(Em formato webinar, 3.as e 5.as feiras em fevereiro e março)
Com o intuito de apoiar as escolas no desenvolvimento dos seus planos de E@D, clarificar conceitos associados à implementação do ensino a distância, e promover a partilha de práticas de forma a enriquecer e valorizar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação nestes tempos de constante desafio, a Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), irá promover um ciclo de webinars temáticos, que serão divulgados no decurso dos meses de fevereiro e março nos canais da DGE: página da DGE, canal YouTube da DGE, Facebook e Twitter.
Estes webinars estão estruturados tendo por base intervenções de especialistas e a partilha de práticas de Agrupamentos de Escolas e estão organizados de acordo com os seguintes temas:
24 mar. | 17:30 h – Currículo, Pedagogia e Avaliação na Aprendizagem a Distância
Moderador: Custódio Lagartixa (Equipa Central do Projeto MAIA)
Desenvolvimento do currículo e da avaliação na aprendizagem a distância: Domingos Fernandes (Coordenador do Projeto MAIA)
Relações entre avaliação formativa e avaliação sumativa na aprendizagem a distância: Eusébio André Machado (Equipa Central do Projeto MAIA)
A avaliação formativa digital em contexto de aprendizagem a distância: Fernanda Candeias (Equipa Central do Projeto MAIA)
18 março | 17:30 h – Educação Pré-Escolar: reduzindo distâncias e alargando os ambientes de aprendizagem. (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=mywa8q7UsuE)
Moderadora: Liliana Marques (DGE)
Lúcia Santos (Fundação Bissaya Barreto) Arminda Almeida (AE Professor Rui Luís Gomes) Alzira Roso (AE Professor Agostinho da Silva)
11 mar. | 17:30 h – Saúde mental e qualidade de vida em ambiente de ensino digital (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=KOwNz6cNfT0)
Moderadora: Maria João Horta (DGE)
Vitor Cotovio: Médico Psiquiatra e Psicoterapeuta (Hospital
Pediátrico Casa de Saúde do Telhal)
03 mar. | 17:30 h – Desafios do E@D nos Cursos Profissionais (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=mPCA0HNjrfU)
Moderadora: Francisca Simões (ANQEP)
O E@D nos Cursos Profissionais: que potencialidades?: Ana Barroso e Luísa Encarnação (ANQEP)
"Ensino Profissional - A Escolha do Futuro, Sempre Juntos, Sempre
Ligados”: Sandra Oliveira (Escola Profissional Magestil)
25 fev. | 16:00 h – Aprendizagem da leitura e da escrita nos primeiros anos do 1.º Ciclo (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=srWYa2N8MsI)
Moderadora: Lina Varela (DGE)
Mariana Oliveira Pinto (ESE Setúbal)
Encarnação Silva (ESE Lisboa)
Maria Beatriz Gil (Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi, Setúbal)
23 fev. | 17:30 h – Inclusão – Estratégias das equipas EMAEI a distância (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=IrgdpkU5vgE)
Moderadora: Filomena Pereira (DGE)
Gaspar Vaz (AE de Cister)
Manuela Lourenço (AE de Cister)
Manuela Sousa (AE de Cister)
Tatiana Fernandes (AE de Cister)
18 fev. | 17:30 h – Segurança e Cidadania Digital no E@D (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=Myr0dZqoH4M)
Moderador: Lígia Azevedo (DGE) | Recomendações e medidas de Segurança/Cidadania Digital no E@D:
Paulo Antunes (AE Maximinos)
Comportamentos de risco online e serviços de apoio: Ricardo Estrela (APAV)
Cidadania Digital no E@D: Ana Dias (Universidade do Minho)
16 fev. | 17:30 h – Estratégias de comunicação – Escolas e famílias (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=-5bNILcKGWY)
Moderador: Teresa Godinho (DGE) | Comunicação no AE em contexto de E@D: Graça Carvalha (AE Carlos Gargaté)
Ligação escola família em E@D: Jorge Ascenção (CONFAP)
11 fev. | 17:30 h – Transição para o E@D – enquadramento e práticas (emissão em direto: https://www.youtube.com/watch?v=nHjOLtZEam4)
Moderador: José Vítor Pedroso (DGE) | Contributos para a Implementação do Ensino a Distância nas Escolas:
Helder Pais (DGE)
Contextos e práticas de implementação do E@D: Mário Rocha (AE Cristelo)
Não é necessário proceder a inscrição. Não serão emitidos certificados de participação.