Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Encontro Nacional de Cidadania Digital - 29 de novembro de 2019

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, vai promover, no próximo dia 29 de novembro, o Encontro Nacional de Cidadania Digital, no Agrupamento de  Escolas Eça de Queirós, rua Cidade de Benguela, 1800-071 em Lisboa.

Durante o encontro, decorrerão sessões plenárias com especialistas que irão abordar temáticas como Bullying e Ciberbullying, Combate ao Discurso de Ódio, Crescer e Aprender na Era Digital. O programa inclui ainda um painel de jovens, um painel de práticas de referência das escolas e a cerimónia de entrega de prémios às escolas, participantes nas iniciativas de Cidadania Digital.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, dado o número limite de vagas.

As inscrições poderão ser realizadas, até ao dia 28 de novembro, através do formulário disponível em:
https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/797638?lang=pt

Mais informações na página do encontro:
https://www.seguranet.pt/pt/encontro-nacional-de-cidadania-digital

Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying

Atento aos fenómenos do bullying e do ciberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e dos jovens, o Ministério da Educação decidiu elaborar e propor às escolas a implementação de um plano de combate ao bullying e ao ciberbullying.

O Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, a implementar já no ano letivo 2019/2020, pelos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, deverá: desenvolver-se a partir de um diagnóstico que permita identificar necessidades; incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades que sensibilizem para a diversidade de comportamentos agressivos, em idade escolar; contribuir para a identificação de sinais de alerta, que indiciem o envolvimento em comportamentos de bullying e/ou de ciberbullying; constituir-se como um auxiliar de apoio às escolas, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção, face ao bullying e ao ciberbullying; ser elaborado de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.

Este plano tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste fenómeno. Assim, no âmbito do Dia Mundial de Combate ao Bullying, que se assinala a 20 de outubro, o Ministério da Educação convidou todos os diretores de Agrupamentos de Escolas e escolas não agrupadas a elegerem a semana de 14 a 18 de outubro como Semana “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, tendo, no entanto, presente que o plano de prevenção deve ser implementado ao longo de todo o ano letivo.

Para mais informações, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Vai Acontecer


http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratchConcurso A Criar com Scratch!

Já foi lançada mais uma edição do Concurso A Criar com Scratch!. Este concurso nacional de programação é uma iniciativa promovida pelo Centro de Competência TIC, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal (CCTICESE/IPS), através do seu projeto EDUSCRATCH, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Setúbal e com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Este ano, conta ainda com a participação de investigadores do Projeto KML II e com o patrocínio da Clementoni.
A participação no concurso implica a conceção e desenvolvimento de projetos, elaborados em SCRATCH,  por grupos de jovens acompanhados de um adulto que poderá ser um professor ou encarregado de educação. Na categoria de Pré-escolar, este ano, os projetos deverão ser desenvolvidos em Scratchjr.

Os projetos devem ser submetidos até 1 de abril de 2020.

Mais informações e inscrições em: http://projectos.ese.ips.pt/acriarcomscratch

Prémio Europeu eTwinning 2020

O Serviço Central de Apoio eTwinning acaba de abrir a aplicação para a candidatura a Prémio Europeu eTwinning 2020.

Se o projeto que desenvolveu no ano letivo 2018/2019 foi galardoado com Selo Europeu eTwinning, poderá agora candidatá-lo a Prémio Europeu.

Para além das 4 categorias por faixa etária,
- Alunos até aos 6 anos
- Alunos dos 7 aos 11 anos
- Alunos dos 12 aos 15 anos
- Alunos dos 16 aos 19 anos

pode ainda concorrer às categorias especiais:

- Prémio de Língua Espanhola
- Prémio da Língua Francesa
- Prémio de Língua Inglesa
- Prémio  Mediterrânico
- Prémio Marie Skłodowska Curie
- Prémio Yunus Emre para o humanismo e a compreensão intercultural 
- Prémio “Peyo Yavorov” – Para um projeto que encoraje o gosto pela leitura entre os jovens
- Prémio da Cidadania

Saiba como proceder aqui.

Data limite da candidatura: 25 de novembro de 2019.

Lisboa Games Week - Seminário Internacional "Praticas Relevantes de Gamificação no Ensino"

Nos dias 21 e 22 de novembro, vai realizar-se o Seminário Internacional “Práticas relevantes de gamificação no ensino”.

