Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
maio 2016

Já Aconteceu

1.º Encontro Nacional do Projeto CO-LAB

Decorreu no passado dia 18 de maio, no Auditório da Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, o 1.º Encontro Nacional do Projeto CO-LAB.
O evento reuniu cerca de duzentos profissionais de educação que irão estar envolvidos neste projeto que a Direção-Geral da Educação coordena no âmbito da European Schoolnet, a rede europeia de Ministérios da Educação.
O projeto CO-LAB (Collaborative Education Lab) visa contribuir para a disseminação da aprendizagem colaborativa em contexto de sala de aula, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de práticas de ensino e de aprendizagem colaborativas em contextos reais, permitindo descobrir o que potencia este tipo de trabalho e quais as aprendizagens realizadas.

 
Academia dos Professores

O School Education Gateway disponibiliza um novo serviço – a Academia dos Professores.
A Academia dos Professores contempla cursos em linha gratuitos, os cursos mais populares que já ajudaram os professores nas suas necessidades de formação bem como materiais de aprendizagem versáteis.
O primeiro curso em linha gratuito terá início em junho de 2016 e os interessados já se podem inscrever.

 
Apps para Dispositivos Móveis: Manual para professores, Formadores e Bibliotecários

Com organização de Ana Amélia Amorim Carvalho, Professora da Universidade de Coimbra e numa edição da Direção-Geral da Educação, acaba de ser publicado o livro “Apps para Dispositivos Móveis: Manual para professores, Formadores e Bibliotecários”.
Esta publicação foi apresentada ao público no passado dia 7 de maio, em Coimbra, durante o 3.º Encontro "Jogos e Mobile Learning". 

 
Já são conhecidos os vencedores da fase final do concurso Sitestar 3 da DECO

Mais de duas centenas de inscrições e 193 propostas de ideias inovadoras é o balanço final da participação dos jovens entre os 14 e 18 anos de escolas de todo o país que participaram na 3.ª edição do concurso Sitestar 3.
 
Edição 2016 do concurso “7 Dias, 7 Dicas com os Media” já tem vencedores

Na página web da Rede de Bibliotecas Escolares, foram divulgados os prémios e menções honrosas da mais recente edição do concurso “7 Dias, 7 Dicas com os Media”.

Os trabalhos foram selecionados de acordo com os critérios definidos no regulamento e a quantidade/qualidade dos trabalhos recebidos nas diferentes categorias pelo  júri do concurso, constituído por representantes da Comissão Nacional da UNESCO (CNU), Direção-Geral da Educação (DGE), Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e dois especialistas na área da literacia dos media.


Terminou o prazo para envio de candidaturas o Concurso Podcast - Conta-nos uma história!

Terminado o prazo para envio das histórias candidatas à 7.ª Edição do concurso "Conta-nos uma história!", foram apuradas 154 histórias em registo áudio e 173 em registo vídeo. A cerimónia de entrega de prémios terá lugar no dia 30 de junho de 2016.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft que pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Scratch Day 2016
 
Dia 14 de maio comemorou-se mais um Scratch Day. Pelo 9.º ano consecutivo, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal associou-se às comemorações que se realizam um pouco por todo o mundo. Estiveram presentes, este ano, em Setúbal,  mais de 200 pessoas, sendo cerca de metade crianças que encheram o auditório.
O programa do evento foi diversificado e aliciante: várias comunicações de boas práticas com o scratch, workshops, mostra de drones e percurso georeferenciado, entrega de prémios do Concurso Nacional de Programação em Scratch, a tradicional (e sempre inovadora) lição do avô Fred e o mini-concurso "Explorar, Programar, Concorrer". 
Foi um sábado cheio de emoções que culminou com o cantar dos parabéns e o partir do bolo. Para o ano há mais!
 

Vai Acontecer

Iniciação à Programação no 1.º Ciclo – Evento final

No dia 18 de junho de 2016, terá lugar na Escola Básica Vasco da Gama, em Lisboa, o evento final do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros, a saber, Associação Nacional de Professores de Informática, Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, Centro de Competência TIC da ESE de Setúbal e Microsoft.

E-TECH PORTUGAL '16 realiza-se em Setúbal

Terá lugar nos dias 3 e 4 de Junho na Escola Secundária D. João II, em Setúbal, a E-TECH PORTUGAL '16, uma Feira Tecnológica na área das TICE, dirigida ao público em geral, professores, investigadores e profissionais da área.

Os visitantes terão acesso a workshops, stands temáticos, demonstrações de produtos e serviços, atividades para famílias e jovens, concursos de robótica, torneios de MinecraftCounterstrike e Fifa16, e uma conferência de especialistas, sendo este o primeiro evento do género em Setúbal. A entrada na Feira Tecnológica é gratuita.
 

Dica TIC

Bee-Bot: divirta-se a programar!

A Bee-Bot é um colorido e simpático robot que permite a execução de sequências de instruções simples ligadas ao movimento e à rotação. Foi desenhada para introduzir o pensamento computacional e a programação nas crianças desde o pré-escolar.
Existem diversos acessórios disponíveis que permitem a sua utilização em diversas áreas de aprendizagem potenciando o desenvolvimento de várias competências tais como a orientação espacial, aquisição de novas palavras, a medição. São inúmeras as possibilidades de utilização deste robot, dado que, através do software próprio, é possível ao professor construir atividades para/sobre qualquer temática.
Existe uma derivação deste robot, a Blue-Bot, com um módulo bluetooth incorporado que permite a programação com recurso a um dispositivo móvel.

 

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email