Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
outubro 2017

Vai Acontecer

Privacidade de dados em estabelecimentos escolares
A Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, está a organizar dois encontros conjuntos com a Comissão Nacional de Proteção de Dados, subordinados ao tema “Privacidade de dados em estabelecimentos escolares”.
Os encontros serão realizados no dia 9 de outubro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, e no dia 11 de outubro, na Aula Magna do Instituto Piaget (Almada), entre as 14h00 e as 16h30.
Lançamento da 11.ª edição dos Desafios SeguraNet 2017/18
A 11.ª edição dos Desafios SeguraNet 2017/18 terá início no dia 15 de outubro, prolongando-se até 31 de maio de 2018. Esta edição destina-se a todas as escolas, públicas e privadas, do ensino básico.
MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”
No próximo dia 16 de outubro de 2017, terá início a 3.ª Edição do MOOC (Massive Open Online Course)  “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, promovido e dinamizado pela equipa de embaixadores da Iniciativa Laboratórios de Aprendizagem, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE).
Este MOOC pretende dar a conhecer um conjunto de ferramentas e metodologias, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN), que permite apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem.
eSafety Label – Escolas digitalmente seguras
A Direção-Geral da Educação (DGE) apoia a participação das escolas portuguesas na iniciativa da European Schoolnet - eSafety Label, concebida para ajudar as escolas a elevar gradualmente a qualidade desses padrões, ao nível das infraestruturas, políticas e práticas. Este apoio é disponibilizado através do fornecimento de um plano de ação personalizado, gerado a partir do preenchimento de um breve questionário, de fichas informativas e da interação e partilha de boas práticas no fórum.
4.ª Edição do Lisboa Games Week (LGW)
Terá lugar na FIL – Parque das Nações, entre os dias 16 e 19 de Novembro a 4.ª Edição do Lisboa Games Week. Cerca de 6.000 alunos de todos os ciclos e seus professores, oriundos de todo o país, participarão nas ações pedagógicas e didáticas potenciadoras das aprendizagens curriculares, promovidas pela Direção Geral de Educação (DGE).
No Stand da DGE o público poderá participar em atividades pedagógicas de sensibilização à programação e à robótica, entre outras, experimentar ferramentas para criação de conteúdos didáticos e participar em workshops conjuntos. Os docentes podem ainda participar num painel sobre boas práticas no uso da gamificação em sala de aula.

 

Já Aconteceu

Lançamento do Projeto NAU
No dia 27 de setembro, no Auditório Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, foi assinado o protocolo do consórcio entre várias áreas governativas fundadoras do Projeto NAU – Ensino e Formação a Distância da Administração Pública para Grandes Audiências. Trata-se de uma iniciativa nacional para construção e operação de uma infraestrutura técnica e operacional de suporte à publicação e dinamização de conteúdos em formato MOOC. O Projeto NAU, transversal a diversos ministérios, permitirá desenvolver ações de formação para um maior número de funcionários e cidadãos, com maior qualidade, com maior frequência e menores custos.
O eTwinning em contexto escolar – 5.ª edição
A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE), promove a 5.ª edição do curso eTwinning acreditado – O eTwinning em contexto escolar -, que decorre entre os dias 26 de setembro e 31 de outubro de 2017.
Esta formação, totalmente a distância e de caráter gratuito, terá uma duração de 25 horas e destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em iniciar projetos eTwinning.
Iniciativa Move2Learn - divulgação de resultados
O Serviço Central de Apoio eTwinning acaba de divulgar a lista das escolas e dos projetos premiados que concorreram à iniciativa Move2Learn. Parabéns aos professores vencedores, que poderão agora viajar com os seus alunos por países europeus.
Evento Final da 3ª Edição do Apps for Good - 2016/17
O Evento Final da 3ª Edição do Apps for Good 2016/17 decorreu no dia 20 de setembro de 2017 na Fundação Calouste Gulbenkian, e contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Na sua intervenção focou a importância das metodologias ativas na escola dos nossos dias e o enquadramento do Apps for Good nas políticas definidas pelo Ministério da Educação.
A Direção-Geral da Educação congratula todas as 140 equipas participantes, realçando as ideias inovadoras desenvolvidas pelos jovens que usam a tecnologia para resolver problemas da sua comunidade.
2.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi
O 2.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi realizou-se entre os dias 4 e 8 de setembro no Grande Auditório do Fórum da cidade da Maia e reuniu professores e profissionais da Educação num espaço de partilha e reflexão sobre as suas práticas letivas com a utilização de tecnologia através de cenários de Inovação Pedagógica. A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, da Direção-Geral da Educação, apresentou os projetos e iniciativas que promove e promoveu atividades práticas no stand Ambiente Educativo Inovador.
XVI Edição dos "Artistas Digitais"
Está disponível para consulta a lista de premiados da iniciativa “Artistas Digitais”, promovida pelo Centro de Competência “Entre Mar e Serra” com o objetivo de promover os Valores na Escola através do uso criativo da tecnologia.
O júri nacional, constituído por representantes das entidades parceiras, artistas e professores de escolas da região selecionou, entre os 4 607 participantes, os alunos a premiar nas três categorias do concurso.

Dica TIC

Milage Aprender +
Mais uma vez realçamos a plataforma Milage Aprender + que no início deste ano letivo disponibiliza novas funcionalidades: a app Milage Aprender + foi melhorada e otimizada para ajudar os alunos na aprendizagem da matemática; a aplicação Milage Aprender + Professores, permite agora carregar conteúdos e visualizar o trabalho dos alunos. Destacam-se os vídeos tutoriais e as pautas com a informação da autoavaliação e da avaliação de pares para cada ficha, contando com mais de 3500 exercícios de matemática do 1.º ao 12.º ano.


Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email