Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
julho 2016

Já Aconteceu

TIC@Portugal'16


1 de julho foi a data escolhida para a última edição do TIC@Portugal'16 - Encontro de Professores sobre utilização das TIC. Tratou-se de uma iniciativa da EDUCOM, em parceria com os restantes Centros de Competência TIC da Direção-Geral da Educação.
Em vários pontos do país, os participantes tiveram oportunidade de partilhar boas práticas no âmbito da utilização das TIC em educação e participar em oficinas diversas. O Livro de Resumos com as diferentes intervenções realizadas já está disponível na página oficial do Encontro.

 

Seminário Internacional “Sala de Leituras do Futuro”


Decorreu no dia 2 de julho de 2016, no auditório dos Paços do Concelho de Barcelos, o I Seminário Internacional “Sala de Leituras do Futuro”. Esta iniciativa da Escola Básica e Secundária de Vila Cova, da Câmara Municipal de Barcelos e da Universidade do Minho contou com cerca de 200 participantes.
A iniciativa reuniu vários especialistas e teve como grande objetivo promover o debate e reflexão em torno da construção de novos cenários de estudo e aprendizagem em espaço de leitura, tendo em conta as novas tecnologias e o ambiente digital.

 

I Encontro Nacional “Laboratórios de Aprendizagem”

Teve lugar no dia 8 de julho de 2016, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o I Encontro Nacional “Laboratórios de Aprendizagem”. Mais de 200 participantes tiveram oportunidade de discutir a implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem.
 

Educação para os media em foco no Boletim "Better Internet for Kids"

 
A mais recente edição do Boletim "Better Internet for Kids" é dedicada à Educação para os Media apresentando contributos de diversos países. Dada a importância crescente da Internet como fonte de informação para crianças e jovens, é fundamental que estas adquiram bons hábitos de consumo e gestão dos media.
 

Vai Acontecer

Encontro Regional eTwinning Óbidos

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria a Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, promove o Encontro Regional eTwinning, em Óbidos, nos dias 5 e 6 de setembro de 2016.
 
Formação Acreditada eTwinning – Lamego (2016)

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE) em parceria com o Centro de Formação de Professores Lamego-Armamar-Resende-Tarouca, promove a 2.ª edição do curso acreditado “O eTwinning: professores Europeus em Comunidade”.  A sessão presencial  decorrerá no dia 17 de setembro de 2016 (sábado) no Auditório da Escola Básica de Lamego, sita na Rua de Fafel, Lamego, sendo as sessões seguintes realizadas a distância, durante a semana de 19 a 22 de setembro (entrega do relatório final – 29 de setembro).

1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica - SUPERTABi


Terá lugar nos dias 5 e 6 de setembro de 2016, no Grande Auditório do Fórum da Maia, na Maia, o 1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica - SUPERTABi.
 
ticEDUCA2016

O IV Congresso Internacional TIC e Educação, ticEDUCA2016, terá lugar em Lisboa entre os dias 8 e 10 de setembro.
Esta iniciativa do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa visa reunir investigadores, docentes de todos os níveis de ensino e outros profissionais, proporcionando um momento de partilha da investigação desenvolvida no domínio das Tecnologias Digitais na Educação. O tema escolhido para este ano é "Digital Technologies & Future School".

 

Dica TIC

Animaker

O Animaker é uma plataforma online que permite a realização de forma fácil e intuitiva de filmes de animação.
 
 

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email