Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
 

Destaque


Seminário online “Capacitação Digital de Docentes”

A Direção-Geral da Educação promove, no próximo dia 16 de junho, pelas 17h00, o Seminário online “Capacitação Digital de Docentes”, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, Embaixadores Digitais, Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas e a todos os interessados.

Este evento, cuja sessão de abertura está cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Doutor João Costa, conta com diversos oradores que participarão num debate acerca da importância da capacitação digital dos docentes, enquanto fator determinante para garantir uma educação inclusiva e de elevada qualidade para todos.

A transformação digital em curso exige o investimento nas pessoas e nas suas qualificações, de modo a dar resposta aos desafios atuais e futuros. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer e promover o debate em torno do Programa de Capacitação Digital dos Docentes, do caminho já percorrido e dos desafios futuros.

Programa e mais informações disponíveis em: https://digital.dge.mec.pt/node/137

As inscrições no evento são limitadas.

Inscrições em:
https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_Y8Zhz0RMT0OKUBX4piUzog

Lançamento de recursos educativos de Cidadania Digital – Jogos SeguraNet

O Centro de Competência TIC ESE/IP Santarém e a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, promovem o encontro de lançamento dos recursos educativos de Cidadania Digital, Jogos SeguraNet, no dia 17 de junho, pelas 17h. 

Este encontro, que irá decorrer na modalidade online, conta com a participação de vários oradores, nomeadamente especialistas, encarregados de educação, alunos, entre outros, de acordo com o programa divulgado

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, torna-se imprescindível que as escolas promovam a sensibilização para as temáticas da Cidadania Digital, de forma a contribuir para o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa. 

Pretende-se que os jogos SeguraNet contribuam para a promoção do pensamento crítico dos alunos, de forma a torná-los utilizadores capazes de evitar comportamentos de risco online e, paralelamente, estimular a análise da informação que recolhem online, aprendendo a ​distinguir informação fidedigna de desinformação. 

Esta nova versão dos Jogos SeguraNet contempla duas categorias dirigidas ao 1.º/ 2.º Ciclos  e ao 3.º Ciclo do ensino básico.

Aceda ao encontro através do endereço:
https://videoconf-colibri.zoom.us/s/81454239316

Pode efetuar o registo para emissão de certificado de participação.

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2021

Se durante o ano letivo de 2020/2021 teve (ou ainda tem) um projeto eTwinning ativo, poderá candidatá-lo a Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2021, até ao dia 08 de julho de 2021.

Esta candidatura é individual, ou seja, se participou num projeto com vários colegas portugueses, cada um deve submeter a SNQ o trabalho que desenvolveu, no âmbito desse projeto, e que será avaliado de acordo com os critérios estabelecidos entre todos os parceiros europeus.

Para receber o SNQ, o projeto deverá cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos:

  1. Apresentar objetivos comuns e um plano partilhado;
  2. Estar a terminar ou encontrar-se nas suas etapas finais;
  3. Existir uma contribuição significativa do/a docente (que submete a candidatura) no projeto;
  4. Ser evidente a colaboração entre os parceiros;
  5. Ter em consideração questões de eSafety e questões relacionadas com os direitos de autor.

Uma vez respeitados todos estes 5 requisitos, o projeto é avaliado à luz dos seguintes critérios:

  1. Inovação Pedagógica;
  2. Integração Curricular;
  3. Colaboração entre escolas parceiras;
  4. Utilização das tecnologias;
  5. Resultados, impacto e documentação.

A avaliação decorrerá até ao fim do mês de setembro de 2021 e os candidatos receberão uma mensagem logo que a mesma estiver concluída. A partir do momento em que o Selo Nacional de Qualidade é atribuído ao projeto, o professor poderá descarregar o seu certificado no eTwinning Live, bem como o certificado dos seus alunos.

Todos os projetos que receberem o Selo Nacional de Qualidade podem candidatar-se ao Prémio Nacional. A referida candidatura decorrerá durante o mês de outubro de 2021.

Para mais informações, consulte o Portal Europeu (Selo Nacional de Qualidade (etwinning.net)) e visualize o tutorial em https://youtu.be/WsDo-gNeYoM ou envie mensagem para: etwinning@dge.mec.pt ou para um dos Embaixadores eTwinning.

Clubes de Programação e Robótica - Evento Nacional

A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2020/2021, irá realizar um evento online no dia 23 de junho de 2021, dirigido aos CPR, envolvidos na FASE 1 do concurso, onde serão selecionados os 12 CPR que demostrem o trabalho mais relevante. Esses CPR estarão presentes no evento final, para uma cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá durante a Codeweek (9-24 de outubro de 2021).

Este concurso pretende apoiar as atividades dos CPR, promover a disseminação e partilha de práticas de referência e desenvolver as dinâmicas dos CPR nas suas comunidades educativas.

