Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


A Direção-Geral da Educação (DGE), os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) e os Centros de Competência TIC (CCTIC) estão a organizar a Oficina de Formação “Orientações Curriculares TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Esta oficina será implementada em todo o território nacional, estando a ser preparadas, no total, 80 turmas de formação.

A oficina terá início no final do mês de março e é dirigida a todos os professores do 1.º ciclo do Ensino Básico.

Os docentes interessados em integrar as turmas deverão solicitar mais informações e fazer a sua inscrição junto dos CFAE aderentes a esta iniciativa.

Vai Acontecer


Nos dias 29 a 31 de março, no Centro de Exposições, em Arco de Valdevez, irá decorrer o “ALTOMINHO DIGITAL MINDS 2019”. Este evento tem uma vertente diretamente vocacionada para o público jovem e para o contacto direto com os seus ídolos (do YouTube, do Facebook, do Instagram e do mundo do Gaming), e outra para educadores e especialistas (professores, sociólogos, psicólogos, cientistas, empresários pessoas ligadas ao marketing digital).
Estarão envolvidas não só escolas, empresas de tecnologia digital e parceiros locais, mas também o Ministério da Educação, através da Secretaria de Estado e da Direção-Geral da Educação.
 

Saiba mais informações sobre este evento aqui!

Abertura do MOOC Autonomia e Flexibilidade Curricular - MOOC-AFC (II)

Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 18 de março e término a 31 de maio de 2019.

O curso pretende apoiar o desenvolvimento da Autonomia e Flexibilidade Curricular nas escolas, por forma a promover melhores aprendizagens para todos os alunos.

Por um lado, o curso recupera os conteúdos do MOOC – “Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular” que a DGE disponibilizou em 2017/2018, atualizando-os à luz do enquadramento legal – Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário, e, por outro, sintetiza e desenvolve os conteúdos do MOOC-AFC (I), que teve lugar no presente ano letivo.


Saiba mais informações sobre este MOOC aqui!

Formação eTwinning

A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, vai promover o curso de formação presencial – eTwinning: do registo à elaboração de um projeto, de 25 horas de duração, gratuito e acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Este curso, dinamizado pelo formador António João Lopes, na Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro (Agrupamento de Escolas de Ovar), destina-se a Educadores de Infância e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário/Profissional e do Ensino Especial.

Consulte o cronograma em http://www.cfiemo.pt/file.php/1/Programas_2019_2020/02_18_19_eTwinning_Turma_1.pdf e inscreva-se em http://cfiemo.pt/.
 



A Direção-Geral da Educação, em parceria com o Centro de Formação EduFor, vai promover o curso de formação presencial – eTwinning: do registo à elaboração de um projeto, de 25 horas de duração, gratuito e acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Este curso, dinamizado pela formadora Maria Piedade Silva, na Escola Secundária Felismina Alcântara (Mangualde), destina-se a Educadores de Infância e professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário/Profissional e do Ensino Especial.

Consulte o cronograma e inscreva-se em: http://www.edufor.info/formacao/index.asp?id=07_1819_T1
 

Com o intuito de  promover uma maior segurança na forma como os jovens se relacionam na Internet e de sensibilizar para a importância de protegerem a privacidade nas redes sociais, a DECO promove a 2ª edição da iniciativa Net Viva e Segura.

Os jovens são desafiados, mais uma vez, a produzir vídeos de sensibilização que se enquadrem nas seguintes categorias:

  • Partilha com cuidado;
  • Ligações seguras;
  • A cortesia não é fantasia.

As inscrições decorrem até dia 21 de março e a submissão dos trabalhos pode ser feita até dia 30 de abril de 2019.

Para mais informações, consulte: www.deco.proteste.pt/netvivaesegura

A Direção-Geral da Educação promove o MOOC (Massive Open Online Course) eTwinning, entre 21 de fevereiro e 27 de março de 2019.

Este curso dirige-se a todos os docentes de qualquer grupo disciplinar e nível de ensino, professores bibliotecários, diretores de escolas ou agrupamentos e diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas, que pretendam conhecer e aplicar metodologias ativas e desenvolver projetos de forma colaborativa.

