Boletim mensal da
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da
Direção-Geral da Educação

Destaque


Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), construiu um sítio online (https://apoioescolas.dge.mec.pt), com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:

  • manter contacto regular com os seus professores e colegas;
  • consolidar as aprendizagens já adquiridas;
  • desenvolver novas aprendizagens.

Perto ou longe, a Educação é um direito!

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Conta-nos uma História - Alargamento de Prazo
 
Com o país e o mundo a viver uma situação de exceção, devido à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), e atendendo às medidas de contenção tomadas em todo o país, o Ministério da Educação decidiu alargar o período de envio dos trabalhos referentes ao concurso “Conta-nos uma História!”. O prazo para o envio das Histórias, que estava inicialmente fixado para o dia 31 de março de 2020, foi alargado para o dia 15 de junho de 2020.


Relembramos que os formulários, para envio dos trabalhos (áudio e/ou vídeo), estão disponíveis na página do concurso: https://erte.dge.mec.pt/formularios


Sabendo-se que por via das circunstâncias muitos pais e filhos passam, hoje, mais tempo juntos e sabendo-se que o ato de contar história desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelas crianças e pelos alunos, sugere-se que, caso ainda não o tenha feito, convide pais/encarregados de educação a colaborar connosco neste processo.


Vai Acontecer


Prorrogação do prazo para inserção de documentos - JNE

Prorrogação do prazo para inserção de documentos na "Plataforma de Aplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames nos Ensinos Básico e Secundário.

O prazo para inserção de documentos na "Plataforma de Aplicação de Adaptações na realização de Provas e Exames nos Ensinos Básico e Secundário 2019/2020" será prorrogado até ao dia 3 de abril às 23:59m. Caso não tenha inserido o documento Boletim de Inscrição na Gestão de Documentos, deve indicar no campo "Informação Complementar" as provas e exames que o/a aluno/a irá realizar e os respetivos códigos.

Torneio MASTER Quiz

Durante este período de isolamento social, a EUDACTICA preparou um grande evento para as crianças que frequentam o ensino básico e que, neste momento, se deparam com as suas rotinas profundamente alteradas.

Para participar, os alunos que ainda não estejam registados na APP deverão fazê-lo em https://www.supertmatik.net. Posteriormente bastará selecionar a competição MASTER Quiz e o nível associado ao ciclo de ensino que frequentam.

Os conteúdos incluídos no MASTER Quis, organizados por ciclo de ensino, abrangem várias disciplinas do  ensino básico (do 3.º ao 9.º ano de escolaridade),visando a aquisição, consolidação e ampliação de conhecimentos, com destaque para português, matemática, ciências naturais, história de Portugal, geografia, física e química e desporto.

Dúvidas, contacte-nos: supertmatik@eudactica.com

Concurso SELO EUROPEU para as LÍNGUAS 2020
 
O Selo Europeu das Línguas é um prémio que recompensa novas iniciativas no âmbito do ensino e da aprendizagem das línguas. Promove as boas práticas e incentiva novos métodos de ensino de línguas.

Desenvolver escolas melhores e mais inclusivas, apoiar professores e líderes escolares,  abraçar a diversidade e remover barreiras linguísticas para criar regiões fronteiriças mais dinâmicas são as prioridades europeias para o Selo Europeu das Línguas no biénio 2018-2020.

Convidamos escolas, institutos, universidades, centros de formação, empresas e outras instituições que trabalhem em iniciativas com línguas estrangeiras a apresentar a sua candidatura. Não há restrições sobre a língua-alvo.

Os projetos deverão demonstrar que são inovadores, eficazes e transferíveis.

Apresente a sua candidatura até 15 de Junho.

Para mais informações:
https://www.erasmusmais.pt/post/selo-europeu-das-l%C3%ADnguas-2020

MOOC - Cenários de aprendizagem ativa
 
No próximo dia 14 de abril de 2020, terá início o MOOC (Massive Open Online Course)  “Cenários de aprendizagem ativa”, promovido pela Direção-Geral da Educação  (DGE) e dinamizado pelos embaixadores da Iniciativa Laboratórios de Aprendizagem da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE/DGE).

O objetivo principal deste curso é promover a reflexão e a partilha de experiências, presentes em cenários e atividades de aprendizagem, que incorporam metodologias e estratégias de aprendizagem ativa, com apoio das tecnologias.

Esta formação é orientada para educadores e professores, de todos os níveis de ensino, público e privado, dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática.

O curso tem início a 14 de abril e termina a 9 de junho de 2020, correspondendo a 25 horas de trabalho global.
Aceda ao vídeo de apresentação deste MOOC através do link:
https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+LAFCL+1/about

Como faço para me inscrever neste curso?

I – Se já se encontra registado na plataforma NAU, clique em «Iniciar sessão» com as suas credenciais (email/password).

II – Se não se encontra registado na plataforma NAU, crie uma conta em «Criar conta». Preencha o formulário, tendo em conta os campos obrigatórios e os requisitos para a password que deve ter 8 caracteres (incluir pelo menos uma maiúscula, uma minúscula, um número e um sinal de pontuação). Valide o seu registo na plataforma NAU, clicando no link da mensagem automática enviada para o seu e-mail.

Esta formação não é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, sendo que a sua conclusão permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.

Inscrições: A partir de 5 de março de 2020

Abertura: 14 de abril de 2020

Término: 9 de junho de 2020
Siga as notícias do curso através do grupo MOOCLAFCL do Facebook ou do hashtag  #MOOCLAFCL.

O projeto MILAGE  está a promover, pela primeira vez, a Meia Maratona da Matemática. Este prémio pretende promover práticas pedagógicas inovadoras com a app MILAGE APRENDER+, envolvendo a participação de todos os alunos da turma. O objetivo é que todos fiquem mais motivados para a aprendizagem da matemática e consigam assim alcançar o sucesso académico.

O primeiro prazo é o dia 31 de Março e será, certamente, um incentivo para os alunos trabalharem à distância.
 


Já Aconteceu


6.ª Edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2019/2020

A Direção-Geral da Educação (DGE) lançou a 6.ª edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2019/2020, dirigido a todos os Estabelecimentos de Ensino Público e Privado de Portugal Continental, que tenham um CPR em funcionamento, devidamente registado na Base de Dados da DGE.

Este concurso, para além de apoiar as atividades dos projetos, pretende ser promotor de uma comunidade de CPR, demonstrando, através da disseminação e partilha de práticas de referência, as dinâmicas que desenvolvem nas suas comunidades educativas.

Regulamento do concurso disponível em:
https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Programacao/CPR/regulamento_cpr_2019_2020.pdf

Para mais esclarecimentos, consulte o sítio da iniciativa
(https://erte.dge.mec.pt/clubes-de-programacao-e-robotica) ou contacte através do endereço de correio eletrónico: cpr@dge.mec.pt.

Líderes Digitais em Ação

No passado dia 11 de março, decorreu mais uma sessão síncrona com os Líderes Digitais (LD), moderada por duas alunas da equipa de LD  do Agrupamento de Escolas de Mira. Durante a sessão, as várias equipas tiveram oportunidade de dar o seu contributo em relação às temáticas propostas para esta edição: Bullying e Ciberbullying; Discurso de Ódio e Direitos de Autor.
 
Além das atividades que têm vindo a desenvolver no seio das suas comunidades, alguns Líderes Digitais têm também sido convidados a participar como oradores em diversos eventos como a 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais - InCoDe 2030, o Encontro Oeiras Cidadania Digital, a sessão de sensibilização promovida pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede, o  seminário Faz Delete ao Ciberbullying, entre outros.
A encerrar sessão, as moderadoras divulgaram a criação de uma conta Instagram #lid_digitais, de modo a que a ação dos Líderes Digitais chegue a um público mais alargado.
 
De notar ainda que, até à data, as várias equipas de Líderes Digitais têm  realizado várias atividades, muitas delas divulgadas nas páginas Facebook do SeguraNet  e da Escola sem Bullying. Escola Sem Violência que ilustram o contributo dos Líderes Digitais e dos Líderes Digitais Benjamins, no desenvolvimento de ações  que promovam a adoção de uma atitude crítica, com vista à utilização segura e responsável da Internet e dos ambientes digitais.
Selos de Escola eTwinning 2020-2021

O Serviço Central de Apoio eTwinning acaba de divulgar a lista de escolas reconhecidas com “Selo de Escola eTwinning 2020-2021".

Das 2139 escolas distinguidas por toda a Europa, 94 são escolas e agrupamentos portugueses.

Consulte aqui a lista.

O Selo de Escola eTwinning premeia escolas e agrupamentos que se destacaram em práticas digitais e de eSafety, abordagens pedagógicas inovadoras e criativas, promoção do desenvolvimento profissional contínuo dos professores e promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos. Este reconhecimento é válido por 2 anos.

No ano de 2019, existiam em Portugal 59 agrupamentos/escolas reconhecidos como Escolas Europeias. Neste momento, o número total é de 153 agrupamentos/escolas.

Consulte a sua distribuição geográfica:
https://www.etwinning.pt/site/selodeescolaetwinning.

Parabéns a todos os docentes que transformam as escolas em espaços de aprendizagem de referência ao nível europeu.

Trabalhar e Comunicar com os Alunos a Distância Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI)
 

A equipa de formadores da ANPRI dinamizou videotransmissões, em direto, via Youtube, para apoiar os professores que pretendam iniciar o seu trabalho online com os alunos.

Estas videotransmissões destinaram-se a todos os interessados em recorrer às diferentes plataformas para organizar as aulas e comunicar com os alunos.

Para mais informações consulte:
http://www.anpri.pt ou https://www.facebook.com/anpriPT/

MILAGE APRENDER+ apoia ensino a distância


Para ajudar todos os professores e alunos, o projeto MILAGE realizou uma sessão  de formação online para professores.

No dia 19 de Março, foi realizada uma sessão online para alunos, a qual foi divulgada aos alunos pelos seus professores.
MOOC - "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” – Resultados das duas edições
 
O Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, intitulado “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, lançado em outubro de 2019, pelo Ministério da Educação,  pretende dotar as comunidades educativas de uma série de instrumentos que ajudem a prevenir e a combater estas formas de violência, sobretudo entre os mais jovens.

Um dos eixos principais deste plano é o da formação, destacando-se as duas edições do Massive Open Online Course (MOOC) - "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir”, destinado a professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança e outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos. Estas duas formações, promovidas pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, contaram com 5333 registos e 1368 participantes que concluíram o curso com sucesso.  A primeira edição decorreu em junho 2019 e a segunda em fevereiro de 2020.

O objetivo principal destes cursos consiste em  sensibilizar os participantes para a problemática do Bullying e do Ciberbullying, através de conhecimentos teóricos e competências práticas que lhes permitam identificar, prevenir e intervir quando confrontados  com situações de Bullying e ou de  Ciberbullying.

Podem ser consultados os recursos vídeo do curso em:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLaoEjrV1_n-gfeHuKaMEDzAnRUwBzOZYw

3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais
 
Realizou-se no passado dia 3 de março, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 3.ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais.
O evento contou com a participação de diferentes entidades e projetos, associados aos cinco eixos (Inclusão, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação) que compõem o Programa INCoDe.2030 (http://www.incode2030.gov.pt/) - Iniciativa Nacional em Competências Digitais.

Na âmbito da conferência, a apresentação do Eixo 2 – Educação, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, abriu o painel dedicado ao tema “A educação na era digital” e moderou uma mesa redonda composta por jovens que integram equipas de Líderes Digitais, uma iniciativa promovida pelo Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação. Neste painel, estiveram presentes alunos do  Agrupamento de Escolas de São Martinho, do Agrupamento de Escolas de Mem Martins e do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira. 
A apresentação de um projeto notável – Hypatiamat - encerrou o painel, dedicado à Educação.

No espaço expositivo, organizado pela ANQEP, alunos de escolas e de cursos profissionais apresentaram alguns dos seus projetos.

Este evento resultou, não só em momentos de partilha e convívio, mas, também, na motivação para continuar a investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento e a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos e das competências digitais das nossas comunidades educativas.

Dia da Internet Mais Segura 2020 em Cabo Verde
 
No âmbito da parceria estabelecida formalmente em 2017, e consolidada em 2019, entre o Instituto Politécnico de Santarém em Portugal e a Universidade de Santiago, em Cabo Verde, resultou em fevereiro de 2020 uma forte ação, no âmbito do Dia da Internet Mais Segura 2020. Durante todo o mês de fevereiro, vários agrupamentos de escolas da Ilha de Santiago puderam assistir e participar em sessões organizadas por professores, mestrandos em Pedagogia, da Universidade de Santiago. Este trabalho foi desenvolvido a partir da disciplina de Tecnologias Educativas, lecionada pela coordenadora do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESE/IPSantarém), Cristina Novo.
ICILS 2018 – International Computer and Information Literacy Study
 
Segundo os resultados do estudo internacional ICILS 2018, os jovens portugueses consideram que, em comparação com os de outros países, estão mais bem preparados para enfrentar, de forma segura, um mundo cada mais digital. 

Através deste estudo, que envolveu alunos do 8º ano de escolaridade de 11 países,  pretendia-se saber em que medida as escolas preparam os alunos para lidarem com os desafios do digital. No caso dos jovens portugueses, no que se refere à segurança online, estes surgem em lugar de destaque em três dos quatro parâmetros estudados, destacando-se com valores acima da média global entre países.

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Dica TIC


O Coggle é uma ferramenta gratuita para criar mapas conceptuais, ajudando assim a organizar ideias, conceitos e propostas. A sua utilização em sala de aula pode ser direcionada para a apresentação de trabalhos individuais ou em grupo, bem como a exposição gráfica e conceptual de conteúdos.

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