Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.
Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.
Para além dos testemunhos do Professor Daniel Sampaio e da Professora Ivone Patrão, várias figuras públicas aderiram a esta campanha: Pedro Fernandes (humorista, apresentador), Ana Marques (apresentadora de televisão), Sónia Morais Santos (jornalista e criadora de conteúdos digitais) e Margarida Beja (nutricionista e criadora de conteúdos digitais). Consulte as recomendações para o uso saudável da tecnologia.
Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.
As férias escolares já chegaram e com elas as brincadeiras de Verão e a necessidade de manter as crianças ativas e ocupadas. Propomos aos pais e encarregados de educação que explorem com as crianças os jogos e os outros recursos multimédia do projeto Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se encontram disponíveis no website Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/
Os jogos de Português, Matemática e Ciências são divertidos e uma excelente forma de reavivar as aprendizagens durante as longas férias escolares. Ajudam, por exemplo, a melhorar a leitura e a compreensão de textos, a treinar o cálculo mental e as operações aritméticas, a aprofundar o conhecimento do corpo humano. Na Área de Alunos de Ciências, há vídeos que ensinam a construir um caleidoscópio ou um submarino e outros que explicam o ciclo da água ou o caminho da energia elétrica.
Para ficar a conhecer a intencionalidade didática dos jogos, sugerimos a consulta dos guiões didáticos que os acompanham: https://redge.dge.mec.pt/
Desejamos a todos umas boas férias e boas aprendizagens!
Vai acontecer
Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media
“Moving on towards ‘new normal’ in education” é o tema central da Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media que terá lugar no Instituto Politécnico de Santarém, de 12 a 14 de outubro de 2022.
Para participar na Conferência ICEM 2022, é necessário proceder à inscrição, preenchendo o seguinte formulário: Inscrição
Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”
A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância que assumem a promoção e a implementação, por parte das escolas, do plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, ”Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.
Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, nomeadamente através dos elementos que integram as equipas nas escolas, poderá ser atribuída a certificação “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.
As escolas que desejarem apelar a esta certificação deverão responder ao formulárioaté ao dia 15 de julho de 2022, onde são considerados, entre outros, os seguintes aspetos: identificação e resposta a casos de bullying, exemplos de boas práticas, articulação com componentes curriculares.
A lista das escolas certificadas será divulgada oportunamente no website www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt e também nas redes sociais associadas, bem como através dos canais da Direção-Geral da Educação.
XXI ENCONTRO DAS TIC NA EDUCAÇÃO CONVITE À SUBMISSÃO DE PRÁTICAS
Entre os dias 14 e 16 de julho de 2022, terá lugar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o “XXI Encontro das TIC na Educação”, uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS). O encontro, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como curso (15 horas), será realizado em regime presencial, mas mantendo a possibilidade de participação no regime a distância.
Tratando-se do mais antigo encontro sobre a temática das TIC na Educação, destinado a professores e dinamizado maioritariamente por professores, em linha com as edições anteriores, convidamos todos os interessados a partilhar as suas práticas de utilização da tecnologia ou a dinamizar workshops.
Uma Internet Melhor para as Crianças – Estratégia Europeia (BIK+)
A nova edição da Estratégia Europeia uma Internet melhor para crianças (BIK+), lançada no dia 11 de maio de 2022, tem como objetivo fundamental garantir que as crianças sejam protegidas, respeitadas e capacitadas para o mundo digital, em consonância com os Princípios Digitais Europeus.
Esta estratégia vem complementar a sua primeira edição (de 2012) e reflete os contributos de uma grande diversidade de visões, destacando-se a opinião das crianças e dos jovens. Para além disso, encontra-se disponível para consulta o compêndio com a legislação europeia em vigor sobre esta matéria.
Encontro da Rede Europeia dos Centros Internet Segura
Decorreu online, nos dias 15 e 16 de junho, o Insafe Training Meeting - encontro da rede europeia dos Centros Internet Segura. Além da oportunidade para a partilha de experiências e práticas entre os centros que integram a rede Insafe, o encontro permitiu também: analisar os desafios da realidade virtual e como isso mudará o modo como interagimos online; debater a Estratégia Europeia uma internet melhor para crianças (BIK+) e as implicações para o trabalho da rede; planificar o Dia da Internet Segura 2023; analisar a ação dos Centros de Internet Segura na resposta ao conflito na Ucrânia e para identificar o apoio a disponibilizar às pessoas afetadas pela situação atual.
Testemunhos de especialistas e de uma professora da Ucrânia
No decorrer da campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - divulga o testemunho de alguns especialistas e de Oksana Pasichnyk, uma professora da Ucrânia.
Esta campanha visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa.
A Organização Nacional de Apoio eTwinning, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar o livro “Prémios Nacionais eTwinning 2021”, que contempla os 13 melhores projetos eTwinning desenvolvidos no ano letivo 2020/2021.
