Boletim mensal ERTE da Direção-Geral da Educação
junho 2022
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Destaque


Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Para além dos testemunhos do Professor Daniel Sampaio e da Professora Ivone Patrão, várias figuras públicas aderiram a esta campanha: Pedro Fernandes (humorista, apresentador), Ana Marques (apresentadora de televisão), Sónia Morais Santos (jornalista e criadora de conteúdos digitais) e Margarida Beja (nutricionista e criadora de conteúdos digitais). Consulte as recomendações para o uso saudável da tecnologia.

Sugere-se que a campanha seja disseminada não só na comunidade educativa, através dos diretores de turma ou professores titulares de turma, que contactam com os pais e encarregados de educação, como também em autarquias, nos programas de férias escolares e nas associações juvenis.

Mais informações em:
Campanha Férias: um lugar tecno saudável

Os RED 1.º ciclo vão de férias com as crianças!

As férias escolares já chegaram e com elas as brincadeiras de Verão e a necessidade de manter as crianças ativas e ocupadas. Propomos aos pais e encarregados de educação que explorem com as crianças os jogos e os outros recursos multimédia do projeto Recursos Educativos Digitais para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se encontram disponíveis no website Ilha Periscópio: https://redge.dge.mec.pt/ilha/

Os jogos de Português, Matemática e Ciências são divertidos e uma excelente forma de reavivar as aprendizagens durante as longas férias escolares. Ajudam, por exemplo, a melhorar a leitura e a compreensão de textos, a treinar o cálculo mental e as operações aritméticas, a aprofundar o conhecimento do corpo humano. Na Área de Alunos de Ciências, há vídeos que ensinam a construir um caleidoscópio ou um submarino e outros que explicam o ciclo da água ou o caminho da energia elétrica.
Para ficar a conhecer a intencionalidade didática dos jogos, sugerimos a consulta dos guiões didáticos que os acompanham: https://redge.dge.mec.pt/

Desejamos a todos umas boas férias e boas aprendizagens!

 

Vai acontecer


Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media

“Moving on towards ‘new normal’ in education” é o tema central da Conferência Anual do ICEM - International Council for Educational Media que terá lugar no Instituto Politécnico de Santarém, de 12 a 14 de outubro de 2022.

Para participar na Conferência ICEM 2022, é necessário proceder à inscrição,  preenchendo o seguinte formulário: Inscrição

Para mais informações, aceda a: https://icem2022.ipsantarem.pt/

Candidatura - Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”

A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Daí a importância que assumem a promoção e a implementação, por parte das escolas, do plano de prevenção e combate ao Bullying e ao Ciberbullying, ”Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

Como forma de reconhecimento público do trabalho desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, nomeadamente através dos elementos que integram as equipas nas escolas, poderá ser atribuída a certificação “Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.

As escolas que desejarem apelar a esta certificação deverão responder ao formulário até ao dia 15 de julho de 2022, onde são considerados, entre outros, os seguintes aspetos: identificação e resposta a casos de bullying, exemplos de boas práticas, articulação com componentes curriculares.

A lista das escolas certificadas será divulgada oportunamente no website www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt e também nas redes sociais associadas, bem como através dos canais da Direção-Geral da Educação.

Mais informações em: Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência

XXI ENCONTRO DAS TIC NA EDUCAÇÃO CONVITE À SUBMISSÃO DE PRÁTICAS

Entre os dias 14 e 16 de julho de 2022, terá lugar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, o “XXI Encontro das TIC na Educação”, uma iniciativa do Centro de Competência Entre Mar e Serra (CCEMS). O encontro, acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como curso (15 horas), será realizado em regime presencial, mas mantendo a possibilidade de participação no regime a distância.

Tratando-se do mais antigo encontro sobre a temática das TIC na Educação, destinado a professores e dinamizado maioritariamente por professores, em linha com as edições anteriores, convidamos todos os interessados a partilhar as suas práticas de utilização da tecnologia ou a dinamizar workshops.