O curso é composto por 4 módulos:

  • Módulo 1: O Portal eTwinning
  • Módulo 2: O eTwinning Live
  • Módulo 3: O registo de um projeto e as novas funcionalidades do TwinSpace
  • Módulo 4: Planificação de um projeto

As atividades de formação serão acompanhadas pelos embaixadores eTwinning.
 

Faça a sua inscrição aqui.

Potenciar o Conhecimento em Bioeconomia, no Contexto Escolar

O curso, com início no dia 4 de março, destina-se a professores da área das ciências, tecnologias, engenharia e matemática (CTEM), do ensino básico e do ensino secundário. No entanto, também  podem inscrever-se professores de outras disciplinas e todos  aqueles  que se interessam pela bioeconomia.

No século XXI, o conhecimento acerca da bioeconomia é considerado um requisito essencial não só no que diz respeito às oportunidades de emprego, mas também porque contribuirá para que os jovens compreendam melhor os desafios da sociedade e se tornem cidadãos mais responsáveis.
 

Saiba mais sobre o curso aqui!

Já Aconteceu


Líderes Digitais e Benjamins em ação

Realizou-se, no passado dia 21 de fevereiro, a primeira sessão síncrona com os Líderes Digitais Benjamins, moderada por três Líderes Digitais, alunas a frequentar o 8º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Mira. Estas, além de gerirem as várias intervenções, deram ainda o seu contributo em relação às temáticas propostas: Dependência online e Não ao discurso do ódio.
 

Saiba mais sobre esta sessão aqui!

Projeto-piloto Literacia para os Media

A data de 26 de janeiro de 2019 marcou o início do projeto-piloto sobre Literacia para os Media, uma iniciativa  que pretende capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades nesta área.

Pioneiro na forma de fazer, este projeto tem a particularidade de ter jornalistas e académicos especialistas da área do jornalismo, na formação de docentes, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, nomeadamente no que se refere às competências de leitura e de análise da informação, de forma crítica e autónoma. Nesta fase, os formadores envolvidos são: Manuel Pinto/Daniel Catalão, João Figueira/Miguel Midões, António Granado/Sofia Branco, Miguel Crespo/Paulo Barriga, Vitor Tomé/Isabel Nery.

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Recursos de Vídeo - apoio ao Concurso Medi@ção 2019

A equipa do Concurso Media@ção criou um conjunto de pequenos vídeos para apoiar alunos e professores na área da produção de vídeo e, em especial, aqueles que vão candidatar-se ao concurso.

Cada um dos vídeos centra-se numa das etapas a ter em conta: desde a criação da história e do guião, aos aspetos mais técnicos como a luz, o som, os planos ou a edição.

Estão disponíveis aqui.

Encontra todas as informações sobre o concurso aqui.

No passado dia 6 de fevereiro, teve lugar um webinar dedicado à apresentação da iniciativa Europeana.

O foco deste webinar incidiu na divulgação dos mais de 58 milhões recursos disponíveis nesta plataforma, bem como na sua utilização, de modo a promover a integração do património digital cultural em ambientes educativos.  Durante o webinar, foram apresentados e explorados Cenários de Aprendizagem que facilitam a integração pedagógica dos referidos recursos.

Conheça melhor a Europeana!

MinhoMat 2019 - Encontro Regional de Professores de Matemática da APM

Os núcleos regionais da Associação de Professores de Matemática (APM), de Braga e de Viana do Castelo, organizaram o Encontro Regional de Professores de Matemática - MinhoMat2019, subordinado ao tema “A Flexibilidade Curricular no Ensino e na Aprendizagem da Matemática: conceções, experiências e desafios”.

Este encontro, marcado para os dias 23 de fevereiro e 9 de março de 2019 (Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, em Barcelos), tem como objetivo central promover a reflexão acerca de questões relacionadas com a Flexibilidade Curricular. Pretende-se, ainda, proporcionar momentos de partilha de práticas profissionais e de formação específica no âmbito da Matemática.

Saiba mais sobre o encontro!

Durante o passado mês de janeiro, a Direção-Geral da Educação (DGE) levou a cabo um inquérito nacional, com o objetivo de identificar os Clubes de Programação e Robótica (CPR) existentes nas escolas.