Esta publicação anual pretende inspirar docentes e alunos no desenvolvimento de projetos colaborativos de qualidade, sobre as mais diferentes temáticas. A edição digital está disponível para consulta em: Publicações | eTwinning PT
Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020
A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020, realizado por uma equipa de investigação do ISCTE, com o objetivo de melhor compreender o impacto deste projeto a nível nacional.
O projeto eTwinning, financiado pela Comissão Europeia, é constituído por uma comunidade de escolas / professores que, desde 2005, promovem o desenvolvimento de projetos colaborativos entre professores e alunos de diversos locais da europa, os quais apresentam um potencial de inovação para as escolas e, em particular, para a diversificação de metodologias de trabalho a nível da sala de aula.
O Relatório em questão está disponível através deste link.
Technovation Girls Challenge
Resultados
Foram recentemente divulgados os resultados das equipas selecionadas para a semifinal mundial do Technovation Girls Challenge, refletindo a excelente adesão ao evento. Num programa altamente competitivo a nível mundial, pela primeira vez, Portugal teve mais do que uma equipa selecionada para a semifinal - 5 semifinalistas.
As alunas, através da identificação de soluções para problemas locais, defenderam as suas comunidades e assumiram papéis de liderança na resolução dos problemas. A inteligência, criatividade e resiliência que demonstraram, foram fundamentais para o esforço coletivo de ajudar a construir um mundo melhor.
A Technovation 2022 contou com a participação de 120 países, num total de 1600 equipas. A Technovation Portugal 2022 envolveu 300 alunas e 46 equipas que tiveram o apoio de 55 mentores.
No próximo dia 12 de agosto terá lugar o Technovation World Summit (poderá inscrever-se em: Registration) e no final do mês de setembro será lançada a Edição Technovation 2023.
SiteStar.PT 9ª edição - Atribuição de prémios
Realizou-se no passado dia 9 de junho mais uma sessão de atribuição dos prémios do concurso SiteStar.PT, promovido pela Decojovem. Esta edição contou com a participação de mais de 600 jovens, com idades entre os 13 e os 18 anos, que apresentaram um total de 115 sites.
Ao participarem no SiteStar.PT, os alunos de várias escolas do país, enquanto criadores de conteúdos digitais, tiveram oportunidade de desenvolver e divulgar os seus projetos escolares, através dos sites criados.
Em cada categoria, os melhores trabalhos foram premiados com diversos equipamentos tecnológicos.
Mais informações em: https://decojovem.pt/
Relatório Riscos & Conflitos - Observatório de Cibersegurança
Encontra-se disponível para consulta o Relatório Riscos & Conflitos, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Este relatório faz a análise dos principais incidentes, cibercrimes e agentes de ameaça que afetam o ciberespaço no contexto nacional, bem como algumas tendências que podem marcar o futuro a este nível. A análise apresentada baseia-se na sistematização de dados e perspetivas partilhados por várias instituições parceiras, tendo em conta referenciais internacionais e diversos contributos, de modo a apresentar uma visão integrada e o mais completa possível dos riscos e conflitos no ciberespaço e que são de interesse nacional.
Recursos Educativos Digitais 1.º ciclo - Recurso Cozinhar a Aprender
O recurso educativo digital Cozinhar a Aprender, concebido por uma equipa do Instituto Politécnico de Lisboa, destina-se a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado de competências, associadas as diversas áreas (português, matemática, estudo do meio), a partir da exploração do género textual receita culinária.
Em concreto, são exploradas situações relacionadas com a origem dos ingredientes, quantidades, combinatórias, características multimodais e linguísticas do género textual receita culinária e quantificadores. De forma a envolver o utilizador numa experiência lúdica e estimulante, recorre-se a estratégias de gamificação associadas a fatores de satisfação dos participantes no ato de jogar (desafio, tomada de decisão, recompensa).
No recurso educativo digital, é implementado um percurso didático de base construtivista, na medida em que o utilizador é confrontado com problemas/desafios que vai resolvendo, através de tarefas de observação, manipulação, sistematização e treino.
O recurso foi desenvolvido no âmbito do projeto Cozinhar a Aprender: Recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1.º Ciclodo Ensino Básico, um projeto integrado numa linha de investigação mais ampla (Projeto RED.PT - Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico), que visa: (i) criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º CEB; (ii) disponibilizar os recursos criados numa plataforma online de acesso livre, alojada na página institucional da Escola Superior de Educação de Lisboa; (iii) desenvolver investigação sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de recursos educativos digitais no 1.º CEB.
A School Education Gateway dedicou o mês de maio ao tema “Blended learning”, uma abordagem que concilia ambientes e ferramentas digitais e não digitais, colocando-as ao serviço da promoção das aprendizagens.
A plataforma disponibiliza também artigos e recursos que poderão apoiar a integração dos jovens refugiados ucranianos nos sistemas educativos dos estados - membros da EU e Erasmus+.
Além disso, a European Toolkit for Schools tem-se focado na identificação de recursos que auxiliem os professores e educadores que trabalham com crianças migrantes e refugiadas - últimos recursos disponibilizados.
Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.