diferentes formas de organização do TwinSpace, nomeadamente, como fazer a gestão de todo o  trabalho realizado pelos parceiros do projeto, e refletir sobre a importância do cumprimento das normas de segurança como fator inequívoco para o sucesso do produto final.

3 de junho -  Módulo 0 -  Estrutura / funcionamento do curso
3 de junho -  Módulo 1 - Exploração do eTwinning Live e desenvolver eficazmente um  projeto eTwinning
17 de junho - Módulo 2. Colaborar em Segurança: da criação do projeto à gestão do TwinSpace
24 de junho -  Módulo 3 - Recursos Educacionais Abertos (REA)
1 de julho - Módulo 4 - Organização do trabalho interdisciplinar (TwinSpace), fatores críticos de qualidade e boas práticas

 

Se estiver interessado/a em acompanhar este MOOC, inscreva-se em: 
https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+ETWIN+2020_T2/about


Vai Acontecer


Webinars eTwinning - Estamos ON!

Em tempo de pandemia, o Serviço Nacional de Apoio eTwinning da Direção-Geral da Educação vai promover um conjunto de webinars, dinamizados pelos embaixadores eTwinning, que visam apoiar os docentes na consecução dos seus projetos, através da partilha de diferentes ferramentas digitais que podem ser utilizadas no ensino e na aprendizagem a distância. 
Aceda ao seu eTwinning Live, junte-se ao Grupo VIRIATO e acompanhe as sessões, a partir das 15 horas.

04 de junho – Gamify your Classroom: Flippity
09 de junho -StoryJumper
17 de junho - El Gizmos: Simulador de laboratório para professores de Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática
19 de junho - Learningapps.org
24 de junho - Paper 53 & Autodesk sketchbook

Não perca! Estamos ON!

Recomendações de segurança no E@D

A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança, disponibiliza ​​um conjunto de medidas de segurança específicas para o uso das plataforma Google Classroom e Meet,​ de modo a que a sua utilização, no âmbito do ensino a distância, se processe de forma segura.
De referir que, ​anteriormente, foram também  divulgadas medidas de segurança​ específicas para as plataformas ZOOM, Moodle e Microsoft Teams.
​Para além disso, encontram-se também disponíveis ​várias recomendações, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância.

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca

Boas Práticas - Centro Nacional de Cibersegurança

Num momento em que uma parte da população se encontra em teletrabalho ou envolvida na modalidade de ensino a distância, o Centro Nacional de Cibersegurança disponibiliza um conjunto de boas práticas a adotar, de acordo com a situação.

Trabalho a partir de casa, aulas não presenciais, reuniões por videoconferência, cuidados a ter em conta no download de apps e outros comportamentos defensivos, que devem ser adotados especialmente neste período, são alguns dos aspetos contemplados nas recomendações e orientações que pode consultar, através do link:
https://www.cncs.gov.pt/recursos/boas-praticas/

Universitários vs Pandemia

“Universitários contra a Pandemia” é uma iniciativa, criada por três estudantes portuguesas na Universidade de Warwick, com o objetivo de apoiar alunos do ensino básico, enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas, devido à COVID-19.

A iniciativa, que conta já com a colaboração de 160 voluntários e 75 alunos, pretende alcançar o maior número possível de famílias e disponibilizar um serviço gratuito de acompanhamento ao estudo, ajudando os alunos no processo de ensino e de aprendizagem, no contexto em que nos encontramos.

Para mais informações aceda a:
https://sites.google.com/view/universitarios-vs-pandemia-pt/in%C3%ADcio?authuser=0

A ESCOLA E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA – Webinar

O CENFIPE – Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura promoveu, no dia 20 de junho, a realização de um webinar, ao longo do qual foram abordadas algumas das questões relacionadas com a implementação do ensino a distância, devido ao confinamento social a que todos fomos forçados.

