A Eduvista é um documento com um conjunto alargado de ferramentas que orientam a construção de Cenários de Aprendizagem, o 1.º passo na conceção de um modelo de ensino aprendizagem. Para isso,
1) escolhem-se os indivíduos e as organizações, se for caso disso, que irão conceber o Cenário, bem como a metodologia de trabalho;
2) definem-se os níveis de maturidade de inovação tecnológica e pedagógica do sistema de ensino, da instituição (escola) e da turma; o objetivo é aumentar pelo menos um nível (numa escala de 0 a 5) ao ponto de partida (sobretudo no espaço turma);
3) devem identificar-se as tendências, sociais, económicas e pedagógicas para delimitar melhor o campo das aprendizagens que deve ser privilegiado;
4) neste ponto inicia-se a construção do Cenário de Aprendizagem;
5) a Eduvista também propõe que se usem Cenários já existentes, adaptando-os porventura à realidade onde vão ser implementados;
6) por último, numa espécie de revisão de todo o processo, a Eduvista tem ferramentas que avaliam a qualidade do Cenário de Aprendizagem proposto, verificando se tem o potencial certo para incrementar a inovação pedagógica e tecnológica.