Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
janeiro 2017

Já Aconteceu

II Encontro Nacional de Educação para os Media

Decorreu no passado dia 21 de janeiro o II Encontro Nacional de Educação para os Media. O evento teve lugar na Escola Secundária Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis, numa iniciativa da Direção-Geral da Educação, coordenada pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, em parceria com o Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Em breve ficarão disponíveis na página do evento todas as apresentações realizadas e a reportagem multimédia.

Rede de Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2016/2017

A Direção-Geral da Educação (DGE), através da sua Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), levou a cabo, durante os meses de novembro e dezembro, um inquérito nacional com o objetivo de identificar os Clubes de Programação e Robótica (CPR) existentes nas escolas. Desse inquérito resultou a identificação de 188 Clubes.

Vai Acontecer

I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia – Ponte de Lima

A I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia realiza-se entre os dias 2 e 5 de fevereiro e tem como objetivo promover e dar a conhecer os melhores projetos pedagógicos dinamizados pelos Centros Educativos de Ponte de Lima.

A Direção-Geral da Educação (DGE) irá recriar nesta Feira um Ambiente Educativo Inovador promovendo uma mostra de boas práticas, repensando o papel da pedagogia, da tecnologia e do design em contextos educativos; será promovida igualmente a exploração de recursos de ensino e de aprendizagem.
SeguraNet - Iniciativa “Líderes Digitais: "Marca a diferença: Unidos por uma Internet melhor"

Terá lugar no Dia da Internet mais Segura, 7 de fevereiro de 2017, das 15h30 às 16h30 (UTC +0) uma sessão de divulgação sobre segurança na utilização da Internet e dos dispositivos móveis; a sessão será realizada por videoconferência e terá interpretação simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

Atividades sobre Segurança Digital nas Escolas – Fevereiro 2017

No próximo mês de fevereiro celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (7 de fevereiro de 2017) e, à semelhança dos anos letivos anteriores, o projeto SeguraNet convida todas as Escolas a promoverem atividades no âmbito da segurança digital durante o mês de fevereiro.
 

ticEDUCA júnior – edição de 2017

Numa iniciativa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), terá lugar no dia 10 de fevereiro, nas instalações do IEUL, mais uma edição do Encontro ticEDUCA Júnior. Este evento tem como objetivo a divulgação de boas práticas de introdução de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem na voz dos alunos.
 

Seminário Nacional Ambientes Educativos Inovadores: "Da sala de aula do futuro à escola do presente"

Decorre no próximo dia 18 de fevereiro de 2017, entre as 10h30 e as 16h30, no Auditório I do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, o Seminário Nacional Ambientes Educativos Inovadores "Da sala de aula do futuro à escola do presente". 
Este seminário visa estimular a reflexão da comunidade educativa portuguesa sobre o impacto que novos espaços educativos podem ter na modernização dos processos de ensino e de aprendizagem, e, em simultâneo, mostrar boas práticas e estratégias de liderança na sua implementação. 

Oficina de formação acreditada “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”

Entre os meses de fevereiro e maio de 2017 terá lugar a oficina de formação  “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, na modalidade B-Learning, que decorre no âmbito a iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (LA) da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a European Schoolnet (EUN).
No decurso desta oficina, explorar-se-ão recursos do projeto Future Classroom Lab (EUN) para a elaboração de cenários inovadores de aprendizagem, promovendo a sua implementação nos contextos educativos dos professores participantes.

Plano Europeu de Formação eTwinning 2017

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning acaba de divulgar o Plano Europeu de formação eTwinning 2017 - http://www.erte.dge.mec.pt/etwinning -, que contém uma lista de formações no estrangeiro às quais se poderão candidatar os Educadores de Infância e professores, de qualquer ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que pretendam iniciar projetos eTwinning com escolas europeias. Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 27 de janeiro de 2017.

Concurso de Programação "A Criar com Scratch!"

Já está a decorrer o prazo de inscrição das equipas no concurso nacional de programação em Scratch "A Criar com Scratch!", uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS) através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal.
A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos elaborados em SCRATCH por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação.

 

Applica-te – NOVA IMS CHALLENGE 2.ª edição

Depois do êxito da 1.ª edição, o Applica-te - NOVA IMS CHALLENGE, está de volta! O concurso de ideias promovido pela NOVA IMS – Information Management School, para os alunos do 7.º ao 12.º ano, pretende continuar em 2017 a estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens. As candidaturas estão abertas até 7 de maio de 2017.
 

European Schools Project Association promove seminário sobre “New Global Challenges in Education”

Decorre entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, em Munique, na Alemanha, o seminário “New Global Challenges in Education” uma iniciativa da European Schools Project Association, considerada ação Erasmus K1, formação interativa para professores, professores, formadores de professores e investigadores na área da educação.
Os interessados poderão candidatar-se a financiamento através do programa Erasmus +; o pedido deve ser enviado à Agência Nacional até 2 de Fevereiro de 2017.

Dica TIC

MILAGE Aprender + Matemática

A versão 3 da aplicação educativa “MILAGE Aprender + Matemática” já se encontra disponível para tablets  smartphones. Trata-se de uma iniciativa da Universidade do Algarve desenvolvida no âmbito de um projeto europeu Erasmus KA1. A app está disponível para os sistemas Android e Apple e é acompanhada de materiais para professores.


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email