A sessão contou com a intervenção do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa, seguida da participação do diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, Dr. Carlos Louro, e de Dr. Nuno Oliveira, professor do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, cujas comunicações se intitularam Tempos de Emergência, Gestão Escolar e ensino à distância: o que aprendemos e desafios futuros e Da teoria à prática numa aprendizagem remota, respetivamente.

DCE Survey / Enquête sur l'Education à la citoyenneté numérique

No âmbito do Digital Citizenship Education Survey, e de modo a aferir a perceção e o grau de conhecimento dos pais e/ou encarregados de educação em matéria de cidadania digital,  o Conselho da Europa solicita a colaboração no preenchimento de um inquérito, acessível através do link https://www.surveymonkey.com/r/VMBG8LJ?lang=pt

A versão inicial deste inquérito foi concebida por vários especialistas e testada na Croácia, Grécia, Alemanha e em França. Posteriormente, devido à crise provocada pela COVID-19, foram adicionadas mais algumas questões, com o objetivo de compreender como é que pais e /ou encarregados de educação estão a lidar com a situação.

O inquérito encontra-se traduzido em 13 línguas, permitindo, assim, recolher informações e opiniões em diferentes regiões da Europa.

Orientações Gerais para proteger crianças e jovens em tempo de COVID-19

O momento que atravessamos é particularmente desafiante e exigente, resultante da pandemia da doença COVID-19, na medida em que levou à necessidade de confinamento social das famílias que pode resultar num potencial aumento de conflito/violência intrafamiliar e das várias formas de perigo a que as crianças e jovens estão sujeitas, desde a negligência, à violência doméstica, ao abuso sexual, aos maus tratos e ao perigo para o seu direito à educação.

É, por isso, necessário identificar estratégias adaptadas e eficazes de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens, quer através da intervenção de todos os serviços, quer promovendo a atenção e envolvimento da sociedade em geral. 

Assim, no sentido de reforçar o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) ao longo deste período que atravessamos, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), em articulação com as áreas da Educação e Cidadania e Igualdade, desenvolveu um modelo de ficha de comunicação de situações de perigo e que careçam de avaliação das CPCJ, adaptado ao contexto atual, que deve ser utilizado pelas escolas.

Mais informações aqui.

Ficha de comunicação de situação de perigo em período de COVID-19

EU Code Week - Icebreaker MOOC (Massive Open Online Course)

Está a decorrer o Icebreaker MOOC Code Week, da European Schoolnet Academy, destinado a docentes de todas as áreas curriculares dos ensinos básico e secundário.

O Icebreaker MOOC partilha ideias, material de formação e recursos que ajudarão os professores a promover a programação e o pensamento computacional, no seu ambiente de ensino/aprendizagem.

Durante o curso, é dada especial atenção às ferramentas e a abordagens inovadoras, como ferramentas de programação visual, robótica, análise e criação de código.

Ao integrar este MOOC, os participantes tornar-se-ão parte da comunidade de professores entusiasmados que interagem, partilham as melhores práticas e participam na campanha 2020 EU Code Week.

Mais informações:[PDF]


Já Aconteceu


“Serão todos os jovens cidadãos naturalmente digitais?”

No passado dia 20 de maio, decorreu o webinar “Serão todos os jovens cidadãos naturalmente digitais?”, que contou com a participação dos jovens portugueses Joana Martins, Líder Digital e Embaixadora Europeia para uma Internet mais Segura e João Martins, Embaixador da Juventude pelo Projeto Europeu Better Internet for Kids, juntamente com outros participantes de diferentes países, igualmente associados à rede Insafe.

Segundo os dois jovens portugueses “ Durante o “debate de pequeno-almoço” (Breakfast byte), foram levantadas questões pertinentes e discutidos tópicos atuais e nutritivos para o pensamento. Referiu-se a relevância da cooperação intergeracional na construção de uma cidadania digital de qualidade, conceito posteriormente explorado e dividido nas vertentes de sensibilização, colaboração e participação ativa. Questionou-se a existência de uma opção de não se ser cidadão digital e foi sublinhada a colisão, na vida dos jovens, de duas pressões opostas: a de se manterem informados, desenvolvendo importantes competência digitais e a de “escaparem ao vício da Internet”. Foi ainda referida a problemática do ciberbullying, como um desafio dos cidadãos digitais e enumerados alguns conselhos para o seu combate e prevenção.”

