Está aqui

Descrição das Oficinas de Trabalho - Faro

OT1 – AMBIENTES DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Dinamizadores: Milena Jorge e Luís Ferreira

Neste workshop pretende-se explorar vários ambientes de programação e robótica (OpenRoberta, CodeCombat, etc.) que permitam aplicar conceitos curriculares.

A utilização destes ambientes de programação têm também como objetivo despertar a curiosidade das crianças e dos jovens para a descoberta e apreensão de conteúdos nas diversas áreas do saber como, por exemplo, a Matemática, a Física e Informática, numa perspetiva transversal.

Material necessário: Computador Portátil

 

OT2 – SCRATCH PARA ARDUINO

Dinamizador: Carlos Nunes

Descrição da Oficina: Com este workshop pretende-se atrair os alunos para a programação, juntando-lhe a placa de prototipagem eletrónica. A arduíno que permite criar objetos e ambientes interativos recorrendo a diversos sensores e atuadores. Esta placa é usada por artistas, designers, makers e pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software.

O objetivo principal é  dar a conhecer o que é a Arduino e as suas principais aplicações, o Scratch for Arduino (Programação por Blocos), as potencialidades deste software em contexto educativo e as suas principais potencialidades no ensino e aprendizagem.

Pretende-se, ainda, mostrar alguns projetos desenvolvidos recorrendo a esta tecnologia, idealizados e construídos por alunos e professores, incentivando à utilização da Arduino e à reciclagem de materiais.

Material necessário:  computador pessoal e instalar o software seguinte:

- IDE do Arduino (https://www.arduino.cc/en/Main/Software)

- Scratch for Arduino (http://s4a.cat/)

 

OT3 – COMPUTAÇÃO SEM COMPUTADORES: UMA ABORDAGEM AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Dinamizador: Gonçalo Espadeiro

Nesta sessão prática irão ser exploradas algumas atividades (desafios e problemas) que estabelecem uma relação muito próxima entre a matemática e as ciências da computação. Para cada uma das propostas a trabalhar será feita a sua contextualização no âmbito da computação com o intuído de descodificar a forma como a máquina interpreta e lida com a informação que lhe é dada.