Nota Prévia


Caros Leitores do Boletim da ERTE,
 
Obrigada por terem feito a subscrição do nosso Boletim e por fazerem parte desta comunidade de partilha sobre o que se vai destacando mensalmente na área da Educação, em particular na área da Educação Digital.
Contamos já com 12 000 subscrições, o que nos deixa muito felizes e com vontade de fazer mais e melhor.
Este mês chegamos a vós agora, pois estivemos a reconfigurar a nossa imagem e a aperfeiçoar a forma de comunicar convosco.
Neste que se pretende venha a ser cada vez mais um espaço de partilha na área do Digital, vamos dando boa nota dos documentos de referência que vão sendo produzidos a nível nacional e internacional, divulgando iniciativas diversas, recursos e notícias, bem como, em tom de balanço, dando feedback aos nossos leitores sobre outras atividades de destaque que tiveram já lugar.
Pretendemos também que este espaço incentive a partilha de práticas significativas em contexto, dando voz e palco a todos aqueles que, nas suas escolas, evidenciam o modo com o Digital pode ser o motor de melhores aprendizagens. Fiquem atentos! Iremos retomar esta ideia nos próximos boletins.
Em suma, ficamos muito gratos se o nosso trabalho diário contribuir, de algum modo, para que os professores e os seus alunos sejam mais felizes e mais bem-sucedidos nesta grande missão de promover uma Educação de qualidade e uma Cidadania mais consciente e informada!
Bem hajam todos os que nos vão acompanhando neste percurso, ajudando a enriquecê-lo!
Esperamos por vós no mês que vem.

Carla Barros Lourenço
Chefe da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas – ERTE


Destaques


Curso de formação "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens"

Iniciou no dia 18 de outubro o curso de formação "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens", em formato MOOC (Massive Open Online Course). Promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, este curso termina no dia 30 de dezembro de 2022, correspondendo a um trabalho global de cerca de 15 horas

Com este curso, que conta com a colaboração da Professora Doutora Ivone Patrão, pretende-se sensibilizar para a temática do uso das tecnologias e dos ambientes digitais pelas crianças e pelos jovens. No decorrer dos módulos, abordar-se-ão aspetos teóricos e práticos ligados à conceptualização dos comportamentos online, deteção precoce das dependências e intervenção na área da promoção do uso saudável da tecnologia.

O MOOC "Prevenção das Dependências Online de Crianças e Jovens", que se enquadra na Estratégia Europeia “Uma Internet Melhor para as Crianças”, destina-se a professores, educadores, pais/encarregados de educação, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Poderá sempre fazer a sua inscrição e participar dado que o curso decorre até ao final do ano 2022.

Inscrições em: https://www.nau.edu.pt/

Aceda à inscrição no curso.
Consulte a Infografia.
Aceda ao vídeo de apresentação do curso

Webinar “Jogar para aprender”

Realizou-se, dia 6 de outubro, o Webinar “Jogar para aprender”. A sessão contou com a participação das equipas de autores dos Recursos Educativos Digitais (RED) – 1.º Ciclo e teve como moderador o Professor José Lagarto, da Universidade Católica Portuguesa. Esta iniciativa, promovida pela Direção-Geral da Educação, dirigida aos docentes do 1.º ciclo, esteve aberta a todos os interessados.

Assista em direto no canal Youtube da DGE.


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Dia Mundial de Combate ao Bullying - 20 de outubro

No dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying -, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, convidou todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a participar, via streaming, em https://www.dge.mec.pt/videodifusao, no encontro de lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23.

Este encontro, que decorreu na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, contou com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa.

Ao longo deste evento, um painel de jovens moderado pela investigadora Raquel António do ISCTE, discutiu e refletiu sobre situações com que diariamente muitas crianças e jovens têm de lidar. Houve ainda oportunidade para o lançamento da 3.ª edição da formação na modalidade MOOC (Massive Open Online Courses), ”Bullying Ciberbullying: Prevenir e Agir”.

