Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
outubro 2018

Destaque


Orientações Curriculares para as TIC no 1.º CEB

A Direção-Geral da Educação divulga as Orientações Curriculares para as TIC no 1.º Ciclo, um documento que, desde a sua génese, teve o contributo dos Centros de Competência TIC, a saber, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Universidade do Minho, Universidade de Aveiro, Softciências, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém,  Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, EDUCOM, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Universidade de Évora.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, enquadra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como áreas de integração curricular transversal no 1.º Ciclo do Ensino Básico, potenciadas pela dimensão globalizante deste nível de ensino. Nesta medida, este documento curricular visa desenvolver um conjunto comum de competências de natureza multidisciplinar, criando contextos relevantes e significativos, articulados com as componentes do currículo, bem como com as capacidades e atitudes previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

 

 

Vai Acontecer

Convite à participação dos CPR na Exposição - Programação e Robótica 2018

A Direção-Geral da Educação (DGE) associa-se, uma vez mais, à iniciativa "CodeWeek 2018"- Semana Europeia da Programação, através da realização do evento intitulado "Programação e Robótica 2018" (http://erte.dge.mec.pt/programacao-e-robotica-2018), que terá lugar nos dias 19 e 20 de outubro, na Escola Secundária Rio Tinto, n.º 3, Porto.

Pretende-se, com este evento, divulgar junto dos participantes experiências que têm vindo a ser dinamizadas um pouco por todo o país, através da partilha e disseminação de práticas de referência.

O evento iniciar-se-á no dia 19 de outubro, no período da tarde, onde serão realizadas um conjunto de oficinas de trabalho. No dia 20 de outubro, poderá assistir a sessões plenárias, à exposição e acompanhar as tendências educativas nesta área.

Neste sentido, convidamos todos os Clubes de Programação e Robótica a participar na exposição, que irá decorrer no dia 20 de outubro, demostrando os trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) do seu Agrupamento.
 

 As inscrições decorrerão até ao dia 13 de outubro, através do seguinte formulário:

 http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/374256/lang/pt
 

 Em caso de qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos.
 

Contamos com a vossa presença!
A Equipa CPR


 

 


Lançamento da 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/2019

A 12.ª edição dos Desafios SeguraNet 2018/19 teve início no dia 01 de outubro, prolongando-se até 31 de maio de 2019.

Esta edição destina-se a todas as escolas, públicas e privadas, do ensino básico.

Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino.

Nos Desafios dirigidos ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três Desafios sobre temas relacionados com a segurança digital.

No caso dos Desafios dirigidos ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

Este concurso é  uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Esta iniciativa também poderá ser dinamizada no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento nos domínios: Direitos Humanos - Campanha Não ao Discurso do Ódio e  Ciberbullying; Saúde - Dependência Online e Bullying/Ciberbullying; Sexualidade – Sexting e Sextortion; Media - Literacia mediática, Direitos de Autor e Fake News; Segurança, Defesa e Paz - Cibersegurança.

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

 

 

<Academia de Código_Júnior> abre vagas gratuitas para as escolas poderem ensinar a programar

Encontram-se abertas as inscrições para o Projeto <Aprende a Programar>, uma iniciativa da <Academia de Código_Júnior>, com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), que oferece a 100.000 crianças, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade, a possibilidade de aprenderem programação e abraçarem uma aventura digital que os vai levar de utilizadores a criadores.

A missão passa por preparar as crianças para uma sociedade digital, combater o insucesso escolar, desenvolver o pensamento computacional, raciocínio lógico e a capacidade de “problem solving” com a introdução às Ciências da Computação, através da plataforma Blanc que aparece ainda como ferramenta de inclusão na sala de aula como ilustra este vídeo.

As escolas interessadas em ter Ciências da Computação na sua oferta curricular devem candidatar-se até 7 de outubro no site destinado para o efeito. O projeto está desenhado para que qualquer professor possa ensinar a programar.