Integrado no programa educativo da Lisboa Games Week, este seminário é uma oportunidade para todos os docentes que queiram conhecer e/ou desenvolver competências na área da gamificação e respetivo impacto positivo no envolvimento dos alunos, em contexto educativo.

Os docentes, atempadamente inscritos através do portal da formação da Direção-Geral da Educação (DGE), cujo link se encontra no final deste texto, poderão obter o respetivo Certificado de Ação de Curta Duração.

O Serviço Educativo do Lisboa Games Week é da responsabilidade da Fundação AIP e conta com o Apoio da DGE, entidade que certifica esta Ação de Curta Duração.

As inscrições encerram no dia 13 de novembro.

Para se inscrever, caso já seja um utilizador registado do Portal de Gestão da Formação da DGE, aceda a:
https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1609302/enroll

Caso ainda não se tenha registado, para obter instruções sobre o processo de inscrição, aceda a:
https://www.lisboagamesweek.pt/wp-content/uploads/2019/10/registo_portal_fomacao.pdf

O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, e em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, vai promover o curso acreditado “O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, que tenham interesse em conhecer novas metodologias e ferramentas digitais a utilizar em sala de aula, e iniciar projetos colaborativos, de âmbito nacional ou europeu.

A formação, que decorrerá em formato blended learning, é composta por uma sessão presencial, a ter lugar no Agrupamento de Escolas de Esgueira, no dia 29 de novembro (sexta-feira), e 3 sessões a distância (plataforma Moodle), a decorrer nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, a partir das 20 horas.

Consulte o programa aqui.

Caso pretenda ter mais informações sobre este curso de formação, consulte o espaço web do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha: https://www.cfaecaav.pt/
 

O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, e em colaboração com o Centro de Formação de Associação de Escolas de Bragança Norte, vai promover o curso acreditado “O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer novas metodologias e ferramentas digitais a utilizar em sala de aula, e iniciar projetos colaborativos, de âmbito nacional ou europeu.

A formação, que decorrerá em formato blended learning, é composta por uma sessão presencial, a ter lugar na Escola Secundária Abade de Baçal (Agrupamento de Escolas Abade de Baçal), em Bragança, no dia 22 de novembro (sexta-feira), e 3 sessões a distância (plataforma Moodle), a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a partir das 20 horas.

Caso pretenda frequentar este curso de formação, deve fazer a sua inscrição no site do CFAEBN, em www.cfaebn.pt, ou diretamente através do link https://www.cfaebn.pt/fichas/2019_2020/etwinning.php, até ao dia 18 de novembro de 2019

O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning, e em colaboração com o CFAE das Margens do Guadiana, vai promover o curso acreditado “O eTwinning: Professores Europeus em Comunidade”.

Este curso, de caráter gratuito e com uma duração de 15 horas, destina-se a todos os docentes que se encontrem afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado,  que tenham interesse em conhecer novas metodologias e ferramentas digitais a utilizar em sala de aula, e iniciar projetos colaborativos, de âmbito nacional ou europeu.

A formação, que decorrerá em formato blended learning, é composta por uma sessão presencial, a ter lugar na Escola Secundária Diogo de Gouveia - Beja , no dia 22 de novembro (sexta-feira), e 3 sessões a distância (plataforma Moodle), a decorrer nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a partir das 20 horas.

Caso pretenda frequentar este curso de formação, inscreva-se através do link https://forms.gle/5fN2vTwegNVLn2cK9, até ao dia 15 de novembro.

Consulte os conteúdos do curso e cronograma aqui.

Projeto 3Digital - ANPRI

A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) promove, mais uma vez, o Projeto 3Digital, uma iniciativa desenvolvida nas áreas da modelação 3D e da realidade virtual.

Pretende-se que os alunos concebam e desenvolvam projetos, orientados por um professor de Informática ou por uma equipa de professores, desde que coordenada por um professor de Informática, durante o ano letivo, na área da modelação 3D ou da realidade virtual. Além disso, com esta iniciativa pretende-se, ainda, fomentar o desenvolvimento de competências, no âmbito do planeamento, desenvolvimento e apresentação de projeto, bem como promover o respeito pelas regras de segurança, direitos de propriedade intelectual e legal, entre outros.

Este ano letivo, os trabalhos terão como tema Os transportes do mar, do rio e da terra.