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Notícias


Jornada Pedagógica - 3 de novembro

No dia 3 de novembro, terá lugar, na Auditório Municipal Augusto Cabrita no Barreiro, a Jornada Pedagógica “Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas: Redesenhar os Caminhos do Futuro”, uma iniciativa do Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, acreditada como ação de curta duração.

A participação na Jornada está sujeita a inscrição prévia:
https://forms.gle/TtHnhzBWsvq7M7wYA

Para mais informações consulte o programa (pdf).

Promotion of 2 upcoming ESEP MOOCs on Data in the Classroom and Companies & School Partnership

A European School Education Platform promove o MOOC What Can You Do with Data in Your Classroom?, o qual procura contribuir para a mobilização do uso de dados e da inteligência artificial em contexto educativo, tendo por base os conhecimentos mais recentes sobre esta temática, incluindo a dimensão ética.

Esta formação online e gratuita, ministrada em inglês, destina-se a professores dos ensinos básico e secundários e tem como objetivos:

  • Compreender o papel, o potencial e os desafios de utilizando dados nas nossas salas de aula;
  • Distinguir os instrumentos e sistemas de inteligência artificial (IA) de ferramentas digitais regulares;
  • Planear a utilização de dados e ferramentas de IA voltados para o aluno para apoiar a sua aprendizagem e o seu trabalho no dia-a-dia;
  • Refletir sobre alguns critérios éticos e pedagógicos para utilizando dados e ferramentas de IA.

Este MOOC, com início previsto a 7 de novembro de 2022, terá uma duração de 6 semanas.

Inscrições em: https://academy.europa.eu/

Consulte informação adicional aqui.

Combater a Desinformação e Promover a Literacia Digital

Comissão Europeia intensifica medidas junto dos jovens 

A Comissão Europeia acaba de divulgar um conjunto de orientações para apoio ao combate à desinformação e para promover a literacia digital junto dos jovens. 

Destinado aos professores dos diversos níveis de ensino, o documento, Guidelines for teachers and educators on tackling disinformation and promoting digital literacy through education and training*, inclui definições de conceitos técnicos, exercícios a resolver na sala de aula e recomendações para incentivar à adoção de hábitos saudáveis online, abrangendo três temas principais: desenvolvimento de competências de literacia digital, combate à desinformação, análise e avaliação da literacia digital. 

Estudos recentemente realizados na Europa revelam que, quando questionados diretamente, um em cada três alunos de 13 anos de idade não possui competências digitais básicas e, de acordo com a OCDE, apenas pouco mais de metade dos jovens de 15 anos na UE considera ter aprendido a identificar se a informação é subjetiva ou tendenciosa. Perante estes resultados, é claramente necessário reforçar o papel da educação e da formação no combate à desinformação, bem como apostar na promoção da literacia digital e da literacia mediática, o que contribuirá também para combater, de forma mais eficaz, os efeitos nefastos da desinformação online

Mais informações em: https://ec.europa.eu/

*Em breve, serão publicadas traduções do documento em todas as línguas oficiais da EU.

Seminário eTwinning Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform

O Seminário eTwinning “Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform”, teve lugar em Durrês, na Albânia, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2022.

Este evento contou com a presença de cerca de 60 participantes de 7 nacionalidades diferentes, com vista ao desenvolvimento de parcerias e projetos comuns.

A equipa que representou Portugal no seminário sentiu como grande mais-valia o mundo de oportunidades de aprendizagem que estes eventos proporcionam, efetivado pela possibilidade de trabalho colaborativo em presença, que resultou de imediato na planificação de projetos que irão decorrer, ao longo do ano letivo, com vários parceiros eTwinning.  A equipa irá ainda contribuir, em colaboração com a Organização Nacional de Apoio do eTwinning / ERTE / DGE, para a disseminação do projeto eTwinning nas escolas e realizar uma webinar para partilhar as suas experiências.

