Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação
Janeiro 2019

Destaque

Abertura do MOOC "CiberSegurança nas Escolas"

“Cibersegurança nas Escolas” é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, com início a 14 de janeiro e término a 4 de março de 2019.

Este curso pretende sensibilizar as escolas e a comunidade educativa mais alargada para as questões da Cibersegurança e promover uma utilização crítica e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais.

O MOOC “A Cibersegurança nas Escolas” está estruturado em quatro módulos e incide em temáticas como a Cibersegurança, Ameaças e Cibercrime/Legislação e Políticas e Práticas Seguras nas Escolas.

Ao longo do curso, os participantes terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; tomar conhecimento de práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas, bem como partilhar ideias, atividades e metodologias, relativamente às temáticas propostas.

Este MOOC destina-se preferencialmente aos elementos da Direção das Escolas/Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados, a coordenadores/administradores TIC que estão mais diretamente envolvidos com questões de Cibersegurança e às forças de segurança, nomeadamente as envolvidas no programa “Escola Segura” (GNR e PSP) nas Escolas. Contudo, encontra-se aberto a todos os docentes dos Ensinos Básico e Secundário, a técnicos superiores (psicólogos, assistentes sociais, etc.) e a todos os interessados nesta temática.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, mas a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Faça a inscrição no MOOC ”Cibersegurança nas Escolas”. 

Assista ao vídeo de divulgação do MOOC ”Cibersegurança nas Escolas”

 

 

 

Vai Acontecer

European Schoolnet Academy - MOOC “Yes I Can” - Capacitar os alunos para a aprendizagem

 

O curso inicia-se a 21 de janeiro de 2019 e tem  como objetivos: a) mostrar como se pode incentivar os alunos a estabelecer a ligação entre  experiências formais e não formais de aprendizagem, de modo a  ajudá-los a identificar as suas capacidades e os seus  estilos de aprendizagem; b) contribuir para tornar o processo de ensino mais significativo e inclusivo, ajustando-o às necessidades e interesses dos alunos.

Sabendo-se que os alunos não aprendem apenas na escola, mas também noutros contextos formais e informais, este curso permitirá aos professores refletir acerca da forma como podem capacitar os alunos para melhores aprendizagens, em diferentes contextos. Assim, serão apresentadas duas abordagens: aprendizagem personalizada e aprendizagem colaborativa.

Duração:  3 a 4 horas/semana, durante 5.5  semanas.

Língua de trabalho: inglês.

Destinatários: professores do ensino básico e secundário; professores formadores; outros interessados pela área da educação.

Inscrições em:  “Yes I can” – Empowering Student Learning 

 

 

 

Oficina de formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” - 3.ª edição

A DGE (Direção-Geral da Educação), com o apoio do Centro de Formação EDUFOR, promove a oficina de formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem” - 3.ª edição, entre janeiro de 2019 e maio de 2019.

Esta oficina, com as vagas já preenchidas, decorre na modalidade B-Learning, com duas sessões presenciais e oito sessões online síncronas. Cada uma destas dez sessões terá a duração de 2,5 horas, sendo complementadas com  25 horas de trabalho autónomo.

Os agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas podem participar nesta oficina de formação através da inscrição de dois professores que constituirão um par pedagógico.

Para outros esclarecimentos, deverá contactar a ERTE/DGE através do endereço de correio eletrónico EmbaixadaLA@dge.mec.pt

 

 

 

Concurso "Artistas Digitais" e "Cineastas Digitais"

O Concurso Artistas Digitais e Cineastas Digitais, uma iniciativa do Centro de Competência entre Mar e Serra (CCEMS), em parceria com a Direção-Geral da Educação, tem como objetivo fomentar a utilização criativa das tecnologias relativamente às temáticas contempladas no currículo, e destina-se a alunos do Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º (Artistas Digitais) e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Cineastas Digitais).

A edição deste ano letivo apresenta como tema geral a Cidadania Europeia:

- Pré-Escolar e 1.º Ciclo - “Ser Europeu é…” - o desafio consiste na representação, através de um desenho digital, de uma, ou mais, dimensões inerentes à União Europeia;

- 2.º Ciclo  - “Valores da Cidadania Europeia” – criação de um desenho digital, com uma abordagem mais centrada na Cidadania Europeia;

- 3.º Ciclo e Secundário – os jovens são desafiados a criar um vídeo que represente uma ou mais dimensões inerentes à União Europeia e podem concorrer a 3 categorias distintas:

          . “Ser Europeu é…” - Nano Vídeos;

          . Tema livre - Vídeo Curtas;

          . “Valores da Europa” - Vídeo Narrativas (exige uma abordagem mais completa em termos narrativos e técnicos).

Os educadores, professores e encarregados de educação poderão registar-se e enviar as produções, dos seus alunos/educandos, até ao final de mês de junho. Os alunos poderão participar com mais de um trabalho. Serão premiados três alunos e os respetivos professores e escolas, em cada uma das três categorias enunciadas (Pré-escolar e 1.º CEB, 2.º CEB e 3.º CEB/Sec.).

Saiba mais em:

http://artistas.ccems.pt

http://cineastas.ccems.pt

 

 

Já Aconteceu

Webinar DGE - Práticas de IPI - Intervenção Precoce na Infância

Os webinars estão de volta.

Decorreu, no passado dia 6 de dezembro, o webinar DGE dedicado ao tema Intervenção Precoce na Infância.

