Boletim ERTE
novembro | dezembro
2022
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Destaques


Seminário - Capacitação Digital das Escolas Agir para Transformar

A Direção-Geral da Educação dinamizou, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Vimeiro, o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Agir para Transformar”, dirigido aos Embaixadores Digitais (ED) alocados aos Centros de Formação de Associação e Escolas.

Este evento, cofinanciado pelo POCH e enquadrado no Plano de Ação para a Transição Digital, pretendeu reforçar a capacitação dos ED, no que se refere ao desenvolvimento do trabalho colaborativo, da comunicação institucional e do planeamento, para que  os respetivos Planos de Ação para 2022/2023 sejam ainda mais eficazes. 

O evento, que contou com a com a presença do Ministro da Educação, João Costa, e de representantes de diversas entidades, constituiu-se como um momento profícuo de debate sobre aspetos relevantes para uma efetiva capacitação digital das escolas, de modo a que o resultado dos investimentos já efetuados tenha o impacto esperado. 

Neste sentido, e citando o Ministro da Educação, embora não nos imaginássemos “[…], há uns tempos, com toda esta tecnologia […], não podemos deixar de aproveitar esta oportunidade”. Também de acordo com o Diretor-Geral da Educação, José Víctor Pedroso, “[…] estando a distribuição dos equipamentos concluída, é necessário criar oportunidades para dar sentido à sua utilização, porque, hoje, é preciso pensar a escola na perspetiva de um aluno, um computador”. Importa, pois, que a integração das tecnologias digitais se torne uma realidade na rotina nas nossas escolas. 

Para aceder a informação adicional sobre este evento, poderá consultar:
https://digital.dge.mec.pt/.

Registo dos Clubes de Programação e Robótica 2022/2023

A Direção-Geral da Educação, à semelhança dos anos letivos anteriores, irá proceder à identificação dos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento, no ano letivo 2022/2023.

Assista ao vídeo e registe o seu CPR!

Todos os estabelecimentos do ensino público e do ensino privado podem proceder ao seu registo, mesmo que já se tenham inscrito em anos anteriores, através do preenchimento do formulário (disponível em http://area.dge.mec.pt/dsperobot/), até ao dia 21 de dezembro de 2022

Cada Direção de Agrupamento de Escolas/Escola não agrupada deverá identificar apenas um CPR por unidade orgânica, sendo os restantes, caso existam, considerados delegações do mesmo. Para outros esclarecimentos, poderá consultar o página eletrónica da iniciativa (https://erte.dge.mec.pt/clubes-de-programacao-e-robotica) ou enviar uma mensagem de correio eletrónico para cpr@dge.mec.pt.

Concurso Desafios SeguraNet - 16.ª edição

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com o Centro de Competência TIC ESE/IPS de Santarém, promove a 16.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. 

No presente ano letivo, este concurso alarga o seu espectro de ação à Educação Pré-Escolar. 

Assim, são contempladas cinco categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente: à Educação Pré-Escolar, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do Ensino Básico e ainda a pais/encarregados de educação. 

As Escolas podem, desde já, fazer o seu registo com o código de estabelecimento de ensino (DGEEC) no portal SeguraNet, pois o primeiro desafio encontra-se já disponível. 

No que se refere aos desafios dirigidos à Educação Pré-Escolar e ao 1.º ciclo do Ensino Básico, as turmas/ grupos registados serão, ao longo do ano, convidados a responder a três desafios.  

Relativamente ao 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais. 

Este concurso é uma iniciativa enquadrada nas ações estratégicas de ensino, orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, definidas nas Aprendizagens Essenciais da componente de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e nas Orientações Curriculares para as TIC, no 1.º ciclo, no domínio da Cidadania Digital. Além disso, as atividades poderão, também, ser dinamizadas no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento, nos domínios: Direitos Humanos; Saúde; Sexualidade; Media, Literacia Financeira e Educação para o Consumo e Segurança, Defesa e Paz e, de uma forma transversal, a todos os contextos educativos. 

