Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação


Destaque


Portugal INCoDe.2030 - 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais
 

No âmbito do Portugal INCoDe.2030, realiza-se no próximo dia 3 de março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, das 09H00 às 18H00, a 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.

A conferência pretende mostrar o nível da transformação e os recentes progressos das competências digitais desenvolvidos por cidadãos, autarcas, professores, formadores, empresários, investigadores, bem como os projetos em curso e ideias para promover competências digitais para uma cidadania ativa, na inclusão, na educação, na qualificação e empregabilidade, na especialização e na investigação.
O Sr. Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues abrirá o painel dedicado ao Eixo 2 – Educação. Seguir-se-á uma mesa redonda composta por jovens Líderes Digitais, moderada pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa. O painel encerra com a apresentação de um projeto notável: o Hypatiamat da Associação HypatiaMat
No espaço expositivo, alunos de escolas e de cursos profissionais apresentarão alguns dos seus projetos.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição. 

Para conhecer o programa, obter mais informações e proceder à sua inscrição, aceda a: https://www.incode2030.gov.pt/forum-permanente-para-competencias-digitais


Vai Acontecer


Escolas da Região de Coimbra recebem ações de cidadania digital
 
No âmbito do projeto Realiza.te, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com o Centro de Competência TIC Softciências, encontra-se a promover ações de sensibilização de cidadania digital para alunos de 2.º Ciclo, pais e encarregados de educação dos 19 municípios desta Região. 

“As ações, que se realizam entre janeiro e março de 2020, incidem sobre os seguintes temas: Não ao discurso de ódio; Bullying e Ciberbulling; Predadores online/Grooming; Sexting; Dependência online; Gaming; Influenciadores digitais; Direitos de autor / Plágio / Desinformação (notícias falsas); Comércio online: riscos e cuidados a ter; Segurança em redes wi-fi públicas”, refere a CIM de Coimbra em comunicado.

A cidadania digital passa pelo “dever de estarmos cada vez mais informados de todos os perigos e adversidades inerentes ao seu impacto, mas também das vantagens que este processo de transformação digital traz à sociedade, sobretudo no que diz respeito a esta matéria na vida das crianças, pois existe já um enorme impacto que está a transformar o seu comportamento e estilo de vida, e não nos podemos esquecer que elas são os futuros cidadãos, pais e mães de família e também consumidores”, adianta a mesma entidade.

Esta iniciativa tem o apoio da Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet.

 

Turing -Torneio de Programação Interescolar dos concelhos de Barcelos e de Esposende
 
Estão abertas, até 3 de março, as inscrições para o Turing, o Torneio de Programação Interescolar dos concelhos de Barcelos e de Esposende.

Sob o lema “premiar quem sabe programar... em C”, Turing terá a sua primeira edição em março de 2020 e decorrerá nas escolas sede dos Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Agrupamento de Escolas de Barcelos e na Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina.

Trata-se de um projeto-piloto que consiste  num torneio entre escolas do ensino secundário dos concelhos de Barcelos e de Esposende,  organizada e promovida por três professores do grupo de recrutamento 550, que lecionam nessas escolas e que pretende  fomentar o gosto pela área da programação, junto dos alunos. 
O torneio terá a duração de uma 1h30, durante a qual é pedido aos participantes que resolvam um conjunto de problemas, recorrendo à linguagem de programação C.

Informações e inscrições em: https://turing.pt

Oeiras - Cidadania Digital
 
Numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal  e da Polícia Municipal de Oeiras, realiza-se no próximo sábado, dia 29 de fevereiro, das 9h30 às 13h00, no Auditório da Escola Secundaria Sebastião e Silva (antigo Liceu de Oeiras), o encontro Oeiras Cidadania Digital.

O encontro conta com a participação de intervenientes de diferentes áreas e pretende contribuir para que  a tecnologia digital, que é, cada vez mais, parte integrante do nosso quotidiano, seja utilizada de  forma responsável  e segura.

