Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas

A Direção-Geral da Educação, através  do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês  Europeu da Cibersegurança. Pelo sétimo ano consecutivo, por toda a Europa, são promovidos  diversos eventos e atividades.

A campanha de 2019 concentra-se em diferentes temas, alertando para a necessidade de mudança de comportamento, ajudando os utilizadores a identificar e a reconhecer os riscos inerentes à utilização das tecnologias digitais.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante o mês de outubro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.

Registo em:  https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/user/register

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/

Seja o próximo eSafety Champion

No próximo dia 21 de outubro, inicia-se o MOOC destinado a diretores, a professores da disciplina de Tecnologias da Comunicação e Informação e a todos os profissionais da área da educação, interessados em definir uma estratégia de segurança online, de acordo com  as necessidades da sua escola, bem como em assegurar que alunos e professores possam usufruir da Internet de forma segura. 

Durante os vários módulos, os participantes terão, por exemplo, a oportunidade de refletir acerca da importância da implementação de medidas adequadas de eSafety, em contexto escolar, de aprender a implementar, monitorizar e avaliar a sua estratégia de eSafety..

Data de início: 21 de outubro de 2019

Duração: 5,5 semanas

Número de módulos: 4

Data de conclusão: 27 de novembro 2019

Mais informações e inscrições em: http://bit.ly/eSLMOOC

Vai Acontecer


Evento Nacional CodeWeek 2019

A Direção-Geral da Educação (DGE) associa-se, uma vez mais, à iniciativa  CodeWeek – Semana Europeia da Programação, através da realização de um Evento Nacional , que terá lugar no dia  19 de outubro, na Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro.

Com este evento, pretende-se promover a partilha de projetos de programação e robótica, apresentar o trabalho desenvolvido por diversas entidades e facilitar a criação de novas colaborações e parcerias.

Consulte o programa do evento disponível em:
http://erte.dge.mec.pt/codeweek-programacao-e-robotica-2019

Todos os interessados em participar neste evento deverão inscrever-se, até ao dia 17 de outubro, através do seguinte formulário:
http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/845734/lang/pt
 

Contamos com a vossa presença!

Desafios SeguraNet 2019/2020 - 13.ª edição

A Direção-Geral da Educação promove a 13.ª edição do concurso Desafios Seguranet dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. Esta edição, que se prolonga até 31 de maio de 2020, contempla quatro categorias, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação. O 1.º desafio já está disponível desde o dia 1 de outubro.

No que se refere ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três Desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital.

Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais. 

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos (Não ao Discurso do Ódio; Ciberbullying); Saúde (Dependência Online; Bullying/Ciberbullying); Sexualidade (Sexting; Sextortion, Grooming) e Media.

Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC).

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

Mais informações em: http://www.seguranet.pt/

Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins 5ª Edição – 2019/20

As inscrições para a 5ª edição da iniciativa Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins estão abertas até ao dia 25, do próximo mês de outubro.

Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, pretende-se, entre outros, envolver os alunos em situações que contribuam para a formação de cidadãos confiantes e aptos a lidar com os desafios do digital, de forma segura e responsável. Além disso, as equipas de alunos, acompanhadas por um professor, promovem, ao longo do ano letivo, com o apoio do SeguraNet, campanhas de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para ao desenvolvimento da Cidadania Digital.

Para conhecer melhor esta iniciativa que, na edição anterior contou com a participação de cerca de 900 alunos, provenientes de várias escolas do país, consulte o site e o documento orientador.

O professor responsável pela (s) equipa(s) deve proceder à inscrição através do respetivo formulário:

  • Líderes Digitais Benjamins do 1.º ao 4.º ano de escolaridade

http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/628542/lang/pt
 

  • Líderes Digitais do 5.º ao 12.º ano de escolaridade e ensino profissional

http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/942445/lang/pt

O concurso “Conta-nos uma história!” está de volta!

À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo. Pretende-se também contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.

Nesta 11.ª edição, podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, proteção da floresta, entre outros.

Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos. 

A dinamização deste concurso é assegurada, desde 2009, pelo  Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE)  em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e com a Rádio ZigZag

A candidatura é feita online, até ao dia 31 de janeiro de 2020, através do preenchimento de um formulário disponível em http://erte.dge.mec.pt/formularios

A entrega dos trabalhos decorrerá de 15 de janeiro a 31 de  março de 2020, no endereço http://erte.dge.mec.pt/formularios

Para mais esclarecimentos, consulte o site de apoio ou contacte-nos através do endereço de correio eletrónico: podcast@dge.mec.pt

Projeto DECOJovem

No âmbito do projeto DECOJovem, A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor -  com o objetivo de continuar a preparar os jovens consumidores para o futuro, promove a realização de várias atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos, nas escolas.

