Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
 

Destaque


“Os MOOC na Formação Contínua de Professores:
Questões, Desafios e Respostas” - evento online do CCPFC

Irá ter lugar no dia 27 de outubro p.f. o evento online intitulado “Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas”, organizado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), e contando com a colaboração de várias entidades parceiras.

Programa do evento

Durante um dia pretende-se: 

- Estimular a reflexão e a discussão aberta em torno de novos formatos formativos no contexto da formação contínua de professores, explorando o conceito de Massive Open Online Courses (MOOC) como resposta em grande escala às necessidades atuais na área do desenvolvimento profissional docente,

- Partilhar experiências formativas em formato massivo no contexto da formação contínua de professores, realizadas nacional e internacionalmente,

- Apresentar o estudo-piloto que se procura estabelecer para análise da viabilidade dos MOOC como novo formato de ação de formação contínua de professores, analisando-se riscos e vantagens na acreditação e creditação desta modalidade formativa.

Destinatários:  Entidades envolvidas na formação contínua de professores, Formadores de Professores, Professores, Investigadores na área da Educação.

As inscrições neste evento são gratuitas, mas é requerido um registo em:
https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_NsTB5EWwQkifS8pO364czw

Iniciativa na “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2021/22 - Registo de Escola

No dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, promoveu o lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2021/22, através de um webinar, cuja gravação e apresentação de suporte se encontram disponíveis.

Este encontro, que contou com a presença da especialista Sónia Seixas, pretendeu ser inspirador e nele foram divulgadas pistas para o arranque ou para a continuação da implementação de um Plano de sensibilização, prevenção e combate ao bullying, ao ciberbullying e a outras formas de violência, a ser aplicado nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas.

Para o desenvolvimento deste trabalho, convidamos, desde já, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a procederem ao registo de Escola, através do seu ponto focal, que será o interlocutor com a Equipa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” na dinamização desta iniciativa.

Para saber mais sobre a iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, aceda a:
www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

 

Vai acontecer


Web Summit convida as escolas

A Direção-Geral da Educação associa-se, uma vez mais, ao evento Web Summit, que decorrerá nos próximos dias 1 a 4 de novembro, no Altice Arena, em Lisboa. Neste âmbito, e numa iniciativa INSPIRE, o Web Summit vem convidar as escolas de todo o país a participarem mediante candidatura prévia, estando disponíveis 1.600 bilhetes/dia, atribuídos por ordem de inscrição.

Os professores podem candidatar-se, juntamente com um grupo de alunos com idade igual ou superior a 15 anos e com um bom domínio da língua inglesa a assistirem a palestras, de acordo com as suas preferências, nos dias 2 de novembro; 3 de novembro; e/ou 4 de novembro.
 
Os grupos podem estar presentes em mais do que uma das datas atrás indicadas, devendo integrar um número proporcional de alunos e de alunas.

As escolas interessadas em participar poderão inscrever-se em https://websummit.com/schools, até ao dia 28 de outubro p.f.

Qualquer dúvida relacionada com a participação neste evento deverá ser endereçada para info@websummit.com.

Webinares Viriato 21-22

A Organização Nacional de Apoio e a Embaixada eTwinning PT divulgam o cartaz dos webinares Viriato 21-22, eventos online com realização mensal, a decorrer entre outubro e maio do presente ano letivo.

Nos webinares Viriato serão abordadas 3 temáticas:

  • O potencial da gamificação nas aprendizagens: ideias de implementação;
  • Práticas de avaliação com recurso ao digital;
  • Articular e colaborar em aula através do digital.

Para cada uma destas temáticas estão programadas várias sessões, onde serão exploradas ferramentas digitais com o objetivo de potenciar metodologias ativas a desenvolver em sala de aula ou no âmbito de projetos colaborativos, tal como o eTwinning.

As sessões terão a duração de uma hora (entre as 18:00 e as 19:00), e poderão ser seguidas, em direto, através do canal YouTube do eTwinning:
https://www.youtube.com/channel/UCaXqGzk6J2pFk-mPei-RplQ.

Consulte o cartaz aqui.

 

Aconteceu


APAV lança nova campanha sobre violência online

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinalou o Dia Mundial de Combate ao Bullying a 20 de outubro, lançando a campanha de sensibilização "A violência online é real" com o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=H_k_nxjWU0Y&t=88s.

Esta nova campanha tem como objetivo alertar para o aumento dos números da criminalidade online, particularmente as situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens. Estes tipos de criminalidade ganharam maior expressão em tempos de pandemia, devido ao aumento de tempo que as crianças e jovens passaram online. De acordo com a APAV, embora não existam dados absolutos relativos a estes fenómenos, principalmente no que diz respeito ao cyberbullying, podemos afirmar com segurança que as situações se mantiveram ou tiveram tendência para aumentar.

Saiba mais

Novas regras para candidaturas a Selo Nacional de Qualidade eTwinning

A Organização Nacional de Apoio eTwinning (NSO), sedeada na Direção-Geral da Educação, informa os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas interessados/as em obter o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning que as regras e procedimentos até agora em vigor irão sofrer alguns ajustes.

