Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
novembro 2015

Já Aconteceu

Atividades da iniciativa "Laboratórios de Aprendizagem / Future Classroom Lab (EUN)"
 
A Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a EUN, encontra-se a promover a iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN)”. Pretende-se divulgar aos professores, às escolas e a outros agentes educativos, as orientações e os recursos produzidos pela EUN que apoiam a construção, a exploração e a implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, assim como a construção de uma rede de professores visando a expansão da integração de práticas inovadoras ao nível nacional.
Teve lugar nos dias 13 e 14 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva a 2.ª Conferência de Professores EspAciais – ESERO Portugal. A conferência aborda atividades de sala de aula, onde as tecnologias assumem um papel importante, incluindo a observação remota da Terra, a utilização de tecnologia espacial na gestão de catástrofes e a produção de energia.
 
Saiba mais em http://www.cienciaviva.pt/
 
Workshop MIT App Inventor
 
O projeto EduScratch dinamizou uma sessão sobre programação de aplicações para telemóveis Android integrada na ICT 2015, que decorreu em Lisboa de 20 a 22 de outubro.
Nesta sessão foi mostrado a cerca de 25 jovens como é possível criar aplicações para telemóveis utilizando uma linguagem de programação por blocos (o MIT App Inventor) com características semelhantes ao scratch.
Pode consultar e descarregar o guião, passo a passo, criado para a sessão em:
http://issuu.com/eduscratch/docs/contagem
 
Clubes de Programação e Robótica
 
Na sequência do êxito da iniciativa “Clubes de Programação e Robótica” – 2014/2015, na qual foram identificados 104 clubes, a Direção-Geral da Educação (DGE) lançou a 2.ª edição desta iniciativa, no presente ano letivo.
 
A Educação à luz do digital: o olhar da investigação

Teve lugar no dia 26 de novembro na Fundação das Comunicações mais uma sessão de partilha no contexto do projeto TEA com investigadores e especialistas na área da utilização educativa das tecnologias digitais/móveis.
 
Saiba mais sobre o projeto TEA e esta iniciativa em http://educacaoluzdigital.weebly.com/
 

Vai Acontecer

Líderes Digitais
 
A iniciativa “Líderes Digitais” visa a promoção de comportamentos de utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis, dinamizados por jovens de referência na Comunidade Educativa, que receberão formação específica; em cada comunidade haverá pelo menos um professor responsável pelos jovens e pelas atividades.
 
Programação no 1.º CEB - Eventos regionais
 
A Direção-Geral da Educação (DGE) irá promover, nos meses de dezembro e janeiro, diversos eventos regionais no âmbito do projeto-piloto "Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
 
Saiba mais em 
 
10 anos de eTwinning

A plataforma de colaboração entre as escolas europeias faz 10 anos.
Evento nacional eTwinning

No próximo dia 4 de dezembro, o Serviço Nacional de Apoio eTwinning irá celebrar os 10 anos do Projeto eTwinning com a realização de um evento que terá lugar no Hotel Olissippo, em Lisboa. Durante a cerimónia, serão agraciados os professores portugueses distinguidos com o Prémio Nacional 2015.
 
 

Concurso "Conta-nos uma história!"

O Ministério da Educação e Ciência (MEC), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, lança a 7.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!".

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Saiba mais em http://www.erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historia

 

Concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media

O concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), realizada em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A candidatura ao concurso 7 dias, 7 dicas sobre os media tem por finalidade a produção de dicas sobre os media (alertas, recomendações, conselhos, ...), em formatos diversos (áudio, vídeo, apresentação eletrónica ou cartaz).

 


3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning decorre em Coimbra


Numa iniciativa da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra terá lugar no sábado, 7 de maio de 2016, a 3.ª edição do «Encontro sobre Jogos e Mobile Learning».
 

Conferências NETtalks sobre o Mundo Digital

O Concursos Sitestar e as Conferências NetTalks são duas iniciativas na área da Educação para os Media promovidas pela DECO. Em 2015/2016, as conferências contarão com o apoio dos nove Centros de Competência da Direção-Geral da Educação.

Saiba mais em http://sitestar.pt/2015/11/05/as-nettalks-estao-de-regresso-consulta-o-calendario/
 


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
© 2015 - Todos os direitos reservados

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email