A participação neste evento é gratuita, mas requer inscrição prévia. Faça a sua inscrição aqui.

Matemática Com Vida: diferentes olhares sobre a Geometria - Encontro em Aveiro
 
Dada a importância da geometria para melhor se ler e interpretar o mundo, este tema ocupará um lugar de destaque neste evento, durante o qual se procurará fazer uma abordagem sob múltiplas perspetivas.
O encontro insere-se  na vertente ‘Labs Convida’ da iniciativa maior – ‘Labs Com Vida’, rentabilizando sinergias do lem@tic – Laboratório de Educação em Matemática – e do LabDCT – Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia, estruturas funcionais do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (CIDTFF).
Foi solicitada acreditação do Encontro como “Curso de Formação” ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (12:30 h de formação presencial).
Destinatários: Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico e do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Grupos de docência: 230 e 500).

Inscrições e informações em: http://matematicacomvida.web.ua.pt/
Festival Nacional de Robótica – FNR 2020 - Açores
De 15 a 19 de abril de 2020, realiza-se, em Ponta Delgada, a 20.ª edição do Festival Nacional de Robótica 2020 (FNR 2020), a primeira a ocorrer numa região autónoma.
O FNR 2020 reúne, anualmente, cerca de 500 participantes, incluindo alunos e professores, desde o ensino básico até ao superior, assim como investigadores nas áreas da robótica e automação, nacionais e internacionais, abrangendo várias vertentes: competições robóticas, nas categorias júnior (alunos com idade inferior a 20 anos) e sénior; encontro científico internacional, ICCARSC – International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions; atividades de formação, para professores e alunos; demonstrações e atividades afins.
Para a edição deste ano, foi lançado um desafio novo: o Ocean Freebots. Este pretende promover a atividade ligada à robótica aquática nos Açores, através da participação das escolas da Região Autónoma dos Açores e da Universidade dos Açores. 
O festival integra várias atividades que estimulam a criatividade, o espírito inovador e empreendedor das crianças e jovens, promovendo o desenvolvimento de competências transversais, de acordo com o estipulado no documento orientador “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”. É também durante o Festival Nacional de Robótica que se procede ao apuramento das equipas portuguesas que participarão no RoboCup, competição de robótica de âmbito mundial, onde se encontram as melhores equipas de cada país, e na qual Portugal conta já com um historial de bons resultados.
O FNR 2020 é uma organização conjunta da PROBOT – Associação de Programação e Robótica dos Açores, da Universidade dos Açores, do Governo Regional dos Açores e da SPR – Sociedade Portuguesa de Robótica.

Para mais informações, consulte: robotica2020.uac.pt
Ação de formação “Estratégias de aprendizagem ativa com recursos às TIC”
 
A Direção-Geral da Educação (DGE) promove a ação de formação “Estratégias de aprendizagem ativa com recursos às TIC” para formadores certificados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), capacitando-os para a implementação de estratégias de aprendizagem ativa, em contexto de ensino e de aprendizagem, e para a respetiva disseminação nos contextos educativos locais.

Com esta oficina de formação pretende-se motivar, capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa nas suas salas de aula, mostrando-lhes os recursos e as ferramentas necessárias para a concretização dessas práticas, de modo a promover e a apoiar  a sua utilização pedagógica. Pretende-se também promover a reflexão acerca das potencialidades desta aplicação,  em contextos educativos concretos.
Esta oficina de formação acreditada decorre de março a maio de 2020,  na modalidade de B-Learning, com duas sessões presenciais (3h + 3h = 6 horas), quatro sessões online e síncronas (4 X 2h15 = 9 horas), sendo as restantes 15 horas destinadas a trabalho autónomo.
A oficina abrange o território nacional continental, nos seguintes locais: Viana do Castelo, Vila Real, Mangualde, Santarém, Portalegre e Évora. 

Para mais esclarecimentos, deverá contactar a ERTE/DGE através do endereço de correio eletrónico EmbaixadaLA@dge.mec.pt.

