Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
 

Destaque


Campanha Dia da Internet Mais Segura - Atividades de Cidadania Digital nas Escolas

No mês de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (9 de fevereiro de 2021). Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.

À semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, convida todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.

A fim de se poder dar a merecida visibilidade às iniciativas que cada Escola/Agrupamento irá desenvolver, bem como permitir uma georreferenciação das mesmas, solicita-se que procedam ao respetivo registo, na página de apoio (Atividades das Escolas – Fevereiro 2021).

 

Vai acontecer


XIVª Edição do Concurso Cineastas Digitais

O Concurso Cineastas Digitais é uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS), que vai já na sua XIVª edição e que tem como objetivo fomentar a utilização criativa das tecnologias relativamente às temáticas contempladas no currículo.

 A edição deste ano, organizada com o apoio da Direção-Geral da Educação, tem como tema geral os “Direitos Humanos”. As abordagens temáticas e técnicas deverão ser diferenciadas em função das três categorias de vídeos previstas no regulamento, a saber:

  • “Nano Vídeos” (duração inferior a 30 segundos e com requisitos técnicos elementares), cujo tema é Direitos Humanos;
  • “Vídeo Curtas” (duração entre os 30 segundos e 3 minutos), de tema é livre;
  • “Vídeo Narrativas” (duração entre os 3 e os 6 minutos, com uma estrutura que permita perceber uma história), subordinado ao tema Direitos Humanos.

Este concurso é aberto aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (regular e profissional) de todo o país.

Os vídeos podem ser submetidos até ao dia 31 de julho de 2021.

O cartaz está disponível em Cartaz Cineastas Digitais.

Mais informações podem ser consultadas em: https://cineastas.ccems.pt.

Concurso Artistas Digitais

O Concurso Artistas Digitais é uma iniciativa do Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), que vai já na sua XXª edição.

Nesta edição do concurso, organizada com o apoio da Direção-Geral da Educação, é proposto o tema “Promoção da saúde alimentar e exercício físico” para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos), tendo como objetivos melhorar o estado de saúde global dos jovens, inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição e promover a saúde dos jovens, especificamente em matéria de alimentação saudável e atividade física.

Os educadores, professores e pais/encarregados de educação poderão registar-se e enviar os desenhos dos seus “artistas” até ao final de mês de julho de 2021. Os artistas digitais poderão participar com mais do que um desenho digital, recorrendo a um software de edição de imagem (Paint, Paint.net, Gimp ou outros similares).

Este é um concurso que pretende fomentar a utilização criativa das tecnologias relativamente às temáticas contempladas no currículo, observando que o Perfil do Aluno à saída da Escolaridade Obrigatória aponta para uma educação escolar que constrói e sedimenta uma cultura científica e artística de base humanista.

O cartaz está disponível em: Cartaz Artistas Digitais.

Mais informações podem ser consultadas em: https://artistas.ccems.pt.

MOOC: Trabalho colaborativo e eTwinning

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos”, em formato MOOC (Massive Open Online Course) sobre o projeto eTwinning desenvolvido pelo Serviço de Apoio Nacional eTwinning PT. O curso é gratuito e está disponível em língua portuguesa. O MOOC decorre entre 18 de janeiro e 01 de março de 2021.

O eTwinning é um projeto que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) de escolas europeias, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar. É a maior comunidade de aprendizagem na Europa. Os projetos aliam a tecnologia ao desenvolvimento das competências do século XXI, tendo por base o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e o desenvolvimento de competências digitais, num ambiente de aprendizagem ativa e de partilha de conhecimentos. Os projetos eTwinning destinam-se a alunos e professores desde o pré-escolar ao ensino secundário, de todas as áreas disciplinares, tanto em escolas públicas como privadas.

Explorar a plataforma eTwinning, o registo, o acesso ao eTwinning Live e todas as potencialidades que esta oferece é a viagem que lhe propomos ao longo deste curso!

Este curso será o primeiro dos três MOOC que propomos para 2021, correspondendo este a um nível de iniciação, o segundo de aprofundamento e o terceiro de consolidação.

Mais informações e inscrições em Trabalho colaborativo com o eTwinning: Primeiros passos.

Partilhas à Quarta (2020 - 2021) - sessão 2
 
Com o objetivo de divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE, a iniciativa “Partilhas à Quarta” divulga a sua segunda sessão, que se realiza hoje, dia 6 de janeiro de 2021, quarta-feira, pelas 21 horas.
Nesta segunda sessão decorrem duas partilhas: 
  • A apresentação do programa Apps for Good pela gestora de projeto em Portugal, Matilde Buisel, em conjunto com uma professora e aluno participante para divulgação de boas práticas.
  • A apresentação de uma prática pedagógica, no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem, com alunos do 2.º ciclo, por Laura Chagas, do Agrupamento de Escolas do Bonfim, Portalegre.

Após a apresentação, os participantes terão a oportunidade de colocar questões aos dinamizadores de cada uma das partilhas. 
Para participar nesta sessão, basta aceder ao link da videoconferência, disponível na página das “Partilhas à Quarta”, no endereço http://erte.dge.mec.pt/partilhas-a-quarta.

Com esta iniciativa, pretende-se criar um espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas criativas e promotoras do desenvolvimento das competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Campeonato escolar SUPERTMATIK Quiz Geografia

Destinados a alunos do Ensino Básico de escolas públicas e privadas, os Campeonatos escolares SUPERTMATIK aliam as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação extra para o processo de ensino e de aprendizagem.
Excecionalmente, devido à pandemia COVID-19, a edição 2020/21 realizar-se-á 100% ONLINE num formato muito intuitivo e que, entre outras novidades, em linha com as orientações da Organização Mundial de Saúde, permitirá a utilização de dispositivos próprios para realização de provas, mantendo-se a supervisão docente.
As inscrições nos Campeonatos são gratuitas e exclusivas para estabelecimentos de ensino, podendo ser realizadas diretamente pelos docentes responsáveis pela atividade em www.eudactica.com - separador Competição. Na mesma localização, é ainda possível encontrar todas as informações relativas aos torneios, calendarização, objetivos, regulamento, poster oficial, entre outros.

Mais informações: dep.cultural@eudactica.com ou Linha Direta Campeonatos: 00351 966 208 191.

 

Já aconteceu


Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade 2020

Encontra-se disponível a edição de 2020 do Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

Este relatório apresenta indicadores sobre atitudes, comportamentos, educação e sensibilização dos indivíduos e das organizações, em Portugal no que respeita à Cibersegurança, incluindo ação da Direção-Geral da Educação. Analisa os números atualizados sobre estas matérias, recorrendo a fontes abertas ou recolhendo dados diretamente junto dos agentes sociais. Apresenta, ainda, uma análise global, que permite estabelecer uma panorâmica sobre os pontos fortes e os pontos fracos dos indivíduos e das organizações quanto às boas práticas de Cibersegurança.

O relatório procura também articular as conclusões com o contexto atual de pandemia. Assim, e com base na análise efetuada ao conjunto de indicadores apresentados, é possível afirmar que os indivíduos e as organizações, em Portugal, não têm ainda os níveis de atitudes e comportamentos suficientemente adequados para a melhor proteção possível contra as ameaças do ciberespaço, comparativamente à média da União Europeia. Não obstante, os dados absolutos e as tendências anuais são, em parte, positivos. Além disso, a educação e a sensibilização apresentam indicadores mais favoráveis, o que demonstra um potencial de crescimento noutros domínios.

As conclusões deste relatório permitem ajudar a melhorar os conteúdos e as estratégias de educação e sensibilização, no ensino formal e informal, mas também no que diz respeito à operacionalização do Quadro Nacional de Referência para a Cibersegurança e do Roteiro para Capacidades Mínimas de Cibersegurança, documentos do CNCS.

Relatório disponível em: Relatório Cibersegurança.

Uso de Massive Open Online Courses (MOOC) nas Escolas - Como implementar comunidades de aprendizagem para aprender com MOOCs - Webinar

No âmbito do projeto-piloto "School-Based Case Studies", da School Education Gateway/Teacher Academy, realizou-se, no dia 14 de dezembro, um webinar intitulado "Using Massive Open Online Courses in Schools - How to set up school-based learning communities to learn with MOOCs". 

Este webinar contou com a participação, como oradora, da professora Celeste Simões que, enquanto coordenadora do projeto no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, partilhou a sua experiência. 

Durante a sessão, foi, ainda, possível conhecer o trabalho desenvolvido por professores de vários países que, além de relatarem as suas experiências na criação de comunidades de aprendizagem com os MOOC, estiveram disponíveis para responder a questões relacionadas com a sua participação no projeto. 

Para mais informações, aceda a: http://bit.ly/3bfn5LA.

Conheça os relatos dos professores aqui: https://youtu.be/ZsvZLqgnedc.

Escola de São Gonçalo - 1.º lugar no Prémio ‘Portugal, País de Excelência em Engenharia

A 2.ª edição do Prémio ‘Portugal, País de Excelência em Engenharia’, lançado pela COTEC Portugal, em parceria com o Ministério da Educação e a Ordem dos Engenheiros, premiou, no passado dia 25 de novembro de 2020, durante o evento "Da Tecnologia ao Mercado: Vencer o Vale da Morte da inovação", o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, em Torres Vedras, com 3 prémios: 1.º lugar - Categoria Alunos – Projeto T.U.P.I (Todos Unidos pela Inclusão); Distinção Bondalti – Professor Jaime Rei - Professor que acompanhou o desenvolvimento do projeto premiado com o 1.º lugar na categoria Alunos; 3.º lugar - Categoria Escolas – Projeto “Robótica na Escola”. 

O Projeto TUPI, premiado com o 1.º lugar na Categoria Alunos, consiste num protótipo de um robô com a forma de “humanóide” que, através de sensores de vídeo, reconhece letras ou palavras escritas que lhe sejam apresentadas e posteriormente converte as mesmas em língua gestual, através dos seus braços, mãos e expressões faciais (http://tupi.ag-sg.net/).

O Projeto “Robótica na Escola”, premiado com o 3.º lugar na Categoria Escolas, engloba processos pedagógicos de ensino das ciências da computação e robótica na componente experimental e/ou laboratorial, entre outras vertentes, assim como a Formação Creditada para professores – “Curso de Formação/Whorkshop – RobôOeste”. 

O Prémio ‘Portugal, País de Excelência em Engenharia’ tem como objetivo promover o espírito científico, a iniciativa e trabalho de equipa, a aprendizagem e ensino experimental, e as atividades de aplicação de Ciência e Engenharia junto dos alunos do terceiro ciclo do ensino básico, reconhecendo alunos, professores e Escolas pelas atividades desenvolvidas em aulas experimentais e /ou de laboratório.

Para saber mais acerca do Clube de robótica da Escola de São Gonçalo, aceda a: http://robotica.ag-sg.net/.

"Click Away" - Campus Neurológico Sénior – 1.º Lugar na 3ª Edição Prémios CNS 2020

Alunos do Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas (AE) de São Gonçalo, de Torres Vedras, receberam mais um prémio com o Projeto "A  Click Away". O trabalho  foi desenvolvido, recentemente, pelos alunos do Clube de Robótica do AE de São Gonçalo e permite ajudar pacientes com patologia neurológica decorrente do envelhecimento.  

O projeto consiste num pequeno equipamento, leve e de fácil transporte, que permite aos pacientes com patologia neurológica pedirem auxílio ao cuidador, em caso de necessidade. De seguida, o cuidador, através do recurso ao sistema de mensagens do seu telemóvel ou uma simples APP, previamente instalada, receciona a mensagem de auxílio. Com este procedimento simples, é possível  localizar o paciente, em tempo real, através do “Google Maps”. 

Além disso, e utilizando a mesma aplicação, o cuidador pode, sempre que necessário, monitorizar a localização do paciente. 
 
Para conhecer melhor o projeto, assista à apresentação realizada pelos alunos: http://bit.ly/3nkt7fW.

 

Dica TIC


Pencil2D Animation

Portal para criar atividades educativas online em diferentes idiomas. Permite criar sopa de letras, palavras cruzadas, completar textos, diálogos, ditados, relacionar, etc. Já tem um repositório de atividades realizadas, que podem ser partilhadas.

Ver mais!

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