Para mais informações, consulte: http://www.anpri.pt/3digital/

Concurso SITESTAR 7

A  DECOJovem, em parceria com o PT, lançou a sétima edição do concurso SiteStar.pt.
Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais, incentivando os jovens a criar sites com conteúdos digitais, de acordo com as suas áreas de interesse e promotores de uma cidadania mais ativa e mais inclusiva.

As equipas podem inscrever-se numa das seguintes categorias:  Escola mais Digital; Faz a Diferença; Jovens com Talento.

A participação no concurso é aberta a jovens, com idades entre os 13 e os 18 anos, que se encontrem a frequentar estabelecimentos de ensino públicos ou privados. Podem ainda participar outras entidades que envolvam os jovens, desde que aderentes à rede DECOJovem.

Os prazos para as diferentes etapas deste concurso são:

  • Até dia 17 de dezembro 2019 - inscrição das equipas e submissão da ficha de proposta de site.
  • 14 de janeiro de 2020 - Divulgação das propostas de site selecionadas;
  • 30 de março de 2020 – Construção e apresentação dos sites nomeados.


Para mais informações consultar o site da iniciativa: https://decojovem.pt/iniciativas/sitestar-pt-7/ 

MILAGE APRENDER+ com novo projeto europeu: LEARN+

O insucesso escolar, na disciplina de Matemática, é uma questão transversal a vários países e que preocupa cada vez mais todos os intervenientes do processo de ensino e de aprendizagem. Em Portugal, por exemplo, a taxa de insucesso na prova final de Matemática do 9º ano, em 2019, foi de 40% e 30% dos alunos transitaram para o 10.º ano com a classificação de nível dois, na referida disciplina. Estes resultados  condicionam o futuro percurso escolar dos jovens que, ao ingressar no ensino secundário, excluem a possibilidade de continuar os seus estudos na área das  Ciências e Tecnologias. Contudo, numa sociedade em que se prevê um maior crescimento na procura de profissionais nas áreas das ciências, tecnologias, engenharias e matemática, a necessidade de inverter estes resultados assume particular relevância.

O projeto LEARN+, Building Communities of Teachers Producers to Implement Personalized Learning of  Mathematics Supported by Machine Learning and Block Chain to Assess Competence,   surge com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos, na disciplina de Matemática. Trata-se de um projeto, financiado, através do programa ERASMUS+ da União Europeia, envolvendo 10 parceiros de  Portugal, Espanha, Alemanha e Chipre,  que pretende criar  comunidades de professores, de modo a  promover a  introdução de práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula. Pretende-se, pois, motivar os alunos para a aprendizagem da matemática, usando a plataforma MILAGE APRENDER+ que, em parceria com a Direção-Geral da Educação e a Associação de Professores de Matemática, já está a ser usada em muitas escolas, em Portugal.
 
Ainda no âmbito deste projeto, uma equipa de investigadores do Instituto Superior de Engenharia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, liderada pelo investigador Mauro Figueiredo, investigará também a utilização da inteligência artificial e blockchain para personalizar as aprendizagens e avaliar as competências  desenvolvidas pelos alunos.

Já Aconteceu


Selos Europeus de Qualidade eTwinning 2019

O Serviço Central de Apoio (CSS) eTwinning acaba de dar a conhecer o nome dos docentes contemplados com o Selo Europeu de Qualidade 2019.

Dos 1288 Selos Europeus de Qualidade atribuídos em toda a Europa, 330 pertencem a docentes portugueses. Muitos parabéns a todos!

Consulte a lista dos vencedores.

MILAGE APRENDER+ apresenta 2ª Edição dos Prémios e apresenta a Meia Maratona da Matemática

Decorreu , na Amadora e em Braga, a apresentação da 2ª edição dos prémios MILAGE APRENDER+ para as disciplinas de Matemática, de Português, de Inglês e de Educação para a Cidadania, tendo sido anunciado que a final, para entrega dos prémios, decorrerá em Braga, no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, no dia 24 de abril de 2020.

A grande novidade desta edição é a criação da Meia Maratona da Matemática. Este prémio pretende incentivar os alunos a exercitar regularmente a prática da matemática, ao longo deste ano letivo, e premiar as turmas em que 90% dos alunos realizem, pelo menos, 105 exercícios, até ao dia 29 de fevereiro de 2020 e, pelo menos, 210 exercícios, até ao dia 30 de maio de 2020.