Assim, o Selo de Escola eTwinning não será atribuído em 2022-2023, sendo considerados válidos até ao fim de 2022 os reconhecimentos de 2020-2021 e de 2021-2022. O próximo Selo a atribuir será, assim, para o horizonte temporal de 2023-2024.

A partir de março/abril de 2022, será lançada uma campanha a nível nacional com o objetivo de divulgar os novos critérios e procedimentos a seguir pelas escolas.

Caso pretenda, poderá consultar os atuais critérios para a obtenção do Selo Escola eTwinning.

Novas regras para candidaturas a Selo Nacional de Qualidade eTwinning

O Serviço Central de Apoio eTwinning, sedeado em Bruxelas na European Schoolnet, acaba de divulgar as novas regras por que se irão reger a atribuição de Selo Nacional de Qualidade eTwinning, a partir do presente ano letivo (2021-2022).

As candidaturas a este reconhecimento são individuais e nelas pretende-se que cada docente apresente concretamente o seu envolvimento no projeto, bem como o dos seus alunos, nos domínios da integração curricular, da inovação pedagógica, da colaboração entre escolas parceiras, da utilização das TIC, dos resultados e da divulgação. Cada um dos/as docentes poderá desenvolver todos os projetos que entender, contudo poderá apresentar, no máximo, 4 candidaturas por ano letivo, porquanto deverá proceder a uma escolha criteriosa dos seus projetos, tendo em conta a qualidade dos mesmos, a colaboração existente entre os parceiros e as competências neles desenvolvidas.

Para informações mais detalhadas, consulte o site do eTwinning.

Selos Nacionais de Qualidade eTwinning 2021

A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Organização Nacional de Apoio eTwinning divulgaram a 30 de setembro p.p. as  candidaturas distinguidas com o Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2021.  

De acordo com os critérios existentes, foram distinguidos com SNQ 1188 candidaturas, o que corresponde a um aumento significativo, quando comparado com os números alcançados em 2020, estando envolvidas agora 319 escolas e 640 projetos (cf. lista).

Estes resultados vêm reforçar não só a quantidade cada vez mais expressiva de docentes envolvidos em projetos colaborativos, como também a melhoria na qualidade dos projetos eTwinning desenvolvidos nos estabelecimentos de ensino em Portugal.

Parabéns a todos os vencedores!

“Diretrizes Inovadoras para os espaços de aprendizagem” - Projeto Novigado lança nova publicação (2021)

Acaba de ser lançada a edição em português “Diretrizes Inovadoras para os espaços de aprendizagem” do documento “Guidelines in Learning Space Innovations”, produzido no âmbito do projeto Novigado.
O documento agora disponibilizado pretende estimular o desenvolvimento de competências-chave (European Commission, 2018) e de competências transversais (UNESCO, 2013) entre os alunos, competências estas que são consideradas essenciais para o bem-estar da sociedade em geral e da escola em particular num ambiente tão afetado pela pandemia e num mundo pós-COVID-19.

Saber mais

8.ª Edição Apps for Good Portugal

O programa educativo Apps for Good convida todos os alunos e professores, dos 5.º ao 12.º anos de escolaridade, a participar, na sua 8.ª edição, com projetos que deem resposta a problemas concretos do quotidiano, integrando soluções tecnológicas inovadoras.

Este programa disponibiliza uma plataforma online, onde os professores, de qualquer grupo de recrutamento, podem desenvolver trabalhos, de forma colaborativa, com os seus alunos, envolvendo-os em causas sociais e de cidadania, ao mesmo tempo que adquirem competências digitais e transversais.

O Apps for Good disponibiliza formação acreditada, bem como um acompanhamento próximo, presencial e/ou a distância, aos que demonstrarem interesse em participar. No final, todos serão convidados a integrar uma competição regional e nacional, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar os resultados dos seus trabalhos.

Para informações mais detalhadas e inscrições no programa, aceda a www.cdi.org.pt/8a-edicao-apps-for-good

UBBU - plataforma para ensino de programação

A UBBU, antiga Academia de Código Júnior, é uma plataforma digital desenhada para ensinar programação a crianças dos 6 aos 12 anos. A metodologia baseia-se em aulas semanais de uma hora, adaptadas a cada ano de escolaridade, proporcionando às crianças a aprendizagem do pensamento lógico e computacional, através de vídeos, jogos e outros exercícios.

No ano letivo de 2020/2021, em plena pandemia, foram inscritos nesta plataforma mais de 53.000 alunos de escolas públicas de Portugal continental, e envolvidos cerca de 1200 professores de 420 Agrupamentos de Escolas. A realização de mais de 3.600.000 atividades (quizzes e exercícios) denuncia um crescimento superior a 20% face a igual período do ano letivo anterior.  

No presente ano letivo, os professores interessados podem inscrever-se em https://links.ubbu.io/2022.

 

Dica TIC


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