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Aconteceu


Uma Internet Melhor para as Crianças – Estratégia Europeia (BIK+)

A nova edição da Estratégia Europeia uma Internet melhor para crianças (BIK+), lançada no dia 11 de maio de 2022,  tem como objetivo fundamental garantir que as crianças sejam protegidas, respeitadas e capacitadas para o mundo digital, em consonância com os Princípios Digitais Europeus.
Esta estratégia vem complementar a sua primeira edição (de 2012) e reflete os contributos  de uma grande diversidade de visões, destacando-se a opinião das crianças e dos jovens. Para além disso, encontra-se  disponível para consulta o compêndio com a legislação europeia em vigor sobre esta matéria.

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Encontro da Rede Europeia dos Centros Internet Segura

Decorreu online, nos dias 15 e 16 de junho, o Insafe Training Meeting -  encontro da rede europeia dos Centros Internet Segura.  Além da oportunidade para a partilha de experiências e práticas entre os centros que integram a rede Insafe,  o encontro permitiu também:  analisar os desafios da realidade virtual e como isso mudará o modo como interagimos online; debater a Estratégia Europeia uma internet melhor para crianças (BIK+) e as implicações para o trabalho da rede; planificar o Dia da Internet Segura 2023; analisar a ação dos Centros de Internet Segura na resposta ao conflito na Ucrânia e para identificar o apoio a disponibilizar  às pessoas afetadas pela situação atual.

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“Desinformação em Contexto de Guerra!”

Testemunhos de especialistas e de uma professora da Ucrânia 

No decorrer da campanha “Desinformação em Contexto de Guerra!”, a Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet e no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania - domínio Media - divulga o testemunho de alguns especialistas e de Oksana Pasichnyk, uma professora da Ucrânia.  

Professora Oksana Pasichnyk, Lviv, Ucrânia (testemunho em língua inglesa).

Maria José Brites, Universidade Lusófona.

Vítor Tomé, Conselho da Europa.

Esta campanha visa não só alertar, mas também sensibilizar crianças e jovens para a problemática da desinformação, num momento em que a guerra assola a Europa.

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Prémios Nacionais eTwinning 2021

A Organização Nacional de Apoio eTwinning, da Direção-Geral da Educação, acaba de lançar o livro “Prémios Nacionais eTwinning 2021”, que contempla os 13 melhores projetos eTwinning desenvolvidos no ano letivo 2020/2021.

Esta publicação anual pretende inspirar docentes e alunos no desenvolvimento de projetos colaborativos de qualidade, sobre as mais diferentes temáticas. A edição digital está disponível para consulta em: Publicações | eTwinning PT

Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning, divulga o Relatório de Avaliação Externa do Projeto eTwinning em Portugal 2005-2020, realizado por uma equipa de investigação do ISCTE, com o objetivo de melhor compreender o impacto deste projeto a nível nacional.

O projeto eTwinning, financiado pela Comissão Europeia, é constituído por uma comunidade de escolas / professores que, desde 2005, promovem o desenvolvimento de projetos colaborativos entre professores e alunos de diversos locais da europa, os quais apresentam um potencial de inovação para as escolas e, em particular, para a diversificação de metodologias de trabalho a nível da sala de aula.

O Relatório em questão está disponível através deste link.

Technovation Girls Challenge

Resultados

Foram recentemente divulgados os resultados das equipas selecionadas para a semifinal mundial do Technovation Girls Challenge, refletindo  a excelente adesão ao evento. Num programa altamente competitivo a nível mundial, pela primeira vez, Portugal teve mais do que uma equipa selecionada para a semifinal - 5 semifinalistas.

As alunas, através da identificação de soluções para problemas locais, defenderam as suas comunidades e assumiram papéis de liderança na resolução dos problemas. A inteligência, criatividade e resiliência que demonstraram, foram fundamentais para o esforço coletivo de ajudar a construir um mundo melhor.

A Technovation 2022 contou com a participação de 120 países, num total de 1600 equipas. A Technovation Portugal 2022 envolveu 300 alunas e 46 equipas que tiveram o apoio de 55 mentores.

Conheça as equipas selecionadas para a semifinal - 2022 Semifinalist Teams

No próximo dia 12 de agosto terá lugar o  Technovation World Summit (poderá inscrever-se em: Registration) e no final do mês de setembro será lançada a  Edição Technovation 2023.