O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning, Vila do Conde

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com o Agrupamento do Escolas Frei João, de Vila do Conde, e o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, promove, nos dias 06 e 07 de março de 2020, o curso “O trabalho colaborativo em diferentes contextos – Encontro Regional eTwinning”, na Escola Básica 2, 3 Frei João, em Vila do Conde.

Este evento, gratuito e acreditado pelo CCPFC (15 horas), destina-se a todos os Educadores de Infância, professores dos Ensinos Básico, Secundário e Profissional, de qualquer área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que estejam interessados em conhecer formas de iniciar trabalho colaborativo entre escolas nacionais ou europeias, através do Portal eTwinning.

As inscrições já se encontram encerradas.

Consulte o programa do curso.

Curso Liderança Partilhada – Massive Open Online Course (MOOC)
 
Promovido pela European SchoolNet Academy, está a decorrer o Curso Liderança Partilhada, em regime de Massive  Open Online Course (MOOC).

A participação neste curso constitui uma oportunidade não só para alargar os conhecimentos teóricos, no que se refere aos múltiplos aspetos relacionados com a liderança partilhada, mas também para conhecer as boas práticas implementadas pelas escolas.

O curso está integrado no Projeto L2C, da qual a DGE é um dos parceiro.


Já Aconteceu


"Apps For Good’ – Madeira : Professores em formação
 

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro acolheu, no passado dia 18 de fevereiro, a Formação Presencial de Professores do programa educativo e tecnológico ‘Apps For Good’, da Madeira e dos Açores.

Durante um dia, os professores tiveram oportunidade de assistir ao ciclo de desenvolvimento de um produto: desde a criação da ideia, à escolha do modelo de negócio e marketing, assumindo os papéis de ‘Problem Solvers’ e ‘Digital Makers’, no processo de conceção de uma App.

Esta formação, com a duração de 12 horas e validada pela Direção Regional de Educação, teve como objetivo munir os professores de competências que lhes permitam gerir as atividades dos alunos em situações de aprendizagem baseada em projetos, desenvolvidos num ambiente enriquecido com tecnologias.

Em janeiro de 2018, o Apps For Good’ foi lançado, em parceria com os Ambientes Inovadores de Aprendizagem, como experiência-piloto em três escolas da Região Autónoma da Madeira, estando hoje presente em 20 escolas e sendo aplicado por 30 professores da Região, nos seus contextos educativos.

Em apenas cinco anos, o Apps For Good já envolveu 9.500 alunos e mais de 800 professores de 323 escolas em Portugal, tendo sido desenvolvidas mais de mil soluções tecnológicas.

 

Juntos vamos fazer uma Internet melhor!

No âmbito das celebrações do Dia da Internet +Segura, a Rede de Bibliotecas de Cantanhede promoveu sessões de sensibilização junto dos alunos do 3º ciclo. As sessões foram conduzidas por Joana Martins, aluna no Agrupamento de Escolas de Mira e Líder Digital do Projeto SeguraNet, e por João Pedro Martins, Embaixador da Juventude pelo Projeto Europeu Better Internet for Kids.

Para além dos alunos da Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede, estiveram também presentes   alunos da escola E.B. Marquês de Marialva. As intervenções dos dois jovens, que se têm dedicado a contribuir para o desenvolvimento da cidadania digital, foram também partilhadas, em direto, por videochamada, com a EBS João Garcia Bacelar, na Tocha.

Segundo os moderadores da sessão, os alunos presentes identificaram-se com os exemplos apresentados, relativamente à forma como a Internet absorve e reage à informação que disponibilizamos, enquanto utilizadores.

A iniciativa abrangeu um conjunto de 300 alunos e, de acordo com os moderadores foi um sucesso, devido à importância da temática,   abordada em diferentes pontos geográficos da região de operação da Rede de Bibliotecas de Cantanhede.

