Está aqui

iTEC - Edukata

passos educata

 

O processo colaborativo descrito na Edukata aponta para quatro tipo de sessões:

1- Começar (Getting started) – Formação da equipa, seleção do cenário, montagem do estúdio de conceção e planeamento do processo;

2- Estúdio de conceção (Design studio) – Sessão central a todo o processo onde a equipa inicia a sua análise e decide sobre o caminho a seguir;

3- Conceção participativa (Participatory design) – Nesta sessão a equipa de conceção partilha e discute o seu trabalho com educadores exteriores ao processo e

4- Atividades de aprendizagem (Learning activities) – Atividades destinadas aos alunos que podem ser adaptadas às realidades de individuais de cada professor/turma.

design_learning

As Atividades de Aprendizagem produzidas com base na Edukata deverão, tendencialmente, envolver os seguintes pontos:

1- Sonhar (Dream) ‑ Os alunos familiarizam-se com o projeto e iniciam o processo de questionamento;

2- Explorar (Explore) ‑ Os alunos recolhem informações que lhes permitam desenvolver o projeto;

3- Mapear (Map) ‑ Os alunos organizam, em mapas concetuais, a informação recolhida para compreender relações, selecionar e hierarquizar informação e avaliar a necessidade de mais mais pesquisas;

4- Fazer (Make) ‑ Os alunos  concebem um primeiro esboço do seu trabalho;

5- Perguntar (Ask) ‑ Os alunos organizam encontros com peritos, preferencialmente exteriores à escola, para obter feedback sobre o seu trabalho;

6)- Refazer (Re-make) ‑ Eventualmente, os alunos introduzem alterações ao projeto em consequência de sugestões resultantes dos encontros com os peritos e agentes exteriores à escola;

7- Mostrar (Show) ‑ Os alunos divulgam o seu trabalho junto da comunidade escolar alargada;

8- Colaborar (Collaborate) ‑ Os alunos partilham os resultados do seu trabalho, bem como aspetos importantes da sua organização, com outros alunos iTEC no espaço europeu;

Refletir (Reflect) ‑ Ao longo do processo, os alunos desenvolvem um exercício reflexivo com recurso a várias ferramentas e dão feedback sobre o seu trabalho. É uma espécie de meta Atividade de Aprendizagem que leva os intervenientes a pensarem criticamente sobre o próprio processo de ensino de aprendizagem.