Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Campanha de sensibilização “Estudo em Casa: Dicas para te manteres seguro”

Teve início no dia 31 de março a campanha de sensibilização “Estudo em Casa: Dicas para te manteres seguro” com a divulgação de um folheto informativo e uma galeria de imagens, contendo um conjunto de dicas que pretende sensibilizar para a promoção de um ambiente seguro, durante o Estudo em Casa.

Num momento em que as aulas deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas a distância, várias plataformas e serviços da Internet estão a ser usados por professores e alunos como um meio educacional valioso, para que todos continuem conectados e a interagir.

Ciente de que, atualmente, parte do nosso dia é passado online, a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, alerta para a importância de um conjunto de cuidados a ter na utilização de ferramentas e serviços de Internet.

Consulte a página da campanha.

Estudo em Casa: Recomendações de Segurança

A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibiliza um conjunto de recomendações e de orientações, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância.

Divulgam-se, ainda, medidas de segurança específicas para o uso das plataformas ZOOMMoodleMicrosoft Teams e Google Classroom (a disponibilizar brevemente), de modo a que a sua utilização, no âmbito do ensino a distância, se processe de forma segura.

A Direção-Geral da Educação destaca ainda as orientações emanadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, com o objetivo de  proteger os dados pessoais e minimizar o impacto sobre os direitos dos respetivos  titulares.

Mais informações em: https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca


Vai Acontecer


Concursos COVID-19 no site CoronaKids

A editora Ideias com História está a promover um concurso no site pedagógico CoronaKids, que desenvolve em parceria com a Direção-Geral da Saúde, a que podem concorrer crianças, jovens e adultos.

O concurso apresenta as categorias de história e desenho, devendo as produções centrar-se  na temática «viver em tempos de COVID-19».

Os vencedores em cada categoria recebem material pedagógico e podem ainda indicar uma escola ou uma biblioteca, para onde a editora possa enviar, sob forma de oferta, 22 livros, jogos e kits.

Mais informação sobre os concursos aqui:
https://www.coronakids.pt/concursos

8.ª edição dos 7 Dias com os Media

Uma música própria criada pela Rádio ZigZag, vozes inspiradoras de diversos quadrantes, desafios para incentivar a participação de todos são algumas novidades da 8.ª edição dos 7 Dias com os Media. Marcada como sempre para a semana de 3 a 9 de maio, em 2020 será uma edição sem sair de casa, devido ao contexto gerado pela pandemia COVID-19.

Esta operação promovida anualmente pelo GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática) pretende continuar a promover o pensamento crítico e a educação para os media através da partilha em http://www.7diascomosmedia.pt/ de atividades e projetos registados pelos participantes. 

O GILM lança, pela primeira vez, os “Desafios GILM” que pretendem estimular a participação de famílias, professores, alunos, amigos, vizinhos e da comunidade em geral.

Desinformação, fake news e cibersegurança são os temas que, pela sua atualidade e relevância, se impõem como tónica desta edição. No entanto, como em anos anteriores, continua a ser possível a abordagem de outras temáticas, desde que relacionadas com os objetivos da iniciativa.

Para participar basta fazer aqui o registo da(s) atividade(s) e partilhar os resultados da(s) mesma(s) para o endereço 7diasmedia@gmail.com.

MOOC da European Schoolnet Academy-Schools Tune into Mars - Escolas sintonizadas com Marte
 

A partir do dia 4 de maio, será lançado, pela European Schoolnet Academy, o MOOC – Schools Tune into Mars (Escolas sintonizadas com Marte).

O ensino sobre o espaço requer conhecimentos e competências que permitam aos professores uma abordagem interdisciplinar e tornem acessíveis aos alunos os conceitos científicos mais difíceis. Neste curso serão analisados os dados da missão InSight da NASA e disponibilizadas ferramentas para explorar, em sala de aula, as missões a Marte.

