Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
março 2022
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Destaque


Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais - Divulgação de Resultados

Foi publicado o Relatório sobre o Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais, um documento, onde, entre outros, se apresenta um conjunto de recomendações/fatores críticos de sucesso a ter em conta pelos AE/Ena que venham a aderir a este projeto.
O Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas inseridas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril), prevê, entre outras iniciativas, a utilização de manuais escolares digitais e de recursos educativos digitais.
Neste sentido, a Direção-Geral da Educação (DGE) contratualizou, com a Universidade Católica Portuguesa, um Estudo de monitorização e de avaliação da utilização destes recursos educativos. Este trabalho, coordenado pelo Professor Doutor José Lagarto, teve em conta duas dimensões:

• o desenvolvimento das competências digitais dos professores do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas (AE/Ena), da rede pública de Portugal Continental, no que concerne à utilização dos equipamentos e dos recursos digitais, nomeadamente, os manuais escolares digitais; 

• a compreensão dos processos de desenvolvimento e das metodologias e práticas pedagógicas, associadas à utilização dos equipamentos e dos recursos educativos digitais.

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Programação e Robótica na Escola - Webinar de lançamento do projeto

Hoje, dia 29 de março de 2022, das 17h30 às 19h30, realizar-se-á o webinar de lançamento do projeto “Programação e Robótica na Escola”.

Este projeto, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação, visa:

  • Promover a integração de atividades de programação e robótica em contexto de ensino/aprendizagem nas várias disciplinas do currículo;
  • Estimular o envolvimento de novos participantes (alunos e professores) na área do conhecimento da programação e robótica;
  • Dar a oportunidade aos clubes de programação e robótica existentes nas escolas de participarem em atividades que possibilitem mostrar/partilhar o trabalho desenvolvido;
  • Utilizar a metodologia do trabalho de projeto - recolher, analisar, selecionar informação, resolver problemas, tomar decisões adequadas, justificando essas decisões numa dimensão inter e transdisciplinar e juntando os saberes teóricos e práticos.
 

Vai acontecer


Con(re)curso REDA

A Direção Regional da Educação da Região Autónoma dos Açores organiza, no presente ano letivo, a quinta edição do “Con(re)curso” REDA, que tem como objetivo estimular a criação de conteúdos educativos digitais de excelência . Para além do reconhecimento da prática letiva do docente ou das equipas de docentes envolvidas, valorizando as suas competências pedagógicas, o Con(re)curso pretende incentivar os docentes de todo o País à produção de recursos educativos com características que apelem a uma maior capacidade de empatia com os seus alunos, uma vez que a linguagem digital é aquela com que a maior parte destes se relaciona, no seu dia a dia, de uma forma natural. 

Os docentes que pretendam candidatar-se deverão submeter os seus trabalhos até 30 de junho de 2022, na plataforma REDA. Para efeitos de candidatura ao prémio de 2021-2022, serão considerados todos os recursos originais submetidos entre 01 de julho de 2021 e 30 de junho de 2022. Aos três prémios existentes (Excelência, Distinção e Mérito) estão associados prémios pecuniários simbólicos que vão de quinhentos a oitocentos e cinquenta euros.

Mais informações e  regulamento disponíveis em:
https://edu.azores.gov.pt/conrecurso_reda/

No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a?

A Direção-Geral da Educação vai promover, no ​próximo dia 7 de abril, entre as 10:00h e as 11:00h, o Webinar: No lugar do/a outro/a... E se fosse comigo ou com o/a melhor amigo/a?, destinado a crianças e jovens.  

Este Webinar, enquadrado no Plano de prevenção e combate ao bullying e ciberbullying “Escola sem Bullying, escola sem Violência”, pretende contribuir para promover a empatia entre as crianças e jovens, levando-os/as a conhecer a importância de se colocarem no lugar do outro/a. Através da análise e questionamento crítico de situações de violência, nomeadamente situações de bullying/ciberbullying, os/as jovens poderão conhecer algumas estratégias que conduzam à tomada de decisões conscientes e ao debate de opiniões.   

Pretende-se, ainda, envolver as crianças e jovens na participação ativa em projetos da escola e noutros momentos do quotidiano escolar, que contribuam para a prevenção da violência, e para um ambiente saudável e de bem-estar, dentro e fora da escola. 

Para atingir estes objetivos, o Webinar conta com a participação da especialista em sociodrama, Luzia Lima-Rodrigues (Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal), que tentará desafiar as crianças e jovens a colocarem-se no lugar do/a outro/a, promovendo a empatia. 