Registo em: http://www.seguranet.pt/pt/desafios

Para assistir à gravação da sessão de lançamento da iniciativa, aceda https://www.youtube.com/.

Selo de Segurança Digital (eSafety Label) 2022 - Escolas Certificadas

No decorrer do Mês da Cibersegurança, assinalado anualmente em outubro, a iniciativa Selo de Segurança Digital faz um balanço da sua ação nas escolas.

Este ano, dos 486 Agrupamentos de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas registadas no eSafety Label, 40 foram certificadas com o Selo de Segurança Digital de ouro, 36 com o de prata e 30 com o de bronze, perfazendo um total de 106 certificações europeias, i.e., mais 8 participações que no ano transato. Estes resultados evidenciam, ainda, uma melhoria qualitativa na certificação, com um aumento de 33% na atribuição dos selos de ouro.

No contexto atual da capacitação digital das escolas, a Direção-Geral da Educação incentiva e apoia os AE/Escolas não agrupadas, bem como as comunidades educativas, a adotarem estratégias de sensibilização para uma utilização segura e crítica da tecnologia e dos ambientes digitais.

Caso o seu AE/ Escola não agrupada ainda não esteja certificado com o selo de segurança digital, ou este já tenha expirado o prazo de validade, poderá realizar nova submissão/candidatura, revendo os pontos de segurança (nas áreas práticas, políticas e infraestruturas). Consulte o Manual de Participação.

A certificação com o  Selo de Segurança Digital é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning, do Plano Nacional de Combate ao Bullying e Ciberbullying "Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência" e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".

A listagem das escolas certificadas pode ser consultada nos websites do Centro de Sensibilização SeguraNet e da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

Para mais informações, aceda a: https://www.seguranet.pt/pt/selo-de-seguranca-digital
 

Relembramos ainda que existe uma equipa de apoio a todo o processo de registo, cujo contacto é: esafetylabel@dge.mec.pt.

 

Notícias


Academia Digital para Pais - 3.ª edição | Registo do Encontro de Lançamento

O Encontro de lançamento da 3.ª edição da iniciativa Academia Digital para Pais teve lugar no passado dia 11 de novembro, na Escola Básica 2,3 Dr. Ruy d'Andrade, no Entroncamento, tendo contado com a presença do Senhor Ministro da Educação, João Costa. 

Assista à gravação do evento.

O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação, a qual pretende capacitar os pais/encarregados de educação de alunos a frequentarem o ensino básico com as competências digitais que lhes permitam acompanhar os seus educandos, no quadro de uma sociedade cada vez mais digital. Nesta edição, será lançado, em janeiro de 2023, o curso Consumidor Digital, de modo a reforçar a importância da adoção de atitudes críticas e conscientes que contribuam para uma gestão eficiente no consumo de recursos naturais.

Mais informações em: https://www.dge.mec.pt/

“Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23 Registo de ponto focal da Escola

Tendo em conta que a Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência, é indispensável que os Agrupamentos de Escola /Escolas não agrupadas definam e implementem  um plano de prevenção e combate ao bullying e ao ciberbullying.
Assim, para o desenvolvimento deste trabalho, convidam-se, desde já, os Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas a procederem ao registo de um elemento, o designado ponto focal, que será o interlocutor nos contactos com a equipa da Direção-Geral da Educação, entidade responsável pela iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.
Recorde-se que, no passado dia 20 de outubro - Dia Mundial de Combate ao Bullying, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, promoveu o lançamento da iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” - ano letivo 2022/23, durante o  do encontro que decorreu na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, que contou com a presença do Sr. Ministro da Educação, João Costa, e cuja gravação se encontra disponível.

Para saber mais sobre a iniciativa “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Candidatura a Selo Escola eTwinning 2023-2024

As escolas portuguesas que reúnam as condições para se candidatarem ao Selo Escola eTwinning 2023-2024 poderão submeter a sua candidatura até 30 de janeiro de 2023, através do perfil eTwinner em https://school-education.ec.europa.eu/. A lista das escolas elegíveis pode ser consultada em Instituições Elegíveis 2022.

No intuito de auxiliar a elaboração das candidaturas para a obtenção do Selo Escola eTwinning, a Organização Nacional de Apoio eTwinning agendou  webinars, entre 12 a 16 de dezembro 2022, às 18h00, transmitidos nos canais do Facebook e do YouTube (caso não tenha assistido em direto, as gravações ficam disponíveis no mesmo canal).

Com este Selo, o eTwinning reconhece e valoriza o envolvimento, o empenho e a dedicação não só de eTwinners, individualmente, mas de escolas nas quais professores e lideranças trabalham em equipa. Com feito, ao adotarem práticas pedagógicas eTwinning, contribuem para que as suas escolas sejam um ponto de referência de inovação na comunidade local e um modelo para outros estabelecimentos de ensino.

Este trabalho de excelência, desenvolvido pelos docentes, é aferido nas seguintes áreas: 

  • eSafety; 
  • Liderança partilhada 
  • Colaboração 
  • Alunos como agentes de mudança 
  • Escolas como modelo para outras escolas 
  • Escolas inclusivas e inovadoras 

A Organização Nacional de Apoio eTwinning está disponível para apoiar as equipas eTwinning na elaboração das suas candidaturas.

Para mais informação, pode também consultar:  

IV Encontro Regional de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens - Açores

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2022, decorreu, na ilha Terceira, o IV Encontro Regional de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, promovido pela Vice-Presidência do Governo Regional, através do Comissariado dos Açores para a Infância, subordinado ao tema “O perigo das crianças em perigo”.
Convidada a participar no encontro, a líder digital e embaixadora do Projeto Europeu Better Internet for Kids, Joana Martins, proferiu a palestra “Crianças na NET: Seguros na rede” dirigida a alunos do 7.º ano de escolaridade e a técnicos com responsabilidade em matérias de acompanhamento à infância e juventude. Durante o evento, que decorreu presencialmente e online, de modo a chegar a outras ilhas do arquipélago, foram abordados temas e boas práticas relacionadas com a gestão do equilíbrio online-offline. Na seleção dos temas foi tido  em conta  o enquadramento do evento, nos dias em que também se assinala o Dia Europeu da Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abuso e o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança.

O evento contou ainda com intervenções de especialistas das mais diversas áreas, tendo decorrido num ambiente de reflexão e de debate frutífero.

Partilhas à Quarta 2022/2023

Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.

Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.

As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas: 

  • 7 de dezembro de 2022 – Projetos eTwinning
  • 11 de janeiro de 2023 – Recursos Educativos Digitais
  • 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital
  • 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
  • 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)
  • 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola

Após cada uma das partilhas, os participantes terão a oportunidade de colocar questões aos oradores, criando-se um espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas criativas e promotoras do desenvolvimento das áreas de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

À semelhança dos anos anteriores, realizar-se-ão seis sessões, à quarta-feira, das 21 às 22 horas, havendo a possibilidade de a participação ser convertida em duas Ações de Curta Duração (ACD) de 3 horas, implicando esta certificação a obrigatoriedade de proceder à inscrição prévia em cada um dos segmentos e ao registo de presença nas 3 sessões, de cada um destes segmentos, a saber: 

  • 1.ª, 2.ª e 3.ª sessões - primeiro segmento = ACD de 3 horas (Até 7 de dezembro 2022);  
  • 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões - segundo segmento = ACD de 3 horas (Inscreva-se aqui, até 15 de março de 2023). 

A colaboração entre a DGE e o Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita permitirá a certificação das ACD pelo referido centro de formação.

Esperamos por vós!

Olimpíadas da Robótica Alunos portugueses premiados

O Clube de Robótica da Escola de São Gonçalo representou, pela primeira vez, Portugal nas World Robotic Olympiads, tendo obtido o 4.° lugar, gold medal, num total de 34 equipas, com 197,38 pontos, para um máximo de 200 pontos. E o 1.° lugar, Special Award, atribuído pelas 78 equipas participantes na categoria Future Innovators.

A equipa da Escola de São Gonçalo de Torres Vedras defendeu o projeto “O Mundo na Ponta do Dedo” que consiste num protótipo robótico concebido com o objetivo de permitir que pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores possam utilizar equipamentos tecnológicos, nomeadamente teclados, comandos infravermelhos e telemóveis.

As Olimpíadas da Robótica decorreram na cidade de Dortmund, na Alemanha, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2022, tendo contado  com a participação de 265 equipas oriundas  de 73 países. A próxima edição, em 2023, a realizar no Panamá, será subordinada ao tema Connecting the World.

Num mundo global cada vez mais tecnológico, a participação neste tipo de eventos afirma-se como uma mais-valia para os alunos, na medida em que lhes oferece a oportunidade de desenvolverem competências STEM,  de realizarem um trabalho de projeto, de construírem e programarem robôs.

A Direção-Geral da Educação felicita os alunos e os professores que participaram nestas Olimpíadas e honraram o país além-fronteiras.

Seminário eTwinning Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform

O Seminário eTwinning “Rural Teachers from Mediterranean Countries together at European School Education Platform”, teve lugar em Durrês, na Albânia, em setembro de 2022.

Este evento contou com a presença de cerca de 60 participantes de 7 nacionalidades diferentes, com vista ao desenvolvimento de parcerias e projetos comuns.

A equipa que representou Portugal no seminário sentiu como grande mais-valia o mundo de oportunidades de aprendizagem que estes eventos proporcionam, efetivado pela possibilidade de trabalho colaborativo em presença, que resultou de imediato na planificação de projetos que irão decorrer, ao longo do ano letivo, com vários parceiros eTwinning.  A equipa irá ainda contribuir, em colaboração com a Organização Nacional de Apoio do eTwinning / ERTE / DGE, para a disseminação do projeto eTwinning nas escolas e realizar uma webinar para partilhar as suas experiências.

O vídeo disponível no LINK apresenta algumas perceções sobre os contributos do eTwinning para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a melhoria das aprendizagens dos alunos.

Projetos Nacionais Premiados - eTwinning 2022

A Direção-Geral da Educação, através da Organização Nacional de Apoio eTwinning,  tem a honra de divulgar a lista dos vencedores dos Projetos Nacionais Premiados - eTwinning 2022.

Os melhores projetos eTwinning, desenvolvidos a nível nacional durante o ano letivo 2021/2022, foram premiados em 8 categorias: Pré-escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2.º Ciclo do Ensino Básico, 3.ª Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Profissional, Erasmus + e Tema do Ano.

Parabéns a tod@s!

Concurso Autores Digitais 2022/2023

O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais que tem  como público-alvo crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), bem como os docentes que os acompanham, em articulação com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. 

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde um dos temas da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 

São admitidas a concurso todas as histórias que  abordem qualquer uma das áreas temáticas de educação para a cidadania, sendo avaliadas, à posteriori, por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores desta edição. Aos três primeiros lugares de cada categoria (pré-escolar, 1º e 2º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 

Inscrições até  22/12/2022 em: https://forms.gle/uHCY3iekhCGDUX9SA 

Mais informações sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/

Sitestar.PT - Mostra ao mundo o que andas a fazer e recebe prémios

A DECO e o Sitestar.PT  promovem mais uma edição do Sitestar.pt. Esta é uma iniciativa que tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências digitais, incentivando os jovens a criar sites com conteúdos digitais nas suas áreas de interesse para uma cidadania + ativa e + inclusiva. Todas as equipas que apresentem o seu projeto podem ganhar um domínio .pt para construir o seu site com validade para 1 ano.

O desafio Sitestar.pt está aberto, não apenas a estabelecimentos de ensino públicos e privados de Portugal Continental e Regiões Autónomas, mas, também, a organizações ou entidades que desenvolvem projetos em contexto de educação informal, desde que aderentes à rede DECOJovem e a escolas portuguesas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Macau e Timor-Leste.

 Inscrições até 16 de dezembro.

Mais informações em: https://decojovem.pt/pt/recursos/projeto/sitestarpt

Inscrições em: https://sitestar.pt/

 

Dicas - Recursos e Publicações TIC


Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet

As conclusões do Estudo de Impacto das Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet (CSSN) evidenciam que as ações dinamizadas por este Centro promovem o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e a sua formação para o exercício da Cidadania Digital.

O presente Estudo, realizado por investigadores do Observatório sobre Media Informação e Literacia (MILObs), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e coordenado por Sara Pereira, teve como objetivo analisar e avaliar o impacto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do CSSN, envolvendo os Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE/EnA), nos anos letivos do quadriénio 2018/2019 - 2021/2022.

Na avaliação das diversas iniciativas participaram diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/EnA), professores de Informática/TIC e ainda coordenadores do 1.º ciclo do ensino básico. Para a formação da amostra, foram convidados todos os AE/EnA de Portugal Continental, bem como a totalidade de professores de Informática/TIC e de coordenadores do 1.º Ciclo.

O balanço afigura-se como bastante encorajador, revelando que importará continuar o trabalho desenvolvido quer no terreno, pela implementação das atuais e futuras iniciativas do CSSN, quer pela investigação e reflexão sobre o trabalho feito, de modo a cimentar um percurso sustentado e informado, com vista ao cumprimento da missão do Centro de Sensibilização SeguraNet.

Cidadania Digital nas Escolas: divulgação de iniciativas

No contexto atual da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 
A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, com a colaboração de um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. Nesse sentido, a DGE  dinamiza e apoia a realização de campanhas e iniciativas de sensibilização como o concurso Desafios SeguraNet, a iniciativa Líderes Digitais e a campanha “Cibersegurança nas Escolas”.

No que respeita à capacitação de docentes, encontram-se a decorrer duas formações na modalidade MOOC (Massive Open Online Course) “Bullying & Ciberbullying: Prevenir e Agir” e “Prevenção das Dependências Online de crianças e Jovens”.

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover  a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas para que desenvolvam práticas condutoras à obtenção de certificações, tais como o  Selo de Segurança Digital e o  Selo “Escola Sem Bullying I Escola Sem Violência”.

Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, a saber: a Linha Internet Segura, da responsabilidade da APAV, o CERT.PT, da responsabilidade do CNCS e o Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República.

Consulte a infografia “Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas”.

Sugere-se que estas iniciativas sejam divulgadas junto das comunidades educativas e que sejam tidas em conta aquando nos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).

Future Classroom da European Schoolnet

A terminar o ano de 2022, a Future Classroom da European Schoolnet divulga algumas das atividades e eventos de destaque que se realizaram, ao longo do ano, em diversos países. Além disso, divulga também a 2023 FCL Brochure produzida pela Future Classroom Team da European Schoolnet e que merece uma leitura atenta.

 Para ficar a saber mais, aceda a FCLBrochure

Projetos eTwinning no Ensino Profissional

e-Book de ideias para projetos etwinning no ensino profissional foi elaborado na sequência da participação de um grupo de professores no Seminário eTwinning "Food and Wine Tourism" que decorreu em Alba, Itália. Este evento teve como objetivo promover o contacto entre professores do ensino profissional, pouco experientes no eTwinning, com os seus pares europeus, de modo a estabelecer redes de trabalho colaborativo, através de projetos eTwinning que privilegiassem a aprendizagem entre alunos de diferentes países europeus.

Os professores tiveram a oportunidade de assistir a apresentações de boas práticas eTwinning que foram inspiradoras para a planificação do trabalho conjunto, funcionando como uma motivação para novos desafios. Certamente, este projeto passará a fazer parte da metodologia de trabalho destes professores, que ficarão a pertencer à grande comunidade eTwinning, fazendo a diferença ao nível da promoção da aprendizagem dos seus alunos.

"Re-imagine School Education Beyond Covid-19" Divulgação de Relatório

A European Schoolnet divulgou, recentemente, o relatório  Re-imagine School Education Beyond Covid-19. Este documento apresenta as experiências dos intervenientes que colaboraram na série de webinars, dinamizada pela European Schoolnet, entre dezembro de 2021 e 2022.
Durante as diversas sessões, em que participaram decisores políticos, líderes escolares, professores e outros interessados pela área da educação, foram partilhadas ideias sobre várias temáticas:  recursos digitais de qualidade; avaliação (digital); bem-estar dos alunos e dos professores, entre outras questões-chave. 


Bastidores – Conheça a Equipa


Ana Paula Alves – ERTE
 
1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa?  
Colaborar com a equipa ERTE no desenvolvimento do projeto Manuais Digitais, nomeadamente, no que concerne ao planeamento e coordenação das estratégias formativas de apoio e acompanhamento às escolas, e de capacitação docente. Neste âmbito, têm vindo a ser realizadas várias ações de formação dirigidas a docentes, dinamizadas em diversos formatos, desde oficinas de formação, Workshops, MOOC (Massive Open Online Course), entre outros, com o principal objetivo de apoiar os docentes na implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação, mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais (REDs). Todo este trabalho está a ser produzido em colaboração com a equipa de embaixadores da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (LA), cuja missão está intimamente relacionada com a disseminação de metodologias ativas para o ensino, com vista a mais e melhores aprendizagens. Esta iniciativa também está conectada com o projeto europeu Future Classroom Lab, da EUN, para a criação e implementação de cenários de aprendizagem de inovação pedagógica. Colaboro ainda no Projeto Laboratórios de Educação Digital – LED, especialmente na vertente educativa e pedagógica, para a organização e criação de cenários de aprendizagem, com recurso a diversos equipamentos e recursos tecnológicos.
  
2. Qual a sua visão para a ação da ERTE? 
Ser um “farol seguro” para o desenvolvimento e melhoria sustentável das escolas, no âmbito da utilização educativa e pedagógica das tecnologias digitais da informação e comunicação, preparando todos os intervenientes para o presente e para o futuro.
 
3. Qual é o seu lugar favorito no mundo? 
Normalmente prefiro sítios sossegados e na natureza, inseridos em ecossistemas equilibrados, sem riscos para pessoas, plantas e animais.
Teresa Lacerda – ERTE
 

1. Quais as são as suas principais áreas de trabalho na Equipa? 

Coordenar a Organização Nacional de Apoio eTwinning, o que implica um trabalho de colaboração com os elementos das outras áreas de trabalho da ERTE, com os embaixadores eTwinning que têm um papel primordial na implementação da estratégia eTwinning nas escolas portuguesas, bem como com os diretores e mentores das escolas eTwinning. Procuramos, ainda, promover o eTwinning em todas as escolas do país através do apoio por diversos meios: formação, reuniões, redes sociais, entre outros. Tratando-se de um projeto europeu, há um constante trabalho entre as ONA dos 44 países eTwinning e o Serviço de Apoio Central, no sentido de permitir uma boa articulação e implantação do projeto nos diferentes países.
 

2. Qual a sua visão para a ação da ERTE?

Manter-se na linha da frente no que respeita a dar sentido à utilização educativa do digital por alunos e professores. Continuar a apostar na mudança da metodologia de trabalho nas salas de aula para que, todos juntos, consigamos motivar os alunos de hoje para a aprendizagem.
 

3. Qual é o seu lugar favorito no mundo?

Qualquer um desde que tenha lá a minha família mais chegada.


Quer saber mais?

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Desde 2015

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