Ao acompanhar os quatro módulos do curso, os participantes vão perceber quão importantes são as missões a Marte para a compreensão do planeta Terra, descobrir experiências relacionadas com Marte que podem ser aplicadas em contextos educacionais, aprender a usar os dados dessas missões nos processos de ensino e de aprendizagem, e saber como desenvolver o pensamento crítico dos seus alunos.

 

Para mais informações e inscrição, aceda a:
https://www.europeanschoolnetacademy.eu/courses/course-v1:STIM+Mars_Mission+2020/about#about

Grande Final Online SUPERTMATIK, 2019/20 - Novas Datas

Face à situação  atual, a Comissão Organizadora dos Campeonatos Escolares SUPERTMATIK decidiu reagendar a Grande Final Online SUPERTMATIK, 2019/20 para o período compreendido entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro.

As escolas que, porventura, não tenham ainda apurado os seus finalistas poderão fazê-lo durante o mês de setembro ou mesmo nas primeiras semanas de outubro.

As inscrições de finalistas poderão continuar a ser efetuadas, até ao final de setembro. Por questões logísticas, é desejável que sejam feitas com a maior antecedência possível (assim que esteja determinado quantos alunos participarão em cada categoria), mesmo que o nome dos apurados ainda não seja conhecido.

A pensar nas crianças que participam com grande entusiasmo e que vivem o SUPERTMATIK com enorme alegria e sede de saudável competição, a EUDACTICA decidiu organizar uma Edição Especial do Campeonato Internacional de Cálculo Mental SUPERTMATIK. Os alunos do ensino básico, no regime de ensino a distância, poderão, assim, jogar a partir das suas casas, aproveitando para praticar o seu cálculo mental, divertir-se e ainda participar numa empolgante competição internacional. Todos os alunos estão convidados a participar na fase de qualificação (gratuita) que tem início já na segunda semana de maio.

NOVA COMPETIÇÃO: Edição Especial do Campeonato Internacional de Cálculo Mental SUPERTMATIK
Publicação de Regulamento/ documentação associada e abertura de inscrições em www.eudactica.com a 27 de abril.

Roteiro para implementação da plataforma MILAGE APRENDER+ no Ensino a Distância

Estamos on e continuamos a melhorar a plataforma MILAGE APRENDER+, desta vez com a disponibilização de uma nova versão da aplicação destinada aos professores e aos alunos, a qual oferece mais funcionalidades para apoiar o ensino e a aprendizagem na modalidade de ensino a distância.

A plataforma MILAGE APRENDER+ encontra-se em fase de expansão para todas as escolas e para todas as disciplinas, mantendo o princípio da utilização gratuita, aproveitando as potencialidades das tecnologias e promovendo a igualdade de oportunidades, bem como as aprendizagens significativas e a qualidade do ensino ao longo dos 12 anos de escolaridade.

Saiba mais em: Notícias ERTE

“Linha Somos Todos Digitais” - apoio digital aos infoexcluídos e à população mais sénior

“A Linha Somos Todos Digitais” é uma iniciativa do programa INCoDe.2030, em conjunto com várias entidades, lançada com o objetivo de  ajudar a população portuguesa, sobretudo a que detém menos competências digitais, para que possa lidar melhor com a situação de isolamento social.

Uma parte significativa da população tem utilizado, de forma crescente, diferentes soluções de tecnologias digitais, com diferentes fins, nomeadamente para atenuar a sensação de isolamento. No entanto, há ainda um número significativo de pessoas em Portugal que, por não terem tido oportunidade de adquirir competências digitais básicas, estão mais arredados daqueles recursos. É para estes que o projeto “Somos Todos Digitais” disponibiliza uma linha de telefone gratuita (800 100 555), através da qual é possível solicitar ajuda junto de equipas de mentores voluntários, aptos a apoiar de forma imediata e continuada, todas as pessoas com acesso à Internet que tenham maior dificuldade em utilizar as tecnologias digitais, com particular destaque para as aplicações que permitem manter o contacto social e a realização de interações à distância. 