As  escolas podem  solicitar a realização de  sessões informativas - Consumer.Talks - versando temas de interesse dos alunos,  candidatar-se a acolher o Roadshow NET VIVA E SEGURA 3, inscrever-se para participar  no SITESTAR.PT7, participar nas ações BRAIN IDEAS 2.0, entre outros.

Para conhecer melhor o projeto DECOJOVEM aceda a: https://decojovem.pt/educacao-do-consumidor/conheca-as-atividades-decojovem-2019-2020/

Campeonatos SUPERMATIK – Edição 2019/2020

Já estão abertas as inscrições para os campeonatos escolares SUPERTMATIK. Este projeto nasceu há 14 anos e conta com a participação de alunos de mais de 40 nacionalidades.

Os torneios SUPERTMATIK  destinam-se a alunos do ensino básico de escolas públicas e privadas, pretendendo, entre outros objetivos,  fomentar o interesse pela aprendizagem e contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos.

O formulário de inscrição online encontra-se disponível em www.eudactica.com - Competição, devendo ser preenchido por um representante escolar. O prazo para inscrições decorre até 31 de janeiro de 2020.

Evento de Aprendizagem - Artificial Intelligence in Education: New challenges. New opportunities

A Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, vai lançar o Learning Event (evento de aprendizagem) Artificial Intelligence in Education: New challenges. New opportunities, dinamizado pelo Dr. Marco Neves, uma formação online em língua inglesa que decorrerá entre os dias 8 e 22 de outubro.

O objetivo deste LE é o de levar os professores, de qualquer grupo disciplinar ou ciclo de ensino, a refletirem sobre como a Inteligência Artificial está a mudar a nossa forma de viver, de comunicar e de interagir, assim como os problemas éticos que lhe estão associados.  Como poderá a escola acompanhar estas mudanças? Que novas metodologias e estratégias pedagógicas podem ser utilizadas para ajudar os alunos a prosperar num mundo em constante evolução?

Se ainda não é professor eTwinner e pretende participar nesta formação, registe-se em https://www.eTwinning.net, aceda ao seu eTwinning Live e inscreva-se em https://learninglab.etwinning.net/87060/, entre os dias 1 e 9 de outubro de 2019.

Mais informações em:
https://live.etwinning.net/professionaldevelopment/learningevent/77730

O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade, Bragança

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, e em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Bragança Norte, vai promover o curso acreditado “O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer novas metodologias e ferramentas digitais a utilizar em sala de aula, e iniciar projetos colaborativos, de âmbito nacional ou europeu.

A formação, que decorrerá em formato blended learning, é composta por uma sessão presencial, a ter lugar na Escola Secundária Abade de Baçal (Agrupamento de Escolas Abade de Baçal), em Bragança, no dia 11 de outubro (sexta-feira), e 3 sessões a distância (plataforma Moodle), a decorrer nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a partir das 20 horas.

Caso pretenda frequentar este curso de formação, deverá registar-se no Portal de Gestão da Formação da DGE (https://formacao.dge.min-educ.pt/#/) e inscrever-se na turma (https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1448103/enroll), até ao dia 9 de outubro de 2019.

Os docentes que se inscreverem irão receber, por email, todas as informações necessárias.
Consulte o programa e o cronograma do curso em www.erte.dge.mec.pt

O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade, Beja

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, e em colaboração com o Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja (Escola Secundária D. Manuel I), vai promover o curso acreditado “O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer novas metodologias e ferramentas digitais a utilizar em sala de aula, e iniciar projetos colaborativos, de âmbito nacional ou europeu.

A formação, que decorrerá em formato blended learning, é composta por uma sessão presencial, a ter lugar na Escola Secundária D. Manuel I (Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja), no dia 18 de outubro (sexta-feira), e 3 sessões a distância (plataforma Moodle), a decorrer nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a partir das 20 horas.

Caso pretenda frequentar este curso de formação, deverá registar-se no Portal de Gestão da Formação da DGE (https://formacao.dge.min-educ.pt/#/) e inscrever-se na turma (https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1448104/enroll), até ao dia 12 de outubro de 2019.

Os docentes que se inscreverem irão receber, por email, todas as informações necessárias.
Consulte o programa e o cronograma do curso www.erte.dge.mec.pt

Professores em Rede – Ensinar no séc. XXI (nova edição)
European Schoolnet Academy – MOOC (Massive Open Online Course)

Com início a 14 de outubro, este MOOC destina-se a futuros professores.

