Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
novembro 2017

Vai Acontecer

Curso MOOC eTwinning
A Direção-Geral da Educação promove a 1.ª edição do MOOC (Massive Online Open Course) eTwinning. Este curso, que tem como objetivo explorar o portal eTwinning e dar a conhecer a maior plataforma de professores da Europa, terá uma duração de 5 semanas. As inscrições no MOOC estão abertas até dia 13 de novembro.
Iniciativa Líderes Digitais 2017-2018
No âmbito da iniciativa "Líderes Digitais" realizar-se-á, a 2 de novembro, uma videoconferência síncrona, com os professores envolvidos. Nesta sessão preparatória, pretende-se fazer uma breve apresentação da iniciativa, divulgar as sessões síncronas futuras e agendar os próximos passos.
A iniciativa terá duas vertentes: “Líderes Digitais Benjamins”, direcionado ao 1.º ciclo e “Líderes Digitais”, direcionado aos jovens do 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário e conta com 600 alunos inscritos.
II Fórum Informal sobre Literacia Mediática
No próximo dia 3 de novembro de 2017, irá realizar-se o II Fórum Informal sobre Literacia Mediática, no auditório da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.
Este encontro é levado a cabo pelo Grupo Informal de Literacia Mediática (GILM) e pela Comissão Nacional de Proteção de Dados. Um painel irá abordar a temática: “Internet, Proteção de dados e Literacia dos Media”.
Prémios Nacionais eTwinning 2017
A Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning,  tem a honra de divulgar a lista dos Prémios Nacionais eTwinning 2017.
Os professores portugueses que desenvolveram os melhores projetos europeus colaborativos, no âmbito do projeto eTwining do Programa Erasmus+, durante o ano letivo 2016/2017, serão galardoados numa cerimónia que decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no dia 10 de novembro de 2017, entre as 14h00 e as 17h00. Parabéns aos vencedores!
Submissão de candidaturas ao Prémio UNESCO-King Hamad bin Isa Al-Khalifa
A Direção-Geral da Educação informa que o prazo limite para submissão de candidaturas ao Prémio UNESCO-King Hamad bin Isa Al-Khalifa, para a utilização das TIC em Educação (este ano subordinado ao tema “Atualização das TIC para alargar o acesso a uma educação de qualidade”) foi adiado para 10 de novembro de 2017.
Lisboa Games Week 2017
Terá lugar na FIL – Parque das Nações, entre os dias 16 e 19 de novembro, a 4.ª Edição da Lisboa Games Week. Cerca de 6.000 alunos de todos os ciclos e seus professores, oriundos de todo o país, participarão nas ações pedagógicas e didáticas potenciadoras das aprendizagens curriculares, promovidas pela Direção-Geral da Educação, parceira da LGW Serviço Educativo.
Estão igualmente disponíveis outras atividades e ações lúdicas de interação e espaços temáticos do evento. Ainda se encontram abertas inscrições para alguns workshops disponíveis no programa do evento, do qual destacamos, no dia 16 de novembro, entre as 12h e as 13h, um painel sobre boas práticas no uso da gamificação em sala de aula.
2.ª Semana Europeia da Formação Profissional
Terá lugar de 20 a 24 de novembro de 2017, a 2.ª Semana Europeia da Formação Profissional sob o título “Descubra o seu talento!”.
Serão partilhados, ao longo dos quatro dias, práticas de excelência de escolas com este percurso escolar alternativo de toda a Europa.
Prémios Europeus eTwinning 2018
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Europeu eTwinning 2018 destinado a todos os eTwinners cujo projeto foi galardoado com Selo Europeu de Qualidade e permaneceu ativo no ano de 2016/2017. A data limite para submissão da candidatura é 1 de dezembro de 2017.

