Mostrar (Utilização de Tecnologias para Enriquecer os Processos de Ensino e Aprendizagem)
Os alunos mostram, escolhendo recursos, locais e ferramentas apropriadas (por exemplo, no website da escola, na biblioteca ou em locais exteriores à escola), os resultados dos seus projetos e processos de conceção, bem como das aprendizagens realizadas e possíveis desenvolvimentos futuros. Será útil experimentar o formato da apresentação final entre os grupos da turma, para evitar erros grosseiros e resolver as dúvidas que ainda possam subsistir. Partilham essa informação com a comunidade escolar e escolar alargada (fora da escola). O objetivo é transferirem as aprendizagens e conclusões a que chegaram para que outros as possam ver, utilizar ou melhorar. Aproximadamente 2 aulas.
Adenda
Construção de sites nas plataformas Weebly e Wix, ambos compatíveis com mobile. Difundir através de um Hangout on air.
• Pode esperar…
• que os alunos se coloquem no papel de especialistas,
• reflexões e feedback das pessoas que utilizam o trabalho dos alunos como referência,
• aprender a realizar uma atividade deste tipo e que capacidades os alunos precisam de desenvolver,
• mostrar atividades escolares de aprendizagem aos colegas, comunidade escolar e escolar alargada,
• motivar futuros alunos e outros professores,
• mostrar projetos concebidos pelos alunos.
• Os alunos podem aprender a…
• fazer edição multimédia,
• desenvolver capacidades de comunicação/exposição,
• selecionar informação,
• documentar, comunicar e resumir um processo de aprendizagem, os resultados e a importância relativa dos tópicos,
• valorizar projetos, dados e tópicos que outros desenvolveram.
1. Preparar/ Ouvir
• Prepare formas de apresentação eficientes para os trabalhos.
• Ouça as propostas dos alunos, sugira, se for o caso, algumas alterações.
2. Inspirar
• Motive os alunos para construírem uma apresentação que descreva o processo e os resultados das aprendizagens, usando meios de comunicação adequados.
• Dialogue com os alunos sobre o processo de produção, as etapas previstas, e o que se espera deles.
3. Orientar/ Questionar/ Apoiar
• Oriente os alunos na escolha dos objetivos da apresentação, na definição da audiência expectável, e nos meios mais adequados à apresentação.
• Cada grupo deve mostrar, em primeiro lugar, o seu trabalho aos restantes grupos.
• Os alunos, em grupo ou individualmente, criam storyboards para planear a apresentação e decidem que ficheiros devem usar, por exemplo, fotos, vídeos, gravações áudio de entrevistas, etiquetas geográficas, ou animações para representarem as suas conclusões e processos de uma forma significativa.
• Apoie os alunos, apresentando-lhes as vantagens e desvantagens de diferentes meios de comunicação e discuta as técnicas de apresentação de trabalhos, bem como formas de transmitir a mensagem.
4. Avaliar
• Avalie as apresentações, destacando os aspetos positivos e os erros mais visíveis, sugerindo formas de remediação. Verifique se todas as etapas importantes estão incluídas na apresentação.
• Reveja os registos das reflexões e discuta com os alunos o processo que levou do “sonhar” ao “mostrar”. Como foi experiência? O que é que aprenderam? O que é que gostariam de explorar posteriormente?
• Recomenda-se a recolha de comentários do auditório que viu e comentou os trabalhos.