Regulamento do concurso disponível em: https://erte.dge.mec.pt/cpr-concurso

Para mais esclarecimentos, consulte o sítio da iniciativa (https://erte.dge.mec.pt/clubes-de-programacao-e-robotica) ou contacte através do endereço de correio eletrónico: cpr@dge.mec.pt.

 

Vai acontecer


O eTwinning em contexto curricular (Curso de Formação Acreditado - 25 horas)

O curso de formação "O eTwinning em contexto curricular" decorrerá, integralmente, online e procura dotar os professores de competências no âmbito da aprendizagem colaborativa e da aprendizagem baseada em projetos, através da rentabilização dos recursos disponibilizados na comunidade eTwinning.
A formação realizar-se-á, sobretudo, durante o mês de julho de 2021, tendo os formandos a possibilidade de optar por uma das 12 turmas disponíveis, de acordo com os cronogramas
estabelecidos para cada uma delas. Para frequentarem esta formação, os interessados deverão registar-se no portal de formação da Direção-Geral da Educação (instruções disponíveis AQUI). De seguida, podem inscreve-se numa das turmas, acedendo aos links que se encontram AQUI.

A data limite para o registo na formação é o dia 16 de junho de 2021.

Formação Europeia eTwinning: follow-up (17 de junho - 19h00)

O tema prioritário do eTwinning em 2021 é "A literacia para os media e a desinformação". A formação dinamizada, a nível europeu, tanto pelo Serviço Central de Apoio como pelas Organizações Nacionais de Apoio, tem incidido sobre esta temática. Os professores portugueses que participaram nas ações de formação, realizadas no mês de maio, vão partilhar as aprendizagens realizadas e perspetivar a sua inclusão, nas respetivas escolas e na sua sala de aula.

 
eTwinning EN2 - Todos a Bordo

viagem eTwinning pela Estrada Nacional 2 está a chegar ao Algarve. 

Na semana de 14 a 19 de junho, os Embaixadores eTwinning chegam a Faro, com cerca de 700 km virtuais realizados. A formação online, a realizar durante esta semana, será gratuita e as sessões terão uma duração entre sessenta a setenta e cinco minutos, perfazendo um total de seis horas, em regime de acreditadas como ACD (Ações de Curta Duração).  

O objetivo da «viagem» destina-se à descoberta do portal eTwinning, à exploração do eTwinning live, à planificação de projetos eTwinning e exploração do Twinspace, bem como à partilha de ferramentas digitais que possibilitem o trabalho colaborativo. 

O percurso Algarvio terá como parceiros de viagem o Centro de Formação da Ria Formosa e o Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro. Os interessados na ACD terão deverão  criar uma conta na plataforma do CFAE - Centro de Formação Ria Formosa (cffaro.pt) - e, posteriormente, fazer a sua inscrição na ação.

Alto Minho EDUCA CARE

Entre 8 de Maio e 26 de julho, decorrerá o Alto Minho EDUCA CARE, numa iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em parceria com o CENFIPE, desenvolvida no âmbito do projeto “+REDE” – COORDENAÇÃO, DINAMIZAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E MONITORIZAÇÃO TRANSVERSAL DO PIICIE - “Alto Minho - School4All”, financiado pelo PO Norte 2020.

O Alto Minho EDUCA CARE tem como objetivo ajudar a compreender a nova realidade em que vivemos, cuidando da saúde física e mental da comunidade educativa, abrindo caminhos à resiliência e esperança face a um futuro marcado pela incerteza, de forma a proporcionar a reflexão sobre os desafios e inquietações do teletrabalho e do ensino a distância, entre outros.

Este evento conta com a presença de diversos especialistas nacionais e estrangeiros de diferentes áreas (tecnologia e inteligência artificial, educação e parentalidade, sociologia e psicologia,  bem-estar físico e mental, nutrição saudável, cultura e entretenimento), que participarão nos Workshops, Ações de capacitação, Webinares, “talks” e outras iniciativas, no formato maioritariamente online ou presencial, caso o desconfinamento o permita.

Para os professores interessados, o Alto Minho EDUCA CARE está acreditado como Ação de Curta Duração – 6 horas.

Para mais informações e inscrições, aceda aos sites oficiais do evento:

https://educacare.cenfipe.edu.pt/

www.cenfipe.edu.pt

Concurso "Clubes de Programação e Robótica" 2020/2021

A Direção-Geral da Educação (DGE) divulga a lista dos estabelecimentos de ensino públicos e privados apoiados, no ano letivo de 2020/21, no âmbito do concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR). 

Com este reconhecimento, a Direção-Geral da Educação apoia os 137 CPR que, através dos seus projetos e das suas práticas, promovem e dinamizam atividades de programação e robótica.

