Dois terços dos professores da União Europeia utilizam as TIC no seu dia a dia e quase todos concordam com o impacto positivo das TIC nos alunos, de acordo com o estudo: TIC e educação (2013). No entanto, muitos professores ainda sentem algumas lacunas ao nível da utilização das TIC em contexto educativo, utilizando-as com pouca frequência nas suas salas de aula.
O projeto MENTEP centra-se na necessidade de inovar através da utilização das TIC e de melhorar os níveis das competências digitais dos professores. Deste modo, propõe-se a investigar o potencial de uma ferramenta de auto-avaliação online para capacitar os professores no desenvolvimento das suas competências de Ensino (TET), ao seu próprio ritmo. Para isso, os parceiros do projeto desenvolverão uma ferramenta comum e irão testá-la nos 13 países parceiros do projeto.
A ferramenta de auto-avaliação online - confiável, amigável e sustentável - será baseada em ferramentas similares já existentes. Os professores ao utilizarem a ferramenta poderão aceder a recursos e apoio através de um portal nacional, tendo a possibilidade de encontrar um conjunto de recursos de formação, disponibilizados na sua própria língua.
Em Portugal estão envolvidos 2811 professores, que usarão a ferramenta e irão testar a sua viabilidade em contextos futuros. Todos os dados serão anónimos, os quais possibilitarão o desenvolvimento e autorregulação da competência digital dos professores a nível individual, nacional e europeu.
O projeto irá também investigar a viabilidade de uma certificação europeia de competência TET (Technology Enhanced Teaching).
Mais informações disponíveis na página web do projeto.