 

 

Prolongamento do prazo da 2.ª fase de inscrições

Interessado em estimular os seus alunos para causas sociais ao mesmo tempo que desenvolvem competências digitais em ambiente de projeto? O Apps for Good proporciona a todos os seus professores e alunos os conteúdos necessários, enquadrados numa metodologia simples e adaptável a diversos modelos de implementação curricular.

Participe já na 5.ª edição!

Inscrições até dia 12 outubro.

INSCREVA-SE JÁ!

 

 

Code Week 2018

A Code Week (https://codeweek.eu/schools) é uma iniciativa, promovida pela Comissão Europeia, que visa tornar a criatividade digital e a programação acessíveis a todos, de uma forma divertida e motivadora.

Este ano, a Code Week, que decorre entre os dias 6 e 21 de outubro 2018, convida todos os professores a participar, independentemente da área disciplinar que lecionam.

Se é um/a professor/a que gosta da área da programação e da robótica pode, facilmente, organizar um evento na sua escola, tal como:

- um dia aberto;
- uma conferência com um especialista;
- um workshop para colegas/alunos ou qualquer outra atividade relacionada com a temática.

Depois de ter decidido o que fazer, registe a atividade no mapa da Semana Europeia da Programação (https://dev.codeweek.eu/add). Posteriormente, receberá um certificado de participação emitido pela Comissão Europeia.

Não se preocupe se não está familiarizado/a com esta área. No site da iniciativa (http://codeweek.eu/schools), encontrará alguns exemplos de atividades que poderá realizar, na sua escola.

Para mais esclarecimentos ou informações sobre a Semana Europeia da Programação, contacte: codeweek@dge.mec.pt


 

 

Outubro - Mês Europeu da Cibersegurança

O Mês Europeu da Cibersegurança é comemorado durante o mês de outubro, pelo sexto ano consecutivo, com diversos eventos e atividades por toda a Europa.

"Cibersecurity is a shared responsability” (a Cibersegurança é uma responsabilidade de todos) é o tema para a iniciativa deste ano, que visa implementar boas práticas para a utilização do ciberespaço.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante este mês.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.

Registo em: http://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/user/register

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca


 

 

Curso online para agrupamentos com o reconhecimento “Selo de Escola eTwinning”

Este curso destina-se às escolas galardoadas com o “Selo de Escola eTwinning” e irá decorrer entre 10 de outubro e 23 de novembro de 2018 (Módulo 1: 10-21/10; Módulo 2: 22-31/10; Módulo 3: 2-12/11; Módulo 4: 12-23/11).

Serão admitidos entre 300 a 500 participantes, podendo cada  agrupamento inscrever, pelo menos, dois representantes: um elemento da Direção e um docente.
Após a inscrição, os participantes serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- data de inscrição;
- número de inscritos por agrupamento (será dada prioridade aos que inscrevam 2 participantes);
- quota do país (as vagas serão atribuídas consoante o número de agrupamentos galardoados, em cada país).
 
A participação neste curso contribuirá para uma melhor compreensão  do conceito de Escola eTwinning, bem como para o desenvolvimento e testagem de novas formas de trabalho entre os docentes. Concede-lhes, ainda, a oportunidade de desenvolverem as suas competências, valorizando a escola enquanto “organização aprendente”.

Prazo de inscrição: até 16 de setembro de 2018.
 
Consulte aqui o manual.


 

 

A European Schoolnet está a recrutar

A European Schoolnet pretende recrutar 12 professores, provenientes de 12 países. Poderão ser professores do ensino básico ou do secundário, de diversas áreas disciplinares, para integrarem, na qualidade de Embaixadores, o projeto Europeana DSI-4, que decorrerá de outubro de 2018 a agosto de 2020.

Enquanto Embaixadores da Europeana, estes professores terão como funções: a)  gerir o desenvolvimento de Cenários de Aprendizagem, utilizando conteúdos da Europeana; b) promover a adoção desses recursos, junto de escolas do respetivo país; c) colaborar com o Europeana Teacher User Group (grupo de professores utilizadores do Europeana), coordenando o trabalho de 10 professores, no seu país. Além disso, os embaixadores participarão, no início e no final de cada ano letivo, em dois workshops presenciais, no Future Classroom Lab (Sala de Aula do Futuro), em Bruxelas.

