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OFICINAS DE TRABALHO
OT1 – Robots de iniciação à programação
Dinamizadores: Carlos Alberto Silva e Maria João Coelho
Descrição: Nesta oficina, serão experimentados vários dispositivos robóticos de programação simples na abordagem aos diversos conteúdos curriculares.
OT2 – Iniciação ao Scratch
Dinamizadores: Elsa Maio, Jacinto Pinto e Nuno Coutinho
Descrição: Conceber um projeto desenvolvendo perspetivas interdisciplinares. Explorar componentes estruturais de programação (variáveis, estruturas de decisão ou outros) que respondam às necessidades do projeto.
Material necessário: Computador portátil com o Scratch instalado.
Download disponível aqui: https://scratch.mit.edu/download
OT3 – Projetos multidisciplinares com Micro:bits na Educação
Dinamizadora: Miguela Fernandes
Descrição: A programação é por natureza integradora de várias áreas do conhecimento, tentando dar resposta a problemas que fazem parte do nosso dia-a-dia, através da automatização de processos. Com os Micro:bit os professores podem preparar atividades que desenvolvam competências elencadas no Perfil do Aluno, bem como perceber que poderão recorrer a disciplinas como: matemática, educação física, as artes e/ou outras na resolução problemas simples.
Os Micro:bit são simples de utilizar e potenciam grandemente a motivação dos alunos na execução das atividades e/ou projetos.
Material necessário: Computador portátil
OT4 – Programar, avançar e girar os drones
Dinamizadora: Fernanda Ledesma
Descrição: Programar para fazer pequenas acrobacias com os drones, recorrendo a uma linguagem de programação por blocos.
Material necessário:
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Computador portátil: criar uma conta em https://www.tynker.com/
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Dispositivos moveis: Instalar a app em https://www.tynker.com/mobile/
OT5 – Ambientes de Programação e Robótica
Dinamizadores: Milena Jorge e Luís Ferreira
Descrição: Neste workshop pretende-se explorar vários ambientes de programação e robótica (OpenRoberta, CodeCombat, etc) que permitam aplicar conceitos curriculares.
A utilização destes ambientes de programação têm também como objetivo despertar a curiosidade das crianças e dos jovens para a descoberta e apreensão de conteúdos nas diversas áreas do saber como, por exemplo, a Matemática, a Física e Informática, numa perspetiva transversal.
Material necessário: Computador Portátil
OT6 – Clones, listas e fenómenos aleatórios no Scratch
Dinamizadores: João Torres e Raquel Costa
Descrição: Neste Workshop faremos pequenos programas que tirem partido de algumas funcionalidades do Scratch, nomeadamente clones, listas e fenómenos aleatórios. O WS é dirigido a colegas que já conheçam o ambiente Scratch e queiram aprofundar um pouco mais as potencialidades desta ferramenta.
Material necessário: Computador portátil com o Scratch instalado.
Download disponível aqui: https://scratch.mit.edu/download
OT7 – mBot com programação em mBlock
Dinamizadores: Paulo Santos e Anabela Gil
Descrição: O mBot é um robot educacional onde podemos experimentar os conceitos básicos da robótica, da programação e da eletrónica, com programação por blocos em "mBlock" inspirada no Scratch 2.0. É um kit básico, intuitivo, de fácil montagem e programação.
Material necessário: Portátil com o programa mBlock instalado.
Download disponível aqui: http://www.mblock.cc/software/
OT8 – Computadores de placa única
Dinamizadores: Paulo Santos e Silvia Ladeira
Descrição: Iniciaremos o Workshop com a apresentação de algumas placas eletrónicas baseadas em microprocessadores/microcontroladores possíveis de utilizar em contextos educativos, comummente designadas por computadores de placa única (SBC – Single-Board Computer), por exemplo: Raspberry Pi, BeagleBone; BBC micro:bit; Arduino; e outras. Seguidamente, com vista à adaptação à realidade profissional de cada um(a), os(as) participantes serão convidados a montar alguns circuitos eletrónicos simples (envolvendo a plataforma Arduino e outros componentes, tais como: LEDs; botões de pressão; sensores de distância por ultrassons; e servomotores) e elaborar o respetivo programa numa linguagem de programação textual ou ambiente de programação por blocos.
Material necessário: Computador portátil com o software Arduino instalado. Download disponível aqui: https://www.arduino.cc/en/Main/Software