Bot Olympics – Coimbra-Competição de robótica para alunos do ensino secundário ao ensino superior

Decorreu de 13 a 16 de fevereiro, em Coimbra, a 6ª edição do Bot Olympics que, este ano, introduziu algumas novidades: viagem à descoberta da cidade; desafios surpresa para os participantes; realização do Bot Kids e demonstrações abertas ao público.

De acordo com a organização, este evento educativo e formativo, certificado com o Selo Portugal INCoDe 2030,  apresenta três provas e é “ um evento único, pois reúne, no mesmo espaço de competição, alunos do ensino básico , secundário e universitário”, sendo também considerado como a maior competição de robótica da região centro.

Durante os vários dias, foi possível dar a conhecer o mundo da robótica e a área da engenharia eletrotécnica, através de uma perspetiva divertida e simples, com o intuito de cativar os mais jovens. 

A organização esteve a cargo do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (CR/UC).

Prémios Europeus eTwinning 2020

O Serviço Central de Apoio eTwinning divulgou a lista de professores distinguidos com Prémio Europeu 2020.

Portugal conta com a distinção de 8 Educadoras de Infância:

 - 2.º lugar, na categoria até aos 6 (Pré-escolar)

Small Scientists Across Europe (Albertina Albuquerque, Albertina Marques, Maria Albertina Pires, Maria Filomena Fragoso, Maria Francisca Pessoa, Maria José Oliveira, Maria João Branco e Paula Condinho, do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Coimbra);

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning congratula-se com os resultados que têm vindo a ser alcançados pelos docentes portugueses, a nível europeu, e parabeniza as vencedoras pelo seu desempenho de excelência.

Consulte a lista dos premiados em:
https://www.etwinning.net/pt/pub/newsroom/highlights/european-prizes-winners-2020.htm.

Dia da Internet Mais Segura
 
No passado dia 11 de fevereiro, celebrou-se o Dia da Internet Mais Segura, comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes.

À semelhança dos anos letivos anteriores, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, convidou todos os Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas a promoverem atividades no âmbito da Cidadania Digital, durante o próximo mês de fevereiro.

O registo das iniciativas de cada Escola/Agrupamento ainda pode ser efetuado na página de apoio (Atividades das Escolas – Fevereiro 2020), de modo permitir a sua georreferenciação.

Semana Europeia da Programação 2019 – novo recorde alcançado

Já estão disponíveis os resultados da Semana Europeia da Programação de 2019, cujos números são os mais elevados de sempre.
A Codeweek esteve presente em mais de 80 países em todo o mundo, totalizando mais de 72 000 atividades, envolvendo 4,2 milhões de participantes. No caso de Portugal, 91% das atividades decorreram nas escolas, com um número médio de 90 participantes/escola, num total de  aproximadamente 60.000 crianças e estudantes envolvidos.
A maior parte das atividades permitiu abordar o pensamento computacional e os fundamentos da programação de uma forma lúdica e atrativa, embora um elevado número de atividades se tenha concentrado em tecnologias avançadas como a robótica ou a inteligência artificial. 
A Direção-Geral da Educação congratula todos os alunos e professores envolvidos e convida todas as comunidades educativa a juntar-se à próxima edição, que terá lugar entre 10 e 25 de outubro de 2020

Para mais informações e acesso a recursos, aceda a:
Semana Europeia da Programação – Dar vida às ideias
Seminário Dia da Internet mais Segura 2020 - Consórcio Centro Internet Segura
 
No dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia da Internet mais Segura 2020, iniciativa europeia que se comemora em Portugal e se alarga a todo o mês de fevereiro. Para assinalar a data, decorreu, em Lisboa, o Seminário «Faz delete ao cyberbullying!».

Para este encontro, o Consórcio Centro Internet Segura, do qual fazem parte a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., a Fundação Altice, a APAV e  Microsoft Portugal, convidou especialistas nacionais e europeus, bem como um painel de jovens para nos darem a sua  perspetiva e os seus testemunhos sobre como devemos prevenir e atuar face a este fenómeno transversal a toda a sociedade.