Já Aconteceu

Animações SeguraNet
A Direção-Geral da Educação lançou mais uma animação, no âmbito do projeto SeguraNet, desta vez sobre a problemática do Sexting.
São várias as animações SeguraNet que promovem a cidadania digital, a saber: “Antivírus”, “Sempre Ligado”, “Partilha de Informação Pessoal” e “Há vida offline”. Estes recursos para além de terem feito parte de diversas campanhas nos cinemas integram a galeria de recursos da rede de Centro Internet Segura – Insafe.
WEBINAR DGE - "Referencial de Educação para a Saúde"
Está disponível mais um webinar DGE desta vez subordiando ao tema "Referencial de Educação para a Saúde. Os oradores, o Dr Luís Lima e a Dra. Isabel Lopes, abordam os vários temas e subtemas do Referencial de Educação para a Saúde, bem como explicam de que forma os objetivos e descritores que o compõem estão relacionados com a especificidade do público escolar de cada nível de educação e ensino.
SeguraNet: o mês da Cibersegurança nas Escolas
A Direção-Geral da Educação, através do projeto SeguraNet, convidou todas as Comunidades Educativas a promoverem atividades no âmbito da segurança digital, durante o mês de outubro, para assinalar o mês da Cibersegurança.
Jogo português “Aprender a programar” ganha Menção Honrosa no Concurso “Ciência en Accion”
O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, em Torres Vedras, recebeu uma Menção Honrosa no concurso "Ciência en Accion" pelo trabalho realizado com o jogo "Aprender a Programar".

O concurso "Ciência en Accion", cuja décima oitava edição decorreu este ano entre os dias 6 e 8 de outubro no Izarra Centre de Ermua, Espanha, é um concurso internacional em língua espanhola e portuguesa que tem como principal objetivo a divulgação científica e tecnológica.
“The Image Conference” - 6ª edição

A Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) promoveu a 6ª edição “The Image Conference” (TIC), que se realizou na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de outubro.
Especialistas e profissionais no uso de imagens no ensino de línguas partilharam as suas experiências, ideias e know-how, proporcionando aos participantes uma oportunidade para aprimorar as suas competências no uso inovador e criativo de imagens no ensino de línguas.

MOOC sobre “Metodologias de ensino e de aprendizagem baseadas em trabalho de projeto”
Iniciou-se, a 16 de outubro, mais um curso MOOC da Teacher Academy, gratuito, online e aberto a professores e outros responsáveis pelo ensino em qualquer país.
Programação e Robótica no Ensino Básico - Probótica
A Direção-Geral da Educação promove no ano letivo 2017/18, com o apoio da Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, do Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, a iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”.
A Sessão de Lançamento do projeto ocorreu no dia 18 de outubro de 2017, no Auditório da Microsoft, em Lisboa. Nesta sessão, foram apresentadas as Linhas Orientadoras e as dinâmicas gerais que irão ser desenvolvidas no âmbito do projeto.
Evento CodeWeek - Programação e Robótica 2017
A Direção-Geral da Educação, em parceria com a Associação Nacional de Professores de Informática e com a Câmara Municipal de Lisboa, associou-se, uma vez mais, à iniciativa “CodeWeek 2017” – Semana Europeia da Programação, através da realização de um evento intitulado “Programação e Robótica 2017”, que teve lugar no dia 21 de outubro, na Escola Secundária Eça de Queirós,em Lisboa.
O evento visou divulgar junto dos participantes experiências que têm vindo a ser postas em prática um pouco por todo o país, através da partilha e disseminação de boas práticas.
WEBINAR DGE - "Literacia Emergente e Aprendizagem da Leitura e da Escrita"
Neste webinar, as oradoras convidadas (Doutora Ana Cristina Silva, docente no ISPA- IU e Dra. Sofia Ferreira, Técnica Superior de Educação na Fundação Aga Khan Portugal) abordam a temática da Literacia Emergente e explicam a importância da mesma na prevenção das dificuldades de aprendizagem.
MOOC sobre "Erasmus+ oportunidades de financiamento para escolas"
A School Education Gateway (Teacher Academy) iniciou a 30 de outubro um MOOC (Massive Open Online Course) intitulado “Erasmus+ oportunidades de financiamento para as escolas”.

Dica TIC

App eTwinning para dispositivos móveis

A App do eTwinning, disponível na App Store e no Google Play, permite aceder às notificações e a outras ações relacionadas com o eTwinning Live: informações e mensagens dos utilizadores; convites para fazer parte de um projeto, de um grupo ou de uma lista de contactos; eventos. Os utilizadores também podem usar a App para executar algumas ações básicas, tais como, responder a uma mensagem ou aceitar uma solicitação de contacto, projeto ou convite de grupo.



Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email