O vídeo disponível no LINK apresenta algumas perceções sobre os contributos do eTwinning para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Premiadas Aplicações Criadas por Alunos Apps for Good - 8.ª edição

Decorreu no passado dia 20 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, o evento final do Apps for Good, 8.ª edição.
Alunos e professores apresentaram, numa sala plenária, os seus projetos, em pitch de 3 minutos cada. Além disso, num MarketPlace, cada equipa teve um espaço próprio para mostrar, em pormenor, o seu produto/projeto aos convidados.
A Collect Oil, +Por Si e For Disability foram as aplicações que obtiveram o primeiro prémio atribuído a alunos do ensino básico e a alunos do ensino secundário, respetivamente.  A Collect Oil, concebida por uma equipa de alunos da Escola Básica Dr. Francisco Sanches, em Braga, é uma aplicação pensada para proteger o meio ambiente, através da recolha e reciclagem de óleo - com contrapartida de desconto na fatura da água.
Quanto à +PorSi, trata-se de uma ideia desenvolvida pela equipa da Escola Secundária de Sacavém e que se apresenta como solução para facilitar a comunicação entre cidadãos e Junta de Freguesia de Sacavém, para reportar problemas, pedir apoios, publicar objetos para doação e inscrição em voluntariado.

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Dicas - Recursos e Publicações TIC


Livro ZigZaga na Net - Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL 2027)

O livro ZigZaga na Net, inspirado nas histórias da 1.ª temporada do podcast ZigZaga na Net, passou a integrar as recomendações de leitura do Plano Nacional de Leitura (PNL 2027). Este livro, contendo 30 pequenas histórias, pretende contribuir para o desenvolvimento da literacia digital dos mais novos - crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

Desenvolvido numa parceria entre o Centro Internet Segura (Centro Nacional de Cibersegurança) e SeguraNet (Direção-Geral da Educação) — Centros de Sensibilização do Consórcio Centro Internet Segura — e a Rádio ZigZag (RTP), o livro ZigZaga na Net é mais um dos recursos disponíveis e que pode ser utilizado no desenvolvimento de atividades para assinalar o Mês das Competências Digitais, que se assinala durante outubro. Recorde-se que a criação deste mês resulta da iniciativa da área governativa da digitalização e da modernização administrativa, no âmbito da iniciativa INCoDe.2030. 

livro de aventuras digitais, ZigZaga na Net, encontra-se disponível online e os episódios do Podcast ZigZaga na Net em: https://www.rtp.pt/play/zigzag/p5444/zigzaga-na-net.

Inteligência Artificial e Educação Conselho da Europa- Divulgação de Relatório

O Conselho da Europa divulgou o relatório ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND EDUCATION A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, onde é explanado o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) na Educação.

Neste documento onde são abordados diversos aspetos relacionados com as ligações entre a IA e a Educação, conta com a colaboração de especialistas de renome como Wayne Holmes, que recentemente proferiu uma conferência em Portugal, a convite da Direção-Geral da Educação.

O relatório centra-se em três tópicos: 

  1. a aplicação e o ensino da IA;
  2. a IA e a Educação, à luz dos valores fundamentais do Conselho da Europa (Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito);
  3. as oportunidades e desafios da IA na Educação.

Com este relatório, pretende-se apresentar uma visão holística acerca da IA na Educação, de modo a que essa ligação constitua uma mais-valia tanto para os professores como para os alunos.

Para conhecer o relatório, aceda a: https://rm.coe.int/

O ensino da Informática nas escolas da Europa

Acaba de ser divulgado o relatório O ensino da Informática nas escolas da Europa, documento que contribui para a construção de um entendimento comum sobre o ensino da informática, uma vez que resulta da análise comparativa das abordagens curriculares e dos resultados de aprendizagem dos alunos dos diversos ciclos de ensino, em toda a Europa. Além disso, aborda aspetos relacionados com as qualificações dos professores, as oportunidades de formação e outras medidas de apoio.

