Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
outubro 2016

Já Aconteceu

Formação na plataforma cloud da IBM - Bluemix
 
Realizou-se no dia 15 de outubro de 2016, no IBM Client Center, no Parque das Nações, em Lisboa, uma formação sobre a plataforma cloud IBM Bluemix. A formação foi dinamizada pelo formador David da Costa, cloud IT specialist, e resultou de uma iniciativa da IBM, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).
O IBM Bluemix é a oferta de cloud da IBM que permite que as organizações e os programadores criem e implementem aplicações na cloud de forma fácil e rápida, existindo licenciamento gratuito para a educação. Poderá explorar esta solução através da criação
de uma conta em https://ibm.biz/BluemixPT. Qualquer questão que possa surgir poderá ser colocada através do e-mail saracardeira@pt.ibm.com.
 
Lançamento do Centro de Educação e Computação

O CCTIC da Universidade de Évora, em parceria com a Escola Secundária Gabriel Pereira, criou o Centro de Educação e Computação destinado a alunos do secundário. As sessões de apresentação deste novo espaço realizaram-se no dia 18 de outubro com a participação de alunos das turmas de 10.º ano.
O Centro de Educação e Computação é um espaço onde se pretende apelar à criatividade e dinâmica dos jovens associadas ao desenvolvimento do pensamento computacional e a capacidade de resolução de problemas. É ainda missão deste centro a promoção da transdisciplinaridade entre as várias áreas do saber no desenvolvimento de projetos no domínio da computação.
As sessões de apresentação decorreram no auditório da Escola Secundária Gabriel Pereira – Évora e estiveram integradas na semana europeia de sensibilização para a programação – CodeWeekEU2016.

 
O eTwinning nas Jornadas da Informação'16

eTwinning esteve presente no encontro Jornadas da Informação'16 - Um (Con)Tributo para a Literacia Mediática, que decorreu nos dia 21 e 22 de outubro, na Biblioteca Municipal de Estarreja, A embaixadora da região centro, Miguela Fernandes, dinamizou uma sessão plenária sob o título "O eTwinning e a sua integração no currículo" e 2 workshops sobre Dispositivos móveis na sala de aula e nos projetos eTwinning.
 
Sessão de Formação "Teachers Try Science"
 
O projeto "Teachers TryScience", desenvolvido pela IBM Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação e com o apoio do Centro de Competência TIC - EDUCOM, está de volta às escolas. No dia 22 de outubro, foi dinamizada uma sessão de formação nas instalações da IBM, no Parque das Nações, em que estiveram presentes professores e diretores de 16 agrupamentos. No presente ano letivo, a iniciativa tem como tema Educação e Comunicação em Ciência. Na sessão de formação, foram apresentados os principais objetivos, a calendarização, a metodologia de trabalho a implementar, e foi ainda sugerido um conjunto de ferramentas web 2.0 que os participantes poderão utilizar no desenvolvimento dos seus projetos.

Vai Acontecer

Nova oferta formativa - Ensino Secundário Recorrente a Distância

O Ministério da Educação acaba de lançar uma nova oferta formativa, de âmbito nacional, de Ensino Secundário Recorrente a Distância (ESRaD), a iniciar no presente ano letivo em regime de experiência piloto, em duas escolas sede - Escola Secundária de Camões (ESC), em Lisboa, e Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), em Mangualde.

 

Workshop “Governação da Internet para um Crescimento Inclusivo”

Terá lugar no próximo dia 15 de novembro, pelas  14h30, no Fórum Picoas em Lisboa, o workshop “Governação da Internet para um Crescimento Inclusivo”.

Trata-se de uma iniciativa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Fórum para a Sociedade da Informação - Governação da Internet (FSI - GI), que visa recolher contributos para Portugal apresentar no IGF 2016, o Fórum Mundial que irá decorrer no México, em dezembro, sob o tema "Enabling Inclusive and Sustainable Growth".

Lisboa Games Week

 

Terá lugar nas instalações da FIL – Parque das Nações, entre os dias 17 e 20 de novembro, a 3.ª edição da Lisboa Games Week.

Esta iniciativa em torno dos jogos oferece um conjunto de atividades destinado às escolas, contando com o apoio da  DGE/ERTE, ISCTE e Rubber Chicken. Os alunos, do primeiro ciclo ao ensino universitário poderão, por exemplo,  conhecer conteúdos didáticos enquanto os professores poderão participar em workshops sobre Scratch, Kodu, Unity, modelação 3D, realidade virtual e aumentada e como se faz um videojogo. Decorrerão também sessões de apresentação e debates sobre o impacto dos videojogos na sociedade de consumo, segurança digital e Internet segura, entre outras temáticas.
 

European Schoolnet Academy promove novos cursos

European Schoolnet Academy está a promover novos cursos que oferecem aos professores europeus boas oportunidades de desenvolvimento profissional docente.

 
SeguraNet - Iniciativa “Líderes Digitais” 2016/17

Terá início no mês de novembro mais uma edição da iniciativa “Líderes digitais” que visa a promoção de comportamentos de utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis, dinamizados por jovens na Comunidade Educativa.
 
Workshops 2.0

A iniciativa "Workshops 2.0", do Centro de Competência TIC da Universidade de Évora, está de volta a partir de 24 de outubro. Até ao final deste ano, irão realizar-se sessões em Ponte de Sor, Vendas Novas e Vidigueira. A partir de janeiro de 2017 serão retomadas as sessões em Évora com a exploração de novas aplicações e ferramentas da Internet com potencial educativo.
O primeiro workshop deste ano letivo será dedicado à exploração do Socrative, uma aplicação que permite a realização de quizzes em tempo real, e irá decorrer na escola sede do Agrupamento de Escolas de Vidigueira.

 
RoboParty - 11.ª edição

Terá lugar entre 2 e 4 de março de 2017, na Universidade do Minho, em Guimarães a 11.ª edição da RoboParty.
 

Dica TIC

Dotstorming

Quantas vezes quer promover uma votação online no âmbito de atividades de sala de aula, projetos europeus, nacionais e não sabe como fazer? Pois bem, a ferramenta Dotstorming permite resolver esse problema de forma fácil.


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email