Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
março 2017

Já Aconteceu

SeguraNet lança Cartazes ”5 dicas” destinados aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico

O projeto SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar uma coleção de cartazes que, sob o título “5 Dicas”,  apresentam sugestões de comportamento em ambiente digital para o exercício de uma cidadania saudável.

Prémios europeus eTwinning 2017

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios europeus eTwinning 2017. Uma professora portuguesa está entre os vencedores. Parabéns!

CCTIC Softciências promove Ação de Curta Duração sobre “Introdução à Programação em Arduíno/Genuíno”
Decorreu no passado dia 14 de março, numa iniciativa do CCTIC Softciências, um workshop sobre “Introdução à Programação em Arduíno/Genuíno”. Esta ação, acreditada em modalidade de Curta Duração destinou-se a docentes de todas as áreas disciplinares e ciclos e visava a necessidade de, por um lado, envolver a programação e a eletrónica em projetos multidisciplinares e, por outro, contribuir para dar resposta à vontade manifestada por muitos docentes de conhecer formas de tornar tangível a programação de computadores. 

Encontro Regional eTwinning tem lugar na Madeira
Teve lugar nos passados dias 10 e 11 de março, o Encontro Regional eTwinning da Madeira, numa iniciativa da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação em estreita colaboração com a Direção Regional de Educação. Foi a primeira vez que este evento se realizou na ilha da Madeira e, como tal, foi um momento único e esperado por muitos docentes que estavam interessados em conhecer  o projeto eTwinning e iniciar trabalho colaborativo com escolas europeias. O evento contemplou sessões plenárias de formação e workshops para cerca de 60 professores. Após a sessão de abertura, procedeu-se à cerimónia da entrega das bandeiras eTwinning às escolas galardoadas pelo bom desempenho nos projetos no ano letivo anterior.

Encontro Regional sobre Segurança Digital na Madeira

Numa iniciativa da Secretaria Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, com o apoio do projeto Seguranet da Direção-Geral da Educação decorreu no passado dia 20 de fevereiro de 2017, no Auditório da Escola da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), o Encontro Regional sobre Segurança Digital "Marca a diferença, unidos por uma lnternet melhor".
Este evento visou assinalar o "Dia da lnternet mais Segura 2017" e contribuir para a promoção de uma utilização crítica e responsável das tecnologias. 

Next Generation Internet Initiative – Relatório Final

A Comissão Europeia lançou, em 2016, a Next Generation Internet Initiative com o objetivo de moldar a Internet do futuro como um ecossistema de plataformas interoperáveis, forte, aberto, orientado para os dados e centrado no utilizador. O relatório foi agora publicado.

Feiras de Educação, Formação, Juventude e Emprego
Com o lema “Educar é Inovar!”, a Direção-Geral da Educação (DGE) voltou a marcar presença nos certames Qualifica e Futurália, que decorreram respetivamente  entre 16 e 19 de março de 2017 na EXPONOR e entre 29 de março e 1 de abril de 2017 na FIL.
A DGE recriou um Ambiente Educativo Inovador privilegiando a disseminação e promoção da sua visão para a educação no futuro próximo, quer nos domínios do ensino e da aprendizagem, quer nos aspetos de inovação pedagógica e didática.

Web We Want - atividades de prevenção de Bullying e de Ciberbullying

Já se encontra disponível, em português, o novo recurso do projeto Web We Want com atividades de prevenção de Bullying e de Ciberbullying.

European Schoolnet celebra os 20 anos

A Rede Europeia dos Ministérios da Educação (European Schoolnet, EUN) comemora em 2017 o seu vigésimo aniversário.

Jornal escolar promove projeto de Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática

A Escola EB Artur Alves Cardoso, do Agrupamento de Escolas de Caneças, concelho de Odivelas, acaba de publicar o segundo número do jornal escolar “O Cusco”, a qual tem como foco os direitos humanos, os direitos da criança, o combate ao bullying e a todas as formas de violência. Este número relata resultados de atividades que envolveram crianças de Pré-escolar e 1º Ciclo, os seus encarregados de educação, técnicos de saúde escolar e de psicologia, bem como outros elementos da comunidade.

Vai Acontecer

O eTwinning está à procura de “Escolas eTwinning”!

A partir de outubro de 2017, a sua escola terá a oportunidade de conseguir obter o título oficial de “Escola eTwinning”!

eTwinning apoia a iniciativa ‘Move2Learn, Learn2Move’

A iniciativa Move2Learn, Learn2Move está a ser lançada por ocasião do 30.º aniversário do programa Erasmus+. Ao abrigo da iniciativa Move2Learn, Learn2Move, alguns projetos europeus eTwinning terão a oportunidade de participar num concurso e ganhar viagens para outros países integrantes do Programa Erasmus+.

VIII Encontro de Educadores e Professores de Montijo e Alcochete “Pedagogia e Tecnologias Digitais”

Terá lugar no próximo dia 6 de abril, entre as 14h00 e as 18h30, na Escola Básica Integrada do Esteval, no Montijo, o VIII Encontro de Educadores e Professores de Montijo e Alcochete.

Subordinado ao tema  “Pedagogia e Tecnologias Digitais”, este encontro destina-se a docentes de todas as áreas e níveis de ensino e visa  dar a conhecer diversas experiências de introdução de tecnologias digitais em contexto educativo.

Escola Profissional de Almada promove Seminário “Ensino-Aprendizagem: que desafios para o século XXI?”

No âmbito das comemorações dos seus 25 anos, a Escola Profissional de Almada promove, no dia 20 de abril, no Hotel Costa da Caparica, sala Caparica B,  o Seminário “Ensino-Aprendizagem: Que desafios para o século XXI?”.

Dica TIC

Learning Apps

LearningApps.org é uma aplicação Web 2.0 que visa apoiar os processos de ensino e de aprendizagem com pequenos módulos interativos. Esses módulos podem ser usados diretamente em materiais de aprendizagem, mas também para auto-estudo. O objetivo é reunir blocos de construção reutilizáveis e torná-los disponíveis para todos. As Apps não incluem nenhuma estrutura específica ou um cenário de aprendizagem específico mas devem ser incorporados num cenário de ensino adequado.


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
Direção-Geral da Educação
Desde 2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email