Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
abril 2016

Já Aconteceu

Pisca Mega Quiz – App SeguraNet

O projeto SeguraNet acaba de lançar a app Pisca Mega Quiz, que permite testar conhecimentos sobre segurança digital nas categorias: dispositivos, privacidade, comportamentos e aprender. A app pode ser descarregada de forma gratuita nas seguintes App Stores: Google Play, Apple Store e Windows Phone. Este Quiz permite registar as pontuações obtidas e às melhores serão atribuídos prémios. Esta aplicação é dirigida a alunos e professores dos 2.º e 3.º Ciclos, podendo, no entanto, ser também utilizada pela restante Comunidade Educativa.

Concurso Clubes de Programação e Robótica – Divulgação dos resultados

Está disponível para consulta a lista com os resultados dos apoios às atividades dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) para o ano letivo de 2015/16.

Versão em língua portuguesa do “Quadro de Referência das Competências Digitais”

A Direção-Geral da Educação disponibiliza em acesso aberto uma versão em língua portuguesa do “Quadro de Referência das Competências Digitais”.

Esta tradução resulta do trabalho desenvolvido no âmbito de um pós-doutoramento que se encontra em curso no Laboratório de Conteúdos Digitais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

 

Vai Acontecer

IV Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação 

Terá lugar no dia 13 de maio de 2016 (6.ª feira), no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, a IV Jornada de Conteúdos Digitais para a Educação (jCDE2016). Trata-se de uma iniciativa do Centro de Competência em TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM) dirigida a todos os interessados na temática dos “Conteúdos Digitais para a Educação” e estando aberta aos profissionais da educação, Encarregados de Educação, Formadores, Produtores de software/hardware, Educadores de Infância, Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário de qualquer área disciplinar, dos ensinos público e privado, Professores do Ensino Superior, Investigadores, entre outros.
Seminário “Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico”

O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa inicia no próximo ano letivo uma nova pós-graduação destinada a educadores e professores na área do ensino da programação para crianças.
Neste âmbito o Instituto irá realizar um seminário no próximo dia 28 de maio para educadores, professores, diretores de escolas e agrupamentos de escolas, formadores e outros agentes, procurando: i) potenciar a divulgação de boas práticas, (ii) refletir sobre as potencialidades do ensino da programação no desenvolvimento de competências para o séc. XXI e (iii) analisar as potencialidades do uso da programação nas atividades das crianças numa perspetiva transdisciplinar.
O seminário é de caráter gratuito mediante inscrição prévia, aguardando-se a sua acreditação como formação de curta duração. 
Celebre a Diversidade Cultural no dia anual do eTwinning

No próximo dia 9 de maio, o eTwinning celebrará a “Diversidade Cultural”. A comunidade eTwinner é convidada a participar, promovendo debates nas escolas sobre esta temática e criando vídeos de 1 minuto, que poderão ser descarregados no eTwinning Live. Ao clicar no banner da página da Campanha, encontrará todas as instruções, recursos e um mapa com os vídeos submetidos por outros eTwinners! Siga a campanha nas redes sociais:‪#eTwinning4Diversity.
Participe!

Dica TIC

AtrMini - Jogos de Matemática

O Atractor é um portal dedicado à divulgação da Matemática que disponibiliza um conjunto de jogos virtuais dirigidos aos vários ciclos de ensino.
No âmbito de uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi criado o AtrMini dirigido aos mais novos e disponibilizado gratuitamente para Windows, Macintosh e, mais recentemente, para tablet/telemóvel com o sistema operativo Android.

 

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email