Ciente dos desafios que se colocam na área da educação, enquanto eixo estratégico para o desenvolvimento do país e apostada em contribuir para mais e melhores aprendizagens, a ERTE/DGE, no âmbito da sua missão, continuará, assim, disponível para apoiar o trabalho dos docentes e para dar o seu contributo na resposta às exigências inerentes a uma educação de qualidade e à modernização do sistema educativo
Saiba mais acerca das atividades e projetos da ERTE/DGE.
Bom ano letivo!
Destaques
Pensamento crítico e pensamento criativo, colaboração, comunicação, mas também o desenvolvimento do saber científico técnico e tecnológico ou a aquisição de múltiplas literacias são aspetos que não podem ser descurados, quando se pretende que o sucesso educativo e a igualdade de oportunidades sejam uma realidade para as nossas crianças e jovens, numa sociedade cada vez mais marcada pela presença das tecnologias digitais.
Como será do conhecimento geral, tem-se registado um investimento significativo na distribuição de computadores a docentes e alunos, acompanhado pelo investimento na capacitação digital de docentes e também na conceção e desenvolvimento de recursos educativos digitais de qualidade e de acesso livre, como é o caso dos RED-1.º Ciclo.
De forma a rentabilizar este investimento e continuar a apostar em ações que contribuam para a inovação educativa e pedagógica nas Escolas, a ERTE vai promover a realização de diversas iniciativas de formação:
- Prevenção das Dependências Online em Crianças e Jovens (MOOC) – Inscrições a partir de 30.09.2022;
- Aprendizagem Ativa com a Utilização de Tecnologias e Manuais Digitais (MOOC) – Início a 03.10.2022 (público-alvo: escolas envolvidas no PPMD e MenSi);
- Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (III) MOOC – Inscrições a partir de 20.10.2022;
- Kit Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Digital das Escolas – Início em novembro 2022 (público-alvo: Embaixadores Digitais e elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital das escolas);
- Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem (MOOC - público-alvo: docentes) – Início em janeiro 2023.
Realiza-se no próximo dia 6 de outubro o Webinar “Jogar para aprender”. A sessão, a decorrer entre as 18h30 e as 20h, conta com a participação das equipas de autores dos Recursos Educativos Digitais (RED) – 1.º Ciclo e terá como moderador o Professor José Lagarto, da Universidade Católica Portuguesa. Esta iniciativa, promovida pela Direção-Geral da Educação, é dirigida aos docentes do 1.º ciclo e aberta a todos os interessados, mas sujeita a inscrição prévia em https://bit.ly/3DVn5P1
De acesso livre, os RED - 1.º ciclo constituem-se como um valioso auxiliar para a definição de estratégias pedagógicas de apoio à aprendizagem, abrangendo diversos temas/domínios das áreas curriculares de Matemática, Ciências Experimentais e Português, tendo sido desenvolvidos e validados por especialistas das áreas das didáticas específicas e por especialistas multimédia. A DGE disponibiliza, ainda, um conjunto de guiões de apoio à exploração didática dos jogos.
Os RED - 1.ºciclo assentam numa forte componente lúdica e estão concebidos de forma a promover a autonomia das crianças, sendo facilmente acessíveis, através de computadores, smartphones e/ou tablets, em https://redge.dge.mec.pt/ilha/periscopio/home
Agradecemos toda a colaboração na divulgação do Webinar, bem como dos RED - 1.º ciclo, nas escolas. Poderá aceder e descarregar materiais de divulgação em https://redge.dge.mec.pt/site/node/11
O novo ano letivo 2022/2023 marca também o início da 3.ª fase do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) e que conta, atualmente, com a participação de sessenta e oito Agrupamentos de Escolas (AE), envolvendo cerca de 11.500 alunos dos 3.º ao 12.ºanos de escolaridade.
Esta iniciativa, lançada pela Secretaria de Estado Adjunta e da Educação (SEAE) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), no ano letivo 2020/2021, tem como principal objetivo acompanhar e monitorizar a utilização de recursos educativos digitais, nomeadamente os manuais digitais.
Auspiciando o seu alargamento a todo o universo das escolas portuguesas, o Projeto-Piloto Manuais Digitais pretende não só explorar modelos e práticas pedagógicas diferenciadoras, tendo em conta as especificidades dos alunos, como também: investigar o processo de transição dos manuais em papel para os manuais digitais; implementar a utilização de manuais digitais em diferentes contextos; identificar constrangimentos e potencialidades da transição do papel para o digital, bem como compreender as diferentes apropriações dos ambientes digitais criados, para professores e para alunos.
Ao implementar este projeto, e visando dotar os docentes de competências digitais e pedagógicas, a DGE definiu um programa de formação específico acerca da utilização de manuais digitais e de outros recursos digitais, de modo a que os alunos possam assumir um papel mais ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Para apoiar os docentes e as Escolas envolvidas no Projeto-Piloto Manuais Digitais, a DGE preparou o curso de formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC, onde se abordam questões relacionadas com a implementação de estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação mais centradas no aluno, com recurso a tecnologias digitais, manuais escolares digitais e outros recursos educativos digitais.
Vai acontecer
Academia Digital para Pais – 3.ª edição Candidatura – 15 a 30 de setembro
O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação que pretende capacitar os pais/encarregados de educação de alunos, a frequentarem o ensino básico, com as competências digitais que permitam acompanhar os seus educandos, no quadro de uma sociedade cada vez mais digital.
Esta terceira edição do Programa alarga agora o seu espetro de ação, em termos formativos, com o lançamento do Curso - Consumidor Digital, pretendendo sensibilizar os cidadãos para a importância de adotarem atitudes críticas e conscientes, de modo a adotarem comportamentos que favoreçam a poupança de energia e um consumo adequado de recursos naturais.
Numa fase de acentuada transição digital da sociedade, em que também se incluem as escolas, não só no que se refere ao desenvolvimento de processos de modernização tecnológica, numa ótica de desenvolvimento organizacional, mas também no que concerne à integração transversal das tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, com vista à melhoria contínua da qualidade das aprendizagens, torna-se fundamental que os pais/encarregados de educação estejam aptos a acompanhar os seus educandos numa utilização segura das tecnologias digitais, das redes e da Internet.
No caso de persistir alguma dúvida, não hesite em contactar-nos, através do endereço de correio eletrónico: eamdc@dge.mec.pt
Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais MOOC
A Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do desenvolvimento do Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD), vai dar início à 2.ª edição do Curso de Formação online “Aprendizagem ativa com a utilização de tecnologias e manuais digitais", em formato MOOC (Massive Open Online Course).
Este Curso, com um total de 25 horas, dirige-se aos docentes de todos os grupos de recrutamento, bem como aos Diretores de AE/Ena envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais.
Início: 3 de outubro de 2022
Vídeo de divulgação:
Code Week - 8 e 23 de outubro 2022
Com a missão social de preparar todas as crianças para uma nova sociedade digital, através do ensino da Ciência da Computação e Programação, a ubbu é um projeto que coloca ao dispor das escolas uma plataforma online que poderá ser utilizada na sala de aula ou à distância.
Concebida para ser utilizada pelos professores, independentemente da disciplina que lecionam, estes serão capazes de ensinar programação aos seus alunos, recorrendo a jogos, vídeos e exercícios interativos integrados num currículo de 90 aulas, divididos por 3 níveis, cujos conteúdos estão alinhados com os de outras disciplinas, como Matemática, Ciências ou Português e, ainda, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Em 2021/2022, nas escolas públicas do Continente, inscreveram-se na plataforma 1.656 professores, um crescimento superior a 30% face ao ano anterior, de 440 agrupamentos, 35.422 alunos e 873 professores utilizaram, regularmente, a ubbu, realizando cerca de 6M de atividades. A avaliação dos professores é muito positiva em todas as vertentes do projeto, desde a inscrição e formação ao impacto nos alunos e ao suporte ao longo do ano.
Com este projeto, pretende-se contribuir para o posicionamento de Portugal na vanguarda do desenvolvimento do pensamento computacional e da literacia digital dos alunos das escolas públicas, do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, contando para isso com o apoio da Direção-Geral da Educação.
As escolas e os professores interessados em participar no ano de 2022/2023 podem inscrever-se acedendo a: links.ubbu.io/2022-23. O uso da plataforma é gratuito para todas as escolas públicas do Continente, incluindo, ainda, formação acreditada pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI).
Para mais informações sobre a ubbu, consulte a apresentação anexa, o site oficial, página de Facebook ou canal de YouTube. Poderá ainda recorrer ao endereço eletrónico ola@ubbu.io.
Selo de Segurança Digital (eSafety Label) - Ano 2022/23
O Selo de Segurança Digital é uma iniciativa europeia dirigida a todas as escolas que visa promover e certificar práticas e políticas de segurança digital.
Trata-se de um serviço europeu de certificação e de apoio que procura promover um ambiente seguro e enriquecedor, bem como o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação apoia as escolas (alunos, pais, professores, direções e auxiliares da ação educativa), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a Cibersegurança.
Neste ano letivo de 2022/23, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) irá continuar a sua ação em prol da melhoria da segurança digital nas escolas.
De notar que os agrupamentos de escolas / escolas não agrupadas que tenham o Selo de Segurança Digital atribuído e ativo podem vê-lo renovado ou ser contemplados com um novo selo, se forem cumpridos todos requisitos.
Estão abertas as inscrições para a 2.ª edição do Projeto Ciências da Computação, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e que inclui as áreas do Pensamento Computacional, Programação, Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Aumentada.
Para informações adicionais sobre os requisitos para adesão ao projeto por parte dos estabelecimentos de educação ou para inscrição nesta iniciativa, até ao próximo dia 30 de setembro, deverão aceder à página da ANPRI disponível em:
A Direção-Geral da Educação (DGE) associa-se, uma vez mais, à iniciativa Code Week – Semana Europeia da Programação, que irá decorrer entre 8 e 23 de outubro. Pensando nos desafios que a Robótica e a Programação nos colocam, assim como a motivação e entusiasmo revelados pelos alunos nestas áreas, convidam-se todos os professores a envolver a sua escola na organização de um evento/atividades. Assim, o desafio lançado pode contemplar:
Um dia aberto;
Uma conferência com um especialista;
Um workshop para colegas/alunos ou qualquer outra atividade relacionada com a temática.
Esperamos pelas vossas propostas para integrarem a vossa escola numa comunidade que fomenta a colaboração, o trabalho de equipa e a reflexão, envolvendo todo o processo criativo entre alunos e professores no âmbito da Robótica e da Programação.
Pedimos que registem a (s) vossas atividades (s) no mapa da Semana Europeia da Programação.
Todos os participantes receberão um certificado emitido pela Comissão Europeia.
Dado que a Code Week comemora 10 anos, os certificados terão a classificação de Excelente, desde que trabalhem colaborativamente - pelo menos 10 participantes ou entre 3 países
Caso necessite de apoio, consulte o site da iniciativa e encontrará alguns exemplos de atividades que poderá realizar, na sua escola.
Para mais esclarecimentos ou informações sobre a Semana Europeia da Programação, contacte: codeweek@dge.mec.pt
Contamos com a vossa presença!
“Learning from the Extremes” - Candidatura a financiamento da Comissão Europeia
A Direção-Geral da Educação (DGE) e o NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação são parceiros do projeto europeu “Learning from the Extremes – A Rural Schools Innovation Roadmap”, cofinanciado pela Comissão Europeia, que tem como objetivo apoiar as escolas de áreas remotas e de baixa densidade populacional, tendo em vista o seu desenvolvimento digital, ao nível da aquisição de equipamentos, recursos educativos e capacitação digital dos docentes, complementando as iniciativas Plano de Transição Digital e Escola Digital em curso, a nível nacional.
Para se poderem candidatar a este financiamento, as escolas devem estar situadas em Unidade Locais Administrativas (Local Administrative Units - LAU) classificadas com nível de urbanização igual a 3, do NUTS de 2021. Esta informação pode ser consultada em: https://ec.europa.eu/eurostat/web/nuts/local-administrative-units.
O projeto eTwinning permite, anualmente, que os professores que desenvolvem projetos eTwinning com os seus alunos os possam candidatar à obtenção de um Selo Nacional de Qualidade (SNQ), o qual reconhece a qualidade do projeto de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação.
No presente ano letivo, foram apresentadas, em Portugal, 1276 candidaturas para avaliação, tendo a Organização Nacional de Apoio eTwinning / Direção-Geral da Educação reconhecido 1097 dessas candidaturas com Selo Nacional de Qualidade em 2022, correspondentes a 727 projetos desenvolvidos em 323 estabelecimentos de ensino (Lista neste LINK). Relativamente a 2021, verificou-se um aumento de cerca de 14% de projetos reconhecidos com SNQ.
Muitos parabéns a todos os alunos, professores e outros agentes educativos envolvidos nos projetos reconhecidos!
Estudantes e conhecimento digital - Resultados do questionário ySKILLS (2021)
Encontra-se publicado o relatório Currículos de IA para a educação básica: um mapeamento de currículos de IA produzido pela Unidade de Tecnologia e Inteligência Artificial em Educação, da UNESCO.
A tecnologia IA representa uma nova área de estudo para escolas de educação básica, em todo o mundo, daí que este documento tenha como principal objetivo facultar algumas orientações a governos, escolas e professores, no que concerne à definição de currículos de IA. O mapeamento, resultado da análise aos currículos de IA existentes com foco específico no conteúdo curricular e nos resultados de aprendizagem, delineia alguns mecanismos de desenvolvimento e alinhamento curricular, preparação de ferramentas de aprendizagem, propostas pedagógicas e formação de professores.
Estudantes e conhecimento digital - Resultados do questionário ySKILLS (2021)
No âmbito do projeto europeu ySKILLS, que tem como objetivo a investigação acerca da aquisição de competências digitais pelos adolescentes, foi realizada uma ação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), durante o decorrer das feiras de Educação Futurália e Qualifica. Os resultados desta ação podem ser consultados neste infográfico.
A grande confiança nos amigos como fonte e curadores de informação é um dos resultados mais notórios do quiz proposto sobre a utilização da Internet, com enfoque nas redes sociais, e que foi respondido por alunos abrangidos pela escolaridade obrigatória
Estes resultados podem ser comparados com os do estudo em curso em Portugal e convidam à sua interpretação e discussão com os alunos, uma vez que as respostas obtidas mostram que os jovens continuam a revelar algumas lacunas de conhecimento não só no que se refere ao funcionamento da Internet, mas também na avaliação crítica acerca do impacto social das suas práticas digitais.
Olimpíadas Internacionais de Informática 2022
A 34.ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI) decorreu na Indonésia, entre 7 e 15 de agosto de 2022.
Dos quatro melhores alunos portugueses que trabalharam para alcançar uma medalha - Tiago Marques (Colégio Internato Claret, em Vila Nova de Gaia), Jorge Costa (Colégio de Santa Doroteia, Lisboa), Tomás Faria (Colégio Moderno, Lisboa) e Tiago Sousa (Escola Secundária de São João do Estoril, em Lisboa)-, receberam Menção Honrosa os alunos Tiago Marques e Jorge Costa.
Os alunos chegaram à Indonésia no dia 7 e deram início à competição na quarta-feira, dia 10 de agosto. As provas decorreram em dois dias: o primeiro, já mencionado, e o segundo no dia 12.
A acompanhar os alunos esteve o professor Pedro Ribeiro, Team Leader, Duarte Nóbrega (ex-concorrente), Deputy Leader, e Kevin Pucci (ex-concorrente).
A Academia EU disponibiliza uma seleção de recursos de qualidade desenvolvidos pelos participantes no curso online Teaching Outside the Classroom no contexto da ensino "fora da sala de aula".
Av. 24 de Julho, 140 - 5.º piso, 1399-025 Lisboa, Portugal
Telefone: (351) 21 393 4500 | Secretariado: (351) 21 393 6844 | Fax: (351) 21 393 6869
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados Pessoais
A DGE informa que o cuidado com o tratamento e privacidade dos dados pessoais obedecerá ao disposto no quadro jurídico, pelo que os seus dados pessoais (endereço de e-mail) servirão exclusivamente para divulgar a newsletter "noTICiário-ERTE", com informações sobre notícias, eventos, dicas TIC e destaque do mês, na área dos recursos e tecnologias educativas. Deste modo, irá continuar a receber a newsletter, contudo, caso deseje cancelar a sua subscrição, clique em Cancelar a Subscrição da Newsletter no rodapé deste e-mail.