As datas do primeiro workshop já estão confirmadas: 30 de novembro a 1 de dezembro de 2018.

Os professores que pretendam integrar este projeto devem ter experiência na produção de recursos educativos, ser proficientes na língua inglesa (produção escrita e compreensão oral/escrita), ter interesse em aprender, em partilhar experiências e boas práticas e estarem interessados em produzir conteúdos culturais.

Todos os termos e condições bem como a ficha de candidatura podem ser consultados aqui. http://fcl.eun.org/web/guest/news/details?articleId=3133047

Data limite para a candidatura: 10 de outubro de 2018


 

 

Teatro

Vaidoso, irresponsável e trapalhão, Zé Pimpão, O Acelera é o personagem que dá nome ao espetáculo concebido a partir do livro com o mesmo título, escrito por José Jorge Letria (reedição 2017).

O encenador, Vasco Letria, apresenta, de forma pedagógica e divertida, o tema da Prevenção Rodoviária. Além disso, aborda outras temáticas:  Cidadania; Educação Cívica; Ambiental e outros.

O espetáculo, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos, pretende  alertar o público infantil para alguns perigos e  melhorar os hábitos dos condutores. Um ator profissional dá vida a Zé Pimpão, O Acelera.  Este, por seu lado, através das peripécias em que se envolve, proporcionará não só um momento de diversão, mas contribuirá também para a formação de cidadãos informados e responsáveis.

 

 

Scientix MOOC - STEM Is Everywhere! – da European Schoolnet Academy

O curso visa  promover  a articulação entre as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM),  integrando aspetos do quotidiano. Pretende também ajudar os professores a  abordar questões do dia-a-dia, no âmbito das suas práticas e das áreas CTEM.

Os professores, dos diferentes níveis de ensino, poderão aceder a um conjunto de recursos e de atividades, que lhes permitem articular as áreas CTEM com situações da vida real, bem como refletir acerca das suas próprias práticas.

Durante o curso, os participantes terão oportunidade de criar um plano de aula que inclua as CTEM, numa perspetiva interdisciplinar. Para além disso, um dos objetivos  é também o de proporcionar o contacto com outros professores CTEM, de modo a contribuir para   a partilha de experiências e a divulgação de boas práticas.


Início:  29 de outubro 2018.

Inscrições: STEM Is Everywhere!

Para mais informações aceda aqui.

 

 

Learning event: eTwinning nas Ciências Sociais e Humanas

Entre os dias 8 e 20 de outubro de 2018, irá realizar-se o evento de aprendizagem eTwinning nas Ciências Sociais e Humanas, dinamizado pela Professora Elisabete Fiel, embaixadora eTwinning da região do Alentejo.

Esta formação online destina-se a todos os docentes da área das Ciências Sociais e Humanas que pretendam vir a desenvolver projetos eTwinning, integrados no currículo, com o auxílio de ferramentas digitais colaborativas.

 

 

Concurso Media@ção 2019 – Media, democracia e tolerância

Num contexto global de fechamento ao Outro que se manifesta no terrorismo internacional, no fenómeno dos refugiados, no exacerbar de alguns nacionalismos e em muito discurso de intolerância que circula nas redes sociais, o concurso Media@ção 2019, tem por objeto a relação Media, democracia e tolerância.

O tema é comum a ambas as categorias de trabalhos – 1.º/ 2.º ciclos e 3.º ciclo/ secundário – e passível de ser abordado sob múltiplas perspetivas. Não obstante essa liberdade, sugerimos estas três possibilidades de abordagem:

• Como prevenir o discurso do ódio?
• Como promover a tolerância nos media?
• Como usar os media para o exercício da cidadania?

 Os trabalhos a concurso, a enviar até ao dia 15 de março de 2019, deverão ser submetidos, obrigatoriamente, através do formulário.

Está prevista a realização de um conjunto de sessões de apoio técnico ao concurso para professores orientadores dos trabalhos (ver ofício).

As inscrições abrirão no início de novembro 2018.


O concurso Media@ção é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Fundação PT (FPT) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027).

Para mais informações consultar  http://www.rbe.mec.pt/np4/2130.html ou usar o endereço: media@mail-rbe.org


 

 

Iniciativas ANPRI

A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), no quadro das suas áreas de atuação, continua a promover iniciativas  com vista à formação específica de um número cada vez mais alargado de professores.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de dinâmicas que acompanhem a introdução da disciplina de TIC no Ensino Básico, a ANPRI iniciou o MOOC – Aprendizagens Essenciais na Disciplina de TIC (mais informação em  http://www.anpri.pt/mod/forum/discuss.php?d=4739).

Para além deste curso, a ANPRI dinamizará ainda outros dois projetos:

- o Projeto 3Digital: Modelação 3D e da Realidade Virtual sobre o tema “Património Arquitetónico” facilitará, no 7.º ano de escolaridade, a definição de ações a desenvolver no quadro das Aprendizagem Essenciais, na disciplina de TIC, bem como no âmbito das disciplinas do ensino secundário e profissional;

- o Projeto ArdRobótic: Programação, Robótica, Eletrónica, Drones e Outros Artefactos sobre as áreas da programação, robótica, placas eletrónicas, internet das coisas, drones e outros artefactos (mais informação em  http://www.anpri.pt/mod/page/view.php?id=9037).

Estas e outras iniciativas da ANPRI podem ser consultadas no respetivo site http://www.anpri.pt/

 

 

Já Aconteceu

TangIn – Apresentação na conferência ICEM 2018 – Tallinn, Estónia

A conferência do ICEM  (International Council for Education Media 2018),  organizada pelo Centro de Tecnologia Educacional da Escola de Tecnologias Digitais, da Universidade de Tallinn, decorreu, entre os dias 5 a 7 de setembro, na capital da Estónia.

A investigadora da Universidade de Aveiro, Maria José Loureiro, foi uma das participantes nesta conferência, onde apresentou o projeto TangIn.

Durante o evento, a investigadora portuguesa teve oportunidade de contactar com representantes de vários continentes e de conhecer a aplicação das Tenologias Digitais no âmbito das diversas realidades educativas.

O projeto TangIn foi  apresentado sob a forma de poster, tendo suscitado um  forte  interesse e proporcionado uma ampla discussão entre os presentes.


 

 

Caderneta de Cromos Digital "Surfar na Net em Segurança com o Xico e os amigos"

No dia 19 de setembro decorreu, na Escola Vasco da Gama, em Lisboa, a sessão pública de apresentação da Caderneta de Cromos Digital “Surfar na Net em Segurança com o Xico e os amigos”, criada e desenvolvida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em colaboração com a Direção-Geral da Educação, no âmbito do projeto SeguraNet.

Esta iniciativa tem como objetivos principais informar e sensibilizar o público mais jovem, bem como os pais e encarregados de educação para o uso seguro e responsável dos ambientes virtuais, uma vez que permite abordar, de forma lúdica, através de tiras de BD SeguraNet, várias temáticas como:

Jogos Online;

Proteção de Dados;

Redes Sociais;

Notícias Falsas;

Ciberbullying;

privacidade e muitas outras.

A criação deste recurso surge como concretização do plano de ação do projeto Internet Segura, aprovado pela Comissão Europeia e cofinanciado pelo Mecanismo Interligar a Europa.

Mais informações em: http://juventude.gov.pt/Eventos/EducacaoFormacao/Paginas/Caderneta-Cromos-Digital-Surfar-Net-Seguranca-com-Xico-amigos.aspx

 

 

Dica TIC

Conte e desenhe histórias em vídeo!

O Doodly é uma aplicação web que permite criar vídeos "a desenhar num quadro branco". A sua utilização é muito simples, utilizando o sistema "arrastar e colar". Desta forma, é possível desenvolver vídeos educativos de uma forma explanativa e muito criativa. 

Experimente!

 

 

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais


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