Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
setembro 2021
 

Destaque


Mês Europeu da Cibersegurança – Campanha nas Escolas

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, e contando com o apoio do Centro Nacional de Cibersegurança, assinala, em outubro, o mês Europeu da Cibersegurança.
A campanha de 2021, que será assinalada com diversos eventos e atividades, por toda a Europa, concentra-se em dois temas:

  • First aid (primeiros socorros), orientações sobre o que fazer se alguém for vítima de um ataque ciberataque;
  • Fique “ciberseguro” em casa.             


Os principais objetivos da campanha de 2021 passam por garantir que os utilizadores e as organizações estejam bem informados sobre os potenciais riscos de Cibersegurança e que permaneçam seguros online. A intenção geral é a de ajudar os cidadãos da UE a desenvolver uma compreensão básica sobre as questões da privacidade e da segurança online.

Para que este mês seja assinalado na comunidade educativa, convidamos todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante os meses de outubro e novembro.
A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, solicita-se que procedam ao registo das mesmas na página de apoio, o que irá permitir a sua georreferenciação.


Registo das Escolas: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/user/register 
Página da campanha: https://www.seguranet.pt/mes-ciberseguranca-2021/

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2021/22

O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia, dirigida a todas as escolas, que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.

Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a cibersegurança.

Neste ano letivo de 2021/22, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) irá continuar a sua ação em prol da melhoria da segurança digital nas escolas.

Se o seu agrupamento/escola não agrupada tem o Selo de Segurança Digital atribuído e ativo, pode vê-lo renovado ou ser contemplado com um novo selo, se forem cumpridos todos requisitos. Para tal, basta proceder ao envio de recursos e incidentes, diretamente na plataforma.

Caso o seu agrupamento/escola não agrupada não tenha selo, ou o prazo de validade do selo se encontre expirado, poderá realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas: práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.

O Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".
 

Relembramos que existe uma equipa de apoio a todo o processo de participação nesta iniciativa (esafetylabel@dge.mec.pt).
 

Para mais informações, aceda a:
https://www.seguranet.pt/pt/selo-de-seguranca-digital
https://www.esafetylabel.eu/

 

Vai acontecer


Seminário Bilateral eTwinning Portugal-Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação

Entre os dias 20 a 22 de outubro, decorrerá o Seminário Bilateral eTwinning Portugal - Espanha – A Literacia para os Media e o combate à Desinformação, dinamizado pela Organização Nacional de Apoio (NSO), da Direção-Geral da Educação.

Este evento online, que contará com a presença de 50 docentes portugueses e espanhóis, de todas as áreas disciplinares, com alunos de idade igual ou superior a 10 anos, pretende proporcionar aos participantes momentos de reflexão, partilha e planificação de projetos colaborativos transnacionais sobre a temática do seminário.

Os docentes poderão assistir a sessões plenárias apresentadas por especialistas, bem como participar em workshops e em momentos culturais, que contam com o apoio do Município de Campo Maior.

Aos docentes que frequentarem as sessões plenárias e workshops será emitido um certificado de participação de 9 horas.

As inscrições para a participação neste evento decorrem até ao dia 7 de outubro.

Consulte o Programa.

Desafios SeguraNet 2021/2022 - 15.ª edição

A Direção-Geral da Educação promove a 15.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. Este concurso contempla quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais/encarregados de educação. As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet.

O primeiro desafio ficará disponível no dia 1 de outubro.

  • No que se refere ao  1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três desafios.
  • Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º Ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e de uma forma transversal em todos os contextos educativos.

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

Candidatura Academia Digital para Pais – 2.ª edição – 30 de agosto a 10 de setembro

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais/encarregados de educação de crianças do Ensino Básico de frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais. 

Depois do êxito da 1.ª edição, que trabalhou particularmente junto de escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, esta 2.ª edição alarga o seu espectro de ação, quer do ponto de vista do território, quer dos objetivos das ações. Pretende-se, assim, continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.

As ações serão agora desenvolvidas em todo o território e o Programa ganha uma nova valência associada à utilização segura e responsável da Internet, das redes e dos computadores. 

O regulamento e mais informações sobre a iniciativa encontram-se disponíveis em: https://www.dge.mec.pt/academia-digital-para-pais.

O período de candidatura irá decorrer entre 30 de agosto e 10 de setembro de 2021.

No caso de persistir alguma dúvida, não hesite em contactar-nos, através do endereço de correio eletrónico: eamdc@dge.mec.pt.

