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Partilhas à Quarta - Sessões - Sessão 5

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Sessão 5: 13 de março de 2019 às 21h (60 minutos)

 


Projeto 1 - eTwinning | Título: Every day is earth day

Escola: Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia

Breve descrição/resumo:

Este projeto eTwinning visa capacitar os nossos alunos do ensino secundário com conhecimento e, simultaneamente, desenvolver as suas competências comunicativas através da interação entre si. Os alunos partilharam e discutiram a relevância e a funcionalidade de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para o planeta - sem pobreza, sem fome, água potável e saneamento, energia limpa a preços acessíveis, ação climática, cidades e comunidades sustentáveis. Assim, procurou-se que eles próprios se sentissem habilitados a ser instrumentos de mudança na sua própria comunidade e, complementarmente, desenvolvessem um interesse continuado pela melhoria dos diferentes organismos locais e, por extensão, o seu país e o planeta.

Objectivos pedagógicos:

  • Desenvolver o conhecimento (e o vocabulário) dos alunos sobre os problemas ambientais e boas práticas já em fase de implementação;
  • Ajudar os alunos a comparar a sua comunidade com a do parceiro;
  • Alargar o conhecimento dos alunos sobre a realidade europeia / global;
  • Desenvolver competências comunicativas, orais e escritas, em inglês;
  • Desenvolver competências em tecnologias e investigação, através da utilização de diferentes software e plataformas;
  • Desenvolver a criatividade dos alunos;Promover o pensamento crítico dos alunos.
     

Apresentação: Every day is earth day

Nome e curta biografia do formador:

Álvaro Almeida dos Santos

Natural do Porto, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Possui uma pós-graduação em Administração Escolar, da ESE do Porto (biénio 1996-1998), e o Mestrado em Ciências da Educação (Administração e Organização Escolar) da Universidade Católica Portuguesa.É autor e coautor de artigos ligados à área da educação, bem como do livro “Escolas de Futuro – 130 Boas Práticas de Escolas Portuguesas”, editado pela Porto Editora, em 2009 (2.ª edição em 2011). Foi Vice-Presidente da Federação do Folclore Português e Presidente do Conselho Científico da Confederação Internacional de Folclore, entre 2003 e 2007.Como professor, desempenhou diversos cargos de direção, entre os quais os de Vogal e Secretário de Conselhos Directivos (1986-1988; 1992-1996). Foi Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Valadares, V. N. de Gaia, desde 1999 até junho de 2009, de que é diretor desde essa data. A Escola que dirige foi distinguida com o Prémio de Mérito Institucional, região Norte, em maio de 2014. Foi membro do Conselho das Escolas, em representação do distrito do Porto, e eleito pelo plenário como seu primeiro Presidente (2007-2010). É, atualmente, membro do Conselho Municipal de Educação de Vila Nova de Gaia, órgão de que foi Vice-Presidente (2006-2010). Foi, também, conselheiro cooptado no Conselho Nacional de Educação (2014-2018). É Presidente da Assembleia Geral da Associação Nacional dos Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

 


Projeto 2 - Laboratórios de Aprendizagem | Título: Minha Terra, Minha Escola, Meu Mundo

Escola: Escola Secundária João de Deus, Faro

Breve descrição/resumo:

O trabalho dos diretores é um trabalho fundamental no contexto de mudança das escolas. É evidente que haverá professores a utilizar metodologias de projeto e inquiry, mesmo que não haja condições para tal do mesmo modo que haverá professores que nunca as utilizarão ainda que sejam criadas todas as condições para isso. 
No entanto, o desenvolvimento de uma cultura quase generalizada de aplicação de novas metodologias numa escola encontra-se claramente relacionada com a eficácia das estruturas de liderança, no desenvolvimento dessa ação.
Enquanto diretor, sempre acreditei na liderança pelo exemplo. A disponibilidade do diretor para testar e mostrar como se faz parece-me uma condição crucial para a implementação das ideias de gestão pedagógica na cultura da comunidade escolar. Foi neste sentido que foi desenvolvido este Cenário de Aprendizagem, em que o diretor se envolveu diretamente na organização e dinamização do mesmo para a mobilização dos restantes docentes.
Este Cenário de Aprendizagem foi desenvolvido com os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural e visava a sensibilização para a sustentabilidade e da importância da georreferenciação, nomeadamente, para aspetos associados à sustentabilidade e à exploração turística dos recursos.
No processo, os alunos usaram diversas Apps da Web2.0, georreferenciaram um trilho ambiental, efetuaram análises da água para o “Voluntariado Ambiental para a Água” e desenvolveram ainda o Eco-código da Escola

Objetivos pedagógicos:

  • Compreender que as alternativas ambientais ao turismo de praia, conhecidas como turismode natureza, são as que mais cresceram nos últimos 10 anos;
  • Compreender os sistemas de georreferenciação e a sua importância na definição depercursos de natureza;
  • Sensibilização para os cuidados na implementação do turismo rural, em geral, e de naturezaem particular.

Apresentação: Minha Terra, Minha Escola, Meu Mundo

Nome e curta biografia do formador:

Alexandre Costa

Licenciado em Química Aplicada, Mestrado em Astronomia e Astrofísica e parte Curricular do Doutoramento em Didática das Ciências Experimentais. É professor no Agrupamento de Escolas João de Deus e também presidente do Conselho Executivo da Associação Europeia para o Ensino da Astronomia (EAAE). Foi diretor da Escola Secundária de Loulé até 2018, tendo promovido a aprendizagem por projetos, o que teve como consequências o desenvolvimento sistemático de projetos Eco-Escolas, Voluntariado Ambiental para a Água, Comenius, eTwinning e Erasmus+. Coordenou diversos projetos eTwinning com mais de uma dezena de selos de qualidade nacionais e nove selos de qualidade europeus, tendo recebido o Prémio Europeu do eTwinning na categoria de Matemática e Ciências em 2010. Coordenação do desenvolvimento de exposições em Centros de Ciência (nomeadamente  no Centro Ciência Viva do Algarve). Tem, desde 1998, participado na formação de professores em Portugal e na Europa. Emissário da UNESCO no arranque dos Cursos NASE de formação de professores da União Astronómica Internacional (IAU) na América do Sul (Equador e Peru), em 2009, em África (Gana), em 2013, e na Ásia (Indonésia). Autor de livros de Física, Química, Astronomia e outras temáticas, alguns traduzidos em várias línguas. A Câmara Municipal de Beja concedeu-lhe a Medalha de Mérito Municipal (grau prata) em 2000. Em 2005, no Ano Internacional da Física, a Sociedade Portuguesa de Física atribuiu-lhe o Prémio Rómulo de Carvalho, em 2010, recebeu, do Ministério da Educação, o Prémio Nacional de Professor e, em 2018, recebeu da Câmara Municipal de Loulé a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro).