2.ª Edição do MOOC - A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?
No próximo dia 6 de abril de 2021, terá início a 2.ª edição do curso de formação online "A Inteligência Artificial vai transformar a Escola?", em formato MOOC (Massive Open Online Course), promovido pela Direção-Geral da Educação (DGE), através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE).
Este MOOC aborda uma temática inovadora e desafiante para o universo do ensino e da aprendizagem: a integração da Inteligência Artificial na Educação.
7.ª edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2020/2021
A Direção-Geral da Educação (DGE) lança, no próximo dia 5 de abril, a 7.ª edição do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2020/2021, dirigido a todos os Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados de Portugal Continental, devidamente registados na Base de Dados da DGE.
A participação neste concurso CPR implica que, numa primeira fase, até 19 de abril de 2021, os candidatos apresentem o Projeto e Plano Anual de Atividades do respetivo CPR, através do formulário disponível em:http://area.dge.mec.pt/dsperobot/.
Numa fase posterior, os CPR participarão num evento online, a realizar no dia 23 de junho,onde serão selecionados os 12 CPR que demostrem o trabalho mais relevante. Esses CPR estarão presentes no evento final, para uma cerimónia entrega de prémios, que decorrerá durante a Codeweek (9-24 de outubro de 2021).
Este concurso pretende apoiar as atividades dos CPR, promover a disseminação e partilha de práticas de referência e desenvolver as dinâmicas dos CPR nas suas comunidades educativas.
A rede nacional de clubes, que integra os Clubes de Informação e Comunicação, mantém-se ativa, mesmo num ano considerado tão atípico.
Por essa mesma razão, e na sequência das atividades já desenvolvidas por algumas Escolas no âmbito dos seus clubes, como TV Escolar, Rádio Escolar, Podcast, Fotografia, Blogue, Newsletter e Jornal, vem a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, convidar os Agrupamentos/Escolas não agrupadas a partilharem as suas atividades e o trabalho realizado pelos alunos, nas suas Comunidades Educativas, para que as possamos divulgar e dar o merecido destaque, através dos nossos canais de informação.
Pistas Essenciais de Cidadania Digital para alunos e pais no E@D
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, lançou dois folhetos de sensibilização, com indicações essenciais de práticas de Cidadania Digital, a ter em conta durante o ensino a distância, dirigidos a alunos e a pais/encarregados de educação.
Estes recursos poderão ser partilhados para apoiar a ação dos diretores de turma e dos professores titulares de turma na sensibilização junto dos alunos, pais/encarregados de educação, no que se refere às questões de Cidadania Digital.
Projeto Novigado - Webinares
O Projeto Novigado, cujo tema principal é a Aprendizagem Ativa, irá realizar dois webinares sobre esta temática, com a chancela da European Schoolnet e a Fundação Think.
O primeiro webinar - Good practices in Flexible Learning Spaces in Portugal: what has been done in spaces in pandemic times? - realiza-se já no próximo dia 31, pelas 16h. Organizado pelo Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, em Rio Maior, este webinar conta com a participação de 3 oradores portugueses: José Miguel Sousa (Centro de Formação EduFor - Mangualde); Marisa Correia (Escola Superior de Educação, IPS -Santarém) e Nuno Mantas (Agrupamento de Escolas da Boa Água - Sesimbra).
No dia 6 de abril, pelas 17h terá lugar o webinar intitulado Learning journals: developing reflecting skills for active learners, com o orador Xavier Garnier, do LP2I - França.
Para mais informações sobre os webinares, aceda a Novigado Blog.
Webinares “Children, youths and digital media”
No próximo dia 25, pelas 9h30, tem início o ciclo de webinares “Children, youths and digital media”. Trata-se de uma iniciativa que abordará, ao longo de quatro sessões, os desafios que os media digitais podem representar para as crianças e jovens.
As sessões, em língua inglesa, decorrem nos dias 25 de março, 22 de abril, 6 e 20 de maio, das 9h30 às 11h30.
Estes webinares são organizados no âmbito do semestre internacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, da unidade curricular Children, Youths and Digital Media e do projeto de investigação Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED), com a parceria do CCTIC-ESE/IPS.
Massive Open Online Course (MOOC) - European Schoolnet
Tem início, no próximo dia 19 de abril, o MOOC da EUN Academy “Literacia Digital e segurança online: como a pandemia pôs à prova as nossas competências”, promovido pelo projeto Better Internet for Kids.
Durante o curso serão abordados aspetos relacionados com o ciberbullying, a desinformação, proteção de dados, entre muitos outros riscos que podem afetar os jovens utilizadores da Internet, sobretudo durante a pandemia COVID-19. Além disso, serão partilhadas estratégias e disponibilizados recursos úteis ao trabalho com os alunos, para que estes possam utilizar a Internet, de forma segura e responsável.
O MOOC, cuja língua de trabalho é o inglês, destina-se a professores do ensino básico e do ensino secundário, bem como a outros interessados.
Os cursos online da Teacher Academy e da School Education Gateway são reconhecidos pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). Assim, os participantes poderão submeter o pedido de certificado ao CCPFC, de modo a que o curso seja oficialmente certificado.
MILAGE APRENDER+ estabelece parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática
A Universidade do Algarve (UAlg) e a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) assinaram um protocolo de colaboração a nível técnico, científico, pedagógico e logístico, no sentido de promover a plataforma MILAGE APRENDER+, no ensino presencial e a distância.
O início da colaboração entre a SPM e a UAlg é assinalado com a realização de formação sobre a plataforma MILAGE APRENDER+, que decorrerá no centro de formação da SPM. Esta entidade assegurará a certificação dos materiais educativos produzidos por membros da SPM, designados para o efeito ou sob sua supervisão.
MILAGE APRENDER+ é uma plataforma digital educativa, desenvolvida pela Universidade do Algarve, e tem como finalidade implementar uma prática pedagógica inovadora com as tecnologias móveis num modelo híbrido de aprendizagem, que combina o analógico com o digital, potenciando: a avaliação formativa; as aprendizagens ativas; o desenvolvimento de competências do século XXI; o sucesso escolar de todas as crianças e jovens; a construção de uma comunidade de professores e alunos autores de recursos educativos MILAGE APRENDER+, assegurando um acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação.
O desenvolvimento da plataforma MILAGE APRENDER+ é apoiado pelo programa ERASMUS+, da União Europeia.
"PlimKaPum" - Novo Programa da Rádio Zig Zag
"Através da música, do corta e cola, da fotografia, da escrita e da representação, vais poder criar histórias, objetos e momentos, nunca antes vistos no planeta terra, e ainda vais poder partilhá-los com os teus amigos da Rádio Zig Zag!"
É este o desafio da Rádio Zig Zag, ao convidar as escolas a participar no novo programa, com Rita RedShoes.
"PlimKaPum" é uma série de oficinas criativas dinamizadas pela cantora Rita RedShoes, para a Rádio Zig Zag, a rádio infantil online, da RTP, dirigida a crianças entre os 5 e os 9 anos.
Todas as semanas, são lançados novos desafios para "explorar a imaginação" e as iniciativas multimédia serão transmitidas na rádio e nas redes sociais.
As escolas interessadas em envolver as crianças neste projeto podem contactar a radio através do e-mail: radiozigzag@rtp.pt.
Aconteceu
Pistas Essenciais de Cidadania Digital no E@D
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, lançou dois novos cartazes de sensibilização, com indicações essenciais de práticas de Cidadania Digital, a ter em conta durante o ensino a distância, dirigidos a professores e alunos.
Todos estes recursos poderão ser partilhados para apoiar a ação dos diretores de turma e dos professores titulares de turma, na sensibilização junto dos alunos, pais/encarregados de educação, no que se refere às questões de Cidadania Digital. Para que alcancem um maior número de destinatários, sugere-se a sua divulgação, através dos vários canais digitais dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas.
A personagem principal do Jogo, a "Luzinha", pretende saber mais sobre a "Veneza Portuguesa", mas, para tal, tem toda uma série de desafios a resolver, enquanto visita virtualmente a zona.
Ao jogo, estão associadas várias personagens SeguraNet que vão sensibilizando as crianças para a necessidade de adotarem comportamentos seguros, quando estão online.
Este ano, 108 escolas e agrupamentos portugueses foram distinguidas com o Selo de Escola eTwinning. Portugal ocupa, assim, o 4.º lugar neste ranking Europeu, apenas ultrapassado pela Turquia com 1890 escolas galardoadas, Itália com 142 e Espanha com 111.
De referir que, no conjunto dos 43 países que integram o eTwinning, foram distinguidas 2935 escolas com o Selo de Escola eTwinning
O Selo de Escola eTwinning premeia escolas e agrupamentos que se destacaram pela implementação de práticas digitais, abordagens pedagógicas inovadoras e criativas, promoção do desenvolvimento profissional contínuo dos professores e promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos.
O galardão, válido por 2 anos, constitui o justo reconhecimento do trabalho dos docentes que transformam as escolas em espaços de aprendizagem de referência, ao nível europeu.
Evento Nacional - Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
A Direção-Geral da Educação promoveu, no dia 12 de março, o Seminário online Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas, dirigido a Diretores de Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas, Diretores de Centros de Formação e Associação de Escola, bem como às comunidades educativas.
Neste evento, cuja sessão de abertura esteve a cargo do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, participaram diversos oradores nacionais e internacionais, que apresentaram as suas perspetivas acerca da construção e implementação de um instrumento estratégico de apoio à tomada de decisão e à monitorização do trabalho desenvolvido nas escolas, na área do digital – O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas.
Com esta iniciativa, a Direção-Geral da Educação pretendeu dar a conhecer algumas das ações previstas no âmbito do Programa de digitalização para as Escolas.
Com o intuito de apoiar as escolas no desenvolvimento dos seus planos de E@D, clarificar conceitos associados à implementação do ensino a distância, e promover a partilha de práticas de forma a enriquecer e valorizar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação nestes tempos de constante desafio, a Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), irá promover um ciclo de webinars temáticos, promoveu um ciclo de webinars temáticos. Estes encontram-se disponíveis no canal YouTube da DGE.
Recursos de Cidadania Digital na plataforma MILAGE APRENDER+
A plataforma MILAGE APRENDER+ disponibiliza um conjunto de recursos educativos de Cidadania Digital, desenvolvidos no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, da responsabilidade da Direção-Geral da Educação. Estes recursos estão disponíveis na área dedicada à disciplina Cidadania e Desenvolvimento.
MILAGE APRENDER+ é uma plataforma digital educativa, desenvolvida pela Universidade do Algarve, e tem como finalidade implementar práticas pedagógicas, com recurso às tecnologias, móveis num modelo híbrido de aprendizagem, que visa o sucesso escolar de todas as crianças e jovens, assegurando um acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação.
O desenvolvimento da plataforma MILAGE APRENDER+ é apoiado pelo programa ERASMUS+, da União Europeia, projetos LEARN+ e INCOLLAB, referência: 2019-1-PT01-KA201-061246 e 2019-1-CZ01-KA203-061163, respetivamente.
Escape Room - SeguraNet
O Centro de Competência TIC, da Escola Superior de Educação /Instituto Politécnico de Setúbal, no decorrer das várias atividades que tem vindo a dinamizar, no âmbito da Cidadania Digital, desenvolveu o Jogo de Fuga (Escape Room) SeguraNet – O Pisca descobre Setúbal.
Com este recurso, pretende-se que os alunos sejam capazes de conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade de Setúbal, que realizem algumas missões e que cheguem ao final do jogo, ao mesmo tempo que são sensibilizados para várias dimensões da Cidadania Digital: Direitos de Autor; tempo passado na Internet; palavras-passe seguras; dados pessoais; a importância de pensar antes de publicar, bem como a desinformação.
StudyBlue é uma plataforma de estudo online. O site permite que os utilizadores façam o upload de materiais de estudo, criem cartões eletrónicos para estudar e partilhar com outras pessoas e pratiquem testes. Os utilizadores podem, ainda, resolver vários exercícios.
Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.