SiteStar.PT 9ª edição - Atribuição de prémios

Realizou-se no passado dia 9 de junho mais uma sessão de atribuição dos prémios do concurso SiteStar.PT, promovido pela Decojovem.  Esta edição contou com a participação de mais de 600 jovens, com idades entre os 13 e os 18 anos, que apresentaram um total de 115 sites.
Ao participarem no SiteStar.PT, os alunos de várias escolas do país, enquanto criadores de conteúdos digitais, tiveram oportunidade de desenvolver e divulgar os seus projetos escolares, através dos sites criados.
Em cada categoria, os melhores trabalhos foram premiados com diversos equipamentos tecnológicos.
Mais informações em: https://decojovem.pt/

Relatório Riscos & Conflitos - Observatório de Cibersegurança

Encontra-se disponível para consulta o Relatório Riscos & Conflitos, do Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Este relatório faz a análise dos principais incidentes, cibercrimes e agentes de ameaça que afetam o ciberespaço no contexto nacional, bem como algumas tendências que podem marcar o futuro a este nível. A análise apresentada baseia-se na sistematização de dados e perspetivas partilhados por várias instituições parceiras, tendo em conta referenciais internacionais e diversos contributos, de modo a apresentar uma visão integrada e o mais completa possível dos riscos e conflitos no ciberespaço e que são de interesse nacional.

Encontra-se disponível o relatório completo e a sua versão resumida. Para mais informações sobre o Observatório de Cibersegurança consulte a página.

 

Dicas e Recursos TIC


Recursos Educativos Digitais 1.º ciclo - Recurso Cozinhar a Aprender

O recurso educativo digital Cozinhar a Aprender, concebido por uma equipa do Instituto Politécnico de Lisboa, destina-se a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e tem como objetivo promover o desenvolvimento integrado de competências, associadas as diversas áreas (português, matemática, estudo do meio), a partir da exploração do género textual receita culinária.

Em concreto, são exploradas situações relacionadas com a origem dos ingredientes, quantidades, combinatórias, características multimodais e linguísticas do género textual receita culinária e quantificadores. De forma a envolver o utilizador numa experiência lúdica e estimulante, recorre-se a estratégias de gamificação associadas a fatores de satisfação dos participantes no ato de jogar (desafio, tomada de decisão, recompensa).

No recurso educativo digital, é implementado um percurso didático de base construtivista, na medida em que o utilizador é confrontado com problemas/desafios que vai resolvendo, através de tarefas de observação, manipulação, sistematização e treino.

O recurso foi desenvolvido no âmbito do projeto Cozinhar a Aprender: Recurso educativo digital para a promoção da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, um projeto integrado numa linha de investigação mais ampla (Projeto RED.PT - Recursos Educativos Digitais para o Ensino e a Aprendizagem do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico), que visa: (i) criar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem do Português no 1.º CEB; (ii) disponibilizar os recursos criados numa plataforma online de acesso livre, alojada na página institucional da Escola Superior de Educação de Lisboa; (iii) desenvolver investigação sobre a conceção, desenvolvimento e implementação de recursos educativos digitais no 1.º CEB.

O recurso Cozinhar a Aprender encontra-se disponível em: https://redpt.pt/ 
Mais informação em: Recursos
Vídeo de divulgação: Ver vídeo

Blended Learning - School Education Gateway

School Education Gateway dedicou o mês de maio ao  tema “Blended learning”, uma abordagem que concilia ambientes e ferramentas digitais e não digitais, colocando-as ao serviço da promoção das aprendizagens.

Os conteúdos publicados incluem:

A plataforma disponibiliza também artigos e recursos que poderão apoiar a integração dos jovens refugiados ucranianos nos sistemas educativos dos estados - membros da EU e Erasmus+.

Conteúdos mais recentes:

Além disso, a  European Toolkit for Schools tem-se focado na identificação de recursos que auxiliem os professores e educadores que trabalham com crianças migrantes e refugiadas - últimos recursos disponibilizados.

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