Conceito do Stand:
Pensar, Agir, Aprender!
Área chave:
Ambientes de Aprendizagem e Flexibilização Curricular
Organização do Stand:
No Ambiente de Aprendizagem, pretende-se ver repensado o papel da pedagogia e das opções metodológicas e organizacionais subjacentes, flexíveis e inspiradoras, de gestão do trabalho colaborativo em contexto de aprendizagem. De igual modo, são equacionados os papéis dos alunos e dos professores nas relações que estabelecem no interpretar e agir o currículo.
O stand integra diferentes zonas de aprendizagem (Interagir, Explorar, Investigar, Criar, Apresentar e Desenvolver) que pretendem cumprir com os desígnios educacionais e formativos do perfil dos alunos do Ensino Básico e Secundário.
- Apresentar – Área de partilha e comunicação onde também é possível receber feedback pelo trabalho desenvolvido;
- Investigar – Área de investigação onde se estimula o desenvolvimento do pensamento crítico. A investigação pode ocorrer através da leitura, observação, pesquisa, realização de experiências científicas ou o uso de robots;
- Criar – Área onde ocorre a planificação e produção de conteúdos;
- Partilhar – Área de colaboração em que se fomenta o trabalho em equipa;
- Desenvolver – Zona de aprendizagem informal e de autorreflexão.
- Interagir – Área onde se promove a interação e envolvimento nas tarefas propostas;