ESTRUTURA DOS DESAFIOS PROBÓTICA
OBJETIVO
Dinamizar a comunidade Probótica, desafiando os professores e alunos envolvidos no projetos a desenvolverem trabalhos em determinadas áreas e partilhando os resultados.
PERIODICIDADE
Mensal, de fevereiro de 2018 a maio de 2018.
DESTINATÁRIOS
Os destinatários dos “Desafios Probótica” serão os alunos, por intermédio dos professores que os acompanham.
OPERACIONALIZAÇÃO
Os desafios serão lançados no primeiro dia útil de cada mês e os trabalhos serão aceites até ao último dia útil de cada mês.
O primeiro desafio será lançado no dia 1 de fevereiro.
Cada professor pode concorrer com um ou mais trabalhos dos seus alunos, materializando cada proposta no formulário seguinte: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/655185/lang/pt
AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES
As propostas serão feitas na óptica do aluno, tentando ser abertas e abrangentes. Não estarão, por norma, associadas a nenhuma tecnologia ou ferramenta, sendo preferencialmente grandes temas/assuntos que os alunos possam desenvolver criativamente, utilizando uma ou várias ferramentas e/ou tecnologias.
DISTINÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS
Os trabalhos serão analisados por uma equipa constituída por um elemento de cada um dos parceiros do programa Probótica. Não haverá um “vencedor” mensal.
No final serão distinguidos:
Todos os trabalhos que a equipa considerar terem qualidade para tal.
As equipas/escolas/professores que participaram com maior regularidade e/ou maior número de projetos;
Os trabalhos distinguidos receberão um prémio a definir;
Os prémios serão entregues no evento final que decorrerá no dia 4 julho de 2018.
DESAFIO 4
A LUSOFONIA
A Lusofonia é a comunidade formada pelos povos e as nações que compartilham a nossa língua e cultura, como Angola, Brasil, Cabo Verde, etc.
No dia 5 de maio comemora-se o dia da Lusofonia e, por isso, é esse o tema que propomos para este mês. Como habitualmente, lançamos o seguinte repto: utilizando uma ferramenta de programação e/ou de robótica, criar uma história, um jogo, um desafio com robótica, etc. subordinado a este tema.
Algumas sugestões:
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Criar uma história onde fales da cultura de um ou mais países lusófonos;
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Criar um jogo com imagens relacionadas com um ou vários países lusófonos;
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Criar um jogo onde relaciones/compares a cultura de dois ou mais países lusófonos;
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Criar um jogo de perguntas e respostas para saberes se os teus amigos e colegas conhecem todos os países que partilham a nossa língua;
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Criar um cenário para que o teu robot percorra um trajeto com motivos relacionados com a lusofonia;
Mas, sobretudo, imagina, cria…. não fique apenas pelas nossas sugestões.
No final, os trabalhos devem ser submetidos em: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/655185/lang/pt.
Participem!
DESAFIO 3
O 25 de abril de 1974
No dia 25 de abril de 1974, Portugal viveu um dos episódios mais importantes da sua história. Nada ficou igual a partir desse dia e alguns símbolos, como os cravos, ficaram ligados a ele para sempre.
O 25 de abril, e tudo o que significa, é pois o tema para os desafios Probótica de abril, Como habitualmente, desafiamos-te a, utilizando a ferramenta de programação e/ou de robótica que preferires, criares uma história, um jogo, um desafio com robótica, etc. subordinado a este tema.
Algumas sugestões:
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Cria uma história onde contes um episódio relacionado com o 25 de abril;
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Cria uma aplicação que pergunte a data de nascimento e nos informe a idade do utilizador, no dia 25 de abril de 1974 (ou diga que ainda não tinha nascido);
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Cria um jogo destinado aos teus pais para avaliar os seus conhecimentos sobre a revolução do 25 de abril;
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Cria um jogo de perguntas e respostas para saberes se os teus amigos e colegas sabem o que foi o 25 de abril;
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Cria um cenário para que o teu robot percorra um trajeto com motivos relacionados com o 25 de abril;
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Constrói um robot ou uma carroçaria para ele para que fique parecido a uma chaimite ou com outro veículo associado à revolução.
Mas, sobretudo, imagina, cria…. não te fique apenas pelas nossas sugestões.
Depois, não te esqueças de pedir ao teu professor para submeter a vossa participação!
Participa!
DESAFIO 2
O Dia da Internet Mais Segura é celebrado todos os anos, na terça-feira da segunda semana do mês de fevereiro.
Em 2018, por toda a Europa, este dia foi assinalado no passado dia 6 de fevereiro e teve como tema central: “Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo”.
Para o desafio probótica de março também escolhemos o tema: segurança na Internet!
Desafiamos-te a, utilizando a ferramenta de programação e/ou de robótica que preferires, criares uma história, um jogo, um desafio com robótica, etc. subordinado a este tema.
Algumas sugestões:
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Cria uma história onde recries uma das situações das “tiras SeguraNet” (http://www.seguranet.pt/pt/tiras-bd-seguranet) …;
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Cria uma história original sobre um dos cuidados a ter na Internet;
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Cria um jogo onde o jogador tenha que usar os seus conhecimentos sobre segurança na Internet para o poder ganhar :-);
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Cria um jogo de perguntas e respostas para saberes se os teus amigos e colegas sabem as regras básicas de segurança na Internet;
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Cria um cenário para que o teu robot percorra um trajeto com motivos relacionados com a segurança na Internet e desafia os teus colegas a programar esse percurso, evitando os locais onde haja riscos e passando apenas nas “casas” com comportamentos seguros.
Podes encontrar mais informações sobre este tema na página do projeto SeguraNet em http://www.seguranet.pt/
Mas, sobretudo, imagina, cria…. não te fique apenas pelas nossas sugestões.
No final, os trabalhos devem ser submetidos em: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/655185/lang/pt.
Participem!
DESAFIO 1
No dia 13 de fevereiro, comemora-se o Carnaval. Por isso, o primeiro desafio Probótica tem como tema: O CARNAVAL. É tempo de brincadeiras, de máscaras, de fazer de conta, pregar partidas, jogar e os robots podem dar uma ajudinha se estiverem programados para isso!
Utilizando uma ferramenta de programação e/ou de robótica, pretende-se que sejam criadas uma história, um jogo, um desafio com robótica, etc.
Algumas sugestões:
- Criar uma história onde contes as tradições de Carnaval da zona onde vives ou de uma zona onde o carnaval seja famoso, como Torres Vedras, Veneza ou Rio de Janeiro...
- Criar um jogo onde o jogador apanhe um valente susto de carnaval :-)
- Criar um jogo de perguntas e respostas para saberes se os teus amigos conhecem as tradições de carnaval.
- Criar um cenário para que o teu robot percorra um trajeto com motivos relacionados com o carnaval e desafia os teus colegas a programar esse percurso.
- Criar uma “roupa de Carnaval” para o teu robot…
- Criar um desfile de carros alegóricos em miniatura com os robots da escola
E, sobretudo, imaginar, criar…. não ficando apenas pelas nossas sugestões :-)
No final, os trabalhos devem ser submetidos em: http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/655185/lang/pt.
Participem!