Saiba mais em: https://somostodosdigitais.pt e https://somostodasdigitais.pt

Movimento #Teachers4Covid

Resultado da iniciativa de um conjunto de profissionais, ligados a uma startup portuguesa do setor educativo, o #Teachers4Covid oferece ajuda  a todos os profissionais que se encontram na linha da frente de combate à Covid-19. Para isso, disponibilizam explicadores que, de forma totalmente voluntária e gratuita, apoiam e acompanham online e à distância os estudos dos filhos desses profissionais, enquanto se mantiver esta situação de combate à Covid -19.

Podem usufruir deste apoio os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e pessoal hospitalar), forças de segurança, bombeiros,  trabalhadores de super e hipermercados ou operários fabris de sectores essenciais, que se encontram envolvidos, direta ou indiretamente, no combate à Covid-19 e que se vejam impedidos de prestar o normal acompanhamento aos estudos dos seus filhos. Para beneficiarem desta oferta, basta acederem a  www.teachers4covid.org .

Os professores, explicadores ou estudantes universitários que queiram disponibilizar, de forma gratuita,  parte do seu tempo para integrar este movimento, que conta já com 200 voluntários, podem registar-se em www.teachers4covid.org, identificando as disciplinas e os ciclos de escolaridade que estão disponíveis para lecionar.

Vídeos temáticos E@D

A Direção-Geral da Educação tem vido a divulgar uma série de vídeos - E@D -, onde são abordadas algumas das temáticas essenciais à implementação, bem-sucedida, de metodologias de ensino a distância.

Trabalho entre professores e alunos é o primeiro vídeo da série, onde se enunciam os aspetos principais  a ter em conta, no desenvolvimento do trabalho com os alunos.

Concebidos e produzidos por professores, estes vídeos apresentam, de forma clara e concisa, algumas sugestões a ter em conta para dinamizar uma sessão síncrona, criar mapas de conceitos, promover a aprendizagem cooperativa, dar e receber feedback, entre outros.

A divulgação vídeos é mais uma das iniciativas da Direção-Geral da Educação no  Apoio às Escolas e que contribui para a continuidade do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos, ainda que num contexto a distância.

Para assistir ao Trabalho entre professores e alunos aceda a https://youtu.be/mrJ0zJYyHAw


Já Aconteceu


RECODE - Literacia Digital para Jovens

Foi recentemente lançada a plataforma RECODE, uma plataforma digital que disponibiliza vários cursos, na área da tecnologia. 

De acesso livre e gratuito, os três cursos disponíveis - Introdução ao Mundo Digital, Gestão de Projetos e Apps com Impacto e Hackear o Futuro – são todos eles certificados pela Microsoft, bem como pelo PMI (Project Management Institute).

A plataforma RECODE integra a rede global do CDI (Center of Digital Inclusion), da qual fazem parte Portugal, Brasil, Chile, Colômbia, Venezuela, México, EUA, El Salvador e Honduras.

Para mais informações e inscrições aceda a: https://cdi.org.pt/recode-portugal/

Professores convidados a disponibilizarem as suas aulas em plataforma universal

O #EstudoEmCasa chega ao YouTube através de 5 novos canais, com aulas para crianças e jovens da Educação Pré-escolar ao ensino secundário. 

Num momento em que as atividades letivas presenciais estão suspensas, multiplica-se a oferta de conteúdos pedagógicos, para lá da resposta via televisão concebida para os alunos do ensino básico.

Resultado da parceria entre o Ministério da Educação, YouTube e Thumb Media, é criada uma plataforma assente no YouTube, que permite que os professores disponibilizem as suas aulas, possibilitando que elas fiquem acessíveis à comunidade educativa alargada.

Saiba mais em: Notícias ERTE

Formação para a docência digital e em rede

Com o objetivo de apoiar as escolas ao nível do desenvolvimento do ensino a distância, num momento em que as atividades letivas presenciais se encontram suspensas, a Universidade Aberta (UA), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), disponibilizou a Formação para a Docência Digital e em Rede, dirigida especificamente aos Diretores/Presidentes de CAP e extensível a mais dois professores por escola, que preferencialmente, desempenhem funções de liderança intermédia. 

