Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
abril 2017

Vai Acontecer

Operação "7 Dias com os Media 2017"
Terá início a 3 de maio de 2017 mais uma edição da Operação Nacional "7 Dias com os Media 2017".
Esta quinta edição da iniciativa visa lançar um desafio aos mais diversificados intervenientes da sociedade, como bibliotecas, meios de comunicação social, escolas de ensino básico e secundário, faculdades, grupos de alunos, centros de investigação e formação, blogues, redes sociais, associações várias, universidades de seniores, movimentos, igrejas, autarquias, entre outros para que promovam atividades em torno do papel dos media nas nossas vidas.
Coleção de livros infantis “O Pisca faz Faísca”
No âmbito do projeto SeguraNet, a Direção-Geral da Educação irá enviar, durante o mês de maio, aos Jardins de Infância, do ensino público, uma coleção de três histórias infantis “O Pisca faz Faísca!”.
II Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
Terá lugar no dia 3 de junho, no Europarque de Santa Maria da Feira, o II Encontro PIC.TIC - Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar.
Trata-se de uma iniciativa do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro em parceria com a Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação (DGE-ERTE) e a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Scratch Day 2017
O Scratch Day comemora todos os anos, desde 2007, em maio, a divulgação pública da linguagem de programação Scratch. Por todo o mundo, organizam-se eventos que assinalam esta data, convidando jovens e adultos a programar e a apresentar os seus projetos.
Em 2017, o projeto EduScratch celebra o Scratch Day no dia 20 de maio, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O evento é gratuito e as inscrições já estão abertas.
Challenges 2017
A X Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2017 vai realizar-se nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, numa iniciativa do Centro de Competência em TIC da Universidade do Minho. A décima edição da conferência Challenges tem como tema central “Aprender nas nuvens” e dirige-se a investigadores, docentes de todos os níveis de ensino e outros profissionais, pretendendo-se proporcionar a partilha, discussão e reflexão sobre os resultados da investigação em TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de consolidação do conhecimento.
II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Espinho “Bibliotecas escolares no séc. XXI: novos paradigmas?”
Terão lugar nos dias 12 e 13 de maio 2017, no Centro Multimeios de Espinho,  as II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Espinho subordinadas ao tema “Bibliotecas escolares no séc. XXI: novos paradigmas?” 
As jornadas encontram-se acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
ToPAS Lx - Concurso de programação
A segunda edição do ToPAS Lx – Concurso de Programação para alunos do ensino secundário, decorre no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (DI - FCT NOVA) no dia 12 de maio (sexta feira). Os estudantes podem concorrer em equipas de 2 ou 3 elementos, representando as suas escolas.
Games for Good
Entre os dias 12 e 14 de maio, a Universidade Europeia, em parceria com a Ludoteca, a Bee Engineering e a Associação Nacional de Professores de Informática, está a organizar a "Games for Good", a primeira game jam de responsabilidade social realizada em Portugal.
Os participantes na "Games for Good" irão resolver desafios lançados por organizações não governamentais, de solidariedade social e outras de utilidade pública e sem fins lucrativos.
FIRST LEGO League nas escolas portuguesas
FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology - LEGO League é uma iniciativa internacional que visa  despertar a criatividade e cidadania nos alunos entre os 9 e os 16 anos, entusiasmando-os para as ciências, engenharias e tecnologias. Os desafios são realizados num espírito de competição amigável e aprendizagem em que a entreajuda é o grande pilar do trabalho em equipa.
O torneio anual da FIRST® em Portugal já tem data marcada, realizando-se no dia 27 de maio no Instituto Superior Técnico - Campus TagusPark, em Porto Salvo, Oeiras.
Experiência de cooperação com parceiros do eTwinning Plus - Inquérito
Está a ser realizado um estudo sobre a cooperação que se tem estabelecido entre eTwinners da EU e eTwinners dos países do eTwinning Plus: Arménia, Azerbaijão, Geórgia, Moldávia, Tunísia e Ucrânia.
O seu contributo é muito importante e vai ajudar a melhorar o eTwinning!

Já Aconteceu

Seminário Nacional “Sala de aula do futuro: perspetivas, desenhos e outras tentações”
Teve lugar no dia 28 de abril de 2017, no auditório da Biblioteca Municipal do Município de Barcelos, o Seminário Nacional “Sala de aula do futuro: perspetivas, desenhos e outras tentações”.
Tratou-se de uma iniciativa da Escola Básica e Secundária de Vila Cova que contou com o apoio do Instituto de Educação da Universidade do Minho, do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende e da Câmara Municipal de Barcelos; conta ainda com a participação da Direção-Geral da Educação (DGE-ERTE), e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 - Portugal INCoDe.2030
A Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 - Portugal INCoDe.2030 foi lançada a dia 3 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa, na presença do Primeiro Ministro, António Costa.
A iniciativa desenvolve-se em torno de cinco eixos de ação inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação, estando cada um deles associado a um conjunto de objetivos e medidas de políticas públicas cuja prossecução estará a cargo de diversas instituições e entidades.

Dica TIC

PhotoMath: ler o problema matemático e obter imediatamente a solução
O PhotoMath é uma app gratuita que faz uso da câmara do dispositivo móvel para capturar fórmulas/expressões matemáticas e apresentar o resultado final.
A app está disponível para ios, android e windows store e assume-se como um instrumento complementar de apoio ao estudo dado que explica detalhadamente como se chegou ao resultado final. O PhotoMath permite a resolução de expressões aritméticas, frações e decimais, potências, raízes, equações lineares simples, entre outros.

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email