Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
Veja esta mensagem no seu navegador.
Março 2016

Já Aconteceu

Jornada GO! - Georreferenciação, programação e drones

No passado dia 20 de fevereiro, decorreu, na Escola Secundária Domingos Sequeira, a jornada “Georreferenciação, programação e drones”, integrada nas atividades do projeto “GO! – Mobilidade na educação”, promovido pelo Centro de Competências Entre Mar e Serra (CCEMS), que formalizou, através de assinatura de protocolos, a rede de 22 escolas GO! 3.0, tendo estado presentes cerca de 120 professores.
Estiveram presentes na sessão de abertura o Sr. Diretor-Geral de Educação, José Vítor Pedroso e o Sr. Presidente da Câmara de Leiria, Raúl Castro.
Após a sessão de abertura, foram apresentadas pela equipa do CCEMS várias vertentes do projeto, ao que se seguiu a “Dronofonia”, uma obra musical para instrumentos e coros, composta por um jovem maestro do Orfeão de Leiria (Rafael Araújo), dançada por pequenos drones.
No início da tarde, decorreu uma demonstração/experimentação de drones, dinamizada por Carlos Filipe, da Associação de Modelismo do Centro de Portugal, seguindo-se a realização de atividades em que os participantes se dividiram: recolha de dados ambientais georreferenciados no meio envolvente à escola e ao castelo de Leiria; jogos com recurso a tablets com GPS (Matemática pelo Castelo); percurso pedestre orientado com audioguia (Rota do Crime do Padre Amaro); e percurso pedestre com informação multimédia no ecrã (Rota dos escritores).
Sessão de apresentação de projetos Scratch sobre segurança na Internet, aos pais e comunidade escolar

No âmbito de um projeto que envolveu uma parceria entre o Centro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Aranguez, em Setúbal, os alunos do Curso Vocacional de sexto ano apresentaram aos pais e parceiros institucionais os projetos desenvolvidos em Scratch alusivos ao tema da segurança na Internet.
Os alunos desenvolveram jogos que convidaram os participantes a jogar. Ao longo dos jogos os utilizadores eram confrontados com questões e informação alusiva às normas de segurança na Internet.
Estiveram presentes representantes da Associação de Pais, da CPCJ, do CCTIC, da Rede de Bibliotecas Escolares e a Diretora do Agrupamento.
Os alunos e os professores do Conselho de Turma estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Alunos portugueses marcam presença no concurso Odysseus II

O Odysseus II é um concurso europeu organizado em diversas rondas, que tem como alvo todos os estudantes europeus. A iniciativa visa promover, entre os jovens, a formação de cientistas, engenheiros e técnicos qualificados em áreas relevantes para as prioridades da política espacial europeia.

Vai Acontecer

Operação 7 Dias com os Media 2016

Decorrerá entre os dias 3 e 9 de maio de 2016 mais uma edição da Operação "7 Dias com os Media", uma iniciativa do GILM – Grupo Informal de Literacia para os media, que reúne diversas instituições, entre elas a Direção-Geral da Educação.
Convidam-se todas as escolas a participar nesta iniciativa que, uma vez mais, celebra a Liberdade de imprensa / expressão. O registo poderá ser feito na página web do evento.
MOOC “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”

No próximo dia 11 de abril de 2016, terá início o 1.º MOOC (Massive Open Online Course)  “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, promovido e dinamizado pelas embaixadoras da Iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (PT) da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE).

Este MOOC, totalmente em português, pretende dar a conhecer um conjunto de ferramentas e metodologias, entre outros recursos disponibilizados pelo projeto Future Classroom Lab (FCL) da European Schoolnet (EUN) que permite apoiar os professores e as escolas na criação, adaptação e implementação de cenários inovadores de ensino e de aprendizagem. Com base em cenários inovadores, que já foram validados em projetos piloto de âmbito europeu, os formandos vão experimentar projetar atividades aliciantes para a sala de aula, assim como refletir sobre o seu impacto no ensino e na aprendizagem. Serão também introduzidas algumas ferramentas digitais úteis para as práticas pedagógicas e que podem ajudar os professores a inovar na sala de aula.

eTwinning PDW – “Coding and Robotics – The Future is Now!”
 
Os Serviços Nacionais de Apoio eTwinning de Portugal, Estónia e da Noruega promovem a Oficina de Desenvolvimento Profissional “Coding and Robotics: The Future is Now!”, nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2016, em Braga. Este evento contará com a presença de mais de 120 professores, de todos os níveis de ensino, oriundos de 25 países europeus.
Numa altura em que a Comissão Europeia prevê que até 2020 sejam mais de 900 mil as ofertas de emprego na área das TI, em toda a Europa, e que, só em Portugal, o número de profissionais em falta possa chegar aos 15 mil, os professores serão convidados a escutar reputados especialistas das áreas de programação e robótica, dos três países organizadores, e a participar em workshops onde lhes será facultado um conjunto de ferramentas que, aplicado em sala de aula, irá estimular a criatividade e a capacidade de aprender e de inovar dos alunos.
Os interessados em participar poderão inscrever-se em http://bit.ly/Braga_Coding_Robotics, até ao dia 4 de abril de 2016. A seleção dos participantes no evento é feita mediante os seguintes critérios:
  1. Estar inscrito no eTwinning.
  2. Ser ativo na plataforma eTwinning. .
  3. Ter proficiência na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.
  4. Ter interesse na área de Programação e Robótica.
Os candidatos selecionados serão contactados pelo Serviço Nacional de Apoio eTwinning
Animações SeguraNet chegam novamente aos Cinemas

As animações SeguraNet “Antivírus”, “Sempre Ligado” e “Partilha de Informação Pessoal” são recursos que promovem a utilização segura e crítica da Internet e dos dispositivos móveis. Estas animações foram desenvolvidas no âmbito do projeto SeguraNet e farão parte de uma campanha nos cinemas, durante o mês de abril de 2016, Mês de Prevenção dos Maus Tratos. Durante os meses de novembro e dezembro de 2015, já fizeram parte da campanha da Linha Ajuda, do Centro Internet Segura, nos cinemas.
Media Smart realiza 5.ª edição do Curso de Formação e-Learning

Terá início a 22 de abril a 5.ª edição do Curso em formato de e-Learning, “Publicidade: Conceitos Fundamentais”, uma iniciativa no âmbito do programa Media Smart.
Trata-se de um curso com tutoria ativa, com um limite máximo de 15 inscrições. Esta ação tem uma duração de nove semanas (conclusão a 30 de junho) sendo que, no final, de acordo com a participação e os resultados dos formandos, é atribuída certificação de acordo com as regras do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Continua de Docentes. O formato de e-Learning destaca-se como uma mais-valia, permitindo uma maior organização pessoal dos formandos, nomeadamente na gestão dos conteúdos e ajustando o ritmo da formação a cada participante.

Dica TIC

PIXTON: Criação de banda desenhada online

O Pixton introduz o mundo do Click-n-Drag Comics™, uma tecnologia revolucionária que permite a criação de banda desenhada online de forma muito fácil e intuitiva.
Existem versões pagas (entre as quais a destinada à educação) e a versão gratuita. Mas esta última é suficiente para ser utilizada em contexto de sala de aula.
Com o Pixton, os alunos darão largas à criatividade criando banda de desenhadas com recurso aos vários cenários disponibilizados e configurando personagens totalmente manipuláveis através de painéis dinâmicos (sexo, penteado, cor do cabelo, roupa), adereços e balões de fala. No final poderão partilhar as histórias criadas através da web.

EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email