Devido à sua componente prática, durante o curso, os participantes terão a possibilidade de alargar os seus conhecimentos, no que se refere à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma inovadora. Terão ainda a oportunidade de desenvolver competências pedagógicas digitais, bem como de conhecer abordagens colaborativas e ativas.

Com este curso, pretende-se que os participantes possam, entre outros, partilhar ideias e criar a sua futura rede de aprendizagem profissional online, com colegas e professores de toda a Europa.

Data de início: 14.10.2019

Duração: 4 semanas

Data de conclusão: 20.11.2019

Mais informações e inscrições em: The Networked Teacher MOOC

Mês da Cibersegurança e Mês da Prevenção do Bullying

Para assinalar o Mês Europeu da Cibersegurança e o Mês da Prevenção e Combate ao Bullying, realizar-se-ão, durante o mês de outubro, várias transmissões de Facebook Live's.  Estas sessões serão dinamizadas por Sónia Seixas, Luís Fernandes e Tito de Morais, autores do livro Cyberbullying - Um Guia Para Pais e Educadores. Estes especialistas colaboraram, ainda, no MOOC "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir", promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE).

No decorrer das transmissões em direto, que terão um caráter regular e que contam com a colaboração de vários convidados, oriundos de diversos países (Portugal, Brasil, Canadá, França, Estados Unidos e Reino Unidos), serão abordados  temas relacionados com o ciberbullying.

As sessões serão conduzidas em língua portuguesa ou inglesa, consoante o convidado. A participação é gratuita e não carece de registo. Para participar bastará apenas aceder às respetivas hiperligações nas datas/horas indicadas para participar em direto.

A gravação das sessões ficará disponível, no mesmo endereço, logo após a transmissão. Os interessados podem visitar, desde já, os endereços e, ao clicarem no botão "Receber um lembrete” serão, previamente, notificados pelo Facebook.

Link para assistir às transmissões em direto:
https://www.facebook.com/cyberbullying.pt/videos

INCoDe.2030 lança Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital

O programa INCoDe.2030 lançou o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), um instrumento de avaliação das aptidões digitais da população.

Baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para Cidadãos (Digital Competence Framework for Citizens), o QDRCD tem três grandes objetivos: apoiar a definição de políticas e estratégias; desenhar programas de educação; e avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

Literacia da Informação, Comunicação e Cidadania, Criação de Conteúdos, Segurança e Privacidade, e Desenvolvimento de Soluções são as cinco áreas de competência contempladas, cujo nível de proficiência, que inclui exemplos de uso no dia-a-dia, vai do básico ao altamente especializado.

O documento foi desenvolvido com a colaboração da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e de António Moreira e Margarida Lucas da Universidade do Aveiro.

Já Aconteceu


Empowering Students with eTwinning – Oficina de Desenvolvimento Profissional eTwinning

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, e em colaboração com a Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira, promoveu a Oficina de Desenvolvimento Profissional “Empowering Students with eTwinning”, no Funchal, nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2019.

Esta formação contou com a participação de 150 docentes, oriundos de 27 países europeus que, durante 3 dias, aprofundaram os seus conhecimentos nas mais variadas áreas, desde o empreendedorismo, à cidadania, passando pelas tecnologias digitais, técnicas de comunicação e avaliação formativa. A Oficina contou ainda com a presença da Professora Doutora Maria Manuela Grazina, como keynote speaker, investigadora da Universidade de Coimbra na área da Genética Bioquímica, com a intervenção “BRAIN HAPPYCHEMISTRY: Work, Smile and Play”.

GeraZão – Programa Educativo

No passado dia 17 de setembro, no Centro Cultural de Belém, o Facebook lançou, em Portugal, o programa educativo GeraZão.

Este programa educativo, sobre segurança na Internet, teve como objetivo sensibilizar os jovens para uma navegação segura, de modo a que possam fazer o melhor uso possível da Internet, sem riscos.

O Facebook disponibiliza aos pais e educadores, através do GeraZão, um conjunto de recursos que inclui material interativo online, jogos educativos, vídeos e muito mais.

Visite o espaço web: https://www.gerazao.org/

Dica TIC


O ChartGo é uma ferramenta muito fácil de usar, para construir gráficos online.

De uma forma simples, pode começar por selecionar o tipo de gráfico e a aparência do seu gráfico. De seguida, insira os dados e pressione o botão criar. Para mais opções, aceda aos diferentes tipos de gráficos no menu superior.
 
Esta ferramenta pode ser utilizada em diferentes cenários de aprendizagem relacionados com as áreas das ciências.
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

 
WebSite da ERTE

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
ERTE
Facebook
Twitter
YouTube
Contacto