O Decreto-Lei n.º 54/2018 prevê a constituição de uma rede de Agrupamentos de Referência para a Intervenção Precoce na Infância, os quais dispõem de docentes que, em parceria com os serviços de saúde e de segurança social, permitem assegurar este tipo de intervenção, o mais precocemente possível.

Neste webinar, foram apresentados os testemunhos da diretora do Agrupamento de Escolas de Alapraia, que nos falou acerca da organização e monitorização do trabalho dos docentes que desenvolvem a sua atividade em IPI, no concelho de Cascais.

Além disso, este webinar contou também com a participação de duas docentes, que relataram o trabalho desenvolvido com as crianças e as respetivas famílias.  
Este webinar já está disponível!

 

Saiba mais em http://webinar.dge.mec.pt/

 

 

 

Partilhas à Quarta (Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning)
 

Realizou-se no passado dia 9 de janeiro de 2019 a 3.ª sessão das "Partilhas à Quarta", desta vez com a apresentação de dois projetos no âmbito da Articulação Curricular:

- "Biblioteca que estás na nuvem, na sala de aula e em cada um de nós " (cenário de aprendizagem LA), da responsabilidade de  Ádila Faria e de Eduardo Cunha, do  Agrupamento de Escolas de Barcelos;
- "Schoolovision" (eTwinning), da responsabilidade de Carla Vieira, do Agrupamento de Escolas de Arraiolos.

Poderá aceder a mais informações sobre a sessão aqui!

 

 

 

2.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais

Realizou-se, no passado dia 12 de dezembro, no Centro de Congressos de Lisboa, a 2.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.

O evento contou com a participação de diferentes entidades e projetos associados aos cinco eixos (Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação), que compõem o Programa  INCoDe.2030 (http://www.incode2030.gov.pt/) - Iniciativa Nacional em Competências Digitais.

A apresentação do eixo da Educação foi realizada através de um painel moderado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, intitulado “Desenvolvimento das Competências Digitais nas Escolas Portuguesas”. Neste painel, estiveram presentes alunos das escolas: Jardim de Infância do Centro Escolar de Porto de Mós; Escola Básica Marinhas do Sal, Rio Maior; Escola Básica S. Gonçalo, Torres Vedras; Escola Secundária Quinta do Marquês, Oeiras e Escola Profissional de Almada.

Estiveram ainda presentes, na área de exposições, 16 escolas de diferentes pontos do país,  que partilharam os seus projetos e experiências, muitas destas associadas à área da articulação curricular com a programação e a robótica.

As escolas contaram com a visita do Ministro da Educação, que foi conversando e interagindo com todos os presentes.

Este evento resultou não só em momentos de partilha e convívio, mas também na motivação para continuar a investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento e a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos.

 


 

 

#SaferInternet4EU Awards 2018 - Professora Portuguesa no Júri.

A professora Miguela Fernandes, docente no Agrupamento de Escolas da Batalha e um dos elementos da rede nacional de professores embaixadores, que apoiam a promoção e implementação da ação eTwinning, a nível regional, foi convidada a participar no Fórum de Internet Segura (SIF) 2018, que se realizou em Bruxelas, no dia 20 de novembro de 2018.

A participação da  professora Miguela Fernandes resulta do seu trabalho, enquanto jurada, no #SaferInternet4EU Awards, lançado pela Comissária para a Economia e Sociedade Digital, Mariya Gabriel. Na qualidade de membro do júri, a referida professora procedeu à entrega dos prémios que reconhecem a qualidade e o caráter inovador de  programas de educação em segurança online, recursos ou campanhas de sensibilização dirigidas a jovens, professores ou pais.

 

 

Movimento Código Portugal - Vencedores

As escolas portuguesas abraçaram, pela 3ª vez, o desafio do CodingFest / Movimento Código Portugal. Esta edição, que decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, contou com 17 representações, juntando 400 alunos e professores, provenientes de várias escolas.

Ao longo de cinco dias, as 825 escolas participantes contruíram 2.718.146 blocos de programação e resolveram 246.258 problemas, ajudando os AquaKids, dois miúdos muito ativos, em várias missões, no combate à poluição dos oceanos e no salvamento de animais marinhos em apuros.

O CodingFest / Movimento Código Portugal é uma iniciativa que proporciona às crianças e jovens o envolvimento em situações desafiantes, procurando ir ao encontro daquilo que se pretende com a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na matriz curricular-base do ensino básico, nomeadamente o desenvolvimento de competências transversais.
 

Vencedores: 1º Ciclo

1º classificado: Colégio do Ave (Guimarães)

2º classificado: Externato "João XXIII" (Lisboa)

3º classificado: Colégio Guadalupe (Seixal)

Vencedores: 2º Ciclo

1º classificado: Colégio do Ave (Guimarães)

2º classificado: EB D. Manuel I, Tavira (Tavira)

3º classificado: EB Serra da Gardunha, Fundão (Fundão)

Vencedores: 3º Ciclo

1º classificado: Colégio do Ave (Guimarães)

2º classificado: Didáxis - Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão)

3º classificado: ES Padre António Martins de Oliveira, Lagoa (Lagoa)

Prémio para ensino pré-escolar/educação especial/artístico

Conservatório de Música da Jobra (Albergaria-a-Velha)

 

 

Dica TIC

eduClipper

eduClipper é um recurso digital que permite a professores e alunos reunir, partilhar, organizar e debater conteúdos de forma fácil e colaborativa. Esta plataforma pode ser utilizada dentro ou fora da sala de aula, permitindo também a criação de portfólios digitais.
Este recurso pode ser uma alternativa ao Padlet.

 

 

 


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