Apesar de se tratar de uma disciplina relativamente recente, e a designação variar consoante o país, o ensino da informática é essencial para dotar as crianças e os jovens das competências necessárias para que possam participar ativamente, de forma responsável e segura, nas nossas sociedades cada vez mais digitais e orientadas para as tecnologias.

“Quando é que os alunos iniciam o estudo da informática na Europa? Qual o foco do ensino desta disciplina na escola? São exigidas qualificações específicas aos professores?”  São questões de relevo, quando constatamos que a crise pandémica - COVID-19 – marcou um ponto de viragem na educação digital e veio sublinhar a necessidade de se desenvolverem e implementarem medidas políticas nesta área.

O relatório baseia-se em informação legislativa e outros documentos de orientação oficiais recolhidos pelos membros da Rede Eurydice (i.e., os 27 Estados-Membros da UE e ainda a Albânia, Bósnia-Herzegovina, Suíça, Islândia, Listenstaine, Montenegro, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia).

Link de aceso ao relatório:  https://eurydice.eacea.ec.europa.eu/

“Thinking outside the box” - programa PISA lança publicação sobre a avaliação do pensamento criativo

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) disponibiliza uma nova brochura produzida no âmbito do programa PISA (Programme for International Student Assessment), e na qual são apresentadas as conclusões da investigação realizada em 2022 sobre a ação de avaliação do pensamento criativo (creative thinking), em alunos com 15 anos de idade.   

Ao longo da sua história, o PISA tem reunido informação importante acerca das competências dos alunos, não só no que concerne a áreas do conhecimento, mas também no que se refere às designadas “competências do século 21” – resolução de problemas (problem solving), resolução colaborativa de problemas (collaborative problem solving) e a designada competência global (global competence)

Em 2022, o PISA decidiu, pela primeira vez, avaliar o pensamento criativo (creative thinking), considerado por muitos educadores como uma competência-chave para enfrentar os desafios futuros.  Atendendo às dificuldades inerentes à avaliação desta competência, a principal inovação reside, acima de tudo, na natureza aberta das tarefas, com os alunos a serem encorajados a expressarem a sua imaginação e a sugerirem soluções criativas em diversos contextos. Assim, valoriza-se, sobretudo, a capacidade de pensar e de propor respostas originais e não se a resposta está "certa" ou "errada". 

Aceda à brochura ilustrada em: https://www.oecd.org/ 

Para mais informações sobre o programa PISA, aceda a: www.oecd.org/pisa/innovation.

Bastidores – Conheça a Equipa


Silvina Feijão – ERTE
 
1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Colaboro com os elementos responsáveis pela área da Comunicação, nomeadamente na produção e revisão de conteúdos. Integro também a equipa do Centro de Sensibilização SeguraNet da DGE, na promoção de iniciativas no âmbito da cidadania digital.
 
2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
Quanto à ação da ERTE, importa continuar a disseminar práticas e/ou projetos que inspirem a adoção de estratégias pedagógicas inovadoras, capazes de dar resposta às exigências da transformação digital em curso e que contribuam para a promoção do sucesso educativo.
  
3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
Todos os lugares onde possa encontrar pessoas que, pelo seu saber e experiência, me possam "acrescentar mais mundo".
 
Luis Ferreira – ERTE
 
1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?
Participo no apoio e desenvolvimento de plataformas da DGE (Moodle, Websites, edX, entre outras). É também da minha responsabilidade o acompanhamento do projeto "Selo de Segurança Digital - eSafety Label".
 
2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?
Penso que é importante continuar a promover a utilização dos recursos e das tecnologias nas práticas pedagógicas em sala de aula.
  
3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?
Todos os lugares são bons quando estamos bem connosco e com os outros.
 


Quer saber mais?


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