V Conferência Internacional Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE

Nos próximos dias 29 de setembro e 06 de outubro de 2021, decorre a V Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel no Projeto MILAGE e a 3ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ por meios telemáticos (inscrições aqui).

O dia 29 reúne conceituados oradores num espaço de partilha e de reflexão sobre a importância da avaliação para as aprendizagens (programa aqui).

O dia 6, dedicado à entrega dos prémios MILAGE APRENDER+ do ano letivo 2020/2021 do ensino básico e secundário, distingue os alunos que desenvolveram aprendizagens por projeto e competências do século XXI, bem como os professores que criaram projetos inovadores, através da partilha de recursos educacionais que ficam acessíveis para todos, com recurso à plataforma de aprendizagem MILAGE APRENDER+.

As categorias premiadas são:

  • Prémio MILAGE APRENDER+ Matemática e Português
  • Aluno Autor MILAGE APRENDER+ Matemática e Cidadania Digital
  • Professor Autor Inovador MILAGE APRENDER+ Matemática e Português

Questionário - Consulta Pública da Comissão Europeia - #DigitalDecade4YOUth

Integrado na visão estratégica para a transformação digital da Europa até 2030, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa lançam uma consulta pública, através do inquérito por questionário #DigitalDecade4YOUth. Este questionário, que se encontra em língua portuguesa, é dirigido a pais/encarregados de educação, a docentes e a outros agentes educativos.

O inquérito DigitalDecade4YOUth foi baseado nas preocupações de crianças e jovens, relativamente à transformação digital da Europa. Com base na recolha destes dados, e com o objetivo de promover, proteger, respeitar e fazer cumprir os direitos das crianças no mundo digital, será emanado um conjunto de princípios e direitos digitais que irão integrar uma declaração interinstitucional, a publicar no final de 2021. Será igualmente elaborada uma nova Estratégia Better Internet for Kids (BIK), a adotar em 2022, que visa promover, proteger, respeitar e fazer cumprir os direitos das crianças no mundo digital.

 

Aconteceu


Oficina de formação - Combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online

A Direção-Geral da Educação informa que se vai realizar uma oficina de formação, de 50h (sendo 25h de trabalho autónomo), intitulada “Combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online”, com o registo de formação CCPFC/ACC-111178/21. Esta oficina tem por objetivo capacitar docentes a tornarem-se agentes de mudança, ajudando crianças e jovens a compreender melhor o fenómeno do discurso de ódio online ​e a promover o uso de estratégias e a conceção de planos de intervenção nas escolas adequados à prevenção do discurso de ódio online.

As inscrições irão decorrer até ao final do mês de setembro​, de acordo com os procedimentos de registo

Local: formação a distância

Critérios de seleção: Pertencer à NUT II – Alentejo (Lecionar num AE/escola não Agrupada que pertença à NUT II Alentejo)

Período em que decorre a oficina de formação: de 04/10/2021 a 17/12/2021

Consulte o cronograma da oficina da formação.

Para os efeitos previstos no n.° 1 do artigo 8.° do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão na carreira de Educadores de infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Professores do Ensino Especial.

Nova plataforma online destinada ao ensino das Ciências da Computação e Programação

ubbu surgiu da necessidade de posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e literacia digital junto dos alunos das escolas públicas dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Esta plataforma online tem a missão social de preparar todas as crianças para a nova sociedade digital e conta com o apoio da Direção-Geral da Educação.

ubbu funciona com base em jogos, vídeos e exercícios interativos integrados, e foi concebida para ser utilizada por professores de qualquer área de ensino. Os conteúdos disponibilizados, que pretendem dinamizar a área das STEAM — Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, estão não só alinhados com as matérias destas disciplinas, mas também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Esta plataforma foi criada de modo a ser facilmente utilizável quer em sala de aula, quer em ensino a distância,  sendo gratuita para todas as escolas públicas do Continente. Nela podemos ainda encontrar formação acreditada pela ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática. As escolas interessada em obter mais informação sobre a ubbu devem consultar o site oficial, a página de Facebook ou o canal de YouTube desta plataforma, ou entrar em contacto com ola@ubbu.io.

 

Dica TIC


A OpenRoberta é uma plataforma online de programação de robôs, com um interface simples e amigável.
Esta plataforma proporciona uma forma rápida e simples de introdução à programação a todos os níveis de ensino.
Experimente gratuitamente em: https://www.open-roberta.org/

Partilhar Partilhar
Tweet Tweet
Encaminhar Encaminhar
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869

Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.

ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto