Está aqui

Programa Cuida-te + e a Promoção do Bem-Estar

programa cuida_te

No âmbito da colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), num conjunto de iniciativas promotoras do bem-estar das crianças e jovens, divulga-se o Programa Cuida-te + e os seus serviços que se dirigem a quaisquer jovens dos 12 aos 25 anos e que visam a promoção da saúde juvenil e os estilos de vida saudáveis, em particular a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a saúde sexual e reprodutiva. O foco de intervenção é a promoção da saúde juvenil, numa ótica preventiva, e não dirigido ao trabalho de patologias já instaladas. É um serviço gratuito e centrado na autodeterminação dos jovens face à sua saúde.

O Programa Cuida-te + é composto por duas medidas centrais: 
Medida 1- corresponde ao atendimento personalizado, visando dar resposta às necessidades de aconselhamento e sensibilização da população-alvo;
Medida 2 - corresponde à promoção da Literacia em Saúde, através da disponibilização proactiva de informações e conhecimentos na área da saúde juvenil.
Este programa tem a particularidade de os jovens, de uma forma autónoma e gratuita, poderem ser acompanhados por equipas de saúde dedicadas à saúde juvenil, nomeadamente serem seguidos em consultas de psicologia asseguradas por profissionais qualificados. Está localizado em todas as capitais de distrito de Portugal. Qualquer jovem pode marcar uma consulta, indicando a sua idade, área geográfica e preferência por atendimento (videoconsulta ou presencial).
Região Norte - Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ;
Região Centro - Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ;
Região de Lisboa e Vale do Tejo - Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ; (note-se que existem dois gabinetes em Lisboa)
Região do Alentejo - Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ;
Região do Algarve - Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ.
Para além deste serviço, os jovens podem também recorrer a uma ferramenta de perguntas anónimas, o Coloca Aqui as Tuas Dúvidas. Poderão ainda obter ajuda especializada para questões da área da saúde sexual e reprodutiva, pelo serviço Sexualidade em Linha.
O programa Cuida-te+ e os seus serviços podem ser uma mais-valia para todos os/as jovens, pelo seu caráter abrangente, diversificado, especializado, gratuito e confidencial. Sugere-se, assim, que o folheto digital do programa, que sistematiza toda a informação na ótica do/a jovem utilizador, seja divulgado junto dos alunos e docentes, bem como da comunidade educativa alargada.