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QUEM SOMOS?
O projeto experimental sobre políticas educativas Teach-UP (http://teachup.eun.org) é parcialmente financiado pela Comissão Europeia, coordenado pela European Schoolnet (http://www.eun.org), uma rede de 34 ministérios da educação da Europa, e apoiado por 13 autoridades públicas nacionais. O FBK-IRVAPP (https://irvapp.fbk.eu), o Instituto de Investigação para a Avaliação de Políticas Públicas em Itália, é responsável pela avaliação do projeto experimental.
Em Portugal, a instituição que implementa o projeto experimental é a Direção-Geral da Educação, que designa um Coordenador Nacional para atuar como contacto principal e prestar apoio aos participantes [António Silva – antonio.silva@dge.mec.pt].
POR QUE RAZÃO REALIZAMOS ESTE PROJETO EXPERIMENTAL?
Uma das maiores prioridades na construção do futuro sistema educativo da Europa passa pelo desenvolvimento de novas funções e competências dos professores.
As instituições de formação de professores/as atuais deparam-se com importantes desafios, na medida em que têm de fazer face à necessidade de formar um elevado número de profissionais, bem como o de desenvolver uma formação de carácter mais prático, assente na experiência docente quotidiana.
Perante números tão elevados de professores/as a formar, é possível, através de formas inovadoras de formação, como cursos online, superar as limitações da formação presencial.
No entanto, existem desafios inerentes a estes novos modelos de formação. Em primeiro lugar, muitos deles apresentam taxas de conclusão baixas, muitas vezes da ordem dos 10%. Em segundo lugar, o modelo de avaliação aplicado neste tipo de ambientes de aprendizagem é pouco claro. Por último, o reconhecimento destes cursos é reduzido, tanto ao nível da formação inicial como de progressão na carreira docente.
Neste quadro, torna-se necessário testar formas de:
- Aumentar as taxas de conclusão nos cursos online;
- Avaliar os professores estagiários em grande escala;
- Integrar estes cursos e outras soluções online nas políticas de formação, para que sejam devidamente reconhecidos.
No projeto Teach-UP, experimentamos, medimos e avaliamos novos métodos de trabalho com vista a responder aos desafios acima descritos.
Estão disponíveis mais informações sobre o Teach-UP no sítio web do projeto: www.teachup.eun.org.
O QUE PRETENDEMOS DETERMINAR?
O Teach-UP procura dar resposta às seguintes perguntas:
• Em que medida a orientação/tutoria online aumenta a taxa de conclusão nos cursos?
• Em que medida a orientação/tutoria online melhora os resultados de aprendizagem?
• A orientação/tutoria online melhora a aprendizagem autorregulada dos professores/as?
POR QUE RAZÃO DEVE O SEU AGRUPAMENTO/INSTITUIÇÃO PARTICIPAR?
• Os/as professores/as do seu Agrupamento terão a oportunidade de integrar um projeto experimental único, que pode melhorar substancialmente a oferta de formação inicial e contínua de professores/as. Participarão escolas de 10 países da UE e o seu contributo é extremamente importante!
• Os/As professores/as do seu Agrupamento terão a oportunidade de melhorar quatro competências pedagógicas essenciais (avaliação formativa, aprendizagem personalizada, colaboração e criatividade), assim como as suas competências de aprendizagem autorregulada online.
• Todos os Agrupamentos participantes irão receber um relatório sobre as conclusões globais da investigação.
POR QUE RAZÃO OS/AS PROFESSORES/AS DEVEM PARTICIPAR?
Os cursos foram desenvolvidos em colaboração com a Direção-Geral da Educação e com outros especialistas científicos nacionais e internacionais. Destinam-se a aumentar as suas competências de aprendizagem autorregulada online em quatro áreas: avaliação formativa, aprendizagem personalizada, colaboração e criatividade. Neste sentido, oferecem:
• Uma oportunidade de formação sobre abordagens inovadoras do ensino e da aprendizagem que podem melhorar a sua prática docente;
• Vídeos e outros materiais online inovadores;
• Atividades de aprendizagem interessantes e estimulantes;
• Uma oportunidade de aprender com outros professores e de trocar conhecimentos online;
• Participação flexível e ritmo de aprendizagem adaptável;
• Uma oportunidade de participar num projeto que configura a forma como os/as professores/as aprendem e são formados;
COMO FUNCIONA? O QUE TENHO DE FAZER?
a. O que estamos a fazer:
i. Identificámos no seu país um conjunto de instituições educativas elegíveis. Em seguida, selecionámos aleatoriamente as instituições que serão convidadas a participar no projeto experimental. Assim que os/as professores/as e os/as professores/as estagiários/as manifestarem o seu interesse, contactá-los-emos individualmente.
ii. Os cursos terão início no ano letivo de 2018-2019, sendo prestado apoio a nível de orientação/tutoria online a 50% dos professores (o grupo de teste), enquanto o segundo grupo (o grupo de controlo) terá acesso aos mesmos cursos ministrados dentro do modelo de instrução convencional. A inclusão dos/as professores/as e dos/as professores/as estagiários/as no primeiro ou no segundo grupo será realizada aleatoriamente.
iii. As medições necessárias à avaliação resultarão de dois questionários a que os participantes irão responder em ambos os grupos, um no início e outro no fim do ano letivo de 2018-2019.
iv. No fim do ano letivo de 2018-2019, os resultados relativos à eficácia da ferramenta serão comunicados ao seu Agrupamento e os cursos online serão disponibilizados a todos os interessados.
b. O que esperamos da sua instituição:
i. A aceitação do convite para participar, no prazo de 10 dias, a contar da data da sua receção.
ii. O envio deste convite a todos/as os/as professores/as do segundo e terceiro ciclo, que trabalham no Agrupamento.
c. O que esperamos dos/as professores/as e dos/as professores/as estagiários/as:
i. A cooperação é crucial para o sucesso do projeto experimental. Fizemos os possíveis para reduzir ao mínimo o tempo dedicado ao projeto.
ii. Em primeiro lugar, os/as professores/as e os/as professores/as estagiários/as selecionados serão convidados a registar-se na plataforma dos cursos online e a inscrever-se nos cursos.
iii. Em segundo lugar, serão convidados a responder a um primeiro questionário (aproximadamente 30 minutos), o qual fornecerá dados de referência para o projeto experimental.
iv. Em terceiro lugar, participarão nos cursos, sendo que os participantes do grupo de teste poderão beneficiar de apoio online a nível de orientação/tutoria.
v. Em quarto lugar, os participantes serão convidados a responder a um segundo questionário, mais breve, que ajudará a avaliar o sucesso do projeto experimental.
O QUE ACONTECE AOS DADOS RECOLHIDOS DURANTE O PROJETO EXPERIMENTAL?
Em conformidade com o Regulamento (UE) 2016/679 relativo à privacidade e à proteção de dados pessoais, estes serão salvaguardados. Todos os dados recolhidos serão processados e anonimizados pelo Coordenador Nacional, antes do instituto de investigação (FBK-IRVAPP) analisar esses dados. Deste modo, os nomes e os dados serão sempre armazenados em diferentes locais e nunca serão analisados em conjunto. Todos os dados fornecidos serão eliminados no final do projeto.