III Encontro Regional de Cidadania Digital - Funchal
 
No âmbito das celebrações do Dia da Internet mais Segura 2020, a Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, através da equipa dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem, promoveu o Encontro Cidadania Digital, no Funchal, no dia 18 de fevereiro de 2020, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

O evento contou com a presença de vários especialistas que contribuiram com a sua perspetiva acerca de aspetos fundamentais, relacionados com Segurança e Cidadania Digital.

Projeto Milage na RTP1

No dia 1 de fevereiro último, a utilização da App MILAGE APRENDER+ nas aulas de Matemática do Agrupamento de Escolas Rio Arade (AERA), concelho de Lagoa, esteve em destaque no programa Bom Dia Portugal, da RTP1. Durante a reportagem é possível ver, em contexto de sala de aula, os alunos a utilizarem os dispositivos móveis e a aplicação MILAGE APRENDER+ na resolução de exercícios. 

O projeto MILAGE, em desenvolvimento no AERA, enquadra-se no Plano de Intervenção Pedagógica com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+, na área da Matemática, que resultou de uma parceria entre o AERA, o Município de Lagoa e a Universidade do Algarve.
A reportagem foi gravada no dia 21 de janeiro aquando da apresentação, no AERA, da 2ª Edição do Prémio Anual MILAGE APRENDER+. Esta apresentação decorreu no âmbito da Ação TEIP do AERA, “O digital em prol da Matemática”.

Pode ver a reportagem no link.

Crianças e jovens portugueses entre os mais confiantes no uso da Internet Estudo europeu EU Kids Online
 
No dia em que se assinalou o Dia da Internet Mais Segura, foram divulgados os resultados do estudo europeu EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries.

Entre 2017 e 2019, foram inquiridos 25.101 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, sobre as suas experiências digitais que incluíram situações de risco como ciberbullying, conteúdos prejudiciais, mau uso de dados pessoais, uso excessivo da Internet, mensagens de sexting e encontros com pessoas conhecidas na Internet. 

De acordo com os resultados, na Europa, a maioria das crianças e jovens usa o smartphone para se ligar à Internet “várias vezes por dia” ou “todos os dias ou quase”, registando-se uma subida substancial no uso de smartphones e no acesso à Internet, em relação ao estudo de 2010. Em alguns países, como Portugal, o tempo que as crianças e os jovens passam online mais do que duplicou, sendo também um dos países onde mais crianças e jovens revelam confiança em lidar com riscos: mais de dois terços referem saber reagir “sempre” ou “muitas vezes” a comportamentos de que não gostam na Internet.  Portugal é também um dos países, onde os inquiridos menos associam situações de risco a danos delas decorrentes.
De acordo com Cristina Ponte, professora da Universidade Nova e coordenadora da equipa portuguesa na rede EU Kids Online, “estes resultados quantitativos nacionais integrados no panorama alargado de 19 países europeus ajudam a conhecer de que modo crianças e jovens portugueses se consideram enquanto utilizadores digitais e qual tem sido a influência da intervenção da família e da escola em matéria de segurança e de aquisição de competências”.  Cristina Ponte acrescenta que  “seria muito bom que estes resultados sobre riscos e oportunidades fossem discutidos, em casa e na escola, com crianças e jovens para ouvir as suas razões por detrás dos números.”
O estudo europeu EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries envolveu os países: Alemanha, Bélgica (Flandres), Croácia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Rússia e Suíça. A participação de Portugal, neste estudo, contou com o apoio da Associação DNS.PT, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Direção-Geral de Educação. 

Consulte o relatório.


Dica TIC


Balabolka é um sintetizador de fala gratuito (text-to-speech) que reconhece todas as vozes que estejam instaladas no computador. O texto escrito no ecrã pode ser gravado em vários formatos de ficheiros de som (WAV, MP3, MP4, OGG or WMA file).

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