Tendo por base o Roteiro - 8 Princípios Orientadores para a Implementação do Ensino a Distância (E@D) nas Escolas, pretendeu-se, assim, apoiar as escolas ao nível do desenvolvimento de metodologias de ensino a distância, através de uma formação assíncrona de natureza teórico-prática, com um total de 25h.

Registo de projetos eTwinning nacionais – regras transitórias

O Serviço Central de Apoio eTwinning divulgou uma medida excecional relativamente à aprovação de projetos, enquanto as escolas se mantiverem encerradas na Europa: será permitido a 2 docentes do mesmo agrupamento/da mesma escola serem os fundadores de projetos eTwinning nacionais.

No entanto, terão de ser cumpridos determinados requisitos, a saber:

  • o projeto só poderá  receber membros do mesmo agrupamento/escola;
  • o projeto não poderá ser candidato a Selo Nacional de Qualidade ou Prémio eTwinning;
  • o plano do projeto só será aprovado pelo Serviço Nacional de Apoio mediante a sua pertinência e qualidade.

Com esta medida, os docentes podem, a título de exemplo, submeter projetos envolvendo vários professores do mesmo Conselho de Turma, que pretendam desenvolver trabalho de projeto, no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC). 

Caso necessite de algum esclarecimento adicional, não hesite em contactar o Serviço Nacional de Apoio (etwinning@dge.mec.pt).

Webinar – 7 Passos para Implementar Office 365 e Teams para Educação

Nos dias 1 e 2 de abril, realizaram-se duas sessões de um Webinar sobre Office 365, durante as quais foi possível aprender a implementar, de raiz,  o Office 365 na sua escola,  desde o momento do registo até ao momento em que está com os seus alunos, numa aula a utilizar Microsoft Teams.

Ao longo das sessões, foi apresentada a forma de maximizar a utilização das ferramentas disponíveis no Office 365: comunicar com os alunos, promover a aprendizagem e colaboração e realizar avaliações, utilizando o Microsoft Teams, na sala de aula ou online.

Uma Experiência de Ensino a Distância Relato de uma professora italiana

“Um dia saí da escola e no outro a escola estava encerrada (…) Subitamente, ouvimos na rádio que no dia seguinte e nos dias seguintes a escola não iria abrir devido ao vírus (…)”.

É assim que Anna Laghigna, professora de Inglês numa escola situada a norte de Veneza, se refere à mudança que, de forma abrupta, professores e alunos tiveram de enfrentar.

Saiba mais em: Notícias ERTE

 

FCLtalks Webinar - Apoio e ensino a distância

No passado dia 27 de março, foi apresentado um webinar, no âmbito do FCLtalks, sobre a crise provocada pelo Corona Vírus.

Este webinar contou com a presença de professores experientes e líderes da Educação, que partilharam formas de apoiar alunos e organizar ensino a distância. 3 dos intervenientes são embaixadores FCL (Future Classroom Labs).

Os oradores que estiveram presentes:

Kornelia Lohynova (SK)
Aviar Hiio (SK)
Montserrat Jiménez Vila (ES)
Karina Batat (IL)
Sampo Forsström (FI)

Poderá visualizar outros webinars promovidos pelo FCLtalks em: http://fcl.eun.org/fcltalks


Dica TIC


GSuite for Education está disponível gratuitamente para organizações de ensino, sem limite de tempo.  
Ferramentas de comunicação e colaboração para aprender em  qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, incluindo:Gmail, Google Drive, Google Calendar, Google Sites, Google Groups, Hangouts Meet e Google Classroom.GSuite for Education ajuda alunos e professores a organizar as tarefas, aumentar a  colaboração e melhorar a comunicação.

Para mais informações visite: GSuite for Education
ERTE ERTE
Facebook Facebook
Twitter Twitter
YouTube YouTube
Contacto Contacto
WebSite da ERTE
Direção-Geral da Educação
Desde 2015

Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas.

Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.