A DGE congratula todos os 269 estabelecimentos de ensino que registaram os seus CPR e que já  se encontram georreferenciados. É, ainda, de realçar que, de entre as várias edições, este foi o ano em que se obteve o maior número de registos.

Brevemente, será lançada a 5.ª edição do concurso destinado a estes Clubes.

Para outros esclarecimentos, poderá consultar o site da iniciativa ou enviar uma mensagem de correio eletrónico para cpr@dge.mec.pt.
 

Pode acompanhar esta iniciativa através da página facebook.

No passado dia 13 de fevereiro de 2019, realizou-se a Sessão 4 das "Partilhas à Quarta", desta vez contou com a apresentação de dois projetos no âmbito das CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática):

  • "Robots@School " (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de Cristina Brás e de Fernanda Alvega, professoras no Agrupamento de Escolas de Batalha;
  • "Mindstorm to Brainstorm - STEM with Robots and ICT" (eTwinning), da responsabilidade de José Soares, do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.


Acompanhe esta iniciativa e participe nas próximas sessões aqui!
 

No âmbito das comemorações do “Dia da Internet mais Segura”, o Centro Nacional de Cibersegurança lançou a formação MOOC Cidadão Ciberseguro, que decorre de uma iniciativa SIMPLEX+.

A formação foi criada e concebida para que se possa aceder aos conteúdos de forma agradável e interativa, por isso disponibilizam-se pequenos vídeos, produzidos, exclusivamente, para o efeito. Estes são ligeiros, intuitivos e atrativos de ser visionados. Um exemplo pode ser visto aqui.

Ao longo do curso, são disponibilizados 15 vídeos deste género, versando temas sobre comportamentos “saudáveis” e que promovem a interação dos cidadãos com o mundo digital, de forma mais segura.

O curso pode ser acedido a partir na plataforma NAU.

A Direção-Geral da Educação e a Fundação para Ciência e Tecnologia, em parceria com a Rádio Online ZigZag da Antena 1/ RTP, fizeram o lançamento do primeiro episódio em Língua Gestual Portuguesa (LGP) da Série “ZigZaga na Net”, no auditório da RTP, no dia 14 de fevereiro.

Este novo recurso procura alertar os mais jovens para o uso responsável da internet, abordando temas como: os direitos e deveres online; os direitos de autor; a veracidade e fiabilidade da informação (desinformação e notícias falsas); a privacidade; a pegada digital; a dependência online e das tecnologias; os comportamentos seguros online; o bullying e o ciberbullying.

O programa conta com 30 episódios de conteúdo áudio sobre cidadania digital e será emitido na Rádio Online ZigZag (versão áudio), durante os próximos 10 meses - 3 episódios por mês. A versão LGP estará disponível no canal youtube da rádio ZigZag.

Além da presença assídua das mascotes do SeguraNet (o Pisca) e do Centro Internet Segura (a INES), importa destacar que este recurso foi pensado numa perspetiva universal, com o objetivo de chegar a todos os alunos. Neste sentido, a Escola de Referência de alunos surdos do Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos envolveu os seus alunos na tradução para LGP destes recursos, dando assim origem a um projeto pioneiro nesta matéria.

Nos momentos que antecederam o lançamento, os alunos que deram voz aos personagens bem como os que traduziram para LGP este recurso, foram presenteados com uma visita guiada aos estúdios da RTP.
Neste evento, tiveram lugar dois momentos de debate e reflexão sobre a temática Cidadania Digital – na Escola e na Sociedade.
 

Para mais informações, consulte a página do evento http://erte.dge.mec.pt/Serie-ZigZaga-na-Net.

“Ouvido Crítico” é um programa emitido pela Antena 1 com a colaboração com o MIL Obs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia) do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Este programa transmitido todas as quartas-feiras, depois das 15h00, desafia-nos a pensar sobre o outro lado dos media e apresenta, também, múltiplas iniciativas em torno da Educação para os Media.

A Direção-Geral da Educação participou no programa do passado dia 30 de janeiro, onde foram destacadas iniciativas e ações estratégicas de implementação da Educação para os Media, nas comunidades educativas.
 

