Está aqui

Ação04! -4.º Festival de Vídeo Escolar

ao norte

Nos dias 2 e 3 de maio de 2018, vai realizar-se, no âmbito dos XVIII Encontros de Cinema da Viana, o 4º Ação! - Festival de Vídeo Escolar. Levado a cabo pela "AO NORTE" (Associação de Produção e Animação Audiovisual), em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos, grupos de alunos ou Clubes de Cinema das escolas portuguesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

  Principais Objetivos:

  • Promover a prática e a cultura audiovisual em contexto escolar;
  • Levar as escolas a utilizar o vídeo como ferramenta criativa;
  • Divulgar experiências que promovam a familiarização com o cinema e as imagens animadas;
  • Favorecer o encontro e a troca de experiências e ideias entre alunos, professores e profissionais do audiovisual e do cinema;
  • Divulgar em sala de aula obras audiovisuais produzidas nas escolas.             

Pretende-se que esta iniciativa vá ao encontro da Recomendação sobre Educação para a Literacia Mediática (Recomendação n.º 6/2011), do Conselho Nacional de Educação, e da Declaração de Braga (Conclusões do 1.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania", Braga, 2011

Podem concorrer todos os trabalhos produzidos nos anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018, realizados em contexto escolar, e em que os alunos tenham tido um envolvimento ativo.

Podem ser inscritos filmes de ficção e de animação, não havendo limite para o número de obras que cada escola possa apresentar.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada pela Escola até ao dia 23 de março de 2018.

Para mais informações, consulte:  http://www.ao-norte.com/aonorte_docs/Escolas-em-Grande%20Plano-2017-18.pdf