A DGE felicita os CPR que fazem parte desta comunidade.

Segue-se a fase 2 do referido concurso à qual incentivamos a participação de todos os CPR apoiados.

 

Aconteceu


Webinar – Práticas de Referência nos Clubes de Informação e Comunicação

Realizou-se no dia 31 de maio, o Webinar “Práticas de Referência nos Clubes de Informação e Comunicação”, promovido pela Direção-Geral da Educação.

Ao dinamizar este Webinar, a rede de Clubes de Informação e Comunicação teve como objetivo promover a divulgação de práticas de referência, no que se refere à utilização das diferentes tecnologias, em contexto educativo, que contribuem para o desenvolvimento das diferentes literacias, conforme preconizado no documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Poderá rever a emissão em:https://www.youtube.com/watch?v=Mw2rcjcDKec

Relatório Riscos & Conflitos 2021, Observatório de Cibersegurança

Encontra-se disponível para consulta o Relatório Riscos & Conflitos 2021, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Foram analisados indicadores produzidos pelo CNCS, os contributos de vários parceiros e os dados resultantes de inquéritos realizados à comunidade, a que acresce uma panorâmica sobre dados públicos de outras entidades.

Os resultados deste relatório revelam um aumento das atividades ilícitas online, nomeadamente ao nível dos incidentes de cibersegurança e da cibercriminalidade. A pandemia Covid-19 marca este período, verificando-se uma coincidência entre o incremento nos incidentes e nas denúncias e o emergir do confinamento social, do trabalho remoto e do uso intenso do digital.

Para aceder ao “Relatório em 15 minutos”, clique aqui.

Carta ​Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital

Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 27/2021 de 17 de maio que aprova a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital

No documento que prevê os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no ciberespaço, são enunciados vários direitos como o direito: “ao esquecimento“; à proteção contra  geolocalização abusiva;  ao desenvolvimento de competências digitais ou ainda o direito de reunião, manifestação, associação e participação em ambiente digital.  

A lei determina que o Estado deve assegurar o cumprimento, em Portugal, do Plano Europeu de Ação contra a Desinformação para proteger a sociedade contra pessoas que produzam, reproduzam e difundam narrativas desse tipo. 

Está previsto que todo o cidadão tem o direito a apresentar queixas à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) em casos de desinformação. O ​documento determina, ainda, o “direito ao esquecimento“, ou seja, todos têm o direito ao apagamento de dados pessoais que lhes digam respeito, nos termos da lei europeia e nacional, ​podendo, para tal, solicitar o apoio do Estado.

Jogo Cibercidadão - Escadas e Serpentes

O Centro de Competência TIC, da Universidade de Aveiro, no decorrer das várias atividades que tem vindo a dinamizar, no âmbito da Cidadania Digital, desenvolveu mais um jogo online, desta vez, no formato Escadas e Serpentes.
Ao longo do percurso do jogo Cibercidadão - Escadas e Serpentes, serão formuladas questões sobre Cidadania Digital, com a possibilidade de aceder aos recursos do Centro de Sensibilização SeguraNet para confirmação das respostas.
Para evitar a palavra penalizados, proponho durante o jogo, os  alunos vão recebendo feedback, o que lhes permitirá saber se estão a seguir as regras ​adequadas, para se tornarem Cibercidadãos ativos e críticos. 
Este jogo pode ser explorado em contexto de sala de aula ou em contexto familiar e, no final, há ainda a possibilidade de descarregar um certificado de conclusão.

SUMMIT 2.0 - Inovação & Tecnologia - Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Gaia

O Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Gaia voltou a apresentar o evento de Tecnologia e Inovação, este ano numa versão online, subordinado ao tema - Cibersegurança e Plataformas digitais. 

Esta iniciativa teve como objetivos promover a tecnologia e a inovação, partilhar o conhecimento comum sobre segurança na Internet e alargar os conhecimentos acerca da utilização das plataformas digitais.  
Durante o evento, foram apresentadas as perspetivas de diversos oradores da área da  tecnologia e houve, ainda, a possibilidade de debater questões  relacionadas com estes assuntos.  
O  Centro de Sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, esteve, também, representado no SUMMIT 2.0 - Inovação & Tecnologia.

 

Dica TIC


Wakelet

Muito semelhante à conhecida ferramenta de escrita colaborativa em murais "Padlet" o Wakelet adiciona a possibilidade de organizar e partilhar informação em vários formatos, como por exemplo: texto, PDF, ficheiros do Drive, imagem, URL, Youtube, tweets, etc. Além destas possibilidades o Wakelet é completamente gratuito, muito intuitivo e tem uma apresentação muito moderna.

Experimente em: https://wakelet.com

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto