Está aqui

Clubes de Programação e Robótica

 Apresentação      |      Clubes      |      Concursos      |    Iniciativas      |      Referências      |        Contactos

 

Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.

Neste sentido, a Direção-Geral da Educação (DGE), através da sua Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), levou a cabo, durante o mês de novembro, um inquérito nacional para identificar os Clubes de Programação e Robótica (CPR) existentes nas escolas. Desse inquérito resultou a identificação de 147 CPR que podem ser consultados no documento "Lista de escolas com CPR registas na base de dados nacional - 2015/2016". 

As Escolas/Agrupamentos que procederam ao registo foram georreferenciadas através da aplicação Google Maps. Poderá consultar o mapa através da seguinte ligação: http://bit.ly/1o36gb2.

Na sequência do processo de registo dos CPR, e à semelhança do ano anterior, lançou-se a 2.ª Edição do "Concurso - Clubes de Programação e Robótica – 2015/2016”. Este concurso pretende apoiar atividades relacionadas com a programação e a robótica, desenvolvidas no âmbito dos CPR. O concurso dirige-se a todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino público e privado que tenham um CPR em funcionamento, registado na Base de Dados da DGE, no ano letivo em curso. 

Para mais esclarecimentos, consulte o regulamento do concurso ou contacte-nos através do endereço de correio eletrónico: cpr@dge.mec.pt. Também poderá acompanhar esta iniciativa através da página do Facebook.