Boletim mensal da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação

Destaque


Desafios SeguraNet 2020/2021 - 14.ª edição

A Direção-Geral da Educação promove a 14.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. Este concurso contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e a pais/encarregados de educação. As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet. O primeiro desafio ficará disponível no dia 1 de outubro.

No que se refere ao  1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três desafios. 

Relativamente aos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês, e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão também ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz.

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

Vídeo de divulgação do concurso: https://www.youtube.com/watch?v=hOjaGAGZ5YM&feature=youtu.be

Vai acontecer


Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.

A campanha de 2020, que será assinalada com diversos eventos e atividades por toda a Europa, concentra-se em dois temas:

         - Cyberskills - um dos focos desta campanha incidirá nas competências necessárias para um uso seguro e adequado do ciberespaço;

        - Cyberscams - outro foco será direcionado para as burlas e fraudes informáticas, que são uma realidade crescente na nossa vida.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante o mês de outubro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.

Registo das Escolas: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca/user/register

Página da campanha: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2020/

Mês Europeu da Cibersegurança e o Mês da Prevenção e Combate ao Bullying

Para assinalar o Mês Europeu da Cibersegurança e o Mês da Prevenção e Combate ao Bullying, que se celebram em outubro, Sónia Seixas, Luís Fernandes e Tito de Morais organizam e promovem a II Global StopCyberbullying Telesummit, um evento online composto por uma série de videoconferências diárias dedicadas a temas relacionados
com o Ciberbullying, transmitidas em direto para o Facebook, Periscope e YouTube.

Para o efeito, contam com a colaboração de convidados nacionais e internacionais, que irão intervir a partir de países como a Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Luxemburgo, Nova Zelândia, Países Baixos, Portugal e Zimbabwe.

Entre os diversos convidados internacionais já confirmados, contam-se Nancy Willard (EUA), Cleo Fante (Brasil), Sidclay B. Souza (Chile), Gabriela Treteski (Brasil), Peter Dankmeijer (Países Baixos), Adrienne Buckingham (Nova Zelândia), Alexandre Saldanha (Brasil), Takaya Terakawa (Japão), Rosario del Rey (Espanha), Isha Mati (Índia), Parry Aftab

(Canadá), Janice Richardson (Luxembourg), Donna Cross (Austrália) e Philippe Coen (França), entre outros dos quis se aguarda confirmação.

Dado o carácter global da iniciativa, as transmissões terão lugar nos

seguintes horários:

    - Early Birds - 08:00h-09:00h (hora de Lisboa)

    - Lunch & Learn - 13:00h - 14:00h (hora de Lisboa)

    - Happy Hour - 18:00h - 19:00h (hora de Lisboa)

    - Night Show - 21:30h - 22:30h (hora de Lisboa)

As sessões decorrem de 1 a 31 de Outubro de 2020 e serão conduzidas em

Português ou em Inglês, dependo do convidado/a. A participação é gratuita.

Programa e inscrição em:

https://www.eventbrite.com/e/registo-ii-global-stopcyberbullying-telesummit-120507542303

Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students

A Teacher Academy School Education Gateway promove, a partir do dia 19 de outubro de 2020, o curso online Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students, com o objetivo de, por um lado, ajudar os professores a integrar a tecnologia de forma eficaz na sala de aula e, por outro, chegar até aos alunos, de modo a capacitá-los para serem criadores de tecnologia, em vez de serem apenas utilizadores/consumidores. 

Com este MOOC, pretende-se ajudar os participantes a refletir acerca da sua competência digital para a aprendizagem ao longo da vida e a familiarizarem-se com a tecnologia digital no processo de ensino e de aprendizagem, explorando diferentes ferramentas e estratégias. Para além disso, terão oportunidade de adquirir conhecimentos sobre o quadro europeu de referência para a competência digital e descobrir como desenvolver a sua própria competência digital, através de projetos europeus como a Code Week, eTwinning ou SELFIE.  

No decorrer do curso, serão, ainda, apresentadas estratégias e ferramentas úteis para o ensino remoto, avaliação digital e gestão de sala de aula. 

Embora a língua de trabalho seja o inglês, estarão presentes moderadores de vários países, incluindo Portugal, que prestarão apoio aos menos proficientes em língua inglesa.

Os participantes portugueses poderão solicitar a certificação do curso ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). 

Para mais informações e inscrições, aceda a: Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students MOOC

Já aconteceu


Project-Based Learning to Enhance Key Competences

Iniciou, no dia 28 de setembro, mais um curso online, promovido pela Teacher Academy School Education Gateway, intitulado Project-Based Learning to Enhance Key Competences.  

Com este curso, cuja língua de trabalho é o inglês, pretende-se divulgar, junto  dos professores, as ferramentas e as estratégias  necessárias para implementar, com sucesso, as atividades no âmbito da aprendizagem baseada em projetos, em sala de aula, com vista ao desenvolvimento de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, como o empreendedorismo, a competência digital, a cidadania, entre outros. 

Os módulos serão disponibilizados no início de cada semana, no entanto o Project-Based Learning to Enhance Key Competences baseia-se no Pedagogical Advisory Board, permitindo que os participantes desenvolvam o trabalho de acordo com o seu próprio ritmo, tendo como único prazo a cumprir aquele que é estipulado para o último módulo. 

Os participantes portugueses poderão solicitar a certificação do curso, junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). 

Para mais informações e inscrições, aceda a:
https://academy.schooleducationgateway.eu/en/web/2217988

Learning by Playing – Evento Online

No dia 29 setembro, a European Schoolnet e o ISFE promoveram o evento online Learning by Playing, gentilmente apoiado pela Presidente da Comissão da Cultura e Educação do Parlamento Europeu, Sabine Verheyen, durante o qual foram abordadas as vantagens da integração das tecnologias na educação.    

Num momento em que está prestes a ser divulgado o Plano de Ação Europeu para a Educação Digital, este evento deu-nos a conhecer os resultados do Games in Schools, um projeto que, em 2019, envolveu, em toda a Europa, mais de 4200 professores, disponibilizando-lhes formação e que os incentivou à  utilização de videojogos comerciais como recursos pedagógicos de apoio ao trabalho em sala de aula.  

No decorrer desta sessão online, foi ainda abordada a importância da gamificação no processo de ensino e aprendizagem.

Campanha Linha Internet Segura nas Escolas

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, numa parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, lançou a campanha de sensibilização Linha Internet Segura nas Escolas.   

A campanha é constituída por 4 cartazes que expõem possíveis situações de risco online, que crianças e jovens podem enfrentar. Com esta iniciativa, pretende-se divulgar o apoio que a Linha Internet Segura pode disponibilizar nos casos apresentados ou em situações análogas.  

A Linha Internet Segura é um serviço que presta apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, sobre questões relacionadas com o uso de plataformas e tecnologias online.  Dispõe de um sistema que permite reportar as ocorrências graves às autoridades competentes, quando existem indícios de que uma criança pode estar em perigo.  

Sugere-se que, em cada Comunidade Educativa, sejam dinamizadas atividades de divulgação da Linha Internet Segura, nomeadamente através de exposições, dramatizações, debates, sessões de sensibilização, entre outras. Os registos dessas atividades podem ser enviados, através do endereço seguranet@dge.mec.pt, para que sejam partilhados nos canais SeguraNet. 

Horário de funcionamento da Linha Internet Segura: das 9h00 às 21h00, nos dias úteis.   

Acessível através de:  

. 800 21 90 90 (contacto telefónico gratuito)  

. correio eletrónico - linhainternetsegura@apav.pt 

Mais informações sobre a campanha: 
https://www.seguranet.pt/pt/campanha-linha-internet-segura-nas-escolas

Erasmus Accreditations – a New Path to Mobility

Erasmus Accreditations – a New Path to Mobility é o novo Massive Open Online Course (MOOC), promovido pela Teacher Academy da School Education Gateway, com início no passado dia 14 de setembro.

O curso destinou-se a todos os interessados ou envolvidos no financiamento de projetos de internacionalização e/ou mobilidade para as escolas. Foi dirigido, sobretudo, aos coordenadores internacionais, diretores e professores do ensino regular, do ensino e formação profissionais, bem como de organizações da educação de adultos nos países do Programa.  

Durante este  MOOC, foi possível  conhecer as acreditações Erasmus, em que consistem e que benefícios podem trazer para as organizações. Aos participantes será, ainda, apresentada uma panorâmica geral acerca das acreditações Erasmus, no âmbito do novo programa de financiamento, que os ajudará a compreender o processo de candidatura e a refletir sobre o plano Erasmus da sua organização. 

Os participantes podem, a qualquer momento, frequentar e concluir os módulos até ao dia 29 de outubro de 2020.  

Para mais informações e inscrições, aceda a: http://bit.ly/EACCMOOC

Programa DECOJovem

Dando continuidade ao programa DECOJovem, e com o objetivo de continuar a preparar os jovens consumidores para o futuro, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - vai, ao longo deste ano letivo, promover a realização de várias atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos, nas escolas. 

NET VIVA E SEGURA, SITESTAR.PT, Consumer.Talks, BRAIN IDEAS 2.0, entre outros, são algumas das ações em que as escolas se podem inscrever. 

Para mais informações aceda a:
https://decojovem.pt/educacao-do-consumidor/novas-atividades-decojovem-2020-2021/

Novigado webinar #3 - Co-design with teachers and students

O terceiro Novigado webinar realizou-se no dia 17 de setembro 2020, e terá como tema o "Design partilhado de experiências e artefactos entre professores e alunos, num mundo transdisciplinar”.

Este webinar destinou-se a todos os que pretendam conhecer mais sobre aprendizagem ativa e ambientes de aprendizagem inovadores. Esta abordagem pretendeu dar a conhecer a metodologia, através da ilustração de vários exemplos experienciados pelo grupo.

Luis Galindo, orador deste webinar, abordou a ligação entre as novas tecnologias digitais, a conceção de experiências (UX e UXR) e a ciência de dados. Concentrou-se na investigação científica e na conceção de ambientes de aprendizagem e de artefactos digitais.

Esta apresentação fez parte da série promovida pelo projeto Novigado.

Para mais informações, consulte: https://fcl.eun.org/novigado-blog/-/blogs/novigado-webinar-3-co-design-with-teachers-and-students

Evento Online "Soapbox Science Lisbon - A ciência é para ti"

No dia 19 de setembro, realizou-se, pela primeira vez em Portugal, o evento "Soapbox Science Lisbon - A ciência é para ti", com o apoio do NUCLIO, um dos parceiros deste evento, que teve como objetivo promover as mulheres na ciência.
Face às restrições atuais da pandemia do COVID-19, este ano,  o evento será realizado online.
Foram realizadas sessões de 1 hora com cientistas, cada uma na sua própria sala, espaço privilegiado, onde se teve a oportunidade de as ouvir, interagir e fazer perguntas. 
A Soapbox Science é uma plataforma global de divulgação pública que visa promover mulheres cientistas e a sua ciência. Este evento transformou áreas públicas numa arena para divulgação e debate científico. Com esta iniciativa, pretendeu-se garantir que todos têm a oportunidade de aproveitar, aprender, discutir, questionar, investigar, interagir e ser inspirados por algumas das principais cientistas Portuguesas. Uma conversa aberta com mulheres notáveis na ciência que surpreenderam com as suas investigações e respostas às perguntas científicas que lhes fizeram.

Mais informações sobre a Soapbox Science Lisbon no Tema do Mês do Portal do Astrónomo (NUCLIO):http://portaldoastronomo.org/2020/08/ciencia-para-ti/

Dica TIC


Avaya Spaces

A Avaya Spaces é uma proposta na nuvem que não necessita de instalação, permitindo sessões de videoconferência e de colaboração entre equipas, de forma simples.

Avaya Spaces está a oferecer gratuitamente às instituições ligadas à Educação, Licenças Business até 1000 utilizadores e videoconferências até 200 participantes.

Saiba mais em: Ferramentas Apoio às Escolas

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar

WebSite da ERTE

Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto