A Edukata é um documento pela Learning Environments research group in Media Lab Helsinki, na Universidade de Aalto, Filândia. Procura orientar os professores na construção de atividades de aprendizagem que com a ajuda das tecnologias TIC inovem os processos de ensino aprendizagem de maneira a envolver mais os alunos nesse mesmo processo.
O processo colaborativo descrito na Edukata aponta para quatro tipo de sessões:
1- Começar (Getting started) – Formação da equipa, seleção do cenário, montagem do estúdio de conceção e planeamento do processo;
2- Estúdio de conceção (Design studio) – Sessão central a todo o processo onde a equipa inicia a sua análise e decide sobre o caminho a seguir;
3- Conceção participativa (Participatory design) – Nesta sessão a equipa de conceção partilha e discute o seu trabalho com educadores exteriores ao processo e
4- Atividades de aprendizagem (Learning activities) – Atividades destinadas aos alunos que podem ser adaptadas às realidades de individuais de cada professor/turma.
As Atividades de Aprendizagem produzidas com base na Edukata deverão, tendencialmente, envolver os seguintes pontos:
1- Sonhar (Dream) ‑ Os alunos familiarizam-se com o projeto e iniciam o processo de questionamento;
2- Explorar (Explore) ‑ Os alunos recolhem informações que lhes permitam desenvolver o projeto;
3- Mapear (Map) ‑ Os alunos organizam, em mapas concetuais, a informação recolhida para compreender relações, selecionar e hierarquizar informação e avaliar a necessidade de mais mais pesquisas;
4- Fazer (Make) ‑ Os alunos concebem um primeiro esboço do seu trabalho;
5- Perguntar (Ask) ‑ Os alunos organizam encontros com peritos, preferencialmente exteriores à escola, para obter feedback sobre o seu trabalho;
6)- Refazer (Re-make) ‑ Eventualmente, os alunos introduzem alterações ao projeto em consequência de sugestões resultantes dos encontros com os peritos e agentes exteriores à escola;
7- Mostrar (Show) ‑ Os alunos divulgam o seu trabalho junto da comunidade escolar alargada;
8- Colaborar (Collaborate) ‑ Os alunos partilham os resultados do seu trabalho, bem como aspetos importantes da sua organização, com outros alunos iTEC no espaço europeu;
Refletir (Reflect) ‑ Ao longo do processo, os alunos desenvolvem um exercício reflexivo com recurso a várias ferramentas e dão feedback sobre o seu trabalho. É uma espécie de meta Atividade de Aprendizagem que leva os intervenientes a pensarem criticamente sobre o próprio processo de ensino de aprendizagem.