Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas
setembro 2016

Já Aconteceu

1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi

Decorreu nos passados dias 05 e 06 de setembro, o 1.º Encontro sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi. O evento teve lugar no Fórum da Maia e contou com a presença de cerca de 650 docentes de todos os ciclos de ensino.
 
Inquérito Nacional Catálogo BloguesEDU 2016

Utilização de Blogues Educativos – resultados do inquérito nacional


Entre os meses de junho e julho de 2016, cerca de 161 docentes de todos os ciclos de ensino, responderam a um questionário concebido pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da Direção-Geral da Educação acerca da utilização de blogues como recurso e estratégia educativa. Este questionário foi enviado a todos os utilizadores registados do catálogo BloguesEDU (Portal das Escolas).

(clique sobre a imagem para ver o vídeo)

Vai Acontecer

“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” - Sessões de Formação Regionais

A partir de 22 de setembro irão ter início as Sessões de Formação Regionais no âmbito do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Trata-se de uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, com o apoio dos seus parceiros para esta iniciativa.
 
8.ª Edição do Curso de Formação eTwinning acreditado

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), da Direção-Geral da Educação (DGE), promove a 8.ª edição do Curso eTwinning acreditado, no âmbito do projeto eTwinning, que irá decorrer entre os dias 03 e 31 de outubro de 2016.
Esta formação, totalmente à distância e de caráter gratuito, terá uma duração de 25 horas (1 ECTS), destina-se a todos os docentes que se encontram afetos a uma Escola/Agrupamento, do ensino público ou privado, e que tenham interesse em conhecer e/ou iniciar projetos eTwinning.

 
SeguraNet - Iniciativa “Líderes Digitais” 2016/17

Decorre até 17 de outubro a fase da inscrição na iniciativa “Líderes digitais”que visa a promoção de comportamentos de utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis, dinamizados por jovens na Comunidade Educativa.
 
Semana Europeia da Programação 2016
 
A Semana Europeia da Programação (SEP) é uma iniciativa levada a cabo por voluntários que promovem a programação informática nos seus países, na qualidade de «embaixadores».
Este ano, a SEP une esforços com as Bibliotecas Públicas 2020, uma rede de 65 000 bibliotecas locais da União Europeia, dando a possibilidade a milhões de crianças, jovens, adultos, pais, professores, empresários e responsáveis políticos a aprenderem a servir-se da programação informática enquanto instrumento de criação.

 

5.ª edição do Concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media»

Decorre até ao dia 17 de março de 2017 uma nova edição do concurso «7 dias, 7 dicas sobre os media», uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Fundação PT e a Presidência do Conselho de Ministros.
 
Concurso Media Smart para as escolas – edição 2016/2017

O programa Media Smart, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Anunciantes, com o apoio da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar uma nova edição do Concurso Media Smart, este ano dedicado ao tema «O Papel da Família e da Escola na Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis».
 
Hands on HACl</>

A iniciativa europeia de Codificação, em colaboração com os embaixadores do Future Classroom Lab (FCL) e a rede de Laboratórios de Aprendizagem, está a organizar uma maratona internacional de coding, no dia 20 de outubro, entre as 9h30 e as 17h30, onde equipas de escolas e laboratórios de aprendizagem de toda a Europa terão a oportunidade de construir e partilhar os seus projetos.
 
1.ª edição da EXPO SYNC LISBOA

Entre os dias 20 a 23 de outubro de 2016, irá decorrer na FIL, em Lisboa, a 1.ª edição da EXPO SYNC LISBOA.
Este evento tem como objetivo dar a conhecer a experiência e a utilização das novas tecnologias em áreas como a fotografia, o vídeo, o cinema, a produção musical, o som e a iluminação, a comunicação visual, a televisão e o multimédia, revestindo-se, por isso, de particular interesse para os estabelecimentos do ensino superior, secundário e profissional, cujos cursos se enquadram ou relacionam com as áreas que aqui irão estar representadas, com destaque para o ensino do audiovisual, das artes visuais e performativas, do multimédia e da comunicação.
 
MOOC AFIR Portugal - Acolher, Formar e Incluir Refugiados em Portugal

Numa iniciativa do Centro de Competência TIC (CCTIC Santarém), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, irá ter lugar a partir de 10 outubro de 2016, um curso em formato MOOC (Massive Open Online Course): AFIR Portugal - Acolher, Formar e Incluir Refugiados em Portugal.
O curso dirige-se a todas as comunidades educativas do ensino básico, secundário e superior e tem como principal objetivo sensibilizar as mesmas para a temática dos direitos humanos, em particular dos refugiados, pretendendo ajudar cada comunidade a refletir adequadamente e incluir esta população no seu seio. 

 
Formação IBM Bluemix
 
A IBM, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), irá promover uma formação sobre Plataforma cloud IBM Bluemix dia 15 de outubro (sábado), das 10:00 às 18:00, no IBM Client Center, no Parque das Nações, em Lisboa.
As inscrições estão limitadas a 30 participantes, preferencialmente dois professores por agrupamento, que serão selecionados por ordem de pré-inscrição.

 
Cartazes SeguraNet " O Pisca não arrisca!"

No âmbito do projeto SeguraNet, a Direção-Geral da Educação irá enviar aos estabelecimentos do 1.º Ciclo do ensino público uma coleção de quatro cartazes “O Pisca Não Arrisca!”, durante o mês de outubro. Estes cartazes têm como objetivo sensibilizar os alunos do 1.º Ciclo para algumas das temáticas sobre segurança digital, a saber, os cuidados a ter com os dados pessoais, o respeito pelos direitos de autor, o conhecimento das regras de Netiqueta, a dependência na Internet, os cuidados com a segurança do computador e a importância das cópias de segurança.
 

Dica TIC

Magic BIT

Criada em 2016, a MagicBit é uma empresa especializada na criação de Jogos Digitais à medida das necessidades do cliente, transmitindo conteúdos atrativos e interativos, na vertente dos Advergames, Serious Games e Jogos Educativos. A área da Educação disponibiliza diversas aplicações, que correm em múltiplas plataformas e que convidamos a conhecer.


EQUIPA DE RECURSOS E TECNOLOGIAS EDUCATIVAS
2015


Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Website
Facebook
Twitter
YouTube
Email