O debate, organizado pela COFACE Families Europe, esteve inserido num ciclo de webinars, durante os quais se refletiu sobre questões de cidadania digital.

Todas as gravações poderão ser vistas, em breve, através do link: http://www.coface-eu.org/digitalisation/save-the-date-coface-study-sessions-on-digital-citizenship-myth-or-reality-in-zagreb-12-may-2020/

2.ª edição da “Formação para a Docência Digital e em Rede” – Universidade Aberta/DGE

Avançou a 2.ª edição da “Formação para a Docência Digital e em Rede”, no âmbito de uma parceria entre a Direção-Geral da Educação e a Universidade Aberta, nos seguintes termos:

Com o objetivo de apoiar as escolas ao nível do desenvolvimento do ensino a distância, num momento em que as atividades letivas presenciais se encontram ainda parcialmente suspensas, a Universidade Aberta (UAb), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), disponibiliza a 2.ª edição da Formação para a Docência Digital e em Rede, dirigida especificamente aos Diretores/Presidentes de CAP que não participaram na 1.ª edição e extensível a mais dois professores por escola que, preferencialmente, desempenhem funções de liderança intermédia. Para as escolas/agrupamentos que já participaram na 1.ª edição abrimos três novas vagas.

Ler mais

Combate o Vírus - Jogo e ideias para as famílias

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, traduziu e adaptou para português um jogo e um folheto informativo, da autoria do Conselho da Europa.

Estes recursos foram desenvolvidos não só com o objetivo de sensibilizar para o uso seguro das tecnologias, para os direitos e deveres online, mas também com o objetivo de contribuir com propostas de atividades para os mais jovens e para as suas famílias realizarem, durante o confinamento.

Sem esquecer a vertente lúdica, estes recursos  promovem a interação entre os vários elementos das famílias e alertam para alguns dos cuidados a ter na prevenção da COVID-19.

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2020

Se durante o ano de 2019/2020 teve/tem um projeto eTwinning ativo, poderia candidatá-lo a Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2020.

Esta candidatura é individual, ou seja, se participou num projeto com vários colegas portugueses, cada um deve submeter o trabalho que desenvolveu nesse projeto a SNQ.

Ler mais

SELMA - Eliminar o Discurso de Ódio Online (recursos em Português)

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet fez a adaptação dos recursos SELMA, para português.

O projeto SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness) é coordenado pela European Schoolnet, juntamente com um conjunto de parceiros europeus, incluindo Portugal.

Os  recursos foram recentemente publicados no  site do projeto  SELMA e pretendem apoiar todos aqueles que,  trabalhando diretamente com crianças e jovens, promovem iniciativas com o objetivo de eliminar o discurso de ódio online. 

Destinados a um público-alvo com idades compreendidas entre os 11 e os 16 anos, os recursos e as atividades SELMA Toolkit caracterizam-se pela sua flexibilidade, podendo ser adaptados a outra idades e utilizados de acordo com as características das crianças e dos jovens.

O projeto SELMA, apoiado pela Comissão Europeia, assenta numa abordagem socioemocional. Tem como objetivos promover o respeito, a tolerância e a tomada de consciência em relação às situações de ódio online. Ao disponibilizar vários recursos e ao propor estratégias, cuja implementação permitirá uma melhor compreensão acerca de um fenómeno crescente, pretende-se capacitar os jovens para que, através da sua ação, façam a diferença e sejam verdadeiros agentes de mudança.


Dica TIC


O Discord é uma plataforma que oferece um serviço de comunicação completo (incluindo a possibilidade de “Chat” de texto e áudio), gratuito e open source. Possui as funcionalidades necessárias para a realização de reuniões ou de sessões de acompanhamento de trabalho colaborativo.

Saiba mais

 
ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.