Assista em: https://www.rtp.pt/play/p4406/ouvido-critico

O Serviço Central de Apoio eTwinning acaba de divulgar a lista de professores distinguidos com Prémio Europeu 2019.

Portugal conta com a distinção de 3 premiados:

  • 2.º lugar, na categoria até aos 6 (Pré-escolar): Learning with experiements  (Carla Morais, Agrupamento de Escolas de Lousada);
  • 2.º lugar na categoria 12-15: Grandma’ Stories in 2080  (Maria Piedade Silva, Agrupamento de Escolas de Sátão);
  • Categoria especial – Prémio Yunus Emre Prize for Humanism and Intercultural Understanding: Herit@ge matters  (Marisa Rocha, Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida).

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning congratula-se com os resultados que têm vindo a ser alcançados pelos professores portugueses, a nível europeu, e parabeniza os vencedores pelo seu desempenho de excelência.

Consulte a lista premiados em  https://www.etwinning.net/en/pub/highlights/european-prizes-winners-2019.htm.

No âmbito da comemoração do Dia da Internet Mais Segura, decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no dia 5 de fevereiro, o seminário intitulado “Online pelos Direitos Humanos”, promovido pelo Consórcio Centro Internet Segura.

Além de Sabrina Vorbau, coordenadora do projeto europeu eSafety Label, o seminário contou, ainda, com participantes como: Matia Losego, educador pelos Direitos Humanos; SKILO, youtuber; Pedro Górgia e Alexandre da Silva, atores que integram a peça de teatro “ID, A tua Marca na NET 2.0”; o rapper Malabá e outros criadores de conteúdos web.

Ler mais sobre o seminário!

Produção de vídeos colaborativos nas escolas

Perante o consumo crescente de conteúdos científicos em suporte audiovisual, nomeadamente pelas gerações mais jovens, e a escassez de vídeos científicos e educativos de produção portuguesa, a DGE (Direção-Geral da Educação) acolheu uma iniciativa que pretende dar resposta a este desfasamento. Trata-se do CHIC Science, um projeto  de desenvolvimento de uma plataforma de produção colaborativa e disseminação de vídeos científicos, que estará disponível na cloud.

O projeto é coordenado pela SisTrade num consórcio que inclui parceiros como a Clustermedia Labs, a Universidade do Porto, o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), a Universidade Aberta e a Ideias e Conteúdos (https://chic.mog-technologies.com/).

Reconhecendo o potencial interesse desta plataforma para o sector educativo, a DGE apoiou o envolvimento de 5 agrupamentos escolares no piloto do projeto. Os Agrupamentos de Albergaria-a-Velha, Rio Tinto n.º 3, Santa Maria Maior, Pintor José de Brito e Vila Nova de Cerveira foram assim convidados a desenvolver um ou mais vídeos de conteúdo científico. Neste momento, os vídeos estão já em fase de produção, com acompanhamento da equipa do projeto, que está a recolher elementos para perceber as necessidades sentidas pelos participantes e poder, assim, incluir no desenvolvimento das funcionalidades da plataforma possíveis soluções.

Ao longo deste ano letivo, está também previsto que os professores e alunos envolvidos no piloto possam experimentar, em ambiente de teste, as diferentes funcionalidades desenvolvidas, quer no âmbito da produção audiovisual, quer no acesso ao repositório de vídeos científicos.
 

Dica TIC


ABC.Play do Apps for Good disponível na Apple Store e Google Play

Com o objetivo de ajudar as crianças a alargarem o seu léxico, enquanto brincam com o telemóvel dos pais, e ainda como medida de apoio à aprendizagem, quatro alunos do Jardim de Infância da Quinta de Bacelos propuseram a criação de uma apps: ABC.PLAY – Aprende a Vocabular.

Esta app, concebida sob a forma de dicionário oral, permite associar imagens com letras do alfabeto, sendo a leitura de cada letra e o significado de cada imagem reproduzidos com recurso ao registo áudio.

O projeto que deu origem à app ABC.PLAY – Aprende a Vocabular foi apresentado na 1.ª edição do App Start Up, tendo sido financiado por um dos parceiros do Apps for Good.

 

 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais


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