A 2ª edição dos prémios MILAGE APRENDER+ é organizada pela Universidade do Algarve, com o apoio da Direção-Geral da Educação, das Associações de Professores de Matemática e de Português, da Associação Portuguesa de Imprensa, das Câmaras Municipais de Braga, de Lagoa e de Oeiras.

Mais informações sobre os prémios podem ser consultadas aqui.

Prémios Nacionais eTwinning 2019

A Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning,  tem a honra de divulgar a lista dos Prémios Nacionais eTwinning 2019.

Os professores portugueses que desenvolveram os melhores projetos europeus colaborativos, no âmbito do projeto eTwinning do Programa Erasmus+, durante o ano letivo 2018/2019, foram galardoados numa cerimónia que decorreu na Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia), no dia 8 de novembro de 2019.

Parabéns aos vencedores!

Web Summit 2019

Decorreu, no Altice Arena, em Lisboa, o Center Stage do Web Summit.
Tratou-se de uma iniciativa INSPIRE durante a qual o Web Summit convidou as escolas de todo o país a participar.

Os professores puderam candidatar-se, com os seus alunos, a assistir a palestras, de acordo com as suas preferências. Foram disponibilizados 2.000 bilhetes/dia, atribuídos por ordem de inscrição. O INSPIRE esteve aberto a estudantes com idade igual ou superior a 14 anos.
 

Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência

No âmbito da Semana “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, e para assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying, a equipa de Líderes Digitais, em colaboração com outros alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, desenvolveu um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para as questões relacionadas com a temática do bullying e do ciberbullying.

Para que as suas mensagens alcancem um maior número possível de pessoas, os trabalhos realizados têm sido apresentados em vários suportes e linguagens. Assim, têm sido realizadas exposições de fotografias, foi realizada a gravação da leitura de um texto, na voz de uma professora, relatando a vivência de uma vítima de bullying. Além disso, de entre as várias atividades, merece particular destaque a produção e a divulgação de um vídeo que resulta da colaboração entre a equipa de Líderes Digitais e alguns dos alunos surdos que frequentam o AE de Ílhavo, Agrupamento de Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos.

Trata-se de um trabalho que não só pretende alertar para as questões relacionadas com o bullying e do ciberbullying, mas que constitui um exemplo daquilo que é possível desenvolver, com vista à inclusão de todos os alunos.

Ver vídeo:
https://youtu.be/YBuRGXIOe7Y

MILAGE APRENDER+ : Milage Global e Milage Matemática, alunos premiados
 

No âmbito da atribuição da 1ª edição dos Prémios Milage Aprender +, foram distinguidos dois alunos, nas categorias  Classificação Global e Classificação da Matemática.

No dia 29 de outubro, no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, foi entregue ao aluno Rúben Carvalho o prémio melhor Classificado Global, na plataforma MILAGE APRENDER+, no ano letivo 2018/19. Este prémio distingue o aluno que obtém a maior pontuação na resolução de exercícios das várias disciplinas, disponíveis na plataforma MILAGE APRENDER+.

Na categoria Classificação da Matemática, são reconhecidos os alunos e as respetivas escolas do ensino básico e secundário que, ao resolverem exercícios de matemática, no ano letivo em que se encontram inscritos, alcançam a maior pontuação. Em 2018/2019, foi premiado, nesta categoria, o aluno Rafael Pereira do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches, em Braga.

Festival Science on Stage 2019 em Portugal

Sob o lema “Skills for the Future” realizou-se, entre 31 de outubro e 3 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril, o Festival Science on Stage, um evento que contou com o apoio e a participação da Direção-Geral da Educação.
A edição deste ano teve a participação de mais de 450 docentes de 36 países, entre os quais cerca de meia centena de professores, representando 30 escolas portuguesas.
O Science on Stage é o maior evento europeu dedicado à partilha de práticas pedagógicas nas áreas das STEM. Em  Portugal  tem sido, desde 2016, coordenado pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, associação privada sem fins lucrativos, que tem por objetivo a divulgação e o ensino das ciências. 

Dica TIC


O Maths Chase é uma plataforma web, totalmente gratuita, onde podemos testar todo um conjunto de exercícios relacionados com área da matemática. Este espaço utiliza o jogo como forma fácil e divertida de aprendizagem.

Saiba mais em: https://www.mathschase.com/
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais

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