Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
dezembro 2016

Já Aconteceu

Movimento Código Portugal
Decorreu entre 5 e 11 de dezembro a primeira iniciativa do Movimento Código Portugal, campanha de mobilização nacional para a literacia digital e a computação.
De acordo com os números disponibilizados no website do movimento, participaram 1131 escolas, foram completados 177287 desafios e programados 1172091 blocos de código.
 
Oficina Scratch para filhos de funcionários da IBM Portugal
Nos dias 19 e 20 de dezembro o projeto EduScratch, do CCTIC-ESE/IPS, dinamizou duas sessões de iniciação à programação de computadores para filhos de funcionários da IBM Portugal, nas suas instalações.
 
RoboRAVE Ibérica 2016 distingue projeto português
Entre os dias 1 e 4 de dezembro de 2016, decorreu em Badajoz, na Feria Badajoz IFEBA, o RoboRAVE Ibérica 2016, uma iniciativa do Parque Científico e Tecnológico da Extremadura, da Universidade de Badajoz  e da equipa "O Robot Ajuda!",  do  Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide  (local onde se irá realizar o evento em 2017).  Participaram no encontro cerca de 300 equipas de várias países do mundo (Portugal, Espanha, França, Colômbia, ...)
O clube de robótica “O Robot Ajuda!” participou no evento com duas equipas na categoria III – 14 a 18 anos. A representação “O Robot Ajuda!” foi constituída pelos professores Paulo Torcato e Raul Coutinho e pelos alunos, do 12.º Ano – turma B: Catarina Moura, David Brás, João Tomé, Pedro Machado e Tomás Sousa. O evento incluiu 5 provas, tendo “O Robot Ajuda!” participado em todas e obtido excelentes resultados.
 

Vai Acontecer

MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”

Terá início no próximo dia 16 de janeiro de 2017 a 2.ª Edição do MOOC (Massive Open Online Course)  “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, promovido no contexto da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (PT) da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação  (DGE)  e dinamizado pelas respetivas embaixadoras.
Este MOOC pretende dar a conhecer um conjunto de ferramentas e metodologias, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN), que permite apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem.
 

II Encontro Nacional de Educação para os Media
Numa iniciativa da Direção-Geral da Educação, coordenada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, terá lugar no dia 21 de janeiro de 2017, o II Encontro Nacional de Educação para os Media. Este Encontro realizar-se-á na Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis.
 
AplicaTIC 2016/17 - Formação de curta duração
O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém lança a 4.ª edição da ação APLICATIC dirigida aos docentes dos ensinos básico e secundário e educadores de infância. Esta iniciativa assume-se como um momento de promoção de práticas inovadoras em contexto educativo bem como de partilha de recursos e estratégias que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem sobre tecnologia e com as tecnologias. Esta formação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.
 
Oficina “Robô Oeste”
Terá lugar nos próximos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, na Escola São Gonçalo, em Torres Vedras, a Oficina “Robô Oeste”. Sob o lema “Vamos fazer um robô e levá-lo para casa”, esta iniciativa do Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo tem como público-alvo estudantes de todos os ciclos de ensino e suas famílias. Mediante inscrição, os participantes terão ao dispor um kit de programação. O evento tem o apoio da Direção-Geral da Educação através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/Clubes de Programação e Robótica, entre outras entidades.
 
Challenges 2017
Realizar-se-á nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2017, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga a X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação –  Challenges 2017, numa iniciativa do Centro de Competência em TIC da Universidade do Minho (CCTIC-IEUM).
Convidamos as escolas e agrupamentos de escolas do ensino público e privado a apresentarem os seus Projetos Inovadores com TIC.

 

Dica TIC

Clique para ver o vídeo
EDpuzzle
O EDpuzzle é uma ferramenta gratuita que permite editar qualquer vídeo existente na Internet, adicionando-lhe notas e perguntas, locução e selecionando o conteúdo que se pretende abordar na sala de aula (ou como trabalho de casa).
Permite também criar salas de aula virtuais onde o professor pode monitorizar o trabalho do aluno.

 

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email