Mais informações.

MOOC – Ciências da Computação: Guia para Educadores (Computer Sciences: Educators’ Guide

Numa parceria com a Google, a European Schoolnet Academy vai lançar um novo MOOC intitulado Ciências da Computação: Guia para Educadores.

Com início a 25 de abril e término a 1 de junho de 2022, este MOOC, com 4 módulos, é disponibilizado em inglês e tem a duração total de 15 horas. Como trabalho final, os participantes deverão criar um cenário de aprendizagem que poderão utilizar na sua sala de aula, receberão feedback dos seus pares e avaliarão os cenários produzidos por estes.

Como é do conhecimento geral o desenvolvimento de novas tecnologias e o emergir de novas práticas de ensino e de aprendizagem estão a motivar os agentes educativos a repensar as práticas pedagógicas, integrando a tecnologia digital, de forma proveitosa e significativa. Assim, é neste contexto que surge o MOOC Ciências da Computação: Guia para Educadores, durante o qual será abordado o modo como os professores podem recorrer ao uso das TIC, em sala de aula, com o objetivo de fomentar, junto dos seus alunos, o interesse por uma futura opção de carreira, na área das ciências da computação.

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Novo MOOC da European Schoolnet: Facts4All - Escolas combatem a desinformação

A  European Schoolnet   disponibiliza, até ao próximo dia 22 de abril, o MOOC “Facts4All: Schools Tackling Disinformation”.

Melhorar a literacia mediática e identificar a desinformação online são competências valiosas para o século XXI. Os professores devem estar atualizados em relação a estas temáticas para melhor poderem apoiar os seus alunos a lidarem com a desinformação que se encontra tão presente no seu dia a dia.

Com a duração de cerca de 15 horas, este curso disponibilizado em inglês pretende capacitar os professores dos ensinos básico e secundário, de qualquer disciplina, a desenvolverem e implementarem abordagens abrangentes, significativas e eficazes na sua escola, de modo a fomentar o pensamento crítico e a combater a desinformação online, através da colaboração inter-geracional e do envolvimento da comunidade.

Pode consultar mais informação sobre esta formação online.

Inscreva-se neste curso em: https://bit.ly/Facts4ALLMOOC

 

Aconteceu


Sessão Academia Digital para Pais – Jovens Voluntários

A iniciativa Academia Digital para Pais promoveu no dia 14 de março uma sessão dirigida aos Jovens Voluntários.

A sessão Academia Digital para Pais  - Jovens Voluntários contou com a participação de jovens voluntários, de Agrupamentos de Escolas, participantes na Academia Digital para Pais II, nomeadamente: Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga; Agrupamento de Escolas de Stº. António, Barreiro; Agrupamento de Escolas D. Dinis, Lisboa; Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Bombarral e Agrupamento de Escolas de Amadora Oeste.

Esta sessão foi moderada pelas alunas Maria Matos e Joana Martins, Líderes Digitais e jovens embaixadoras do programa europeu Better Internet 4 Kids.

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-REDES, em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças  e jovens alunos  do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitais. Esta iniciativa envolve cerca de 1000 jovens voluntários na dinamização das ações de formação, dirigidas a pais/encarregados de educação.

Poderá rever a sessão em:
https://www.youtube.com/watch?v=2aZowWvxz7M

Mais informações sobre a iniciativa Academia Digital para Pais em:
https://www.dge.mec.pt/academia-digital-para-pais

DigComp 2.2 - Atualização do Quadro de Referência para a Competência Digital dos Cidadãos

Foi publicado pelo Joint Research Centre o Quadro de referência para a Competência Digital dos Cidadãos, intitulado: “DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens – with new exemples of knowledge, skills and attitudes”.

O DigComp 2.2, que apresenta um entendimento comum sobre a competência digital dos cidadãos, integra 250 novos exemplos de conhecimentos, competências e atitudes que ajudam os cidadãos a envolverem-se de forma confiante, crítica e segura com tecnologias digitais emergentes, tais como sistemas impulsionados pela inteligência artificial (IA).

Esta publicação encontra-se disponível aqui!

 

Dica TIC


#EstudoEmCasaApoia é uma plataforma online que disponibiliza mais de 300 recursos educativos digitais, de diversos ciclos e áreas curriculares, direcionada para a consolidação e a recuperação das aprendizagens, bem como para a promoção do trabalho autónomo dos alunos.

Após o registo na plataforma é também possível fazer uma gestão pessoal dos recursos.

Experimente e faça o seu registo em: #EstudoEmCasaApoia

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