A Direção-Geral da Educação (DGE) e o eTwinning, através do Serviço Nacional de Apoio, divulgaram a lista dos projetos reconhecidos com Selo Nacional de Qualidade 2016. De entre os projetos que submeteram a sua candidatura, foram distinguidos 227.
Brevemente serão divulgados os projetos avaliados com Prémio Nacional e Menção Honrosa.
Seminário Bilateral eTwinning - Portugal/Espanha
Teve lugar entre os dias 24 e 26 de novembro, em Elvas, no Forte da Graça (sessão de abertura) e no Hotel D. Luís, o Seminário Bilateral eTwinning - Portugal/Espanha. Durante os 3 dias do evento, os 50 participantes portugueses e espanhóis tiveram oportunidade de participar em sessões plenárias, workshops e iniciar projetos eTwinning.
Gamificação em Educação
Decorreu no dia 17 de novembro, entre as 19h e as 20h, no contexto da Lisboa Games Week, um painel sobre “Gamificação em educação” que contou com a presença do Professor Doutor Leonel Morgado, da Universidade Aberta, do Professor Doutor Rui Craveirinha, da Universidade de Coimbra, da Dra. Idalina Santos , docente na Escola Secundária Joaquim G. Ferreira Alves e do Dr. Carlos Pinheiro, docente na Escola Secundária Leal da Câmara. Durante esta sessão discutiu-se a utilização de jogos digitais em contexto educativo e apresentaram-se algumas interessantes iniciativas nessa área.
Lisboa Games Week
Decorreu entre os dias 17 e 20 de novembro a 3.ª edição da Lisboa Games Week, a grande convenção portuguesa de videojogos, tecnologia e entretenimento. A Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas, foi parceira do evento e teve à disposição dos visitantes um stand dividido em 4 áreas: programação, robótica, aplicações para dispositivos móveis e segurança digital.
O espaço da DGE foi dinamizado e animado por alunos e professores de escolas convidadas - Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, Colégio Monte Flor, Agrupamento de Escolas Eça de Queirós e Escola Secundária Emídio Navarro - e contou também com a presença dos vencedores das várias edições do projeto Apps for Good.
Prémios MEDEA e Conferência Media & Learning 2017
Terminou a 1 de dezembro o prazo para submissão das candidaturas à edição 2017 dos Prémio MEDEA. Serão atribuídos dois prémios: “ User-Generated Educational Media” e “Professionally Produced Educational Media”.
Esta iniciativa visa incentivar a inovação e as boas práticas na utilização dos meios de comunicação social (áudio, vídeo, gráficos e animação) na educação. Os prémios também reconhecem e promovem a excelência na produção e design pedagógico de recursos de aprendizagem ricos em media.
Os vencedores serão convidados a participar na conferência Media & Learning 2017 que terá lugar em Bruxelas nos dias 6 e 7 de abril.
Movimento Código Portugal
O Movimento Código Portugal é uma campanha de mobilização nacional de consciencialização para a importância da literacia digital e da computação como fatores de realização individual e coletiva nas sociedades modernas. Esta ação acompanha a Iniciativa Competências Digitais e pretende contribuir para incentivar alunos, professores e restantes atores do sistema educativo a refletir sobre a temática da programação a partir de uma atividade lúdica. O Movimento Código Portugal teve lugar entre 5 e 11 de dezembro, semana durante a qual escolas, instituições de investigação e de ensino superior, estudantes e público em geral participaram em atividades integradas em todo o país.
Vai Acontecer
8.ª edição do concurso "Conta-nos uma história!"
O Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), acaba de lançar a 8.ª edição do concurso "Conta-nos uma história!".
Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.
Desafios SeguraNet 2016/17
Acaba de ser lançada a 10.ª edição dos Desafios SeguraNet, que se prolongará até 31 de maio de 2017. Esta edição destina-se a todas as escolas, públicas e privadas, do ensino básico.
Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino (não o código de Agrupamento).
Nos concursos dirigidos ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três Desafios sobre temas relacionados com a segurança digital.
No caso das provas dirigidas ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.
4.ª edição do Concurso SITESTAR.PT
A DECO – Associação para a Defesa do Consumidor e a DNS.PT – Associação que gere os domínios .pt acabam de lançar a 4.ª edição do Concurso SITESTAR.PT, uma iniciativa que convida a comunidade educativa a concorrer com as suas ideias para o desenvolvimento de websites com conteúdos em português e sob o domínio.pt durante o ano letivo de 2016/2017.
O concurso Sitestar.pt desafia os jovens a criar conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora. É, igualmente, objetivo deste concurso dar oportunidade às escolas de promover a criação de jornais digitais, para divulgação de atividades realizadas em âmbito escolar.
4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania
Decorrerá nos dias 5 e 6 de maio de 2017, na Fundação Eng. António de Almeida, no Porto, o 4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania.
Trata-se de um evento internacional que pretende formar para um uso crítico e esclarecido dos meios de comunicação, quer dos tradicionais quer dos que resultam das novas tecnologias. A edição de 2017 propõe-se ser uma oportunidade para a reflexão e debate sobre uma nova consciência do espaço público e sobre os desafios que este coloca à literacia dos media.
App MILAGE Aprender + Matemática
No âmbito do projeto MILAGE da Universidade do Algarve, foi desenvolvida a App MILAGE Aprender+ Matemática que pode ser descarregada gratuitamente a partir da Apple Store ou da Google Play Store. Esta aplicação permite acesso a conteúdos das disciplinas de matemática dos 7.º, 9.º, 10.º e 11.º anos, a fichas de exercícios com diferentes níveis de dificuldade, e à sua resolução em vídeos explicativos.
Dica TIC
Movimento Código
Participe nesta iniciativa. Desafie os seus alunos a programar e programe com eles também!